Os 20 Benefícios do Caroço da Azeitona Para Saúde

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Caroço de Azeitona são inúmeros e rico em vários nutrientes que vão beneficia a nossa saude. Alem disso, a azeitona é um fruto muito utilizado para agregar sabor a vários pratos culinários. Além de conhecermos algumas curiosidades a seu respeito, bem como suas variedades, para que serve e as propriedades nutricionais.

Caroço da Azeitona

A azeitona é a drupa da árvore oliveira, isto é, trata-se de um fruto que apresenta uma única semente envolvida por uma polpa comestível.

Apesar da grande variedade de oliveiras, todas elas pertencem a uma mesma espécie, a Olea europeae (família Oleaceae).

Naturais da África, Ásia e da região do Mediterrâneo, estas árvores existem há cerca de 5 mil anos e podem completar até mais de 500 anos de idade.

Para ser consumida, a azeitona é submetida a “cura”, um processo que ameniza o seu sabor naturalmente mais amargo.

A cura da azeitona pode ser feita utilizando-se água (o que deixa os frutos com resquícios de oleuropeína, um dos composto responsáveis pelo amargor), uma solução salina concentrada ou uma solução alcalina de hidróxido de sódio, por exemplo.

Valor Nutricional do Caroço da Azeitona:

Com relação às propriedades nutricionais, podemos dizer que as azeitonas são constituídas majoritariamente por água (cerca de 75 a 80% da composição total).

As azeitonas ainda apresentam um teor de gorduras na faixa de 11 a 15% (principalmente de gordura boa, do tipo monoinsaturada), de carboidratos entre 4 e 6% (sobretudo na forma de fibra dietética) e um pequeno conteúdo de proteínas.

Benefícios do Caroço da Azeitona:

1. Reduz a Inflamação Excessiva da Pele:

Benefícios do caroço de azeitona contêm uma abundância de antioxidantes fenólicos, bem como os compostos anti-câncer de esqualeno e terpenoide.

Eles também contêm altos níveis de ácido graxo insaturado, ácido oleico, que reduz a inflamação excessiva.

2. Previne a Anemia:

Os benefícios do caroço de azeitona uma excelente fonte de ferro, o que ajuda a aumentar a oxigenação em todo o corpo, melhorando a contagem de glóbulos vermelhos. Uma deficiência de ferro pode causar anemia, o que leva a enxaquecas.

3. Equilibra os Hormônios:

As azeitonas são altas em gordura monoinsaturada, que é um tipo saudável de gordura que reduz o risco de obesidade.

Estudos demonstraram que as gorduras monoinsaturadas ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, reduz a gordura da barriga e equilibra os hormônios.

4. Combater os Radicais Livres:

Os radicais livres contribuem para o AVC, câncer e ataques cardíacos. O inimigo do radical livre? antioxidantes.

Os benefícios do caroço de azeitona é rica em antioxidantes, o que significa que todas as vezes que você a come, combate os radicais livres.

5. Caroço de Azeitona Para Melhorar a Memória:

Os benefícios do caroço de azeitona contêm polifenóis, um produto químico natural que reduz o estresse oxidativo no cérebro.

Ao comer uma porção diária de azeitonas saudáveis, você pode ajudar a melhorar sua memória.

6. Para os Ossos:

Pesquisas recentes demonstraram que a oleuropina, um extrato potente da oliveira, tem o poder de melhorar o desenvolvimento de osteoblastos, responsáveis por formar ossos novos.

7. Diminuir o Apetite:

Ao comer algumas azeitonas antes de uma refeição, você consegue controlar seu apetite. Isso ocorre porque os ácidos graxos contidos nos benefícios do caroço de azeitona que ​​retardam o processo de digestão e estimulam o hormônio colecistoquinina, que envia mensagens de satisfação ao cérebro.

8. Caroço de Azeitona Para Reduzir as Dores:

Os benefícios do caroço de azeitona contém óleo cantal, uma substância com agentes anti-inflamatórios que podem atuar como um Ibuprofeno natural.

9. Propriedades Energéticas:

100 gramas de azeitonas contêm 115 calorias, que é composta de 10-15% de gordura saudável e 80-85% de água.

Esta combinação é ótima para hidratar o corpo e para aumentar a energia, especialmente porque é uma energia que é liberada lentamente.

10. Saúde Cardiovascular:

Quando os radicais livres oxidam o colesterol, os vasos sanguíneos são danificados e a gordura se acumula nas artérias, possivelmente levando a um ataque cardíaco.

Os nutrientes antioxidantes nos benefícios do caroço de azeitona pretas impedem essa oxidação do colesterol, ajudando assim a prevenir doenças cardíacas.

Azeitona

Outros Benefícios do Caroço da Azeitonas:

  • Azeitonas reduzir os efeitos das doenças degenerativas tais como a doença de Alzheimer;
  • tumores benignos e malignos, incluindo as veias varicosas menos graves e cavidades;
  • Oliveiras ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos que podem levar a um infarto;
  • Azeitonas desempenhar um papel importante na manutenção de um sistema imunitário;
  • Azeitona e seu Benefícios tem como uma fonte de fibra dietética como uma alternativa para frutas e legumes;
  • Ajudando assim a prevenir doenças cardíacas;
  • Agentes anti-inflamatórios que podem atuar como um Ibuprofeno natural;
  • Ajudar a melhorar sua memória;
  • Reduz a gordura da barriga e equilibra os hormônios;
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Alimento Vitamina B4

Os 19 Alimentos Ricos em Vitamina B4

Os 20 Benefícios do Cerefólio Para Saúde