Os 40 Benefícios da Acelga Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Acelga Para Saúde são muito variados, pois ela conta com uma diversidade de propriedades e nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento e manutenção do corpo. Além disso, a Acelga é um membro da família da Beterraba, mas não produz uma raiz bulbosa comestível. Possui folhas verdes escuras e a aparência de folhas sujas (pecíolos), no entanto, são completamente comestíveis e possuem alto valor nutricional. Graças à sua ampla gama de nutrientes, ela é um superalimento real com toda uma série de benefícios para a saúde.

Seu nome científico é Beta vulgar e está intimamente relacionado com a Beterraba, mas em vez de cultivar por sua raiz, a Acelga é cultivada por suas folhas. A ela também é amplamente conhecida como simplesmente “acelga” e a palavra “suíça” não tem nada a ver com a Suíça, porque, embora a Acelga suíça seja encontrada principalmente como parte das receitas do Mediterrâneo, ainda é difícil rastrear sua origem. No entanto, sua história diz que ela foi encontrada em uma das obras escritas por Aristoteles de volta ao grego antigo, o que prova que ela tem sido bem conhecida por causa de seus altos nutrientes e propriedades médicas desde há mil anos.

beneficio da acelga

Elas possuem várias variedades, algumas das quais têm talos brancos, amarelos ou laranja, enquanto outras apresentam hastes vermelhas, rosadas ou roxas. Algumas das variedades mais comuns com hastes brancas incluem Espadachos perpétuos (também conhecido como Beterraba).

Se você está planejando cultivar sua própria Acelga e gostaria de adicionar alguma cor ao seu jardim, você pode querer tentar algumas das variedades mais coloridas, como o acácia do ruibarbo (talos profundamente carmesins), Amarelo brilhante, Pôr do sol magenta (rosa costelas e veias), Orange Fantasia, Golden Sunrise ou Rainbow Chard (uma mistura de castanha branca, laranja e vermelha).

Valor Nutricional da Acelga:

Os muitos benefícios atribuídos à Acelga são devido à sua impressionante lista de vitaminas, nutrientes e compostos orgânicos, que incluem Vitamina K, Vitamina C e Vitamina A, bem como Vitamina E, Riboflavina e Vitamina B6. Em termos de minerais, ela tem uma riqueza de Magnésio, Manganês, Potássio, Ferro, Sódio e Cobre. Além disso, além da fibra dietética, a Acelga tem uma quantidade significativa de antioxidantes polifenólicos, fitonutrientes e enzimas que são únicas e altamente benéficas para saúde. Então, confira Os 40 Benefícios da Acelga Para Saúde:

Benefícios da Acelga Para Saúde:

1. Beneficia a Pressão Sanguínea e Saúde Cardíaca:

Os antioxidantes anti-inflamatórios e fitonutrientes aqui encontrados, juntamente com o Potássio, contribuem para a redução da pressão arterial e do estresse no sistema cardiovascular. Alguma hipertensão é devida a enzimas pró-inflamatórias dentro do corpo, que os compostos orgânicos da Acelga podem neutralizar. Portanto, ela protege aqueles que o têm uma variedade de condições como a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

2. É uma Excelente Fonte de Ferro:

Sua folhas escuras e verdes fornecem uma excelente dose de Ferro saudável para o sangue, ajudando os glóbulos vermelhos a fornecer oxigênio ao seu corpo inteiro. Um fornecimento constante de Ferro evita a fadiga, perda de concentração e distúrbios do estômago, além de aumentar a saúde dos órgãos vitais.

3. Anti-inflamatório Natural:

Estudos comprovam a grande capacidade dela como anti-inflamatório. Por conter quantidades significativas de Vitamina C, ela é capaz de prevenir inflamações crônicas. Esse tipo de inflamação provoca condições graves, como obesidade, hipertensão e aterosclerose. E a Acelga atua no fortalecimento do sistema imunológico.

