Os 12 Benefícios do Óleo de Palma Rosa Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Óleo de Palma Rosa Para Saúde são essenciais. Além disso, Cymbopogon Martinii é o nome científico da planta mais conhecida por Palma Rosa. Pertencente a família das Poaceae, esta erva possui diversas propriedades benéficas ao corpo. Contudo, ela não pode ser utilizada de forma interna.

Por esta razão, é extraído um Óleo essencial do broto das folhas desta planta, o qual carrega a maioria dos princípios ativos da rosha grass, nome pelo o qual a Palma Rosa também é chamada.

Palma Rosa

O aroma agradável do Óleo de Palma Rosa, semelhante ao das rosas, já tornou popular para a indústria de cosméticos como componente para fabricação de sabonetes e perfumes. Entretanto, o Óleo de Palma Rosa também merece atenção especial em função de suas diversas propriedades medicinais, que podem ser utilizadas para tratar e combater uma série de doenças e incômodos no corpo comuns no dia a dia.

Propriedades do Óleo de Palma Rosa:

Esta Óleo possui diversas propriedades relacionadas ao bem-estar da pele, como adstringente, antisséptica, regeneradora celular, antifúngica, aromática, cicatrizante, bactericida e hidratante.

Além destas, apresenta também outros efeitos a exemplo da ação calmante, refrescante, relaxante e tônica,

Benefícios do Óleo de Palma Rosa:

1. Previne o Envelhecimento Precoce:

O Óleo de Palma Rosa é um citofilático, o que significa que promove a renovação e o desenvolvimento das células.

Essa capacidade é útil para retardar os sinais de envelhecimento.

2. Melhora o Sono:

Este Óleo tem uma fragrância suave que acalma a mente. Você pode usar ele em um vaporizador para difundir a fragrância em seu quarto.

3. Alivia Dores Musculares:

Quando usado externamente, ele traz grande alívio de problemas como neuralgia, lombalgia, ciática, reumatismo e espasmos.

4. Benefício do Óleo de Palma Rosa Para o Sistema Digestivo:

Outra propriedade benéfica deste Óleo é ajudar na digestão. As secreções dos sucos digestivos no estômago aumentam, assimilando e melhorando o apetite.

Benefícios do Óleo de Palma Rosa

Além de ajudar numa melhor absorção dos nutrientes dos alimentos.

5. Antiviral e Antisséptico Natural:

Ele é um poderoso aliado para evitar infecções em geral, especialmente em feridas mais superficiais e funciona como antisséptico natural para limpar a região.

6. Estimula o Apetite:

Útil para falta de apetite e para quem sofre de anorexia nervosa.

Outros benefícios:

Como Usar:

O Óleo de Palma Rosa pode ser utilizado de diversas formas, conheça algumas:

  1. Aromaterapia: Para deixar aquele cheirinho delicioso no ambiente pode-se utilizar um borrifador com água ( misture 400 ml de água com 40 gotas de Óleo, agite bem e passe no ambiente). Se preferir, utilize o aromatizador elétrico ( misture uma colher de água morna com algumas gotas do Óleo de Palma Rosa);
  2. Estética: Dilua de 20 a 60 gotas de Óleo de Palma Rosa para cada 100 ml de óleo vegetal ( azeite, óleo de girassol, semente de uva, amêndoas).
    Para uma massagem somente, dilua 2 a 3 gotas do óleo essencial para 1 colher de sopa do óleo vegetal.
  3. Banhos: Coloque 10 gotas deste Óleo na banheira com água morna, se a pele for demasiadamente sensível, é indicado diluir em uma colher de óleo vegetal.

Os 15 Benefícios da Sapota Preta Para Saúde!

Chá de Cumaruzeiro – O Que é, Benefícios e Como Usar