Os 10 Benefícios do Cabeça de Negro Para Saúde

Os 10 Benefícios do Cabeça de Negro Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Cabeça de Negro é o nome de uma árvore de pequeno porte, da família das Anonáceas (VIDE), gênero Annona, e também do seu fruto. Ocorre nos cerrados do Brasil. Também é conhecida como araticum-liso, fruta-do-conde, ata ou pinha.

Seu fruto é comestível, muito saboroso, com semen- tes tidas com propriedades antidiarréicas. Quando está maduro o fruto se abre. Apesar das muitas denominações e de algumas diferenças nas variedades, o nome científico é um só : Annona Coriacea.

Benefícios do Cabeça de Negro

Começa a ser vendido nas feiras de nossa região. Em Itacarambi os feirantes aderiram a venda desse fruto. O Cabeça de Negro (Annona crassiflora), da família Annonaceae, é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, popularmente chamada de marolo, cabeça-de-negro ou bruto.

Outros frutos que pertencem à família Annonaceae têm forma parecida com o Cabeça de Negro, como a ata, também conhecida como pinha ou fruta-do-conde. O nome Cabeça de Negro vem do tupi e significa “fruto mole”.

Valor Nutricional da Cabeça de Negro:

O Cabeça de Negro é um fruto grande, que apresenta polpa adocicada, rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2. Com relação às polpas ocorrem dois tipos de frutos: o Cabeça de Negro de polpa rosada, mais doce e macio; e o Cabeça de Negro de polpa amarelada, não muito macio e um pouco ácido.

Infelizmente muitos araticunzeiros estão sendo arrancados em razão do desmatamento. Como a semente demora muito para germinar (em torno de 300 dias), corre-se o risco de não haver mais essa árvore, típica do cerrado, sem o cultivo humano. Então confira agora os Benefícios da Cabeça de Negro Para Saúde:

1. Benefícios do Cabeça de Negro Para o Sistema Imunológico:

O Cabeça de Negro pode ajudar a neutralizar os radicais livres e fortalecer o nosso organismo, prevenindo dores de cabeças e resfriados. Também ajuda a combater o envelhecimento precoce das células e beneficia a cicatrização de ferimentos.

2. Combate e Previne a Anemia:

O Cabeça de Negro, por possuir grande quantidade de ferro e vitamina C, é um importante combatente da anemia, um problema que está muito comum atualmente, por conta da ausência de uma alimentação balanceada.

3. Ajuda no Combate a Asma:

O é Cabeça de Negro rico em vitamina B6, e também pode ser consumido para prevenir ou combater os sintomas da asma, como é o caso dos ataques asmáticos. Além disso, comer a fruta também pode ajudar a diminuir a inflamação brônquica.

Cabeça de Negro

4. Melhora o Funcionamento do Intestino:

As sementes do Cabeça de Negro são usadas por muitos para combater a prisão de ventre. Porém, apenas o fruto, se consumido regularmente, pode melhorar o sistema digestivo e soltar o intestino.

5. Alivia Dores de Cabeça:

Sofre com dores de cabeça constantes? A temida enxaqueca pode ser aliviada com algumas folhas da árvore umedecidas e colocadas sobre a testa.

6. Benefícios do Cabeça de Negro Contra a Prisão de Vente:

Por serem frutas ricas em fibras, ajudam a regular o intestino e auxilia na eliminação de toxinas do corpo.

7. Benefícios do Cabeça de Negro Para Auxiliar na Gravidez:

Se você está grávida ou planejando ter um filho também pode ter o Cabeça de Negro como a sua aliada para melhorar a sua saúde e do seu bebê. Isso porque as vitaminas e minerais presentes na fruta podem ajudar a desenvolver o cérebro e o todo o sistema nervoso, além do sistema imunológico do feto de forma saudável e eficaz.

Além disso, o seu consumo também pode evitar os riscos de aborto e, ainda, amenizar as dores do parto. Durante os primeiros meses de gestação, também é possível aliviar os sintomas da chamada “doença da manhã”, combatendo as náuseas, enjoos, dormências e alterações de humor comuns deste período, além de ajudar na produção de leite materno.

8. Ajuda a Combater a Retenção de Líquidos:

Os sucos e os chás feitos com a casca do Cabeça de Negro são poderosos diuréticos que irão acabar com a retenção de líquidos e melhorar a sensação de inchaço.

9. Promove a Saúde dos Músculos:

O consumo regular do Cabeça de Negro pode combater a fraqueza muscular, graças a presença do magnésio e do cálcio, que também é fundamental para a saúde dos ossos, além de prevenir cãibras e controlar a pressão arterial.

10. Combate o Envelhecimento Precoce:

Por ser uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C, o Cabeça de Negro luta contra os radicais livres e previne o envelhecimento da pele.

Benefício do Cabeça de Negro

Bolo de Cabeça de Negro

Ingredientes:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de polpa de Cabeça de Negro
  • 4 ovos
  • 100 g de margarina
  • 1 colher de sopa de fermento pó
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo:

  • Bata a polpa com o leite no liquidificador e reserve.
  • Separe os ovos, bata as claras com o sal em ponto de neve e reserve.
  • Bata o açúcar, as gemas sem a pele e a margarina na batedeira até obter um creme esbranquiçado.
  • Desligue a batedeira e adicione a farinha, o fermento e a polpa batida anteriormente com o leite, misture com uma espátula e volte a bater por mais 5 minutos.
  • Adicione as claras a mão delicadamente com movimentos de baixo para cima.
  • Coloque a massa em uma forma grande para pudim untada e enfarinhada.
  • Leve para assar em fogo médio preaquecido por aproximadamente 40 minutos ou até que o bolo esteja dourado.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

cipo de sao joao

Cipó de São João – Origem, Benefícios e Como Usar!

Amieiro Negro – Origem, Benefícios e Como Usar!