4. Aliada da Dieta:

Como o Espinafre, o biscoito de prata também apresenta um sabor pungente. Contém cerca de 19 calorias apenas para cada dose de 100 gramas com colesterol zero e quase sem gordura.

5. Ajuda a Combater o Câncer:

As folhas verdes escuras, contêm antioxidantes como betacaroteno, luteína, zeaxantina, quercetina e kaempferol. Os antioxidantes encontram e neutralizam os radicais livres, que são os subprodutos perigosos do metabolismo celular que podem fazer com que as células saudáveis ​​se tornem cancerosas.

6. Beneficia a Circulação Sanguínea:

O Ferro e o Cobre são elementos essenciais dos glóbulos vermelhos e, sem esses dois minerais, as pessoas podem desenvolver anemia, que se mostra como fraqueza, fadiga, distúrbios do estômago e falta de concentração. Ao garantir uma quantidade adequada de glóbulos vermelhos, comendo alimentos como Acelgas, você pode aumentar a circulação do sangue e a oxigenação dos órgãos essenciais dentro do corpo.

7. Fonte de Minerais:

De acordo com um estudo publicado em 2013, alimentos ricos em nitratos dietéticos como a Acelga foi mostrado ter múltiplos benefícios vasculares, incluindo a redução da pressão arterial, inibição da agregação plaquetária e preservar ou melhorar a disfunção endotelial.

8. Proporciona Saúde Capilar:

A biotina é um composto orgânico que tem sido diretamente ligado aos cabelos saudáveis, a estimulação dos folículos e como forma de aumentar o brilho e a textura. Ela também possui quantidades significativas de biotina, entre seus muitos outros compostos benéficos.

9. Desintoxica o Corpo:

Ela possui capacidade de desintoxicar o corpo, aumentar a força óssea, prevenir doenças cardíacas, baixar a pressão sanguínea, combater a inflamação e outras.

10. É um Alimento Super Baixo em Calorias:

Uma xícara de Acelga salgada e deliciosa contém menos de 10 calorias, o que torna uma ótima escolha para obter uma nutrição superior sem ter que se preocupar com sua cintura. Ela também oferece fibra, fitonutrientes e muita água, que hidrata e energiza cada célula em seu corpo.

11. Previne a Constipação:

Tanto a fibra dietética quanto os fitonutrientes no vegetal são os principais nutrientes. Eles são de imenso valor para prevenir/tratar condições como Constipação e Constipação, também.

12. Combate ao Colesterol:

Por possuir ação anti-inflamatória, ela pode combater as reações pró-inflamatórias no organismo que contribuem para o aumento do Colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, para o aumento do risco de ocorrer um AVC, ataque no coração ou qualquer outro problema relacionado à doenças cardiovasculares.

acelga beneficios

13. Queima de Gordura:

Ela ajuda na queima de gordura através da sua capacidade de estimular a síntese de carnitina, e esse composto tem sido associado à queima de gordura melhorada.

14. Protege o Organismo dos Fumantes:

Não importa se são fumantes passivos ou ativos. A quantidade de Vitamina A presente na Acelga, associada aos outros nutrientes do alimento, ajudam a neutralizar os efeitos do benzopireno, que é um dos compostos liberados na fumaça do cigarro e que é tido como um cancerígeno potente. Além disso, previne inflamações pulmonares, como é o caso, por exemplo, do desenvolvimento de enfisema.

15. Fonte de Ferro:

As folhas escuras e verdes delas fornecem uma excelente dose de Ferro saudável para o sangue, ajudando os glóbulos vermelhos a fornecer oxigênio ao seu corpo inteiro. Um fornecimento constante de Ferro evita a fadiga, perda de concentração e distúrbios do estômago, além de aumentar a saúde dos órgãos vitais.

16. Ajuda a Tratar Anemia:

Se você quer tratar a anemia, não é necessário que você vá com as opções disponíveis no medicamento convencional. A Acelga é sempre confiável e está aqui para efetivamente tratar a condição. A grande quantidade de Ferro que é visto neste vegetal verde fará o trabalho para você!

