Ácido Bórico – O que é, Para que Serve e Como Usar!

Ácido Bórico – O que é, Para que Serve e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Ácido Bórico – O que é, Para que Serve e Como Usar de forma correta. Além disso, o Ácido Bórico é uma substância anti-séptica e adstringente, que age como desinfetante em situações de infecções por bactérias ou fungos. Este remédio pode ser usado em infecções nos olhos, pele ou ouvido.

como usar acido boricoO Ácido Bórico, em associação com outras substâncias, pode ser comercializado como anti-séptico ginecológico como medicamento Lucretin, em forma de colírio conhecido como Dinill ou Visual ou como anti-fúngico conhecido como Fungol.

Pra que Serve o Ácido Bórico:

Embora seu uso deva ser administrado com cuidado já que ingeri-lo pode provocar diarreia, vômito e em grandes quantidades poderia ser mortal, é muito usado por suas propriedades para tratar a acne, queimaduras leves e fungos.

Também se utiliza para controlar os insetos em casa, principalmente na cozinha, se usa para eliminar baratas, formigas, pulgas e cupim.

Embora ao ser tóxico, é preciso ser muito cuidadoso com as crianças e bichos de estimação que também habitam sua casa.

Um dos usos do Ácido Bórico mais popular é para tratar o mau cheiro dos pés, também conhecido como pé de atleta. As propriedades do Ácido Bórico para fungos fazem que seja um excelente remédio caseiro para eliminar os que se produzem nos pés e unhas. Além disso é eficaz para matar as bactérias que causam o mau cheiro.

Usos e Aplicações Ácido Bórico:

O ácido bórico é Comumente usado em:

infecções no ouvido,
irritações nos olhos,
candidíase,
picadas de inseto e queimaduras leves.

Pode ser encontrado nas farmácias, e seu uso é sempre tópico, e não oral. Além destes usos medicinais, a substância é utilizada na agricultura, como inseticida e adubo, e também como retardante de chamas na fabricação de diversos produtos. Indústrias de fundição, vidro e queima de carvão também fazem utilização desse produto.

Excesso de Ácido Bórico:

Apesar de ser uma substância importante para o organismo, tendo em vista que é encontrado até na alimentação, altas dosagens de Ácido Bórico podem provocar uma série de danos à saúde, que podem ser fatais.

acido boricoEle não é utilizado por via oral, justamente por causa dos perigos que traz, já que é bem absorvido pelo trato gastrointestinal e por inalação.

Riscos de ingestão de Ácido Bórico. Entre os riscos do uso oral do Ácido Bórico estão:

Efeitos colaterais do Ácido Bórico:

Os efeitos colaterais do Ácido Bórico podem ser náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia com coloração azul/esverdeada, cianose, queda de pressão sanguínea, letargia ou choque.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Macronutrientes – Fontes, Benefícios e Deficiência

fonte de leptina

Leptina – Fontes, Benefícios e Resistência