Carapiá – Origem, Benefícios e Como Usar

Saiba Tudo Sobre o Carapiá: Origem, Benefícios e como Usar!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Carapiá – Origem, Benefícios e Como Usar da melhor forma, trazendo diversos Benefícios do Carapiá para seu corpo. Além disso, o Carapiá é uma erva de origem brasileira, erva rasteira com cerca de 20 cm de altura com rizoma aromático.

Ele também é conhecido por outros nomes como: carapá, figueirilha, contra-erva, chupa-chupa, conta-de-cobra, bezoar. Conhecido como erva dos sonhos pelos índios, é um tubérculo marrom usado para induzir sonhos vividos ou lúcidos, além de ser ótimo para relaxamento.

carapia beneficios

O Carapiá é nativo das regiões tropicais da América do Sul, sendo a espécie Dorstenia brasiliensis de origem brasileira. Trata-se de uma pequena planta, medindo cerca de 20 cm de altura, produz flores em formato de copo de coloração vermelho tendendo para o marrom.

Possui árvore geralmente pequena de 8 a 10m de altura e com tronco variando de 20 a 30 cm de diâmetro. A casca é marrom-escura e fissurada. As folhas são simples, verde-escuras e bastante ásperas em uma das faces. As flores são grandes e vistosas, brancas e tubulosas, dispostas em inflorescências. Os frutos são brancos ou levemente amarelados, com polpa doce e pegajosa, contendo apenas uma semente em seu interior.

Ela foi documentada pela primeira vez, no século XVII, que a indicava para o tratamento de uma epidemia comum em Londres naquela época. A planta é nativa do Brasil, se configurando com uma erva rasteira com cerca de 20 cm de altura.

O seu chá é indicada para, Gastrites, Diarreias, disenterias, infecções urinárias, problemas uterinos, cólicas menstruais, dermatoses e afecções febris.

Propriedades do Carapiá:

As propriedades medicinais atribuídas à planta são conhecidas pelos povos indígenas há vários séculos e foram repassadas de geração em geração por meio da oralidade. A raiz e o caule são mais conhecidos pela atividade terapêutica, mas, segundo diversas fontes, todas as partes da planta podem ser utilizadas. De um modo geral, o uso de chá preparado com o rizoma é indicado para diversos fins outros fins. Por isso, confira Os Benefícios do Carapiá Para Saúde:

Benefícios do Carapiá Para Saúde:

Trata Problemas Digestivos:

Foi altamente comprovado que ele possui princípios ativos diuréticos que ajudam a tratar problemas digestivos. Você poderá encontrá-lo em varias lojas de alimentos naturais.

Ajuda a Combater a Febre:

O Carapiá tem propriedades diaforéticas, ou seja, favorece a perspiração abundante, indicada para afecções febris. O consumo de chás do Carapiá lhe ajudará a manter a sua temperatura corporal correta.

carapia

Indicado Para Tratar Amigdalites:

Você poderá utilizá-lo para tratar problemas de amigdalite. Fazer bochechos com seu chá trés vezes por dia lhe ajudará a melhorar esta condição. Este procedimento também pode ser utilizado para tratar outras condições que afetam a saúde bucal.

Combate Infecções:

O Carapiá possui princípios ativos Antissépticos que ajudam a prevenir infecções em todo corpo. Seu consumo regularmente pode lhe ajudar a se manter protegido de infecções bacterianas e outros.

Proporciona a Eliminação de Toxinas:

O Carapiá também é uma ótima alternativa para desintoxicar o organismo. Para este fim, coloque uma colher de chá de folhas secas dessa planta, juntamente com suas raízes, em uma xícara de água fervente, e aguarde por alguns instantes. Em seguida, beba a infusão. Você poderá inserir Mel agosto para melhorar o seu paladar.

Trata Picadas de Insetos:

A raiz da planta é principalmente utilizada como um antídoto nas picadas de animais como cobras venenosas, picadas de aranhas, abelhas e vespas.

Benefícios do Carapiá Para Manter a Pele Saudável:

As folhas e as raízes desta planta esmagadas são alternativas bastante utilizadas para tratamento de problemas de pele, como Verrugas de doenças venéreas. Você pode fazer compressas com este chá ou fazer um cataplasma.

Usos do Carapiá:

  • Uso medicinal: Possui propriedades que inibem a produção de algumas células do sistema imunológico.
  • Alimentação: Os frutos são comestíveis e apreciados por algumas pessoas.
  • Madeira: É considerada um pouco pesada e com boa durabilidade. Utilizada para trabalhos mecânicos como rodas de carroça, carrocerias, na carpintaria e marcenaria.
  • Outros usos: É uma espécie muito ornamental e indicada para arborização urbana e paisagismo.

Remédio Caseiro Para Amigdalite: Para tratar uma Amigdalite, você pode usá-lo sem problemas. Para isso, vai precisar de um pedaço da raiz da planta e água. Faça um chá concentrado e regularmente faça bochechos, pelo menos três vezes ao dia. Este mesmo método pode ser usado para outras condições que afetem a saúde bucal.

beneficio do carapia

Efeitos Colaterais do Carapiá:

Apesar dos benefícios listados, ele deve ser usado com muita cautela e bom senso. O excesso pode causar intoxicação, trazendo sintomas como enjoo, vômito, Diarreia e dor de estômago.

Ele também pode potencializar o efeito de medicamentos anticoagulantes. O consumo da planta é contraindicado para mulheres grávidas ou em período de lactação, pois pode causar um aborto ou problemas ao bebê através do leite. Idosos e crianças, por terem um organismo mais sensível, também devem evitar seu uso. Caso observe qualquer reação, suspenda o tratamento e procure um especialista.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 20 Benefícios do Açafrão da Terra Para Saúde

Avelós – Origem, Benefícios e Como Usar