Os 25 Benefícios do Chá de Sene Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Chá de Sene que poucas pessoas conhecem. Além disso, o sene é uma planta medicinal da família das Cesalpiniáceas, originária do continente africano, tendo se desenvolvido de maneira rápida também no Oriente Médio e na Índia. No entanto, o sene pode ser encontrado em qualquer parte do mundo.

cha de seneO chá da planta é bastante conhecido devido a sua propriedade laxativa, que é muito potente, mas não se dá tão rapidamente.

O efeito do chá só é sentindo cerca de 10 horas depois de tomado. O sene irrita as paredes do intestino assim que entra em contato com elas, os princípios ativos contidos na planta impedem a absorção de água pelo órgão, isso faz com que as fezes fiquem cheias de água, e por isso moles.

Doses excessivas de Chá de Sene podem causar até vômitos e cólicas abdominais intensas, por isso o consumo deve ser feito com cuidado e principalmente em casos de urgência.

Para que serve o Chá de Sene?

O chá de sene serve para ajudar no tratamento de prisão de ventre, cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorroidas, impinge, doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto, doenças da pele e dos olhos.

Ele também era usado para combater problemas do fígado, pele e respiratórios, e era usado por médicos egípcios para tratar prisão de ventre da realeza e da elite. Com certeza Chá de Sene emagrece mas essa erva causa danos a saúde se usado em excesso.

O uso de Chá de Sene é um ótimo contributo para quem deseja emagrecer. Como dito acima, esta é uma planta medicinal que serve para combater a prisão de ventre devido as suas propriedades laxantes naturais, que pode fazer com que o indivíduo pareça mais magro após a eliminação completa das fezes.

Contudo não é recomendado utilizá-lo por mais de 7 dias, nem em doses elevadas para evitar a eliminação da flora intestinal favorecendo o surgimento de outras doenças. Então, confira Os 25 Benefícios do Chá de Sene Para Saúde:

1. Diminui o Inchaço Abdominal:

Ao melhorar o trânsito intestinal, fezes acumuladas são eliminadas de maneira mais fácil, o que reduz o inchaço abdominal. É desse efeito que surge a crença de que o Chá de Sene emagrece, quando, na verdade, ele ajuda a eliminar o inchaço acumulado.

2. Acaba Com os Gases e Cólicas:

Ingerir o Chá de Sene também previne que gases e cólicas provenientes desse fenômeno aconteçam, garantindo sensação de bem estar.

3. Possui Ação Demorada:

O Chá de Sene possui uma ação que leva cerca de 10 horas para fazer efeito. Isso garante que quem ingere o chá tenha maior controle e possa se programar para ingerir a bebida de modo que não ocorram desconfortos.

4. Combate Dores Abdominais:

Ao ingerir esse chá pode ser que o indivíduo sofra com dores abdominais provenientes da irritação e movimentação do intestino.

Para combater esse problema é indicado o consumo de chá de camomila ou erva doce para acalmar o organismo.

Perda Eletrolítica e de Potássio:

O seu uso prolongado e contínuo, entretanto, pode fazer com que o corpo sofra uma perda eletrolítica e de potássio, podendo levar, inclusive, a condições mais graves de saúde. Essa perda se deve pela possibilidade de o chá causar diarreias intensas.

6. Tem Ação de um Laxante:

Pode parece contraditório, mas o uso prolongado desse chá faz com que o intestino se acostume à ação laxativa, fazendo com que ele deixe de funcionar e, inclusive, gere ou agrave o problema de constipação intestinal.

7. Benefícios do Chá de Sene Para Tratar Constipação:

Se você está lutando contra constipação, inchaço, cólicas ou indigestão, o Chá de Sene, muitas vezes, auxiliar, promovendo o fluxo normal de alimentos e resíduos através de seus intestinos.

Enquanto o rápido esvaziamento do intestino pode resultar em flatulência e inchaço temporário, a melhoria geral do seu sistema digestivo vale a pena.

8. Benefícios do Chá de Sene Como Diurético:

Este chá é bem conhecido como um diurético, o que significa que ele pode auxiliar a desintoxicar o corpo, estimulando a micção; Isso pode liberar o excesso de sais, gorduras, toxinas e água do corpo. Novamente, o sene pode resultar em desidratação, por isso preste atenção ao seu corpo.

