Os 40 Benefícios do Cravo-da-Índia Para Saúde

Os 40 Benefícios do Cravo-da-Índia Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Cravo-da-Índia oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Cravo-da-Índia é bem conhecido já, mas geralmente é usado em doces, especialmente aqueles feitos de frutas. Doces de banana e abóbora, por exemplo, sempre tem um gostinho de cravo. Mas ele é usado ao redor de todo o mundo para temperar muito mais que doces.

Você pode usar o Cravo-da-Índia em conservas, para dar sabor a molhos – puro ou espetado em uma cebola com uma folha de louro – ou a legumes e verduras, para aromatizar queijos, cozinhar junto ao arroz, ou mesmo temperar carnes diversas.

Mas além do sabor que o cravo pode dar aos seus pratos, ele também possui muitos benefícios para a sua saúde. Afinal, não é por acaso que ele é utilizado de forma medicinal há milhares de anos.

Benefícios do Cravo-da-Índia

Valor Nutricional do Cravo-da-Índia:

Em sua composição, encontramos ômega 3, fibras e os seguintes minerais: ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco e cálcio.

1. Cravo-da-Índia Para Acabar com a Tosse:

Devido as propriedades expectorantes, o Cravo da Índia também pode aliviar as tosses.

2. Benefício do Cravo-da-Índia Para Melhorar a Circulação:

O Cravo da Índia desintoxica e melhora a circulação sanguínea, favorecendo todo o corpo e estimulando a imunidade.

3. Ajuda a Eliminar Acne:

O Cravo-da-Índia possui propriedades antimicrobianas e por isso ajuda a combater a acne. Também ajuda a reduzir as manchas causadas pela acne. Basta misturar o Cravo-da-Índia com óleo de coco ou jojoba (medida de 1 para 10) e aplicar nas áreas que estão afetadas.

4. Benefício do Cravo-da-Índia Para Acabar com a Tosse:

O Cravo-da-Índia age como expectorante e solta o muco presente na garganta e no esôfago. Essa atividade o torna atuante contra a Tosse.

5. Alivia o Estresse:

O Cravo da Índia contém eugenol, que age como um relaxante muscular. Poderá usar algumas gotas do óleo dele na água de banhou para relaxar com o aroma ou poderá tomar uma xícara de chá do Cravo-da-Índia.

6. Combate Doenças Inflamatórias:

Pela presença do eugenol, ele é um bom anti-inflamatório natural, colaborando para o combate a doenças inflamatórias.

7. Atua no Tratamento da Tireoide:

O consumo doCravo-da-Índia é ideal para pessoas que sofrem com hipertireoidismo e hipotireoidismo ou que desejam prevenir esses tipos de disfunções. O Cravo-da-Índia atua na prevenção tanto de hipotireoidismo como de hipertireoidismo.

8. Reduz a Queda do Cabelo:

Aplicar uma pequena quantidade de óleo de cravo no couro cabeludo pode reduzir a queda de cabelo e promover o crescimento do cabelo. O Cravo-da-Índia também ajuda a cobrir manchas carecas e faz seu cabelo longo e brilhante. O Cravo-da-Índia revela a circulação sanguínea no couro cabeludo, interrompendo assim a queda desnecessária do cabelo

9. Benefício do Cravo-da-Índia Para Queimar a Gordura:

O Cravo-da-Índia ajuda a acelerar o metabolismo, promovendo o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão. Isso resulta na queima rápida de gordura.

10. Melhora a Digestão:

O Cravo-da-Índia ajuda a melhorar a digestão, pois aumenta a secreção de enzimas digestivas. Ele combate a prisão de ventre e ajuda em casos de náuseas e mal-estar no estômago.

11. Benefícios do Cravo-da-Índia Para Boca:

O Cravo-da-Índia ajuda aliviar as dores de dente, na gengiva e inflamações de garganta. É também um bom remédio caseiro para infecções, queimaduras e feridas

12. Acelera o Metabolismo:

O consumo frequente de Cravo-da-Índia ajuda a acelerar o metabolismo e consequentemente ajuda a queimar a gordura do corpo rapidamente.

13. Benefícios do Cravo-da-Índia Para Acabar com as Cãibras:

Um dos principais benefícios dele é diminui os espasmos musculares e alivia as cãibras.

