Frutas

Caqui do Mato Fruta: 10 Benefícios, Informação nutricional e malefícios

caqui do mato

Caqui do Mato é rico em vários nutrientes, e carrega inúmeros benefícios para o corpo. A árvore é de médio porte, tem de 6 a 9 metros de altura. As folhas são simples, duras e lisas, de 6 cm.

Dono de uma aparência similar à do tomate, o Caqui do Mato tem um sabor doce e suave. Não está entre as frutas mais populares mas está ganhando destaque por conta de suas propriedades. Veremos aqui para que serve o Caqui do Mato.

Caqui do Mato Fruta: 10 Benefícios, Informação nutricional e malefícios

O Caqui do Mato apresente uma grande variedade de nutrientes, é uma excelente fonte de fibras, de antioxidantes, de vitamina A, vitamina C e vitamina E, contém sais minerais, como o ferro, cálcio e fósforo, fonte também de licopeno, tanino e açúcares.

Preferencialmente deve-se consumir o Caqui do Mato cru, mas algumas pessoas gostam de prepará-lo na forma de suco, que deve ser bebido logo após o preparo para não perder as vitaminas da fruta. Algumas receitas também usam o Caqui do Mato na preparação de doces e sobremesas.

O Caqui do Mato é uma fruta tradicional da China, posteriormente se espalhou pelo Japão e hoje é cultivada no mundo todo. É uma fruta do outono que e apresenta diferentes espécies ao redor do mundo.

o caqui encabeça a lista das frutas mais poderosas para consumirmos nesse mês. De cor avermelhada e textura delicada, o alimento, visualmente confundido com o tomate, é suculento e muito saboroso, podendo acrescentar diversos benefícios nutricionais para a nossa saúde e bem-estar do organismo, como, por exemplo, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão.

De origem chinesa, o caqui não precisou de muito para ganhar espaço no Brasil. A fruta é uma fonte incrível de agentes antioxidantes, fibras alimentares e fitonutrientes como as vitaminas e minerais, responsáveis por tornarem o nosso corpo saudável e livre das enfermidades. Além disso, por ser extremamente saborosa e versátil, se encaixa em diversas preparações, tais como mousse, creme, geleia e sorvete.

Benefícios do Caqui do Mato Para Saúde:

1. Aumenta a Imunidade:

Com bons níveis de vitamina C em sua composição, o Caqui do Mato atua como um reforço para o nosso sistema imunológico. Seu consumo ajuda a manter o nosso corpo livre de gripes, infecções, resfriados e outras enfermidades causadas pela baixa imunidade.

2. Previne a Osteoporose:

O desgaste ósseo ocorre muito em casos de deficiência de cálcio e a reposição deste mineral através da ingestão de frutas e vegetais todos os dias é muito importante. Os Benefícios do Caqui do Mato, por ser fonte de cálcio, mantem o PH do organismo e ajuda na correta absorção deste nutriente, levando a ossos saudáveis e prevenindo a osteoporose.

3. Beneficia a Saúde dos Olhos:

Rica em vitamina A, o Caqui do Mato se torna essencial para prevenir a perda da visão, danos na retina e a degeneração macular, prevenindo assim a catarata e até os riscos de glaucoma. A substância também é responsável por prevenir as doenças cardiovasculares e aumentar a imunidade.

4. Melhora a Memória:

O Caqui do Mato pode aumentar a capacidade de concentração e memorização em um longo prazo. É porque é capaz de estimular a atividade bioelétrica do cérebro que melhora a energia e a memória do cérebro.

5. Auxilia a Perda Peso:

Um fruto de tamanho médio pesa cerca de 168 gramas e oferece apenas 31 gramas de carboidratos. O Caqui do Mato quase não tem gordura. Estes dois fatores fazem dele um amigo ideal para as pessoas que desejam fazer lanche ao tentar perder os quilos extras.

6. Melhora a Saúde Mental:

O Caqui do Mato a tem uma longa tradição de ser usado para ajudar a aumentar a resistência, concentração e bem-estar mental.

7. Combate as Inflamações:

O Caqui do Mato é rica reserva de fitoquímicos sortidos, catequinas e antioxidantes polifenólicos. A catequina é um poderoso agente anti-inflamatório e anti-infeccioso. Assim, poderia ajudar a prevenir reações inflamatórias indesejadas e infecções.

8. Benefícios do Caqui do Mato Por ser Detox:

O Caqui do Mato pode e deve estar presente nos refrescantes sucos detox. A fruta tem ação desintoxicante, que elimina os metais pesados do organismo, deixando-o mais saudável e facilitando a absorção dos nutrientes necessários para o nosso bem-estar.

Caqui do Mato Fruta: 10 Benefícios, Informação nutricional e malefícios

9. Acaba com Sangramentos:

O Caqui do Mato é conhecido por possuir propriedades anti-hemorrágicas. Não admira que tenha sido usado no controle de sangramento excessivo de feridas desde tempos imemoriais.

10. Ajuda no Controle da Diabetes:

Aqueles que sofrem de diabetes são propensos a ânsias de fome, e muito constantemente. Sendo rico em fibras, o Caqui do Mato pode ser apreciado pelos diabéticos para conter os níveis de fome. O fruto também é conhecido por regular o nível de açúcar no sangue.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.