Os 40 Benefícios da Camomila Para Saúde

Os 40 Benefícios da Camomila Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Camomila Para Saúde que muitos desconhecem. Além disso, a camomila contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. A planta é uma das mais antigas plantas medicinais usada pelo homem como um remédio natural para aliviar várias doenças. Suas flores secas são ricas em flavonoides, que contribuem para as suas propriedades medicinais, como enfatizado pelos especialistas em um estudo sobre a camomila e os seus benefícios.

O modo mais conhecido para tomar a camomila é a preparação de uma infusão de suas flores. Os pesquisadores estão cada vez mais interessados em explorar as propriedades e os benefícios da camomila. É por isso que esse remédio natural e popular é tão benéfico.

camomilaA planta é considerada uma das mais antigas e versáteis ervas medicinais conhecidas pela humanidade, as flores secas da planta têm numerosas e amplas implicações para a saúde, graças ao seu alto nível de antioxidantes como terpenóides e flavonóides.

Os antioxidantes vitais da camomila são encontrados nos potentes óleos da planta e são os principais contribuintes para suas propriedades de tratamentos naturais. A camomila tem sido usada por quase 5.000 anos em chá padronizado, extrato de ervas e cosméticos para promover tranquilidade, vitalidade, uma aparência jovem e longevidade.

1. Retarda o Envelhecimento Precoce:

De acordo com um novo estudo, a camomila nos ajuda a viver mais e melhor. Cientistas da Universidade do Texas consideraram os efeitos de camomila em uma amostra constituída por 1667 indivíduos, entre homens e mulheres. Beber uma infusão desta planta pode ajudar a reduzir o risco de morte prematura em 29%. Logo, a esta planta prolonga a vida.

2. Alivia Dores de Estômago:

De acordo com o Dr. David Kiefer, a camomila contém algumas substâncias que impedem o agravamento de distúrbios gastrointestinais. Ela tem um efeito calmante especialmente em relação a azia e dores de estômago. A infusão desta planta deve ser preparada com água quente, mas não muito quente, para evitar danificar as propriedades da planta.

3. Promove uma Boa Noite de Sono:

O chá de ervas com camomila é um dos remédios naturais mais conhecidos para dormir melhor e superar a insônia. Preparar uma infusão da planta é simples. O conselho é comprar as flores secas de camomila na medicina herbal e usar duas colheres de chá por copo.

4. Relaxa os Músculos:

A camomila tem substâncias de efeito que acalmam os nervos e os músculos. Em particular, a infusão de camomila é capaz de aumentar os níveis de glicina presente na urina. A glicina é um aminoácido que pode aliviar dores e espasmos musculares.

5. Alivia Dores Menstruais:

Um estudo mostrou a capacidade da camomila para aliviar cólicas e dores menstruais. Como já mencionado, a camomila é capaz de relaxar os músculos, pois tem um efeito calmante e relaxante que alivia a dor.

6. Combate Resfriados e Gripes:

A camomila é considerada um remédio natural útil para apaziguar os sintomas de gripes e resfriados. Especificamente, respirar a infusão de camomila ajudaria a liberar as vias aéreas.

7. Estimula o Sistema Imunológico:

De acordo com Elaine Holmes, química do Imperial College London, um número crescente de estudos mostram que alguns remédios naturais muito comuns contêm algumas substâncias químicas que são realmente valiosas para a medicina. Em particular, algumas substâncias presentes na camomila podem aumentar a atividade antibacteriana e estimular as funções do sistema imunológico.

8. Alivia Dores de Cabeça:

Um estudo realizado em 2014 levou em conta o efeito potencial e a ação dos mecanismos de uso tópico do óleo de camomila no que se refere a dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores especulam que o óleo de camomila pode representar um “novo” remédio para aliviar a dor relacionada à enxaqueca.

9. Fonte De Antioxidantes:

Os principais componentes antioxidantes extraídos de flores de camomila são o grupo terpenoid de antioxidantes, incluindo chamazulene e derivados de acetileno. Outros constituintes principais das flores incluem vários compostos fenólicos, principalmente os flavonóides, incluindo apigenina, quercetina, patuletin, bem como vários glucósidos.

Estes compostos diminuem a inflamação combatendo os danos dos radicais livres e impedindo a mutação celular. A camomila possui antioxidantes que estão associados com melhor função imunológica; Taxas mais baixas de transtornos de humor; Dor e inchaço reduzidos; E pele mais saudável, incluindo cabelo, unhas, dentes e olhos.

10. Combate a Ansiedade e a Depressão:

Camomila, seja em chá ou óleo essencial, é uma das melhores ervas medicinais para combater o estresse e promover o relaxamento, de acordo com a pesquisa de Terapias Alternativas em Saúde e Medicina e Farmacognosia.

Por isso, ela é muitas vezes recomendada como um remédio natural para a ansiedade e depressão geral. Pesquisas mostram que a camomila pode aliviar eficazmente os sintomas de ansiedade crônica e estresse, incluindo histeria, pesadelos, insônia e vários problemas digestivos.

11. Melhora a Digestão:

Acredita-se que é a camomila um poderoso relaxante digestivo, usada para tratar vários distúrbios gastrointestinais, incluindo gases, refluxo ácido, indigestão, diarreia, anorexia, enjoo, náuseas e vômitos.

