Benefícios de Legumes e Vegetais

Maxixe: 35 benefícios, informação nutricional e malefícios

beneficios do maxixe

O maxixe é uma hortaliça de origem africana que oferece diferentes benefícios à saúde e pode dar um toque especial a algumas receitas. Podem ser utilizados tanto seu fruto como suas folhas.

O maxixe é uma hortaliça pouco popular no Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil, embora tenha sido trazida para nosso País pelos escravos, pois ela é originária da África, tendo como nome científico Cucumis Anguria L.

Maxixe: 35 benefícios, informação nutricional e malefícios

O Norte e Nordeste do Brasil já tem muito familiaridade com o maxixe e utilizam ele em diversos preparos na culinária como sopas, molhos, refogados e até no caldinho do feijão. Nesse artigo, vamos conhecer as propriedades, utilização e os benefícios do maxixe.

O maxixe é uma hortaliça bastante conhecido de terras brasileiras, principalmente de locais mais quentes onde a planta consegue se desenvolver melhor. Tem sua origem na culinária africana e é bastante utilizado tanto na região Norte quanto na Nordeste. Também é usado na culinária árabe onde é comum vir recheado.

Por ser um prato tão apreciado e famoso, o maxixe é bastante consumido e consegue oferecer as mais diversas propriedades. Ele faz muito bem para a saúde e, portanto, deve ser consumido com frequência. Veja abaixo as maravilhas que cada componente do maxixe pode fazer por você.

Valor Nutricional do Maxixe:

O maxixe contém uma série de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como o betacaroteno, as vitaminas do complexo B e vitamina C, e minerais como o Zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e sódio.

Benefícios do Maxixe Para Saúde:

1. Controla Diabetes:

Existem relatos que o suco de maxixe ajuda no emagrecimento por causar maior saciedade e reduzir a vontade de comer. Assim como também existem relatos que o maxixe ajuda a baixar a glicemia e é benéfico para quem tem diabetes, mas até o momento não existem estudos que comprovem a eficácia.

2. Melhora a Aparência da Pele:

A presença de vitamina C no maxixe é uma grande vantagem para manter a pele cada vez mais saudável. Essa substância é um dos ingredientes para a produção de uma proteína chamada de colágeno. É ela que fornece firmeza para a pele. Além de amenizar as linhas de expressão também ajuda a reduzir o aspecto de casca de laranja da celulite. Também possui ação antioxidante.

3. Previne a Anemia:

Creio que muitos sabem que a falta de ferro no sangue pode provocar anemia. O maxixe é rico em ferro e portanto pode auxiliar tanto na prevenção quanto como um coadjuvante no tratamento. Esse mineral é essencial para levar oxigênio para os tecidos orgânicos.

4. É Rico em Fósforo:

O fósforo é um mineral que atua nas mais diversas funções do nosso corpo. Ele também participa da contração muscular, auxilia a metabolizar os carboidratos, libera energia para o nosso corpo através de diversas reações químicas, auxilia a formar ossos e dentes e também faz parte das nossas membranas celulares.

5. Alivia a Contração Muscular:

Além disso, o mineral também ajuda em outras funções do corpo, como na contração muscular, por exemplo. São os íons cálcio que regulam o relaxamento e a contração muscular: quando há íons disponíveis o músculo se contrai e quando há ausência deles o músculo relaxa. Portanto comer maxixe também ajuda nos treinos.

6. Auxilia na Prevenção da Osteoporose:

Graças ao cálcio presente no maxixe, esse alimento é participativo na manutenção de ossos, dentes e cartilagem. Pessoas acima de 60 anos devem consumir 1200 mg de cálcio por dia, já os adultos, não importando o sexo, a dose ideal diária é de 1000 mg por dia.

7. É Rico em Vitamina C:

Outro nutriente presente no maxixe e que também ajuda a manter a saúde em dias é a vitamina C. Quem nunca recorreu à laranja, limão ou acerola num momento de gripe ou problemas de garganta? A vitamina C consegue aumentar os níveis de anticorpos presentes no organismo.

8. Melhora o Sistema Imunológico:

Por apresentar o Zinco em sua composição, o maxixe tem papel importante na nossa defesa imunológica, que precisa estar forte para combater vírus e bactérias do dia a dia.

