Benefícios de Legumes e Vegetais

Os 40 Benefícios do Inhame Para Saúde

inhame

Os 40 Benefícios do Inhame Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, natural do continente africano, o inhame faz parte da base da alimentação na África Central, especialmente na Nigéria, maior produtor mundial, com cerca de três milhões de hectares.

No Brasil cultiva-se dois tipos da planta o inhame e o inhame-roxo, também conhecido como cará em algumas regiões do país, o último é encontrado principalmente no Nordeste, maior produtora e também consumidora da raiz. Uma única planta desse tubérculo pode produzir mais de 20 Kg de inhame por vez. Por ser de clima tropical, ele desenvolve-se bem em regiões quentes e úmidas.

inhame

É uma importante fonte de carboidratos e por ter uma quantidade significativa de fibras, não eleva as taxas de glicemia do corpo. Assim seu consumo é sugerido para pessoas com diabetes ou que buscam uma reeducação alimentar. Além disso, ele tem boas quantidades de vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9) importantes para o funcionamento do organismo e também para o fortalecimento do sistema imunológico.

Pode ser consumido cozido, frito e assado em pirão, sopas, cremes, pães, bolos, biscoitos, panquecas e tortas. Uma dica importante no armazenamento é não guardar o inhame na geladeira pois ele absorve umidade e amolece. O melhor é mantê-lo em lugar fechado, seco e escuro se não você pode se surpreendido, porque assim como a batata, o inhame brota ao ficar exposto à luz do sol.

Se você ainda não gosta de inhame e não se convenceu, saiba que ele é um caule que tem como função levar água e nutrientes para a planta, ou seja, é fácil deduzir que ele é rico em muitos nutrientes necessários para o nosso organismo, entre eles estão os carboidratos, o cálcio, o ferro, o fósforo, as vitaminas do complexo B e amido.

Valor Nutricional do Inhame:

O Inhame tem vitamina A, que fortalece nosso sistema ocular como um todo e nossa visão, além de ajudar a evitar doenças nessa parte do corpo; tem vitamina B, que fortalece o sistema neurológico; vitamina C, que fortalece a imunidade e a visão, bem como facilita o processo de cicatrização.

Benefícios do Inhame Para Saúde:

1. Beneficia o Intestino:

Por ser rico em fibra que é um dos mais importantes nutriente no combate a problemas intestinais como constipação (intestino preso), e para quem deseja melhorar ou manter uma boa saúde intestinal, o Inhame possui em cada 100 gramas, 4 gramas de fibras  dietéticas, polissacarídeos.

2. É Benéfica Para Visão:

Graças à vitamina A o consumo dessa raiz favorece a melhora na visão e na saúde ocular, colaborando com a prevenção de algumas doenças, como a cegueira noturna, catarata e até dores de cabeça que ocorrem por problemas na região ocular.

3. Fortalece o Sistema Imunológico:

Atuando nos gânglios linfáticos por conta de nutriente e principalmente pela presença de vitamina C, o inhame fortalece o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Por essa razão o inhame é muito conhecido por ser ótimo para combater a dengue, já que ele aumenta consideravelmente o sistema imunológico do organismo.

4. Promove a Saúde dos Ossos:

Geralmente os mais idosos sofrem de problemas nos ossos e a osteoporose é um flagrante comum nessa fase. Sendo o cálcio e o fósforo os minerais mais importantes para a manutenção da saúde óssea, o Inhame deverá ser consumido por todos, principalmente quem está na terceira idade.

5. Trata a Prisão de Ventre:

O vegetal é super importante para a boa digestão. Seus nutrientes promovem o transporte regular do alimento por todo o intestino e promove a regularidade na evacuação. Esse benefício é evidente em razão da boa quantidade de fibras.

6. É bom Para Pele:

A vitamina A presente no inhame funciona como hidratante, fazendo com que a pele retenha maior quantidade de líquido, além disso, ainda auxilia na eliminação dos radicais livres como já foi mencionado e isso acaba combatendo o envelhecimento precoce.

7. Regula a Pressão Arterial:

Os quadros de hipertensão arterial são cada vez mais comuns e uma forma de controlar a pressão e também prevenir essa doença é ingerindo a hortaliça. O Inhame é rico em Potássio nutriente responsável pelo controle de sódio na corrente sanguínea e, por conta disso, também consegue controlar o acúmulo de líquidos dentro dos vasos.

8. Inhame Contra os Radicais Livres:

Por ser rica em vitamina C, este é outro rico Benefício do Inhame. Estudos recentes revelam que alimentos com uma quantidade significativa de vitamina C ajudam a combater ação dos radicais livres no organismo.

9. Benefício do Inhame Contra a Constipação:

A pessoa passa dias sem defecar e isso pode causar muita dor, além de ser um sinal de que algo não vai bem no organismo. Alimentos ricos em fibras como pode ajudar e muito esse tipo de situação.

beneficios do inhame

10. Controla o Peso:

Por ser rico em fibras, ter baixa caloria e dar maior saciedade, o inhame é indispensável em dietas de controle e redução de peso.

11. Controla os Níveis de Glicose:

A ingestão de açúcar associada ao aumento da glicemia (quantidade de glicose no sangue) pode ser combatida pela ingestão de inhame diariamente. Em combinação com os nutrientes do inhame a glicose é levada a níveis mais baixos.

