Os 25 Benefícios da Dedaleira Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Dedaleira Para Saúde são muitos, pois ela possui propriedades que a torna uma opção ideal para ajudar no bom funcionamento do corpo. Além disso, a Dedaleira é um exemplo típico de como uma mesma planta pode curar ou matar.

Oriunda do sul da Europa, esta espécie é uma planta que tanto pode ser lenhosa ou semi-lenhosa, é tóxica se for ingerida em altas doses, por isso seu uso requer algumas cautelas.

dedaleira beneficios

Cientificamente é conhecida como Lafoensia Pacari, a qual pertence à família das Litráceas. De porte pequeno este arbusto é bastante ramificado. As folhas da planta são de cor verde e possuem formatos epilíticos. Já sua beleza fica por conta da delicadeza de suas flores que são das cores branca e amarela, por isso o nome dado a erva. Devido ao encanto da planta ela é considerada uma excelente opção para decorações e ornamentações.

As folhas desta planta tem aparência rugosa e formam pequenas rosetas, sendo que as nervuras na face abaxial das folhas são notoriamente salientes, protuberantes. As inflorescências são longas e com muitas flores que em formato lembra um dedal (daí o porquê do nome).

Propriedades e Nutrientes:

Ela possui ação cardiotônica e também podem ser utilizadas para tratar casos de indivíduos com Febres. A ação febrífuga que ela desempenha, também chamada de antifebril, é excelente para eliminar tanto as febres baixas, como as altas. Para conseguir aproveitar os benefícios proporcionados pelas partes desta planta, o paciente precisa preparar um chá com as folhagens secas ou frescas da planta, ou com as raízes dela.

Os componentes ativos da Dedaleira são: glicosídeos, incluindo três que estão bem definidos, que são gitalin, gitoxin, e digitoxina. Todos os três glicosídeos têm a propriedade de estimular e promover a atividade cardiovascular. Uma pequena quantidade de glicósideos estão contidos nas folhas. Digitoxina também está contida nas folhas. Um óleo de cor âmbar com um gosto agradável está presente nas sementes.

Benefícios da Dedaleira Para Saúde:

1. Combate Doenças do Sistema Nervoso:

A Dedaleira pode ser muito eficaz no tratamento de vários distúrbios do sistema nervoso. Ela pode ter um efeito calmante sobre o sistema nervoso, o que muitas vezes sofre das doenças mais misteriosa e trágicas. Estudos têm diretamente ligado a utilização de Dedaleira com sintomas reduzidos de condições como ataques epilépticos e outras desordens maníacas do sistema nervoso.

2. Ajuda a Reduzir o Colesterol:

Estudos científicos mostram que a Dedaleira contém compostos com princípios amargos que inibem a síntese de Colesterol além de também aumentar a sua excreção na bílis e, assim, ajudam na redução do total dos níveis de Colesterol no sangue.

3. Ajuda a Reduzir o Sangramento:

A qualidade adstringente da Dedaleira que o torna tão eficaz no tratamento de certas condições cardíacas também beneficia o corpo, apertando-se os vasos sanguíneos e reduzindo o sangramento, estimulando a coagulação. Para aqueles que sofrem de distúrbios ou mulheres que passam por menstruação com sangramento particularmente pesado, ela pode ser a resposta perfeita.

4. Benefícios da Dedaleira Para Pele:

Um dos usos tradicionais para Dedaleira era como um agente antibacteriano e acabou como substância de cura. Os fitoterapeutas tradicionais recomendam aplicar uma folha machucada da Dedaleira diretamente no local de uma ferida e deixar que os compostos orgânicos façam o resto. Os únicos componentes contribuem com substâncias antioxidantes e antibacterianas para essas feridas para estimular o processo de cicatrização. Isto é também eficaz numa forma de pomada para a inflamação da Pele, furúnculos ou úlceras.

5. Rica em Vitamina C:

A Vitamina C possui um papel muito importante no organismo, já que ajuda na formação do colágeno, ossos, dentes, glóbulos vermelhos, e favorece a absorção de ferro dos alimentos e a resistência as infecções que a fruta possui.

6. Beneficia a Gestação:

Esta planta é rica em Ácido Fólico. O Ácido Fólico atua como coadjuvante na síntese do DNA. Estudos científicos já demonstraram que níveis adequados de Ácido Fólico na dieta durante o período de preconcepção e durante a gravidez pode ajudar a prevenir defeitos do tubo neural no bebê.

beneficios da dedaleira

7. Combate as Dores de Cabeça:

Ao estimular o fluxo de sangue através dos capilares e vasos sanguíneos, a Dedaleira torna difícil para as plaquetas construir que, muitas vezes, é por isso que muitos sofrem de Dores de Cabeça. Limpando esses canais, o fluxo de sangue oxigenado vai para o cérebro e pode garantir que nossa mente fique clara, nítida e livre de dor.

