Os 40 Benefícios da Castanha do Pará Para Saúde

Os 40 Benefícios da Castanha do Pará Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

A Castanha do Pará pode não ser tão conhecida, mas seus benefícios são muito importantes para o nosso organismo. Além disso, a Castanha do Pará serve como alimento, “remédio” e matéria-prima para a indústria. As sementes podem ser consumidas in natura, torradas ou usadas como ingrediente de pratos doces e salgados.

Muito nutritiva, a Castanha do Pará proporciona diversos benefícios para a saúde humana, atuando na prevenção e no tratamento de algumas doenças. Das sementes ainda pode ser extraído um óleo, utilizado na produção de tintas e cosméticos.

Beneficio da Castanha do Para

A Castanha do Pará (ou castanha do Brasil) é uma semente do mesmo grupo das nozes, amêndoas e outras oleaginosas. Ela é rica em gorduras boas, minerais e fitoquímicos e tem elevado valor nutritivo.

Este alimento contém substâncias antioxidantes abundantes, especialmente selênio. Uma única castanha fornece quase 100 mcg de selênio, que corresponde a 150% da dose diária recomendada. As castanhas possuem compostos fenólicos e flavonoides e são ricas em vitamina E, fitosteróis e esqualeno. Seus efeitos benéficos são devido à sua ação antioxidante e antiproliferativa, o que reduz o risco de aterosclerose e câncer.

Valor Nutricional da Castanha do Pará:

Se a Castanha do Pará engorda ou emagrece, isso é assunto para depois. Primeiramente é necessário saber o que há de tão bom nesta semente para fazê-la tão popular.

A Castanha do Pará é rica em vários minerais, entre eles o selênio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, zinco e cobre . Em termos de vitaminas, ela é uma boa fonte de vitamina E as vitaminas do complexo B e possui até um pouco de vitamina C.

Além de ser rica nesses nutrientes, ela tem pouco sódio, sendo uma opção viável para a rotina alimentar dos hipertensos. A Castanha do Pará não tem glúten, então quem tem alergia a este elemento pode consumir esta semente sem medo.

Outra questão é que a Castanha do Pará tem bastante fibra. Aproximadamente 60% de seus carboidratos são fibras. Além das fibras, ela possui gorduras, grande responsável pelo alto teor calórico destas sementes. No entanto, a maior parte dessas gorduras são gorduras boas que diminuem o colesterol ruim do corpo e aumentam o colesterol bom que protegem o corpo contra doenças do coração. Então confira agora os Benefícios da Castanha do Pará Para Saúde:

1. Benefícios da Castanha do Pará Para a Fertilidade Masculina:

Como é um componente que contribui para a melhora da circulação, na fertilidade masculina não seria diferente. A irrigação correta da bolsa escrotal faz a qualidade dos espermas fabricados pelo homem serem superiores. Assim eles ganham potência e força na hora à corrida até o óvulo.

2. Combate a Obesidade:

Quando há a deficiência de cálcio no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. E o Castanha do Pará é rico nesse nutriente. A ingestão desse nutriente faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de Cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.

3. Benefícios da Castanha do Pará Para a Reprodução:

O Castanha do Pará é rico em zinco e nos machos, o zinco auxilia na espermatogênese e o desenvolvimento dos órgão sexuais, enquanto nas fêmeas, auxilia em todas as fases reprodutiva, incluindo as fases de parto e lactação. Quando se trata de esperma, o zinco atua em um número de maneiras. Primeiro de tudo, ele age como uma espécie de sedativo para o esperma para que eles não gastem energia desnecessária.

O zinco também protege o DNA reprodutivo dentro do esperma para não danificá-lo, então uma transferência correto das informações é garantida. Uma vez que o espermatozoide entra no trato reprodutivo feminino, que rapidamente se dissipa e o esperma tem uma súbita explosão de energia, impulsiona-se no tubo. Finalmente, o zinco é um elemento essencial nas enzimas que permitem que o esperma penetrem no ovo.

4. Atua na Prevenção Contra o Cancro

O selénio é importantíssimo para muitos processos a nível celular, motivo pelo qual a sua influência é dificilmente visível na primeira observação. Essa influência, porém, favorece a manutenção do ciclo de vida ideal de uma célula, o que é extremamente importante para evitar o cancro.

Nesse sentido, o selénio reforça a tendência à apoptose, isto é, à morte natural e programada das células. Se esse mecanismo para que serve o selénio não funcionar corretamente, as hipóteses de desenvolvimento do cancro aumentam dramaticamente.

5. Benefícios da Castanha do Pará Para Prevenir o Alzheimer:

Pessoas que consomem regularmente frutas e legumes ricas nessa vitamina, como o Castanha do Pará, podem ter certeza que haverá uma diminuição de até 67% no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

6. Atua na Formação de Hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico no Castanha do Pará. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.

Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

7. Benefícios da Castanha do Pará Para na Cicatrização

Se você tem uma cicatriz feia e quer se livrar dela, o consumo regular de vitamina E pode ajudar a melhorar o aspecto dessa cicatriz. E como o Castanha do Pará é repleto dessa vitamina, ela é uma ótima opção.

8. Melhora o Humor

O selênio afeta as células do sistema nervoso e, portanto, afeta o humor. Os neurotransmissores não se manifestam tão rapidamente em indivíduos com deficiência de selênio.

Níveis baixos de selênio estão correlacionados com depressão , ansiedade, confusão e hostilidade . Completando por 5 semanas com 100 mcg de selênio, diminuiu a ansiedade entre os pacientes que participaram de um ensaio clínico. Pacientes hospitalizados idosos, câncer e / ou HIV relataram menos ansiedade após o selênio foi adicionado à sua dieta.

9. Benefícios da Castanha do Pará Contra o Mal de Parkinson:

A vitamina E encontrada no Castanha do Pará é uma das vitaminas essenciais para combater e prevenir doenças relacionadas ao cérebro. Além disso, a doença de parkinson pode ser prevenida com o consumo regular de alimentos ricos em vitamina.

10. Melhora a Saúde do Cérebro:

O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios do Castanha do Pará. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.

O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.

11. Benefícios da Castanha do Pará Contra a Caspa:

Nossos folículos capilares geralmente ficam entupidos devido a caspa e pele seca e escamosa. Isso pode danificar os folículos pilosos se não for tratado e também inibir o crescimento do cabelo. A vitamina C presente no Castanha do Pará ajuda a combater a bactéria no couro cabeludo.

Ele remove a caspa e ajuda a se livrar dos restos dos folículos e incentiva o crescimento de novos cabelos. Também ajuda com couro cabeludo seco e prurido por causa de suas propriedades antivirais.

12. Atua na Formação de Proteína:

O Castanha do Pará é o berço para a formação de proteínas, o que ajuda no processo de reprodução. Também facilita a utilização máxima de proteínas no corpo humano para garantir o bom crescimento das células, juntamente com a sua reparação. Da mesma forma, também ajuda a utilizar carboidratos, bem como as gorduras.

13. Benefícios da Castanha do Pará Para a Imunidade:

Uma dose saudável de vitamina C protege nosso corpo de infecções e mantém ossos e dentes saudáveis. Também melhora a capacidade do nosso corpo de reparar feridas e nos mantém imunes a bactérias, vírus e infecções. E uma maneira de consumir essa dose é adicionar o Castanha do Pará na sua dieta.

Não só é um componente bem conhecido de nosso sistema imunológico, também é necessário para o colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. A vitamina C, tomada por via oral, ajuda as feridas a cicatrizar mais rápido e melhor. Aplicado topicamente, protege a pele dos danos causados pelos radicais livres pela exposição aos raios UV.

Castanha do Para

14. Pode Controlar a Pressão Arterial:

Algumas pesquisas têm indicado que uma dieta com alta quantidade de alimentos ricos em cálcio, magnésio, potássio e fibra iram resultar na redução da pressão sanguínea, alimentos como o Castanha do Pará.

Enquanto outros pesquisadores concluíram com opiniões diferentes. Mais tarde, verificou-se que a razão para estes resultados variados foi porque estes estudos testou o efeito de nutrientes individuais, em vez de as fontes alimentares possuindo esse conteúdo nutricional.

15. Benefícios da Castanha do Pará Para Tratar Catarata:

Nossas pupilas exigem que a vitamina C funcione corretamente. A deficiência de vitamina C pode levar a catarata, onde as lentes se tornam cada vez mais opacas, provocando uma visão embaçada e levando a cegueira em adultos.

Uma alta ingestão de vitamina C luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de vitamina C por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão.

16. Melhora a Memória:

Lembrar que as funções cerebrais também dependem muito dos nutrientes que são usados pelo nosso corpo, de modo a ingestão adequada de fósforo melhora significativamente o poder de memória e concentração. E nada melhor do que adicionar o Castanha do Pará na sua dieta, que é rico em fósforo.

17. Benefícios da Castanha do Pará Para Evitar a Fadiga:

Os benefícios do Castanha do Pará para saúde também incluem a eliminação da fadiga crônica, o que pode ocorrer em homens e mulheres. A deficiência de ferro é uma causa natural de fadiga, uma vez que é um componente importante da hemoglobina.

Assim, a inclusão de ferro em sua dieta mantém você em forma, saudável e energético, tanto internamente quanto em sua vida externa. E uma ótima forma de fazer isso, é adicionando mais Castanha do Pará na sua dieta.

18. Pode Evitar o Câncer:

A adequada quantidade de cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer. A suplementação de cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon.