De fato, o remédio exato está aqui é a combinação de suco de Acelga com suco de maçã. O remédio irá fazer maravilhas para você!

17. Melhora a Digestão:

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a Acelga também pode ajudar a reduzir os problemas no trato digestivo e regular os movimentos intestinais, uma vez que elimina as toxinas presentes no organismo, as maiores responsáveis por todos esses problemas.

Ainda, a hortaliça também possui boas quantidades de fibras em sua composição, ideais para prevenir a prisão de ventre e a Diarreia, além de conseguir nos manter saciadas por mais tempo após as refeições, o que favorece o emagrecimento.

18. Fonte de Magnésio:

Uma porção de uma xícara de Acelga cozida contém 38% da necessidade diária de Magnésio. O mineral melhora a circulação, diminui cãibras musculares e dores que podem surgir justamente em decorrência da deficiência de Magnésio e previne sintomas atribuídos ao estresse como insônia, alterações de humor, dores de cabeça e pressão alta.

19. Ideal Para os Trenos:

Quem é atleta ou pratica atividades físicas regularmente também pode se beneficiar dos poderes da Acelga para melhorar a performance esportiva. Por conter compostos chamados de nitratos, que atuam na oxigenação dos músculos, o vegetal pode potencializar os treinos, melhorando a resistência durante os exercícios a longo prazo, além de oferecer uma melhor qualidade de vida no caso de pessoas que sofrem com problemas cardiovasculares, respiratórios ou com condições metabólicas que impedem de executar as atividades do dia a dia por falta de oxigenação.

20. Perda de Peso:

O vegetal verde deve ser uma parte da sua rotina diária quando você está aderindo a um regime de perda de peso. A fibra nela possui a sua saciedade portanto, mantém você longe de comer demais e de lanches pouco saudáveis.

21. Cuidados com os Olhos:

A Acelga tem uma enorme quantidade de betacaroteno, que tem sido associado de diversas maneiras à ótima saúde ocular e à redução da degeneração macular, Glaucoma, cegueira noturna e outras condições relacionadas à visão.

22. Combate a Osteoporose:

O consumo adequado de Vitamina K pode melhorar a saúde dos ossos, atuando como um modificador de proteínas da matriz óssea, melhorando a absorção de Cálcio e redução da excreção urinária de Cálcio.

23. Ajuda a Reduzir as Cãibras Musculares:

O Magnésio é uma vitamina essencial na prevenção de espasmos musculares e na manutenção de excelente circulação sanguínea. 100 gramas de Acelga dá-lhe 20% da sua necessidade diária de Magnésio, bem como um fluxo constante de Ferro e Cobre, que promovem músculos relaxados e melhor circulação.

24. Eleva o Poder do Cérebro:

A Vitamina K, Potássio e poderosos antioxidantes ajudam a otimizar a resposta cognitiva, que são todos encontrados em excelentes doses na Acelga. Isso ajuda a prevenir a perda de memória, a doença de Alzheimer e a Doença de Parkinson.

25. Protege as Células:

Isso porque a hortaliça possui em sua composição nutricional várias substâncias com propriedades antioxidantes, que têm o papel fundamental de defender as células do nosso cérebro da mutação, além de as protegerem de danos ao DNA.

beneficios da acelga

26. Combate o Estresse:

A Acelga possui 38% das quantidades diárias recomendadas de Magnésio em apenas uma xícara cozida. Para quem não sabe, este mineral é reconhecido por melhorar a circulação sanguínea, diminuir dores musculares e câimbras, além de combater vários dos sintomas relacionados ao estresse, como o mau humor, insônia, pressão alta e dores de cabeça.

