Amor Agarradinho – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Amor Agarradinho – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Amor Agarradinho possui ricas propriedades que beneficiam a saúde do corpo humano. Uma beleza delicada que encanta quem vê e cria paisagens incríveis. Quando falamos em uma planta versátil, a Amor Agarradinho ganha destaque por vários motivos. Para poder obter todos os benefícios dessa planta, porém, é essencial saber como plantar Amor Agarradinho.

beneficios da amor agarradinho

Essa planta nativa do México fica perfeita como cobertura de muros e telhados. Além disso, suas flores alimentam insetos como abelhas e pássaros, dando vida ao seu jardim. Felizmente, o processo de como plantar amor agarradinho é bem mais simples do que se pode parecer.

Aprenda mais sobre essa planta, bem como o processo necessário para o plantio da trepadeira Amor Agarradinho!

Características do Amor Agarradinho:

As cores de suas flores podem variar entre branca ou cor de rosa. Porém, isso não diminui em nada a beleza da paisagem que você vai criar. Isso, claro, depende dos cuidados que terá com o Amor Agarradinho.

Geralmente, é muito usada quando se quer fazer uma cerca viva, de preferência alta e volumosa. Ao seguir as melhores dicas de como plantar cerca viva para climas quentes, o resultado tende a ser maravilhoso.

Essa trepadeira tem um crescimento lento e constante, mas isso depende das suas atitudes no dia a dia. Como gosta de sol, uma dica é encontrar um local em que a planta Amor Agarradinho pegue muito sol.

O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, e essas adubações devem ser feitas regularmente. Isso contribui para que mais flores apareçam na trepadeira Amor Agarradinho.

Origem do Amor Agarradinho:

Amor Agarradinho é originária do México. As flores surgem durante a primavera, na variedade rosa ou branca (var. albus) ou ainda na variedade dobrada (A. guatemalense). São muito apreciadas pelas abelhas. A planta cresce bem quando cultivada sobre cercas, grades, junto a muros e pórticos. Multiplica-se facilmente por sementes, estacas ou alporque.

Propriedades do Amor Agarradinho:

A planta Amor Agarradinho possui diversas propriedades, como adstringente, anti-seborreica, anti-inflamatória, bactericida, depurativa e diurética. Possui vitamina C, óleos essenciais, carotenoides e rutina, flavonoide com atividade antioxidante e anti-inflamatória. Então, confira agora os Benefícios do Amor Agarradinho Para Saúde:

Benefícios do Amor Agarradinho Para Saúde:

  • O Amor Agarradinho tem efeito surpreendente, suas flores delicadas em formato de coração criam uma atmosfera romântica e atraem muitas abelhas.
  • É possível fazer uma pomada com essa planta , pois ela ajuda na cicatrização de cortes profundos devido as suas propriedades fungicidas e bactericidas que evitam as marcas na pele. Mas a planta também pode ser usada para tratar os mais diferentes tipos de micoses e infecções na pele, através de compressas.
  • As inflorescências são compostas de muitas flores rosas ou brancas, dependendo da variedade, e se formam durante a primavera e o verão.
  • Estudos revelam que esta planta produz flagrâncias que proporcionam alivio mental, combatendo a depressão e a ansiedade.
  • Suas pétalas e o pólen contêm triterpenoides, substâncias com ação anti-inflamatória.
  • É uma flor com propriedades calmante, analgésica e anti-inflamatória, que estimula o sistema imunológico contra infecções.
  • Dá uma inflorescência comestível, que deve ser consumida ainda em broto. Depois que vira uma flor aberta, suas pétalas endurecem e, por isso, não pode mais ser ingerida. Ela atua na desintoxicação hepática e reduz o colesterol total.
  • As flores têm gosto apimentado, semelhante ao agrião, devido à presença de compostos sulfurados, ajudando no processo detox do organismo e na prevenção do câncer.
  • É usado na culinária como especiaria. Ele possui em sua composição química o Beta cariofileno, óleos essenciais, entre outras substâncias benéficas.
  • Rica em vitamina C, a planta é ótima para combater a gripe podendo ser consumida como um xarope expectorante natural. Seu consumo ainda ajuda a melhorar o sistema imunológico prevenindo doenças mais graves. Além disso, o amor-perfeito melhora a circulação sanguínea mantendo o coração sempre saudável.

Como Usar o Amor Agarradinho:

Encha uma chaleira com 1 litro de água e espere esquentar. Coloque 6 colheres de sopa de folhas secas e deixe até ferver. Coe e adoce com açúcar e mel a gosto.

Como Plantar o Agarradinho:

  • Escolha o local onde você vai plantar. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, as trepadeiras crescem de forma controlada. Essa planta , porém, pede um lugar amplo para ser plantada. Escolha um muro ou uma árvore para isso.
  • Plante no sentido onde pegue sol. A planta Amor Agarradinho se desenvolve melhor com luminosidade. Não se preocupe se no começo ela crescer aos poucos, pois isso é normal.
  • Molhe regularmente, especialmente no verão. Caso você queira propagar mais ainda a planta Amor Agarradinho, enterre em um buraco superficial um dos ramos flexíveis no solo, que vai criar raiz com facilidade.
  • Caso queira, apare a trepadeira de acordo com o seu gosto. Por mais que não cresça muito, tudo depende da paisagem que deseja formar. Isso quer dizer que pode ter o molde da trepadeira Amor Agarradinho da maneira que você quiser.
  • Não é preciso ter um vasto conhecimento de plantas para saber como cultivar essa trepadeira, mas é preciso ter cuidados para que ela cresça forte e linda, deixando a sua casa ainda mais viva e maravilhosa.
  • O segredo de uma paisagem linda está no dia a dia, por isso pense na disponibilidade que você terá para cuidar das suas plantas. As espécies e cuidados são diferentes, mas com um planejamento simples, sua casa pode parecer um sonho com as plantas certas.

amor agarradinho

Efeitos Colaterais do Amor Agarradinho:

Não tome o chá de Amor Agarradinho em grandes quantidades, pois a planta tem propriedades diuréticas e laxantes muito fortes. Além de desencadear problemas de enxaqueca, portanto, quem já tem pré-disposição, deve evitar o seu consumo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

caroço de buriti

Os 10 Benefícios do Caroço de Buriti Para Saúde

Os 20 Benefícios do Óleo de Pequi Para Saúde