Flor de Lis – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Flor de Lis – Origem, Benefícios e Como Usar de forma que seja possível aproveitar de todos os Benefícios da Flor de Lis e de suas diversas propriedades que podem ser capazes de proporcionar o funcionamento adequado do corpo. Além disso, a flor de lis (Iris versicolor) é uma planta medicinal originária da costa Leste dos EUA e também é popularmente conhecida como íris, íris selvagem, fleur-de-lis (francês) e blue lily (inglês).

Pertence à família das Iridáceas. Seu nome, que significa arco-íris e possui origem francesa. Segundo a área da homeopatia, essa nomenclatura se deve por conta da ligação da planta com o céu e a terra.

flor de lis beneficios

A Flor de Lis é muito usada nas formulações homeopáticas, tendo seus efeitos pouco comprovados cientificamente, porém popularmente é muito usada para problemas de constipação.

História da Flor de Lis:

Por conta da sua beleza, a Flor de Lis se tornou um símbolo universal, sendo, inclusive, utilizada no escudo dos escoteiros (cada pétala da flor representa um dos pilares que sustentam o movimento). Além disso, também é muito utilizada para fins ornamentais, por conta da sua coloração diferenciada e sua elegância.

A planta é um símbolo de pureza e inocência, mas, também, do poder de reais. Não é à toa que foi adotada pela realeza francesa e se mantem até hoje como um sinal extraoficial da França. A flor de lis é extremamente popular dentro da literatura, sendo mais conhecida por aparecer em clássicos como Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, e best-sellers como O Código Da Vinci, de Dan Brown. Dentro do cinema, também usada como símbolo para representar segredos e organizações secretas.

Propriedades da Flor de Lis:

Quando usada em terapia, essa flor proporciona bem estar físico, psíquico, emocional, espiritual, cultural e social. Essa terapia quando aplicada por completo e seguindo as instruções certas, tem resultados surpreendentes.

Suas principais propriedades são: anti-inflamatória, catártico, colagogo, diurético, emético, estimulante, laxante, purgante, tônico glandular.

Benefícios da  Flor de Lis:

Graças aos Benefícios da Flor de Lis, ela é muito usada popularmente para tratar problemas como o de constipação.

A planta é utilizada na medicina alternativa para tratar constipação, melhorar as condições da pele e ajudar a limpar o sangue.

A lavagem com as folhas e raízes é feita para tratamento de contusões, infecção por estafilococos e doenças de pele, como a psoríase, acne e Eczema.

A Flor de Lis também é considerada um remédio homeopático muito útil para o tratamento de doenças do fígado, desequilíbrios de cólica biliar e outros problemas acompanhados por icterícia, dor na região do fígado, dor de cabeça e vômito bilioso – provoca uma sensação de queimação ao longo o comprimento do esôfago.

Se utilizado em determinadas diluições, ela também atua como um leve laxativo. Também mostra-se útil para problemas pancreáticos

flor de lis

Efeitos Colaterais da Flor de Lis:

Apesar de benéfica, a Flor de Lis precisa ser utilizada com cuidado. O ideal é usar sempre a raiz seca da planta, e apenas em quantidades moderadas. Isso porque, in natura, ou seja, de forma fresca, ela pode causar problemas de pele, como a Dermatite.

Além disso, a ingestão de grandes quantidades da substância pode gerar uma série de reações alérgicas no paciente, tais como, neuralgia facial e náuseas. Por conta disso, é muito importante consultar um especialista antes de começar a usar a planta para o tratamento de distúrbios.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Óleo de Boldo – Origem Benefícios e Como Usar!

Condurango – Origem, Benefícios e Como Usar!