Os 40 Benefícios do Suco de Macadâmia Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Já ouviu falar no Suco de Macadâmia? Sabia que este suco pode trazer vários benefícios à saúde? isso mesmo, o Suco de Macadâmia é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, a macadâmia pertence a um grande grupo de oleaginosas, sendo considerada uma das mais finas. Por isso, é também uma das mais caras. A macadâmia é originária da Austrália e lembra uma pequena noz. Ela pertence a uma ordem denominada Macadâmia, sendo da família Proteaceae. O fruto possui diversos benefícios para a saúde, e além de ser usado para alimentação, é também utilizado em outras indústrias, principalmente na indústria de cosméticos.

Suco de Macadâmia

É comum encontrar produtos feitos à base de macadâmia como sabonetes, aromatizantes, incensos e hidratantes. Dentre seus diversos benefícios para a saúde, pode-se destacar seu poder antioxidante, responsável por combater os radicais livres e rejuvenescer a pele e as células.

Conteúdo do Artigo:

Valor Nutricional da Macadâmia:

Suco de Macadâmia dispõem muitos dos nutrientes da Macadâmia, abrangendo: Vitamina A, Ferro, Proteínas, Tiamina, Riboflavina, Niacina, Zinco, Cobre, Cálcio, Fósforo, Potássio e Magnésio. Então, confira detalhadamente Os 40 Benefícios do Suco de Macadâmia Para Saúde:

1. Ajuda no Emagrecimento:

As fibras e proteínas presente no Suco de Macadâmia ajudam a controlar o apetite, pois promovem sensação de saciedade (diminui a fome).

2. Fortalece os Músculos:

Suco de Macadâmia contém proteína, macronutriente essencial para o desenvolvimento e fortalecimento dos músculos.

O consumo do Suco de Macadâmia contribui para produção de energia em nosso organismo, e isso é essencial para boa atividade muscular de nosso corpo.

3. Previne a Incidência da Arteriosclerose:

Os ácidos graxos mono insaturados, como o ácido palmitoleico e o ácido oleico, contidos no Suco de Macadâmia, ajudam a reduzir o nível do colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom colesterol (HDL) promovendo assim a “limpeza” das artérias, evitando o acúmulo de gordura no organismo e contribuindo para o melhor funcionamento do fígado.

4. Previne o Aparecimento do Câncer:

Os compostos flavonoides, encontrados no Suco de Macadâmia neutralizam a ação dos radicais livres em nosso organismo.

A ação antioxidante do Suco de Macadâmia pode evitar diversos tipos de câncer, como os de: estômago, pulmão, próstata, útero e o câncer de mama.

5. Combate o Surgimento da Anemia:

A quantidade de ferro contida na composição nutricional do Suco de Macadâmia é responsável por ajudar a impedir a deficiência desse mineral em nosso sangue.

Suco de Macadâmia ajuda produzir ferro em nosso organismo, evitando assim a anemia do tipo ferropriva, uma doença que gera fraqueza e fadiga em nosso corpo.

6. Promove o Funcionamento de Intestino:

Por ter muitas fibras, solúveis e insolúveis, o Suco de Macadâmia promove o bom funcionamento de nosso intestino. Dentre os benefícios para o nosso intestino que o Suco de Macadâmia promove podemo descrever:

  • Estimula a evacuação;
  • Previne prisão de ventre;
  • Ajuda na eliminação de toxinas;
  • Evita a síndrome do intestino irritável

7. Melhora a Saúde dos Ossos e Dentes:

Suco de Macadâmia tem em sua composição os minerais cálcio, fósforo, cobre, zinco e manganês, nutrientes básicos para a saúde de nossos ossos e esqueleto.

8. Melhora a Saúde dos Olhos:

Suco de Macadâmia possui alto teor de antioxidantes, por isso, inclui-la em nossa alimentação traz muito benéficos para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular e a catarata.

