Os 20 Benefícios da Erva Santa Maria Para Saúde!

Saiba Tudo Sobre Os 20 Benefícios da Erva Santa Maria Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Erva Santa Maria Para Saúde são muitos, pois ela carrega uma variedades de nutrientes e propriedades que a torna uma opção ideal para ajudar no bom funcionamento do corpo. Além disso, também conhecida como mentruz ou mastruz a Erva Santa Maria (Dysphania ambrosioides) é uma muito usada na medicina popular brasileira.

Cheirosa, com flores amarelinho pálido, pequenas, em pedúnculo, cresce em qualquer lugar com umidade no solo e forma arbustos de até um metro de altura que se espalham pelo terreno. É uma planta da família botânica Amaranthaceae.

erva santa maria beneficios

Esta erva, também tem outros diversos nomes populares, como: mastruz, mastruço, ambrósia, matruz, anserina, mentruz, mentraz, chá-do-méxico, quenopódio e erva-formigueira.

Nativa do México, de países da América Central e do Norte da América do Sul, espalhou-se por regiões tropicais e subtropicais, hoje sendo encontrada até nos Estados Unidos.

A planta da família das herbáceas é nativa do México e lá é utilizada como especiaria em sopas, cozidos, pizzas e pratos típicos. Para evitar o sabor muito intenso eles dão preferência a folhas mais jovens.

Propriedades e Nutrientes:

Rica em vitamina B2, vitamina C, óleo essencial e minerais como o Cálcio e o Ferro, além de outros nutrientes.

A erva conta com propriedade vermífuga, sua ação consiste em paralisar as lombrigas e parasitas, facilitando a eliminação. Para cumprir essa função precisa ser ministrada com um laxante, como o óleo de rícino, por exemplo. Conta ainda com ação anti-inflamatória, antisséptica, digestiva, cicatrizante, ativadora da circulação e seu odor é repelente de insetos como traças, percevejos, pulgas e piolhos.

Contraindicada em casos de gravidez e lactação, aumenta e estimula o fluxo menstrual, podendo ser abortiva. Então, confira a seguir Os 20 Benefícios da Erva Santa Maria Para Saúde:

Benefícios da Erva Santa Maria Para Saúde:

1. Ajuda a Curar o Resfriado:

A Erva Santa Maria reduz a gravidade dos sintomas do resfriado e atua como um anti-histamínico eficaz que diminui os efeitos desagradáveis ​​do resfriado comum, incluindo inflamação, corrimento nasal e dores. Também controla a alergia que causa o resfriado. Reduz o nível de histamina e muitas vezes reduz a duração do resfriado.

2. Alivia Cólicas Menstruais:

A Erva Santa Maria ajuda a aliviar os coágulos sanguíneos e garantem um fluxo normal.

3. Pode ser Usada Para Aliviar Dor de Estômago:

O principal uso da Erva Santa Maria está no tratamento de problemas relacionados ao aparelho digestivo. E a dor de estômago, uma das mais incômodas que existem, está dentre as condições que podem ser solucionadas a partir de um remédio caseiro composto com a planta, pois em sua composição está o ascaridol, substância que contém características analgésicas. Para isso, você deve elaborar um chá de santa maria. Pique 8 folhas frescas e coloque em infusão com um copo de água. Depois da fervura, deixe em repouso por alguns minutos e tome. Em alguns minutos você será capaz de sentir o alívio.

4. Benefícios da Erva Santa Maria Para os Vasos Sanguíneos:

A Erva Santa Maria ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a Aterosclerose, Colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

beneficios da erva santa maria

5. Previne os Radicais Livres:

A Erva de Santa Maria tem pequenas quantidades de Vitamina A e alguns antioxidantes fenólicos flavonoides, como beta-carotenos .

Juntos, eles atuam como agentes de proteção contra radicais livres derivados de oxigênio e espécies de oxigênio reativo (ROS) que desempenham um papel no envelhecimento e vários processos de doenças.

6. Benefícios da Erva Santa Maria Para Combater a Osteoporose:

A folha da Erva Santa Maria contém Vitamina B9, que ajuda no funcionamento saudável do nervo, reduz a insônia, ajuda a curar a gengivite, melhora a memória, previne a doença de Alzheimer, reduz os defeitos de nascimento e ajuda a curar a depressão.

7. Indicada Para Combater os Fungos na Pele:

São inúmeros os benefícios desta planta, e a pomada elaborada a partir de seu óleo essencial é um remédio caseiro perfeito para o tratamento de fungos na pele, já que contém características antimicóticas. É possível encontrar essa pomada em lojas especializadas em produtos naturais. Basta seguir as recomendações de uso e, logo, você será capaz de sentir uma melhora nessa condição.

8. Acaba com os Gases:

Em razão das características carminativas existentes na Erva Santa Maria, é possível usá-la para expulsar gases do aparelho digestivo. Para isso, basta enfeitar os pratos que contenham alimentos que provocam gases, como os legumes, com algumas folhas da erva, e ingeri-las em conjunto com eles.

9. Funciona Como Antioxidante:

A Erva Santa Maria é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

10. Benéfica Para Hipertensão:

A Erva Santa Maria diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

11. Benefícios da Erva Santa Maria Para Melhorar a Respiração:

A Erva Santa Maria ajuda a aliviar o congestionamento no peito e retira todo o muco do peito.

12. Benefícios da Erva Santa Maria Para Tratar Doenças:

A Erva Santa Maria ajuda a prevenir os distúrbios respiratórios como Bronquite, Asma, catarro, etc.

erva santa maria

Outros Benefícios da Erva Santa Maria:

  • Combate úlceras;
  • Funciona como vermífugo;
  • Previne cãibras;
  • Ajuda a combater o câncer;
  • Possui propriedades diuréticas;
  • É indicado nos tratamentos contra hemorroidas;
  • Ajuda a tratar Asma;
  • Melhora a circulação sanguínea.

Efeitos Colaterais Erva Santa Maria:

A Erva Santa Maria apresenta um grau de toxidade que, dependendo da dosagem, oferece grandes riscos para a saúde como lesões hepáticas, incontinência urinária, convulsões, parada cardíaca, etc. Portanto, só deve ser usada por indicação e supervisão médica e em doses terapêuticas seguras.

Esta é uma planta abortiva, contraindicada para mulheres que suspeitem de gravidez. Também é desaconselhado seu uso para crianças pequenas e bebês. O uso interno da Erva Santa Maria precisa de cuidados na dosagem e aplicações pelo que, se recomenda que você consulte antes quem dela entende – médicos ou fitoterapeutas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Harpago – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 12 Benefícios do Ingá Branco Para Saúde