8. Indicada Para Reduzir Inflamações:

Embora este não é um uso comum da Dedaleira, algumas pomadas e cremes podem ser aplicadas a áreas inflamadas do corpo para alívio. Alguns dos ingredientes ativos na Dedaleira têm qualidades analgésicas e anti-inflamatórias, tornando-as ideais para as pessoas que sofrem de tudo, de Artrite a Gota.

9. Benefícios da Dedaleira Para Hipotensão:

Para as pessoas que sofrem de hipotensão, usando Dedaleira pode ser uma ótima maneira de regular o seu ritmo cardíaco e Pressão Arterial. Isto pode efetivamente aumentar os níveis de energia, bem como a hipotensão, que também podem resultar da fadiga. É importante notar que os efeitos da Dedaleira tomam tipicamente 10-12 horas a aparecer, o que pode ser difícil de esperar completamente, mas seja paciente. Pode ser muito perigoso tomá-la adicional quando você não sentir imediatamente o efeito.

10. Aumenta a Imunidade:

Este também está entre os principais Benefício da Dedaleira. Outro modo diferente de usar essa planta é misturando seu chá com leite. É uma combinação poderosíssima para deixar seu corpo imune a parasitas e bactérias, embora não seja muito gostosa é recomendada para evitar problemas de saúde futuros.

11. Ajuda a Aliviar a Febre:

Este é outro rico Benefício da Dedaleira. Suas raízes podem ser utilizadas para tratar casos de indivíduos com febres. A ação febrífuga que ela desempenha, também chamada de antifebril, é excelente para eliminar tanto as febres baixas, como as altas.

12. Atua Como Antioxidante:

A Dedaleira está composta por Vitamina C, flavonoides e betacaroteno, os quais em conjunto funcionam como um potente antioxidante, o qual ajuda a limpar o organismo prevenindo doenças vasculares, cardíacas, degenerativas, câncer, entre outros.

13. Ajuda a Desintoxicar o Corpo:

Um dos outros principais efeitos da Dedaleira no corpo é aumentar a micção. Neste papel como um diurético, a Dedaleira pode ajudar o corpo a eliminar toxinas, excesso de sais, Gordura e água, ao mesmo tempo alivia o estresse sobre os rins e fígado, resultando em sistemas mais saudáveis e um metabolismo mais eficiente.

 

14. Benefício da Dedaleira Contra o Estresse:

Conhecida por relaxar os nervos e acalmar os músculos, esta planta aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de estresse. Muito indicado para situações de estafa mental.

15. Benefícios da Dedaleira Para Cicatrização:

Este é um importante Benefício da Dedaleira, ser rica em óleos essenciais que estimulam a regeneração dos tecidos da pele, esta planta é de grande valia para higienizar e cicatrizar feridas, fazendo também com que a pele apresente melhor e mais rápida recuperação quanto aos hematomas causados por pancadas, quedas, cortes etc.

16. Benefícios da Dedaleira Para Saúde Cardiovascular:

A aplicação mais comum de Dedaleira é como um impulsionador cardiovascular. Ela é capaz de estimular o coração e evitar arritmias e outras desordens. Também fortalece, principalmente, o tecido muscular e aumenta a eficiência do seu Coração sobre a forma como bombeia o sangue por todo o corpo. A Dedaleira é capaz de aumentar a Pressão Arterial por enrijecer as artérias e vasos sanguíneos.

17. Benefício da Dedaleira Para Saúde da Pele:

O responsável por essa característica da planta também é a sua ação anti-inflamatória. Esta ação da planta ajuda a combater diversos tipos de inflamações e infecções na pele.

Outros Benefícios da Dedaleira:

  • Ajuda a combater as gorduras do organismo, logo, é emagrecedora;
  • As folhas conseguem reduzir a taxa de açúcar no sangue, dando maior controle à diabetes, à Hipertensão  e à Anemia.
  • Normaliza o ritmo cardíaco quando este é irregular ou demasiado rápido (taquicardia).
  • Atua como um tônico digestivo;
  • Doenças no fígado obtém melhora com o consumo desta planta;
  • É um laxante natural que não irrita a mucosa dos intestinos;
  • Tem propriedades diuréticas, depurativas e estomáquicas;
  • Aumenta a força das contrações do coração, melhorando o seu rendimento mecânico.

dedaleira

Efeitos Colaterais da Dedaleira:

A utilização medicinal da dedaleira, ou da digoxina, deve ser feita de forma muito criteriosa, já que é uma planta muito tóxica e em doses altas pode causar náuseas, vômitos, cólicas abdominais, Diarreia, tonturas, confusão mental e distúrbios visuais.

Não faça infusões ou chás à base desta planta, pois isso pode ser muito tóxico (venenoso) e até mortal. A planta é vendida apenas sob prescrição médica e pode ser encontrada em forma de comprimido pronto para uso.

Partes da planta ou doses maiores e cumulativas do medicamento podem provocar toxicidade no organismo humano, provocando perturbações neurológicas, digestivas, cardíacas e morte. O uso desta planta deve ter acompanhamento médico rigoroso, pois toda a planta é cardiotóxica, bastam apenas três folhas para compor a dose mortal.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Campânula – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios do Mabolo Para Saúde