9. Promove a Saúde do Sistema Nervoso:

O Suco de Macadâmia colabora para a boa saúde do cérebro e do sistema nervoso.O cobre é um mineral que está presente em sua composição e é muito importante para que os neurotransmissores exerçam a atividade de enviar sinais químicos a todo o sistema nervoso, mantendo este sistema em bom funcionamento.

10. Protege a Pele e os Cabelos:

As propriedades antioxidantes do Suco de Macadâmia não só protegem seu corpo de radicais livres, mas também a pele e o cabelo. A pele e cabelo são altamente propensos aos danos causados pelos radicais livres.

Os antioxidantes no Suco de Macadâmia protegem a pele e cabelo de tais danos e garantem a saúde interior. Você pode conseguir um cabelo brilhante e uma pele jovem e forte.

11. Saúde do Coração:

O teor de ácido oleico elevado no Suco de Macadâmia faz com que seja importante para reequilibrar os níveis de colesterol e, na verdade, reduzir a quantidade de triglicéridos no sangue.

12. Níveis de Energia:

Embora os benefícios para a saúde do coração e equilíbrio do colesterol são claros, o Suco de Macadâmia também apresentam um extremamente elevado número de calorias, o que pode representar um ganho rápido de energia para o corpo, algo que o óleo também pode fornecer.

13. Poderoso Antioxidante:

A pesquisa revelou que o Suco de Macadâmia contém um elevado nível de antioxidantes, incluindo os tocotrienóis, o que pode ter um efeito poderoso sobre a saúde geral do corpo.

14. Saúde dos Olhos:

Alguns dos antioxidantes no Suco de Macadâmia têm sido associados a impulsionar a saúde dos olhos, ou seja, impedindo a degeneração macular e retardamento do desenvolvimento de catarata.

Isto é conseguido através do mesmo processo de radicais livres neutralizantes como os outros efeitos antioxidantes do Suco de Macadâmia.

15. Ajudar a Reduzir o Estresse Oxidativo:

Um dos outros antioxidantes no Suco de Macadâmia, o esqualeno, é um pouco raro e tem um impacto particularmente forte em nossa pele.

O esqualeno é um antioxidante que ocorre naturalmente em nosso corpo, mas acrescentando mais através do Suco de Macadâmia pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo nas gorduras do corpo e da pele, ajudando a prevenir rugas, manchas senis, as taxas de cura lenta e outros sinais de envelhecimento.

Macadâmia

16. Barbear e Hidratante:

Embora este é semelhante aos mencionados benefícios para a pele, o Suco de Macadâmia pode ser uma maneira maravilhosa para hidratar a pele em uma base diária, especialmente para os homens que raspam regularmente.

17. Ajuda na Perda de Peso:

As pessoas costumam pensar que o Suco de Macadâmia é carregada de gorduras e colesterol. No entanto, a gordura no Suco de Macadâmia é gorduras mono-insaturadas que promovam a perda de peso.

18. Ajuda no Controle do Colesterol:

Suco de Macadâmia podemos reduzir os níveis de colesterol. Se você deseja ter um nível “normal” no sangue é importante seguir um estilo de vida saudável e ter uma dieta baixa em gordura, mas também pode consumir o Suco de Macadâmia.

19. Hidratante Natural Para os Cabelos:

Você já deve ter ouvido falar dos inúmeros benefícios das gorduras poli-insaturadas e dos ômegas 3 e 6 para o bom funcionamento do organismo, não é verdade? Pois o Suco de Macadâmia possui todas essas substâncias em abundância, o que a torna um hidratante excepcional para as madeixas.

20. Alto Teor de Flavonoides:

Outro benefício do Suco de Macadâmia para saúde vem de seu alto teor de flavonoides. Flavonoides, os quais se encontram naturalmente em plantas estas ajudam a evitar que as células de danos e protege de toxinas ambientais.

Estes flavonoides converter em antioxidantes em nosso corpo. procurar estes antioxidantes e destruir os radicais livres e proteger nossos corpos de várias doenças e certos tipos de cancro que inclui o cancro da mama, do colo do útero, pulmão, próstata e estômago.