14. Aumenta a Libido:

Ele ajuda combater a impotência sexual e aumenta a libido, por suas propriedades afrodisíacas;

15. Ajudar a Combater a Fadiga:

O Cravo-da-Índia é um reforço de energia que minimiza a agregação de plaquetas, diluindo o sangue. Isso, por sua vez, ajuda significativamente a melhorar seu sistema de circulação sanguínea. Ele também atua como um estimulador cerebral e um tônico cardiovascular.

16. Atua como Expectorante:

O Cravo-da-Índia atua como expectorante, soltando o muco presente na garganta e no esôfago. Além disso, o Cravo da Índia possui propriedades nutricionais que ajuda a combater gripes e resfriados.

17. Elimina Parasitas Intestinais:

Adicionar uma gota de óleo de cravo a sua bebida pode matar parasitas intestinais. Certifique-se de que você o tenha regularmente em uma medida adequada.

18. Age Como Analgésico e Antisséptico:

O eugenol, antisséptico natural presente no Cravo da Índia, auxilia na eliminação das marcas de acne, proporcionando também o equilíbrio da pele e evitando o surgimento de rugas.

19. Benefício do Cravo da Índia Promove a Saúde Bucal:

O Cravo da Índia é um bom antisséptico, atuando contra bactérias encontradas na boca e no estômago e favorecendo a eliminação do mau hálito. Ele também funciona como um preventivo contra as cáries.

20. Contem Poderosos Antioxidantes:

O Cravo da Índia atua como excelente antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a evitar danos na pele. Possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas..

21. Preveni Ejaculação Precoce:

Algumas pesquisas mostraram que o Cravo da Índia pode ser útil como auxílio para a ejaculação precoce.

22. Ajuda a Controlar o Colesterol:

O Cravo da Índia ajuda também no controle do colesterol ruim, sendo ainda bom antiviral e antifúngico.

23. Ajuda a Tratar Asparmos Musculares:

O Cravo da Índia da Índia reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar os músculos no caso de cãibras. Além do que o Cravo da Índia e usado para combater dores nas articulações.

24. Reduz Nives de Açúcar no Sangue:

Reduz os níveis de glicose e triglicerídeos. Estudos já comprovarem a eficácia do Cravo da Índia na redução dos níveis de glicose no sangue de portadores de diabetes tipo 2. Ele também age na diminuição dos níveis de triglicerídeos, mesmo quando consumido em pequenas quantidades.

25. Repelir de Insetos:

O Cravo-da-Índia funciona como um excelente repelente de insetos. É um componente comum em muitos repelentes de insetos que você encontra nos mercados. Tradicionalmente, algumas gotas de Cravo da Índia estavam espalhadas pela sala e a área de dormir para manter os mosquitos afastados.

Benefícios do Cravo-da-Índia

26. Aumenta Energia:

Quando usado para fins de aromaterapia, o Cravo da Índia ajuda a estimular o cérebro. O cheiro faz você mais atento e pode até fazer você se sentir mais enérgico do que você normalmente faria.

27. Trata a Candidíase:

Auxilia no tratamento da candidíase oral. De propriedades antifúngicas,o cravinho ajuda a combater a candidíase oral (também conhecida como “sapinho”), utilizando seu chá para fazer bochechos e gargarejos.

28. Alivia Dores de Dente:

O Cravo da Índia cria uma sensação de entorpecimento que se torna um poderoso analgésico para dor de dente.

Confira Outros Benefícios do Cravo-da-Índia:

  • Acelerar o Metabolismo;
  • Acabar com a Tosse;
  • Tratar a Tireoide;
  • Melhorar a Circulação;
  • Para Boca;
  • Acabar com a Acne;
  • Acabar com a Tosse;
  • Aliviar o Estresse;
  • Queimar a Gordura;
  • Para Melhorar a Digestão;
  • Para Saúde Bucal;
  • Para Acabar com as Cãibras;

Contraindicações do Cravo-da-Índia:

Devido aos possíveis efeitos colaterais apresentados, o consumo do chá desta especiaria é contraindicado nos casos de:

  • Gravidez suspeita ou confirmada;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Crianças;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos para diabetes e que utilizam insulina;
  • Indivíduos que sofrem de enfermidades de origem nervosa ou mental;
  • Pessoas com pele sensível ou alérgicas.

Todas essas informações demonstram que, antes de fazer uso do Cravo da Índia, é recomendado verificar todas as contraindicações e buscar orientação médica de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

beneficios da fava

Os 40 Benefícios da Fava Para Saúde

beneficios do tomate

Os 40 Benefícios do Tomate Para Saúde