Extrato desta planta pode ajudar a encurtar o curso de diarreia e cólicas em crianças, bem como aliviar os sintomas associados com as condições como dor e ansiedade.

12. Alivia O Congestionamento Nasal:

Os benefícios de camomila incluem combater infecções e reduzir o congestionamento de muco. Chá de camomila também é uma boa escolha quando você está gripado ou com infecção sinusal.

13. Promove a Saúde Da Pele:

Você sofre com erupções ou pele seca, irritada, envelhecida, vermelha? Tente usar óleo de camomila misturado em loção. A camomila promove a saúde da pele e alivia as irritações graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

beneficio da camomila

14. Elimina os Radicais Livres no Corpo:

A Camomila luta contra a propagação de radicais livres no corpo, restaurando uma aparência juvenil e uma sensação à pele.

15. Melhora a Saúde Digestiva:

A camomila pode estar livre de inchaço, bem como a formação de gás e também a dor da síndrome do intestino irritável.

16. Contém Propriedades Antibacterianas:

A Camomila ajuda a aumentar o sistema imunológico, e suas propriedades antibacterianas ajudarão a combater o resfriado e gripe mais rápido.

17. Trata a Eczema:

Eczema é uma condição inflamatória da pele que produz sintomas como pele irritada, coceira e inchada. A planta , age como um anti-inflamatório natural, pode ajudar a controlar esses sintomas.

18. Elimina a Alergia e Erupções Cutâneas:

A planta é um ótimo remédio para o tratamento de erupções cutâneas e outras alergias cutâneas. Alivia todo o sistema e, ajuda a se livrar dos sintomas alérgicos.

19. Reduz o Inchaço nos Olhos:

As de bolsas de Chá de Camomila resfriadas sobre os olhos ajuda a reduzir o inchaço. Também elimina as olheiras e elimina o aspecto de cansaço.

20. Previne a Caspa:

A planta também é altamente eficaz na prevenção da caspa, devido suas propriedades adstringentes, o Chá desta planta acalma o couro cabeludo com coceira.

21. Auxilia no Tratamento de Espasmos Musculares:

A planta tem fortes propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, que são eficazes no tratamento de espasmo musculares.

22. Controla a Diabetes:

O Chá de Camomila ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e, portanto, ajuda no controle do diabetes.

23. Trata as Hemorroidas:

A ingestão de Chá de Camomila acalma os nervos no corpo. Isso também ajuda no tratamento de hemorroidas.

24. Fortalece o Sistema Imunológico:

A planta combate bactérias nocivas e tem a capacidade de impulsionar seu sistema imunológico.

25. Alivia Cólicas em Bebês:

Chá de Camomila morno é um remédio caseiro tradicional para lactantes e crianças que sofrem de cólicas, diarreia e febre. A planta  pode ajudar a acalmar bebês com cólica, mas é recomendado mostrar ao seu pediatra rótulo do chá para assegurar que a dose não é muito forte.

26. Alivia o Estresse:

Um dos usos mais populares de uma xícara de chá de Camomila é o tratamento de estresse e ansiedade. Após um longo dia de trabalho, a natureza calorosa e calmante desta bebida pode ajudar a aumentar os níveis de serotonina e melatonina em seu corpo. Esses níveis podem eliminar com sucesso o estresse e a preocupação, enquanto também diminuem a velocidade e eliminam os sintomas clássicos da ansiedade.

27. Promove a Saúde do Cabelo:

Além de todos os atributos impressionantes do chá desta planta , muitos usuários afirmam que melhora a aparência e a força do cabelo. Enquanto os componentes anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a irritação no couro cabeludo, os produtos químicos mais fortes podem fortificar os fios do cabelo, eliminar a caspa e, em geral, dar ao seu cabelo um visual melhor e mais seda.

28. Trata de Infecção Ocular:

O chá de Camomila resfriado pode ser usado em uma compressa para ajudar a aliviar os olhos cansados ​​e irritados e pode até ajudar a tratar a conjuntivite.

29. Reduz Células Cancerígenas:

É muito provável que o chá desta planta pode ajudar a reduzir as células cancerígenas embora a investigação ainda esteja em curso para ver exatamente como a planta inverte o crescimento celular anormal.

camomila e seus beneficios

30. Elimina Manchas na Pele:

Esta planta elimina as manchas e melhora o tom da pele. Assim como também repara, regenera e possui propriedades de fortalecimento, que mantém sua pele jovem.

Outros Benefícios da Camomila Para Saúde:

Além dos Benefícios citados acima, a esta planta contém muitos outros nutriente como:

  • Diminui a hiperatividade;
  • Ajuda a acalma e a relaxar;
  • Alivia o estresse;
  • Auxilia no tratamento da ansiedade;
  • Ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as
  • Úlceras no estômago;
  • Ajuda a aliviar o enjoo;
  • Alivia cólicas menstruais;
  • Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;
  • Acalma e remove as impurezas da pele.

Contra Indicação da Camomila:

  • Pessoas com rinite alérgica;
  • Pacientes que utilizam medicamentos para tratamento de trombose, pois o chá pode
  • aumentar a risco de hemorragia;
  • Mulheres gestantes.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Os 50 Benefícios do Alecrim Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Tomate Para Saúde