Os 25 Benefícios do Jenipapo Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Jenipapo oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Jenipapo é uma planta da família da rubiácea e é conhecida também como jenipapeiro, jenipapo-da-américa, jenipaba. Esse vegetal é nativo das Américas e, no Brasil, cresce do Sudeste ao Norte do país. Seu desenvolvimento se dá em solos profundos e drenados e a melhor época para semear essa planta é a primavera.

Essa espécie de vegetal é bastante recomendada para o combate à transtornos como afecção, amigdalite, anemia, asma, diarreia, doença venérea, enterite, faringite, hidropisia, sífilis, úlcera, vomitório. A colheita do jenipapeiro é feita das suas folhas, cascas e raízes durante a floração, além dos seus frutos.

Benefícios do Jenipapo

Valor Nutricional do Jenipapo:

Em primeiro lugar esse fruto é muito rico em vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina C. Ele também possui uma boa quantidade de fibras, o que significa que é o alimento ideal para quem sofre com prisão de ventre. Inclusive, é muitas vezes utilizado como laxante, tamanha a sua eficácia no trato intestinal. Além disso, é rico em minerais, sendo ferro, cálcio e fósforo os mais presentes.

1. Benefícios do Jenipapo Para Ajudar no Tratamento de Reumatismo:

Pelo fato de este fruto ajudar na circulação sanguínea, ele é benéfico para o tratamento do reumatismo, auxiliando no alívio dos principais sintomas da doença, como dores e inchaço nas articulações.

2. Benefício do Jenipapo Combate a Faringite:

Os princípios ativos contidos na fruta podem inibir os sintomas da faringite, eliminando a dor, irritação, e a coceira da garganta causados por essa doença.

3. Benefícios do Jenipapo Para Tratar as Úlceras:

Na medicina caseira, a fruta apresenta diversos benefícios. De seu tronco, é possível fazer um chá indicado para tratar de úlceras.

4. Benefício do Jenipapo Para Combater a Faringite:

O consumo dessa fruta está associado ao tratamento natural da faringite, uma inflamação aguda na faringe.

5. Benefícios do Jenipapo Para Controlar as Plaquetas do Sangue:

Outro dos principais Benefícios dessa fruta para a saúde é o seu auxílio eficiente no controle das plaquetas do sangue, podendo ser usado por pessoas que estão sendo tratadas com quimioterapia.

6. Benefício do Jenipapo Para Eliminar Coceira na Garganta:

Os princípios ativos contidos na fruta podem inibir os sintomas da faringite, eliminando a dor, irritação, e a coceira da garganta causados por essa doença.

7. Benefícios do Jenipapo Combater Doenças Intestinais:

Outros Benefícios da fruta para a saúde é seu auxílio aos pacientes que sofrem de enterite crônica, uma inflamação da mucosa do intestino delgado. Para as pessoas diagnosticadas com esse problema, o ideal é consumir um copo de suco da fruta adoçado com mel diariamente.

8. Benefício do Jenipapo Para Tratar a Diarreia:

A diarreia causa aumento do número de evacuações e modifica a consistência das fezes, que ficam mais líquidas. A fruta por ser rico em fibras, ele promove uma melhora rápida para esse problema.

9. Benefícios do Jenipapo Para Mulheres Gravidez:

A fruta oferece, também, benefícios para mulheres grávidas. As gestantes podem sofrer com vômitos e náuseas, o que melhora com o suco desse fruto.

10. Benefício do Jenipapo Para Tratar a Enterite Crônica:

Outros Benefícios do Jenipapo para a saúde é seu auxílio aos pacientes que sofrem de enterite crônica, uma inflamação da mucosa do intestino delgado.

11. Benefícios do Jenipapo Combater a Anemia:

Na fruta apresenta 3,6 mg de Ferro a cada 100 gramas, o que o torna um grande aliado no combate à anemia, podendo tanto prevenir o problema como servindo como auxiliar no tratamento, desde que haja acompanhamento médico.

12. Benefício do Jenipapo Para Elefantíase:

A filariose, também conhecida como elefantíase, é uma doença parasitária que provoca uma reação inflamatória nos vasos linfáticos, dilatando a perna afetada.

13 Benefícios do Jenipapo Para Tratar Bronquite:

A fruta também é muito útil para os pulmões ajudando a combater a bronquite. Essa utilidade já é bastante conhecida no Norte e Nordeste, onde se costuma preparar um xarope natural da fruta para solucionar o problema de bronquite.

14 Benefício do Jenipapo Melhorar o Desempenho Sexual:

Embora poucas pessoas saibam disso, esse fruto possui substâncias que atuam como afrodisíaco natural, melhorando o desempenho sexual tanto de homens quanto de mulheres.

Benefícios do Jenipapo

15 Benefício do Jenipapo Ajuda Regular os Impulsos Nervosos:

Nosso organismo é formado por milhões de terminações nervosas que se conectam através de impulsos, o Cálcio da fruta é muito importante pois atua na regulação e transmissão desses impulsos nervosos.

Confira Outros Benefícios da Fruta:

  • 1. Ajuda no Tratamento de Reumatismo;
  • 2. Combate a Faringite:
  • 3. Trata as Úlceras;
  • 4. Combater a Faringite;
  • 5. Plaquetas do Sangue;
  • 6. Combate a Faringite;
  • 7. Combate a Doenças Intestinais;
  • 8. Trata a Diarreia;
  • 9. Promove a Saúde na Gravidez;
  • 10. Para Enterite Crônica.

Contraindicações e Efeitos Colaterais:

Até o momento não foram registradas contraindicações ou efeitos colaterais a respeito do uso dessa fruta, porém o consumo em excesso de qualquer tipo de alimento pode vir a causar danos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficios do sapoti

Os 32 Benefícios do Sapoti Para Saúde

Os 40 Benefícios da Goiaba Branca Para Saúde