12. Atua na Prevenção da Osteoporose:

Por ser rico em cálcio e fósforo, este é outro rico Benefício do Inhame e é uma excelente fonte de nutrientes para mantes os ossos fortes, prevenindo problemas como osteoporose, que aparece principalmente em idosos e em mulheres após a menopausa.

13. Melhora o Sistema Nervoso:

As vitaminas do complexo B, o Potássio, o fósforo e as proteínas que por sua vez também estão presentes no inhame fazem com que ele seja muito benéfico para a melhora da saúde do sistema nervoso e da memória, já que estes nutrientes são responsáveis por levar o oxigênio às células e nervos.

14. Previne o Câncer:

Pela presença de vitamina A e C, o inhame é um excelente antioxidante, protegendo o corpo dos radicais livres que causam estresse oxidativo que é um tipo de “ferrugem” e que esta associado a vários tipos diferentes de câncer, por exemplo de cólon e esôfago

15. Previne Problemas no Coração:

A ingestão adequada de vitamina B6 tem demonstrado redução de risco de doença cardíaca. O inhame é rico em vitaminas do complexo B, e por isso é indicado seu consumo. Além disso, também é fonte de Potássio (a cada 10 gramas de inhame se encontra 816 miligramas de Potássio ) que ajuda a controlar a pressão arterial, bem como auxilia o fluxo sanguíneo renal reduzindo a hipertensão e problemas dos rins.

16. É Rico em Antioxidantes:

Esse vegetal tem sido frequentemente conhecido como um celeiro de antioxidantes, porque eles estão tão cheios deles. Ele inclui a vitamina C, que é muito eficiente para eliminar os radicais livres que causam o câncer.

17. Combate a Insônia:

Contém uma substância química chamada triptofano, que promove a sonolência e relaxamento. Os Inhames são muitas vezes utilizados em aromaterapia e infusões para o sono.

18. Regula a Pressão Arterial:

O Potássio é necessário para várias funções do corpo, bem como controlar o nível da pressão arterial. A insuficiência ou mesmo quantidades inadequadas de Potássio no interior do corpo têm sido associados com a hipertensão.

19. Melhora a Função Cognitiva:

Esse vegetal também oferece a oportunidade para aumentar a função cognitiva, bem como a capacidade de memória no cérebro. De acordo com uma pesquisa, os indivíduos que consumiam diariamente esse tubérculo, foi observado um aumento substancial das capacidades cognitivas.

20. Combate a Diabetes:

O Inhame é recomendado para prevenir a diabetes. É rico em fitoquímicos, conhecidos como acetogeninas. Estes fitoquímicos poderosos podem ajudar a regular o nível de açúcar no corpo. Além disso, é rica em fibra dietética, que ajuda a abrandar o processo de digestão no corpo e ajuda a controlar o nível de glicose.

beneficio do inhame

Outros Benefícios do Inhame Para Saúde:

  • Combate a prisão de ventre, por ser rico em fibras;
  • Ajuda a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade e retarda o aparecimento da fome;
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue, devido ao seu alto teor de fibras;
  • Da energia e ganhar massa muscular, pois assim como a batata doce, o inhame é rico em carboidratos que mantém um aporte de energia para o treino;
  • Diminui os sintomas da menopausa e da TPM, por conter diosgenina, uma substância que ajuda no controle dos hormônios femininos;
  • Ajuda a controlar o colesterol e a pressão sanguínea, por ser rico em fibras e devido à presença do fitosterol diosgenina;
  • Previne doenças cardiovasculares, pois ajuda a controlar a pressão e diminuir o colesterol;
  • Facilita a digestão, reduzi cólicas e ajudar a eliminar as toxinas do organismo, podendo também ser usado na forma de elixir;
  • Os benefícios do Inhame estão em sua maioria ligados a presença de antioxidantes que auxiliam no combate dos radicais livres;
  • O Inhame é rico em vitamina A, que é extremamente boa para o crescimento celular, incluindo o crescimento de cabelo;
  • A vitamina C presente nesse vegetal é um poderoso antioxidante que ajuda a deixar o corpo resistente contra agentes infecciosos;
  • Por suas quantidades de vitamina B6, esse vegetal auxilia na produção de melanina, o que beneficia a pele;
  • O consumo diário de alimentos ricos em Potássio como esse vegetal, ajuda também a controlar a hipertensão;
  • Possui importante papel na formação de ossos e dentes;
  • É responsável por manter os níveis das substâncias sanguíneas necessárias para o bom funcionamento do corpo;
  • Participa ativamente no processo de geração de energia pelas células e pelo corpo, sendo peça vital para o bom funcionamento do organismo;
  • É rica em ferro, que é útil na prevenção da anemia;
  • Ele contém cobre, o que promove a absorção de cálcio, um nutriente que é essencial para uma boa saúde do osso;
  • O Potássio presente é conhecido por ser eficaz na prevenção de cãibras nas pernas;
  • Devido à sua textura é frequentemente usado em bebidas, sorvetes e outros alimentos doces.

Efeitos Colaterais do Inhame:

Quando consumido nas doses corretas, o elixir de Inhame dificilmente provoca efeitos colaterais. Mas em casos específicos podem ocorrer náuseas e dores de estômago. Por conter saponina em sua composição.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.