E como Castanha do Pará é rico nesse nutriente, ele é uma ótima forma de absorver as quantidades necessárias de cálcio. Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de cálcio minimiza o risco de câncer completamente.

O excesso de cálcio é deixado em seus intestinos depois que seu corpo absorve o que precisa. Em seu caminho através do cólon, acredita-se que este cálcio não absorvido se liga com os promotores de câncer por isso eles são excretados junto do corpo.

Estudos têm demonstrado que ambas as fontes alimentares de cálcio proporcionam este efeito protetor. Suplementos de cálcio deve ser tomado em forma líquida, pois vitaminas líquidas absorvem 5 vezes melhor do que as pílulas.

19. Benefícios da Castanha do Pará Para a Saúde Bucal:

As propriedades do Castanha do Pará também fortalecem as gengivas, evitando retrações, gengivites e outros problemas, protegendo também o esmalte do dente. Como ele trabalha no fortalecimento e na densidade dos ossos, é fundamental para a saúde bucal como um todo.

20. Ajuda a Combater a Alopecia:

A alopecia provoca a perda de cabelo em crianças e adultos. Os médicos costumam dizer às pessoas que sofrem desta condição aumentem a sério sua ingestão de zinco em sua dieta, e uma maneira de fazer isso é ingerindo mais Castanha do Pará, que é rico em zinco. Uma vez que o zinco é tão benéfico para a força e a integridade do cabelo, os sintomas de alopecia podem, por vezes, diminuir.

Você pode acessar os suplementos de zinco e cápsulas em as lojas de saúde e mantimentos. Estudos têm mostrado que o zinco é um pouco mais eficaz no tratamento de alopecia na infância do que na fase adulta.

21. Benefícios da Castanha do Pará Para os Tecidos Conjuntivos:

O cobre é um nutriente importante que tem um papel significativo na síntese de hemoglobina, a mielina, o corpo pigmento melanina e colágeno. Isso ajuda a proteger a bainha de mielina em torno dos nervos. Também está envolvida ativamente na produção de um elemento no tecido conjuntivo, a elastina.

22. Ajuda no Combate a Acne:

O Castanha do Pará é importante para eliminar a acne a partir da pele. Ele regula e controla a quantidade de testosterona no organismo, que desempenha um papel dominante na causa da acne. Além disso, o zinco está também envolvido na síntese de colágeno. Ele também pode ser inserido na normalização da quantidade de oleosidade da pele e melhora a manutenção de pele saudável.

As feridas abertas que vêm com a acne são praticamente ímãs para infecções bacterianas e virais. Por isso, o zinco pode estimular a contagem de células brancas do sangue e reduzir as chances de qualquer tipo de infecção. Finalmente, a acne pode deixar cicatrizes permanentes em pessoas que sofrem desta condição, mas o zinco pode ajudar a reduzir a evidência dessas cicatrizes.

23. Benefícios da Castanha do Pará Contra Doenças Cardiovascular:

O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios do Castanha do Pará, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.

24. Atua na Pigmentação do Cabelos e Olhos:

O cobre é um elemento vital para o pigmento escuro natural da melanina, que dá coloração à pele, cabelo e olhos, e como o Castanha do Pará é rico em cobre, ele acaba sendo uma ótima fonte. A melanina pode ser produzida pelos melanócitos apenas na presença do cuproenzyme chamada tirosinase. A ingestão de suplementos de cobre ajuda a proteger o cabelo grisalho.

25. Benefícios da Castanha do Pará Para a Nutrição:

Os benefícios do Castanha do Pará para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. Minerais como sódio, cálcio, potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio.

Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de magnésio cria um efeito benéfico em cadeia sobre a nutrição em geral.

26. Promove um Crescimento Adequado:

O cobre do Castanha do Pará, é altamente essencial para o crescimento normal. Assim, é definitivamente importante incluir este mineral de forma equilibrada em dietas regulares de um indivíduo. É útil na proteção dos sistemas esquelético, cardiovascular e nervoso.

Beneficios da Castanha do Para

27. Regula os Níveis de Açúcar:

Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para absorver esse nutriente, uma ótima opção é o Castanha do Pará.

Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por esse motivo, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença.

Outros Benefícios do Castanha do Pará:

  • Atua na coagulação sanguínea;
  • Atua nas reações enzimáticas;
  • Promove a saúde na gravidez;
  • Atua no equilíbrio hormonal;
  • Ajuda a ter um sono melhor;
  • Promove a saúde dos ossos;
  • Atua nas reações químicas;
  • Combate a desintoxicação;
  • Melhora a saúde dos rins;
  • Ajuda na concentração;
  • Glândulas da tireoide;
  • Combate a angina;
  • Trata a insônia;
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 35 Benefícios do Mel Para Saúde!

Bananeira Imbé – Origem, Benefícios e Como Usar!