Os 20 Benefícios da Buchinha do Norte Para Saúde

Saiba Tudo Sobre Os 20 Benefícios da Buchinha do Norte Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Buchinha do Norte Para Saúde são muitos, pois ela carrega uma variedade de propriedades que podem proporcionar ao corpo o seu funcionamento adequado. Além disso, a planta conhecida como buchinha, abobrinha do norte, Buchinha do Norte, purga ou cabacinha é nativa do Brasil e originária da América do Sul.

A trepadeira possui um caule anguloso e gavinhas simples ou bífidas. Suas folhas são pecioladas, cordiformes ou reniformes, podendo ser angulosas ou lobadas, e com toque um pouco ásperos. Ela pode ser encontrada na mata ou pode ser comprada em alguns mercados, lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação.

buchinha do norte beneficios

Com a Buchinha do norte não são preparados chás para consumo interno, apenas para uso externo (em inalações com vapor e gotas), pois a planta é extremamente tóxica, por isso, é utilizada somente sob infusão.

Propriedades Medicinais da Buchinha do Norte:

Essa planta é dotada de propriedades com ação anti-herpética, expectorante, adstringente, vermífuga e antisséptica. Importante: devido a buchinha ser extremamente tóxica, a mesma só deve ser usada de forma externa em inalações. Então, confira Os 20 Benefícios da Buchinha do Norte Para Saúde:

Benefícios da Buchinha do Norte Para Saúde:

Ajuda a Aliviar a Dor de Cabeça:

A dor de cabeça constante na região da testa ou em toda parte frontal da cabeça, muitas vezes está relacionada à enxaqueca. Neste caso, a dor é latejante ou pulsátil, sendo de difícil cura. Se o uso desta planta não resolver o seu problema, recomendamos você a procurar um médico.

Benefícios da Buchinha do Norte Para o Sistema Respiratório:

A inalação feita com bucha do norte torna as secreções mais fluídas e provoca sua drenagem das fossas nasais, rinofaringe e seios paranasais. Ela ainda ajuda a mucosa do nariz a se restaurar.

Ajuda a Combater a Herpes:

A ação anti-herpética da buchinha pode ajudar a amenizar os sintomas da herpes. Nesse caso, deve se utilizar o preparo para lavar as feridas.

Previne a Contaminação por Vermes:

Qualquer um de nós estamos correndo risco de nos contaminar com vermes. Isso porque esses microrganismos estão presentes na terra, numa água que não é filtrada, pela picada de pulgas e mosquitos, enfim, em todos os lugares. Por isso é fundamental nos prevenir desses vermes e a Buchinha do Norte é capaz de fazer isso.

Pode ser Usada Para Tratar a Ascite:

Popularmente chamada de barriga d’água, a ascite é o acúmulo de fluidos dentro da cavidade abdominal (barriga). Se for apenas o acúmulo de água, o uso desta planta pode resolver este problema.

Alivia Tosse com Muco:

Ela funciona como expectorante que trabalha reduzindo a viscosidade das secreções. A finalidade do expectorante é aumentar o volume de catarro e reduzir a viscosidade da secreção com isso o catarro é eliminado e as vias aéreas são liberadas.

buchinha do norte

Previne a Amenorreia:

A causa da Amenorreia nem sempre é uma doença. Alguns fenômenos naturais, como gravidez, amamentação e Menopausa, também podem interromper os ciclos menstruais. Mas a Bucinha do Norte ajuda a colocar em dia a menstruação atrasada.

Funciona com Adstringente:

O adstringente é uma das propriedades encontradas nesta planta, e ela é indicada para finalizar a a higienização e preparar a pele para a hidratação.

Reduz a Renite Alérgica:

Inflamação das mucosas dada pela reação alérgica do organismo em relação as partículas inaladas que são tidas como agentes estranhos. Essas substâncias alérgicas podem ser fumaça, produtos químicos, poeira, pólen, perfumes, cremes, picadas de insetos, entre outros.

Quando o nariz identifica a entrada desses alérgenos o organismo responde de uma forma exagerada a presença dessas substâncias, mesmo que elas não façam mal nenhum ao organismo, mas o sistema autoimune não entende dessa maneira, ele reage como se fosse uma ameaça fazendo com que a pessoa apresente coriza, espiro, obstrução nasal e muita coceira no nariz.

Mas esse problema pode ser resolvido fazendo o uso da Buchinha do Norte, pois ela é benéfica para tratar problemas respiratórios como a Rinite.

Pode Ajuda a Tratar a Hidropisia:

A hidropisia é uma condição que consiste na retenção de fluidos nos tecidos internos, entretanto não é uma doença como tal, mas sim um sintoma que acompanha outros problemas de saúde. E a utilização desta planta pode ajudar a eliminar esses líquidos retidos no corpo.

Outros Benefícios da Buchinha do Norte:

Também pode ser usada para resolver condições como:

  • Ameba;
  • Cistite;
  • Hematomas;
  • Sinusite;
  • Clorose;
  • Úlceras;
  • Inflamações genito-urinárias e oftálmicas;
  • Bronquite e tantos outros problemas respiratórios;
  • Possui propriedades descongestionantes;
  • Funciona como anti-séptico.

Como Usar a Buchinha do Norte:

Para usufruir dos benefícios desta planta, é necessário que o paciente prepare uma substância capaz de ser inalada. Há duas maneiras mais comuns de preparar este remédio, são elas:

beneficios da buchinha do norte

Misturando uma colher (de café) de sal em uma xícara com água. Depois que mexer, acrescente um pedaço de buchinha do norte descascada. Deixe em maceração por cinco dias. Após o tempo determinado, coe a substância e pingue duas gotas em cada narina pela manhã e à noite;

A outra forma é através da mistura entre a buchinha descascada e um copo de água. Após uma noite de molho, pingue duas gotas em cada narina durante à noite. Repita esse processo por quantos dias achar necessário.

Efeitos Colaterais da Buchinha do Norte:

Quando usada em excesso e sem orientação médica, a buchinha do norte pode provocar irritação na mucosa e hemorragias. A buchinha do norte é contraindicada para mulheres grávidas e no uso interno. É importante ressaltar, também, que os frutos da buchinha do norte devem ser utilizados sem ferver, pois possuem substâncias que podem provocar hemorragias nasais. Lembre-se da importância de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento!

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

cha de aveia

Os 30 Benefícios do Chá de Aveia Para Saúde

Chá de Pimenta

Os 40 Benefícios do Chá de Pimenta Para Saúde