9. Benefícios do Chá de Sene Para Saúde:

Os benefícios do Chá de Sene para saúde são particularmente bons para aqueles que sofrem de constipação, altos níveis de toxicidade, infecções parasitárias, obesidade, colesterol alto, doenças articulares, artrite, doença hepática e renal e aqueles com alto estresse oxidativo em seu corpo.

Os efeitos deste chá de ervas são atribuídos à presença de produtos químicos chamados senoides, que têm poderosas propriedades laxantes.

beneficio do cha de sene

10. Benefícios do Chá de Sene Para Inflamação:

Tradicionalmente, o Chá de Sene tem sido usado para uma ampla variedade de problemas inflamatórias, incluindo as dores de cabeça, febres e inflamação nas articulações e tecidos.

Pesquisas sobre esse problema específico estão em andamento, mas as evidências anedóticas mostram que o Chá de Sene é bastante eficaz quando usado adequadamente.

11. Benefícios do Chá de Sene Como Antioxidantes:

As folhas de sene não só contêm produtos químicos laxantes, mas também flavonoides e glicosídeos, entre outros ingredientes ativos, que podem funcionar como antioxidantes. Isso pode ajudar a reduzir a ocorrência de doenças crônicas no corpo, neutralizando os radicais livres antes que possam causar estresse oxidativo, doenças crônicas e até mesmo câncer.

12. Benefícios do Chá de Sene Para Promove uma limpeza no Estomago:

A Sene foi considerado como uma “erva limpa”, devido aos seus efeitos laxantes. A folha de Sene é usada na medicina tradicional chinesa para limpar o calor acumulado no intestino grosso, ajudando o corpo a se livrar da comida estagnada acumulada no estômago. Hoje, é amplamente utilizado na limpeza do cólon antes da colonoscopia e outros tipos de cirurgia do cólon.

13. Benefícios do Chá de Sene Para o Tratamento de hemorroidas:

A Sene foi considerada eficaz no tratamento de lacerações anais e hemorroidas, uma vez que ajuda a reduzir o inchaço e facilita a cicatrização rápida. Além disso, uma vez que promove fezes moles, ele ajuda a causar uma defecação fácil sem problemas patológicos, como fissura anal.

Isto é devido ao fato de que após a ingestão oral, os compostos da planta de Sene é absorvido no trato intestinal, resultando na separação de partes não-açúcar no cólon. Estes componentes não-açúcar aumentam os movimentos peristálticos irritando e estimulando o trato intestinal. Desta forma, acelera a passagem das fezes através do trato intestinal.

14. Benefícios do Chá de Sene Para o Tratamento de Verme Intestinal:

Verificou-se que as propriedades laxantes da planta de Sene são úteis no tratamento de vermes no estômago e cólon.

cha de sene beneficios

15. Benefícios do Chá de Sene Para o Tratamento da Indigestão:

A Planta de Sene foi considerada eficaz na prestação de alívio de azia, náuseas, gases, inchaço e arrotos associados com dispepsia. A Sene, quando tomado com ervas aromáticas como cardamomo, funcho, gengibre e hortelã-pimenta, pode diminuir a acumulação de gás no estômago através de suas ações purgativa forte.

Outros Benefícios do Chá de Sene Para Saúde:

Como Preparar o Chá de Sene Para Emagrecer:

Preparar o Chá de Sene é muito fácil. Confira abaixo uma receita simples.

Ingredientes:

  • 250 ml de água
  • ½ colher de sopa de folhas de sene (elas devem estar secas)
  • Coloque as folhas de sene em uma panela, adicione a água, leve ao fogo e deixe por 5
  • minutos. Depois é só esperar esfriar um pouco, coar e tomar várias vezes ao dia. Não
  • coloque açúcar e nem adoçante.

Observações:

Apesar de muita gente dizer que o Chá de Sene emagrece, é importante você ter em mente que não conseguirá perder peso simplesmente tomando esse chá.

A melhor forma de Emagrecer de vez é adotar uma alimentação mais saudável e se exercitar pelo menos 3 vezes por semana.

Os chás podem ser ótimos aliados, mas eles sozinhos não trazem resultados realmente eficazes e duradouros.

cha de arnica

Os 30 Benefícios do Chá de Arnica Para Saúde

Os 40 Benefícios do Óleo de Argan Para Saúde!