Benefícios das Plantas

Agave é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Agave é de porte mediano e tem uma folhagem dura e alongada, bastante similar às das palmeiras brasileiras.

Essa planta, no entanto, é típica das regiões da América do Norte, e no México está concentrada a maior parte de sua população.

Amplamente usada na gastronomia, a planta é usada como matéria prima para a produção de doces, além da tequila, bebida mexicana bastante famosa ao redor do mundo.

Os benefícios são conhecidos há muito tempo, desde os povos astecas, que consideravam a planta Agave um alimento sagrado que era, inclusive, bastante consumido em celebrações religiosas.

Agave é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

A planta parece um cacto, e dela é extraído um néctar que, quando filtrado, pode ser usado como adoçante substituto ao açúcar e ao mel, sendo menos calórico que ambos. A coloração desse néctar é bastante semelhante à do mel, mas a sua textura é mais suave. Veja tudo sobre esta planta:

Origem da planta Agave:

Originária do México, a planta conhecida por piteira é na verdade chamada de Agave americana, nome dado pela comunidade de cientistas. Pertencendo a família das Amarilidáceas, ela também pode ser conhecida por pita, caroatá-açu, gravatá-açu ou piteira.

No Brasil, a piteira é muito utilizada para ornamentação devido a beleza de suas flores. Porém, poucas pessoas conhecem o poder que esta planta possui com relação à saúde humana, tendo em vista que ela pode trazer bons resultados ao organismo, basta apenas saber utilizá-la.

Benefícios da planta Agave:

Os principais benefícios da Agave incluem:

  • A planta apresenta uma ótima função laxante, mostrando-se bastante eficiente em prisões de ventre e outros problemas intestinais e distúrbios digestivos.
  • Possui um baixo índice glicêmico, e por isso ajuda a prevenir a contração de diabete (mas ão é indicada para o controle da doença depois de adquirida).
  • Ela apresenta diversos sais minerais. Entre eles está o ferro, potássio, cálcio e magnésio.
  • É maravilhosa quando utilizada como antisséptico bucal.
  • Apresenta também funções emolientes.
  • Pode ser usada também no tratamento de úlceras no estômago.
  • É um diurético natural muito indicado.
  • Demonstra-se maravilhosa no combate à artrite.
  • Reduz a absorção de gordura e colesterol que é feita pelo nosso intestino.

Como Utilizar a planta Agave:

A planta, como mencionamos anteriormente, pode ser consumida na forma de adoçante, e tem poder de adoçar três vezes mais do que o açúcar comum. Pode ser usado para adoçar sucos, café, chá, mas também para fabricação de doces e bolos, inclusive mousses.

Contraindicações da planta Agave:

A planta é contraindicada para gestantes. Não foram encontradas interações medicamentosas nem problemas associados à ingestão em grandes quantidades.

Malefícios:

Apesar de possuir pouquíssimas calorias e inúmeras qualidades benéficas para o corpo, o açúcar da Agave é igual a todos os outros açúcares naturais, e por isso deve ser evitado por diabéticos que apresentam índices altos de glicose no sangue.

Grávidas também devem evitar o consumo do xarope ou do suco de Agave. Quando tomado em doses exageradas ou muito concentradas, a Agave pode gerar distúrbios digestivos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.