Benefícios das Plantas

Vitex – Origem, Benefícios e Como Usar!

Vitex – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Vitex possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. Com o nome científico de Agnus castus, a planta é originária da região do Mediterrâneo. Trata-se de um arbusto milenar, tido pelos antigos como um grande símbolo de castidade e pureza.

beneficios da vitex

Dizia-se que as mulheres gregas que desejassem manterem-se puras deveriam colocar em suas camas folhas do arbusto da Vitex e dormir com elas. A planta pertence à família Verbanaceae e pode ser conhecida popularmente como alecrim de angola, agno-casto, flor da castidade, árvore da castidade, pimenteiro silvestre, anho casto, entre outros nomes.

A altura do arbusto costuma atingir entre 1 e 6 metros, suas sementes são similares aos grãos de pimenta, seus ramos são cinzentos com folhas cruzadas e o fruto da planta apresenta coloração em tom vermelho escuro.

Origem da Vitex:

Erva Indígena encontrada na Ásia Central, Índia e Mediterrâneo, esta erva tem se mostrado um excelente tratamento para uma série de problemas relacionados com a fertilidade e problemas ginecológicos.

Atua principalmente no tratamento de ciclos irregulares, tendo forte influência no controle dos hormônios envolvidos no processo ovulatório0, nos sintomas da menopausa, TPM ou síndrome pós-menstrual, sangramento uterino, SOP, cistos e amenorreia.

Propriedades da Vitex:

As principais propriedades da planta são:

  • Antidisentérico;
  • Antiestrogênico;
  • Anti-inflamatório;
  • Antisséptico;
  • Calmante;
  • Carminativo;
  • Diurético;
  • Emenagogo;
  • Espasmolítico;
  • Estimulante;
  • Expectorante;
  • Galactagogo;
  • Sedativo.

Agora que você já conhece as suas propriedades medicinais, confira também os Benefícios da Vitex Para Saúde:

Benefícios da Vitex Para Saúde:

  • Ao se tornar mundialmente conhecido, a planta Vitex popularizou-se por comprovadamente amenizar os sintomas de TPM – tensão pré menstrual.
  • É eficaz no tratamento de diversas doenças de origem psicológica, como depressão, ansiedade, insônia, hiperatividade, síndrome do pânico, entre muitas outras.
  • A Vitex é uma excelente opção para quem sofre de males do trato urinário, como cistites, infecções e cálculos renais, já que estimula a eliminação de líquidos e promove uma limpeza no organismo, em especial nos órgãos responsáveis pela expulsão da urina.
  • A propriedade diurética da planta também é aliada para quem busca emagrecer, pois com a perda de líquido excessiva o organismo desincha e elimina alguns quilinhos extras.
  • Para as mulheres a Vitex é uma grande aliada, indicada para auxiliar no tratamento de ovários policísticos, distúrbios menstruais, menopausa e infertilidade.
  • A Vitex melhora a produção de progesterona, aumenta a quantidade de hormônios luteinizantes e prolactina e inibe a liberação de hormônio folículo estimulante.
  • Ajuda a normalizar as funções da glândula pituitária. O agnocasto também pode ser usado pra o tratamento de dispepsia, náuseas, febre, dores de cabeça e outras afecções.
  • Estudos demonstram que o Vitex atua no cérebro diretamente no neurotransmissor dopamina, que, indiretamente, afeta a liberação de prolactina.

Como Usar a Vitex:

Existem algumas formas de tomar Vitex para tratar a infertilidade. Os relatos de mais eficácia no entanto são de 3 opções: Tintura, chá e cápsulas da planta. Todos podem ser encontrados com valores bem acessíveis. A planta é um tratamento eficaz e de baixo custo.

  • Como Tomar Tintura de Vitex Para Engravidar:: 40 ml diários divididos em duas vezes. Tomar em jejum 20 ml, e mais 20 ml antes de deitar.
  • Como Tomar Chá de Vitex Para Engravidar: 1 colher de sopa de extrato seco de Vitex para cada xícara de chá de água. Tomar 3 vezes ao dia , com intervalos de 8 horas. A primeira ingestão deve ser feita de preferência em jejum.
  • Como Tomar Vitex em Cápsulas Para Engravidar: de 200 a 400 mg diárias. Pode-se dividir o tratamento da seguinte forma. Duas cápsulas diárias de 200 mg do primeiro ao 15º dia do ciclo, ou até o dia da ovulação. Após a ovulação tomar 1 cápsula de 200 mg dia até a menstruar aparecer ou confirmar a gravidez.

Os melhores resultados surgem com o uso de 400 mg diários da planta, porém a dosagem não é segura caso uma gravidez aconteça, por isso a melhor forma de tomar para engravidar é reforçar a dosagem nas primeiras semanas do ciclo, e manter 200 mg dia durante a fase lútea.

O tratamento pode e deve ser feito por até 90 dias consecutivos, sem parada principalmente em casos de SOP e Prolactina alta.

Receita do Chá de Vitex:

A Vitex deve ser consumida através do chá de suas folhas trituradas, as quais podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e farmácias. Basta levar ao fogo uma colher de sopa desta planta para cada 200 ml de água. Deixe ferver por 5 minutos, então coe e beba o chá duas vezes por dia.

Toxicologia da Vitex:

Gestantes, lactantes, mulheres que fazem tratamento hormonal, para quem tem déficit metabólicos de FSH. Erupções cutâneas moderadas e desarranjo intestinal em menos de 2% das mulheres durante o uso do agnocasto.

Pode aumentar o fluxo menstrual e cefaleias. A DLM é acima de 300ml para humanos acima de 60Kg. Os extratos etanolíticos em doses (muito) maiores que a terapêutica apresentam sinais de toxidade não especificados, não havendo nenhum relato de morte por intoxicação.

vitex

Efeitos Colaterais da Vitex:

A planta pode causar dores de cabeça, vômitos e diarréia caso seja usada em conjunto com determinados medicamentos. Portanto, antes de iniciar o tratamento com a planta, busque orientação e acompanhamento médico para evitar complicações.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.