27. Saúde Óssea:

A Acelga tem uma quantidade significativa de Cálcio nessas folhas, o que significa que ela é um grande impulso para a saúde óssea. O Cálcio, bem como os outros minerais encontrados nesta vegetação ajudam a estimular o crescimento e desenvolvimento ósseo, incluindo o Magnésio e a Vitamina K.

28. Melhora o Desempenho Atlético:

Nitratos dietéticos foram mostrados para melhorar a oxigenação do músculo durante o exercício, sugerindo que uma ingestão aumentada de nitrato dietético tem o potencial para melhorar a tolerância ao exercício durante a resistência a longo prazo e possivelmente melhorar a qualidade de vida para aqueles com doenças cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas.

29. Benéfica Para Pele:

Ela pode ser utilizada tanto para amenizar ou prevenir rugas, manchas e linhas de expressão na pele e deixá-la sempre jovem, bonita e saudável, como também para deixar a saúde sempre em dia.

30. Possui Antioxidantes:

Ela também é rica em antioxidantes e inclui compostos de combate à doença como Vitamina C, vitamina E, kaempferol, luteína, quercetina, zeaxantina, zinco e betacaroteno. Os antioxidantes são essenciais para ajudar a combater doenças e doenças.

31. Ajuda a Controlar o Diabetes:

Ela contém o composto de ácido siringídico, que mostrou regular os níveis de açúcar no sangue por inativação da enzima alfa-glucosidase. Esta inativação demonstrou inibir a degradação de carboidratos complexos em açúcares simples, ajudando a estabilizar o nível de açúcar no sangue do organismo.

32. Promove o Cabelo Saudável:

Acelga contém um composto poderoso conhecido como biotina, que provou estimular os folículos capilares, promovendo cabelos longos, fortes e saudáveis.

33. Combate o Envelhecimento Precoce:

Ela é um vegetal rico em antioxidantes. Portanto, ela se torna um excelente alimento para combater os radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce e de outras doenças que acometem o organismo.

Sendo assim, ela pode ser utilizada tanto para amenizar ou prevenir rugas, manchas e linhas de expressão na pele e deixá-la sempre jovem, bonita e saudável, como também para deixar a saúde sempre em dia.

34. Combate os Radicais Livres:

O fato da hortaliça ser rica em antioxidantes é importante para o corpo porque eles ajudam a combater os radicais livres presentes no organismo humano. Essas substâncias prejudiciais não apenas estão associadas ao envelhecimento precoce como também causam doenças.

35. É um Impulsionador Imunitário Poderoso:

A acelga-braço é um potente reforço imunológico, que contém mais de 50% de sua necessidade diária de Vitamina C, além de ser uma fonte rica de fitonutrientes antibacterianos.

acelga

Outros Benefícios da Acelga Para Saúde:

  • Este vegetal é uma excelente fonte de fibra dietética, que também protege a saúde do sistema gastrointestinal.
  • O vegetal contém vários fitonutrientes que, além de serem antioxidantes fortes, também possuem propriedades anti-inflamatórias.
  • Você encontra inúmeros antioxidantes de polifenóis nelas como o kaempferol, o que é extremamente crucial para sua saúde.
  • Existem muitos minerais vitais nesta maravilha como Manganês, Magnésio, Cálcio, Ferro, Potássio e Cobre, etc.
  • A Acelga vem embalada com as vitaminas A, Vitamina B6, C, E e Vitamina K, além disso, todas as quais são muito úteis para mantê-lo saudável.

Efeitos Colaterais da Acelga:

Possui grande fonte de minerais, mas não é benéfica para aqueles que sofre de problemas renais porque os minerais excessivos só levarão a pior condição.

Ela também é bem conhecida por ter uma quantidade relativamente elevada de conteúdo de oxalato. Na verdade, é um dos ácidos naturais encontrados principalmente em vegetais, mas como este conteúdo é tóxico, uma quantidade excessiva dentro do corpo pode levar a graves problemas de saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 40 Benefícios da Babosa Para Saúde

Os 40 Benefícios da Groselha Preta Para Saúde