21. Suco da Macadâmia Para Saúde do Coração:

As propriedades e benefícios para o sistema cardiovascular são as mais conhecidas do Suco de Macadâmia, já que conta com ácidos graxos ômega-3.

22. Inibidor de Apetite:

O Suco de Macadâmia são um dos poucas bebidas que contêm ômega-7 ou ácido palmitoleico, que nos permite reduzir o colesterol, e ajudar no risco de doença cardíaca, embora também possa afetar o metabolismo, reduzindo o apetite e ajuda a queimar gordura mais rápido, e é importante para a saúde da nossa pele graças ao seu teor de óleo.

23. Excelentes Anti-inflamatório Natural:

O Suco de Macadâmia tem uma grande composição de ômega 3 e ômega 6 ácidos graxos, ambos são conhecidas no reparos dos tecidos e efeito anti-inflamatórios, junto com o selênio e vitamina E. Estes nutrientes ajudam a acelerar o processo de cura e a reparação dos tecidos no corpo.

24. Ajuda no Combate a Constipação:

Graças ao teor em fibras dietéticas presente no Suco de Macadâmia, ajuda que os alimentos e resíduos se movimentem através do trato digestivo, de modo que conseguiremos melhorar a digestão e evitar problemas digestivos, como constipação, inchaço ou gases.

25. Controla do Volume do Cabelo:

Se, além de hidratação, a pretensão é de disciplinar os fios, o Suco de Macadâmia é perfeita para você! Esse efeito pode ser obtido em todos os tipos de cabelo, com uma vantagem especial para os cabelo afro ou cacheados e bastante volumosos.

26. Ajuda na Prevenção da Osteoporose:

O fósforo presente no Suco de Macadâmia desempenha uma variedade de papéis, incluindo ossos e dentes, metabolismo, absorção e transporte de nutrientes. O cálcio também ajuda na formação de ossos e dentes.

27. Rica em Proteínas:

O Suco de Macadâmia contêm níveis significativos de proteína que é um componente essencial da nossa dieta e forma músculos e tecidos conjuntivos em nossos corpos.

28. Melhora a Fertilidade Masculina:

Um dos benefícios menos conhecidos do Suco de Macadâmia é o seu impacto sobre a fertilidade masculina. Entre os homens que levam uma dieta de estilo de vida saudável, o consumo de 75 gramas (um pouco mais de metade de um copo) do Suco de Macadâmia por dia, melhora significativamente a qualidade do esperma, incluindo, vitalidade, motilidade e morfologia.

29. Ajuda na Nossa Dieta:

Junto com todos os benefícios do Suco de Macadâmia mencionado cabe adicionar que também ajudam na nossa dieta para que não comermos em excesso.

Seu efeito saciante é tal que será reduzida a tendência de comer em excesso ou beliscar entre as demais refeições.

30. Contêm Omega-3 e Ácido Graxo:

Já dissemos que o Suco de Macadâmia contêm ômega-3, ácido graxo essencial que possui grandes benefícios.

Já que nos permite reduzir as chances de sofrer doenças cardíacas, câncer e osteoporose, e com isso podemos prevenir e reduzir doenças como artrite, mas além disso, também nos ajudará a tratar as dores de cabeça causadas por enxaqueca e cólicas menstruais. Também mantém um sistema nervoso saudável e ajudam a aliviar a depressão.

31. Reduz o Nível de Colesterol:

Suco de Macadâmia é 100% livre de colesterol e são altamente benéficos para reduzir o nível de colesterol.

Estas castanhas são ricas em gorduras monoinsaturadas saudáveis, que são consideradas cardioprotetora, reduzindo o nível de colesterol e auxiliando na limpeza das artérias.

32. Rica em Antioxidantes:

Outro benefício do Suco de Macadâmia para saúde vem de seu alto teor de flavonoides. Os flavonoides, que são encontrados naturalmente nestas plantas, ajudam a impedir que as células sofram dano e protege de toxinas ambientais.

