Benefícios do Chás

Chá de Mastruz serve para quê? Veja benefícios e como fazer

cha de mastruz

Chá de Mastruz Originária do México, a erva é utilizada há séculos e conhecida pelos astecas como “erva santa”, já que era considerado um alimento medicinal e que poderia ser consumida em diversos cardápios.

É chamada também de erva de Santa Maria, ambrósia, lombrigueira e quenopódio. Seu nome científico é Chenopodium ambrosioides.

Chá de Mastruz serve para quê? Veja benefícios e como fazer

O mastruz foi rapidamente disseminado no Brasil, pois cresce de forma espontânea em quase todos os tipos de solo. Seu cheiro é forte e por vezes amargo, as folhas são verde escuras, alongadas, mas em diferentes tamanhos, e suas flores são esbranquiçadas e bem pequenas.

A planta pode medir até 70 cm de comprimento, e é facilmente encontrada em farmácias naturais e casas de produtos naturais, além de diversas plantações.

O Chá de Mastruz possui propriedades anti-inflamatórias, vermífugas, expectorantes, cicatrizantes, sedativas, aromáticas, digestivas, abortivas, antimicrobianas, antifúngicas e antivirais. Constituída de grandes quantias de cálcio, fósforo, ferro, potássio, zinco e Vitamina A, B e Vitamina C.

A planta atua diretamente na constipação intestinal, recuperação de feridas e coceiras. Através dela é possível eliminar do organismo parasitas e vermes, além de tratar a amenorréia, cólicas estomacais e flatulências. O mastruz também costuma ser um eficiente auxiliar no tratamento de malária.

Quem possui problemas respiratórios, fuma já por muitos anos ou sofre de Asma, congestão nasal ou bronquite, também é beneficiado pelo consumo do Chá de Mastruz, que limpa do corpo o muco e catarro, facilitando que o sistema respiratório funcione adequadamente.

O mastruz ainda é poderoso aliado para melhorar as defesas do organismo, pois eleva a imunidade e evita assim diversas futuras doenças e infecções. Muitos hoje adultos devem se lembrar de, enquanto crianças, tomarem vitamina de mastruz feitas por seus avós. Se você possui dificuldade em contrair doenças, agradeça a eles!

Benefícios do Chá de Mastruz Para Saúde:

1. Reduz a Toxicidade do Chumbo:

O Chá de Mastruz ajuda a reduzir o nível de chumbo em nosso sangue dramaticamente. A toxicidade do chumbo pode levar a vários problemas comportamentais e de desenvolvimento, especialmente em crianças que vivem em áreas urbanas.

2. Controla Diabetes:

Em experimentos científicos tem mostrado que o Chá de Mastruz reduz os níveis de glicose no sangue, melhora a tolerância à glicose e insulina. Outros testes são necessários antes que possamos dizer com certeza o que os benefícios do Chá de Mastruz para diabéticos será, mas se você tem diabetes.

3. Chá de Mastruz Para Vasos Sanguíneos:

O Chá de Mastruz ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

4. Previne o Câncer:

Beta-caroteno contido no Chá de Mastruz é bom para seus olhos e sua pele, e também pode combater o câncer. A pesquisa mostra que pessoas que tem o consumo do Chá de Mastruz na dieta podem ter um menor risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de próstata e câncer de pulmão.

5. Diminui a Pressão Arterial:

O Chá de Mastruz ajuda diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

6. Chá de Mastruz Beneficia a Pele:

Beber Chá de Mastruz pode ajudá-lo a parecer mais jovem. Além disso, o Chá de Mastruz também um excelente esfoliante facial. Basta passar com açúcar na pele.

7. Trata o Tabagismo:

Quem possui problemas respiratórios, fuma já por muitos anos ou sofre de Asma, congestão nasal ou Bronquite, também é beneficiado pelo consumo da planta, que limpa do corpo o muco e catarro, facilitando para que o sistema respiratório e pulmonar funcione adequadamente.

8. Fortalece a Imunidade:

Você está procurando uma maneira de protegê-lo de doenças e melhorar o seu sistema imunitário? Experimente o Chá de Mastruz. A grande quantidade de Vitamina A que o chá fornece ajuda o organismo combater infecções, vírus e doenças infecciosas.

9. Chá de Mastruz Para o Sistema Respiratório:

Podemos dizer que o uso desta planta é muito versátil, ajuda tanto o tratamento da rouquidão, como câimbra e até mesmo problemas respiratórios. Gripes fortes podem ser naturalmente tratadas com uma xícara de Chá de Mastruz, a Vitamina C presente no mastruz ajuda no combate.

Chá de Mastruz serve para quê? Veja benefícios e como fazer

10. Beneficia o o Sistema Digestório:

Os problemas de indigestão são bastante comuns, é muita comida rica em temperos que é difícil escolher ou mesmo controlar a comida que se come. O Chá de Mastruz também ajuda com problemas de indigestão e Gastrite. Quem sofre de flatulências também podem ser beneficiados com o uso.

Contraindicações e Cuidados do Chá de Mastruz:

É importante frisar que por suas propriedades abortivas, o mastruz é contra indicado para gestantes e crianças com menos de dois anos de idade por sua toxicidade. Os efeitos colaterais já relatados da planta incluem dor de cabeça, aborto, vômito, danos ao fígado, irritação na pele e mucosas, transtornos visuais e náuseas. No entanto, estes efeitos só são causados em casos de consumo exagerado.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.