9. Ajuda a Emagrecer:

O suco do maxixe causa maior saciedade e reduz a fome, auxiliando no emagrecimento.

10. Faz bem Para a Pele:

A vitamina C presente no maxixe mantêm a saúde da pele, pois além de amenizar as linhas de expressão, ainda reduz o efeito “casca de laranja” das celulites.

11. Maxixe Como Protetor Solar:

A vitamina C presente no Maxixe protege a pele dos radicais livres que se desenvolvem devido ao excesso de exposição ao sol, à poluição ambiental e ao tabagismo normal. Os antioxidantes da vitamina C protegem a pele da radiação ultravioleta e do efeito da exposição solar.

12. Benefícios do Maxixe Para o Sistema Imunológico:

O Maxixe contém um mineral chamado Zinco. Essa substância tem um papel de extrema importância para a nossa saúde por aumentar as defesas do organismo. É graças a ele que, quando somos atacados por vírus, fungos ou bactérias, novas células de defesa são fabricadas para melhoras as barreiras do nosso corpo.

13. Trata Doenças Cardíacas:

O maxixe maduro quando misturado com ghee e adicionados à dieta diária previne doenças cardíacas. Este é um método tradicional que foi usado desde as idades antigas para tratar doenças como acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

14. Reduzir a Úlcera Gástrica:

O maxixe tem certos compostos fenólicos contendo antioxidantes que ajudam no combate a úlceras gástricas, particularmente, úlceras gastroduodenais. Este tipo de úlcera é causada devido ao desequilíbrio entre o nível de acidez no estômago.

15. Trata Asma:

Pessoas com baixo nível de vitamina C presente no Maxixe têm uma grande chance de desenvolver asma. A maior ingestão de vitamina C diminuirá a produção de histamina no corpo, o que contribui para a inflamação.

Maxixe: 35 benefícios, informação nutricional e malefícios

Outros Benefícios do Maxixe Para Saúde:

  • Combate a prisão de ventre, por ser rico em fibras;
  • Ajuda a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade e retarda o aparecimento da fome;
  • Diminui os sintomas da menopausa e da TPM, por conter diosgenina, uma substância que ajuda no controle dos hormônios femininos;
  • Ajuda a controlar o colesterol e a pressão sanguínea, por ser rico em fibras e devido à presença do fitosterol diosgenina;
  • Previne doenças cardiovasculares, pois ajuda a controlar a pressão e diminuir o colesterol;
  • Facilita a digestão, reduzi cólicas e ajudar a eliminar as toxinas do organismo, podendo também ser usado na forma de elixir;
  • É responsável por manter os níveis das substâncias sanguíneas necessárias para o bom funcionamento do corpo;
  • Participa ativamente no processo de geração de energia pelas células e pelo corpo, sendo peça vital para o bom funcionamento do organismo;
  • É rica em ferro, que é útil na prevenção da anemia;
  • ElE contém cobre, o que promove a absorção de cálcio, um nutriente que é essencial para uma boa saúde do osso;
  • O Potássio presente é conhecido por ser eficaz na prevenção de cãibras nas pernas;
  • Devido à sua textura é frequentemente usado em bebidas;
  • Os benefícios do Maxixe estão em sua maioria ligados a presença de antioxidantes que auxiliam no combate dos radicais livres;
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue, devido ao seu alto teor de fibras;
  • Da energia e ganhar massa muscular, pois assim como a batata doce, o Maxixe é rico em carboidratos que mantém um aporte de energia para o treino;
  • O Maxixe é rico em Vitamina A, que é extremamente boa para o crescimento celular, incluindo o crescimento de cabelo;
  • A vitamina C presente nesse vegetal é um poderoso antioxidante que ajuda a deixar o corpo resistente contra agentes infecciosos;
  • Por suas quantidades de vitamina B6, esse vegetal auxilia na produção de melanina, o que beneficia a pele;
  • O consumo diário de alimentos ricos em potássio como esse vegetal, ajuda também a controlar a hipertensão;
  • Possui importante papel na formação de ossos e dentes.

Malefícios do Maxixe:

O consumo do vegetal em excesso pode causar problemas de estômago. O Maxixe pode ser prejudicial para mulheres grávidas. Evite durante a gravidez.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.