33. Contêm um Nível Significativo de Proteína:

Suco de Macadâmia contêm um nível significativo de proteína, que é um componente essencial em nossa dieta e forma os músculos e tecidos conectivos de nossos corpos.

As proteínas são uma parte do nosso sangue e agem positivamente sobre a nossa saúde.

34. Fibra Dietética:

O Suco de Macadâmia contém cerca de 7% da fibra dietética. A fibra dietética é correspondente aos hidratos de carbono complexos e inclui muitos tipos de fibras solúveis e insolúveis.

A fibra dietética promove saciedade, ajuda a digestão e reduz a constipação e várias outras doenças relacionadas.

35. Ajuda na Formação de Dentes e Ossos:

O fósforo presente no Suco de Macadâmia desempenha uma variedade de papéis, incluindo a mineralização de ossos e dentes, metabolismo, absorção e transporte de nutrientes. O cálcio também ajuda na formação de dentes e ossos.

36. Promove a Saúde do Cérebro:

Suco de Macadâmia ajuda a produzir os neurotransmissores, os produtos químicos que nossa célula cerebral usa para enviar sinais químicos.

37. Ajuda na Redução dos Sintomas da Asma:

O Suco de Macadâmia é rico em ácido oleico, que desempenha um papel importante na redução da inflamação e aumento do poder da memória.

Ele também ajuda na redução dos sintomas de asma e os níveis de colesterol ruim no corpo, aumentando os níveis de HDL (colesterol bom).

38. Aumenta a Taxa de Absorção de Nutrientes:

Como mencionado anteriormente, o Suco de Macadâmia tem alta quantidade de ácidos graxos monoinsaturados.

Estes ácidos gordos são importantes para uma boa saúde, uma vez que ajudam a aumentar a taxa de absorção de nutrientes, bem como vitaminas lipossolúveis no corpo.

39. Aumenta a Força das Células e Tecidos:

O Suco de Macadâmia desempenha um papel vital na manutenção dos ossos, células e tecidos do corpo. Isto é atribuído à sua riqueza de magnésio.

40. Fornece Ótima Quantidade de Ácidos Ômega:

Acordo com especialistas, o Suco de Macadâmia tem a quantidade certa de ácidos graxos essenciais ômega.

É importante que seu corpo obtenha uma quantidade uniforme de ácidos graxos ômega-3 a ômega-6, pois um desequilíbrio pode causar problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, câncer e artrite.

Suco da Macadâmia

41. Beneficia Extremamente a Pele:

O Suco de Macadâmia é rico em ácido linoleico. Este é um ácido gordo que beneficia extremamente a pele.

Ele pode evitar a TEWL, ou a perda de água trane epidérmica, a partir dos tecidos da pele.

42. Absorve os Radicais Livres:

O Suco de Macadâmia contém antioxidantes, tais como esqualeno e Vitamina E. Estes antioxidantes evitam os danos causados ao organismo pelos radicais livres absorvendo-os. Os radicais livres também têm a capacidade de alterar o DNA.

Outros Benefícios do Suco de Macadâmia Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Suco-de-Macadâmia desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Ajudar o corpo a depositar novo tecido ósseo, de modo que o esqueleto permanece forte;
  • Prevenir a osteoporose e reduz a gravidade da artrite;
  • Promover o bom funcionamento de nosso metabolismo, impedindo o não acumulo de gordura corporal;
  • Auxiliar a digestão e ajudar a reduzir a constipação e várias outras doenças relacionadas a ele;
  • Contribuir para o fornecimento de energia para nosso corpo;
  • Retardar o processo de envelhecimento das células e pele;
  • Tratar as dores de cabeça causadas por enxaqueca;
  • Mantém um sistema nervoso saudável.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

urtiga

Os 30 Benefícios da Urtiga Para Saúde

Os 30 Benefícios do Mel Para Saúde