Os 10 Benefícios do Chá de Mastruz Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 10 Benefícios do Chá de Mastruz Para Saúde aprenda agora, sobre todos os benefícios dessa planta para saúde. Além disso, boa parte da população brasileira em especial os que residem ou já residiram próximos ao interior ou em locais com diversas plantações  conhece e até mesmo já consumiu Chá de Mastruz.

Originária do México, a erva é utilizada há séculos e conhecida pelos astecas como “erva santa”, já que era considerado um alimento medicinal e que poderia ser consumida em diversos cardápios. É chamada também de erva de Santa Maria, ambrósia, lombrigueira e quenopódio. Seu nome científico é Chenopodium ambrosioides.

cha de mastruz

O mastruz foi rapidamente disseminado no Brasil, pois cresce de forma espontânea em quase todos os tipos de solo. Seu cheiro é forte e por vezes amargo, as folhas são verde escuras, alongadas, mas em diferentes tamanhos, e suas flores são esbranquiçadas e bem pequenas. A planta pode medir até 70 cm de comprimento, e é facilmente encontrada em farmácias naturais e casas de produtos naturais, além de diversas plantações.

O Chá de Mastruz possui propriedades anti-inflamatórias, vermífugas, expectorantes, cicatrizantes, sedativas, aromáticas, digestivas, abortivas, antimicrobianas, antifúngicas e antivirais. Constituída de grandes quantias de cálcio, fósforo, ferro, potássio, zinco e Vitamina A, B e Vitamina C.

A planta atua diretamente na constipação intestinal, recuperação de feridas e coceiras. Através dela é possível eliminar do organismo parasitas e vermes, além de tratar a amenorréia, cólicas estomacais e flatulências. O mastruz também costuma ser um eficiente auxiliar no tratamento de malária.

Quem possui problemas respiratórios, fuma já por muitos anos ou sofre de Asma, congestão nasal ou bronquite, também é beneficiado pelo consumo do Chá de Mastruz, que limpa do corpo o muco e catarro, facilitando que o sistema respiratório funcione adequadamente.

O mastruz ainda é poderoso aliado para melhorar as defesas do organismo, pois eleva a imunidade e evita assim diversas futuras doenças e infecções. Muitos hoje adultos devem se lembrar de, enquanto crianças, tomarem vitamina de mastruz feitas por seus avós. Se você possui dificuldade em contrair doenças, agradeça a eles!

Benefícios do Chá de Mastruz Para Saúde:

1. Reduz a Toxicidade do Chumbo:

O Chá de Mastruz ajuda a reduzir o nível de chumbo em nosso sangue dramaticamente. A toxicidade do chumbo pode levar a vários problemas comportamentais e de desenvolvimento, especialmente em crianças que vivem em áreas urbanas.

2. Controla Diabetes:

Em experimentos científicos tem mostrado que o Chá de Mastruz reduz os níveis de glicose no sangue, melhora a tolerância à glicose e insulina. Outros testes são necessários antes que possamos dizer com certeza o que os benefícios do Chá de Mastruz para diabéticos será, mas se você tem diabetes.

3. Chá de Mastruz Para Vasos Sanguíneos:

O Chá de Mastruz ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

4. Previne o Câncer:

Beta-caroteno contido no Chá de Mastruz é bom para seus olhos e sua pele, e também pode combater o câncer. A pesquisa mostra que pessoas que tem o consumo do Chá de Mastruz na dieta podem ter um menor risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de próstata e câncer de pulmão.

5. Diminui a Pressão Arterial:

O Chá de Mastruz ajuda diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

6. Chá de Mastruz Beneficia a Pele:

Beber Chá de Mastruz pode ajudá-lo a parecer mais jovem. Além disso, o Chá de Mastruz também um excelente esfoliante facial. Basta passar com açúcar na pele.

7. Trata o Tabagismo:

Quem possui problemas respiratórios, fuma já por muitos anos ou sofre de Asma, congestão nasal ou Bronquite, também é beneficiado pelo consumo da planta, que limpa do corpo o muco e catarro, facilitando para que o sistema respiratório e pulmonar funcione adequadamente.

8. Fortalece a Imunidade:

Você está procurando uma maneira de protegê-lo de doenças e melhorar o seu sistema imunitário? Experimente o Chá de Mastruz. A grande quantidade de Vitamina A que o chá fornece ajuda o organismo combater infecções, vírus e doenças infecciosas.

9. Chá de Mastruz Para o Sistema Respiratório:

Podemos dizer que o uso desta planta é muito versátil, ajuda tanto o tratamento da rouquidão, como câimbra e até mesmo problemas respiratórios. Gripes fortes podem ser naturalmente tratadas com uma xícara de Chá de Mastruz, a Vitamina C presente no mastruz ajuda no combate.

beneficios do cha de mastruz

10. Beneficia o o Sistema Digestório:

Os problemas de indigestão são bastante comuns, é muita comida rica em temperos que é difícil escolher ou mesmo controlar a comida que se come. O Chá de Mastruz também ajuda com problemas de indigestão e Gastrite. Quem sofre de flatulências também podem ser beneficiados com o uso.

Contraindicações e Cuidados do Chá de Mastruz:

É importante frisar que por suas propriedades abortivas, o mastruz é contra indicado para gestantes e crianças com menos de dois anos de idade por sua toxicidade. Os efeitos colaterais já relatados da planta incluem dor de cabeça, aborto, vômito, danos ao fígado, irritação na pele e mucosas, transtornos visuais e náuseas. No entanto, estes efeitos só são causados em casos de consumo exagerado.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Colônia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Camará – Origem, Benefícios e Como Usar!