Os 40 Benefícios do Inhame Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 40 Benefícios do Inhame Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, natural do continente africano, o inhame faz parte da base da alimentação na África Central, especialmente na Nigéria, maior produtor mundial, com cerca de três milhões de hectares.

No Brasil cultiva-se dois tipos da planta o inhame e o inhame-roxo, também conhecido como cará em algumas regiões do país, o último é encontrado principalmente no Nordeste, maior produtora e também consumidora da raiz. Uma única planta desse tubérculo pode produzir mais de 20 Kg de inhame por vez. Por ser de clima tropical, ele desenvolve-se bem em regiões quentes e úmidas.

inhame

É uma importante fonte de carboidratos e por ter uma quantidade significativa de fibras, não eleva as taxas de glicemia do corpo. Assim seu consumo é sugerido para pessoas com diabetes ou que buscam uma reeducação alimentar. Além disso, ele tem boas quantidades de vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9) importantes para o funcionamento do organismo e também para o fortalecimento do sistema imunológico.

Pode ser consumido cozido, frito e assado em pirão, sopas, cremes, pães, bolos, biscoitos, panquecas e tortas. Uma dica importante no armazenamento é não guardar o inhame na geladeira pois ele absorve umidade e amolece. O melhor é mantê-lo em lugar fechado, seco e escuro se não você pode se surpreendido, porque assim como a batata, o inhame brota ao ficar exposto à luz do sol.

Se você ainda não gosta de inhame e não se convenceu, saiba que ele é um caule que tem como função levar água e nutrientes para a planta, ou seja, é fácil deduzir que ele é rico em muitos nutrientes necessários para o nosso organismo, entre eles estão os carboidratos, o cálcio, o ferro, o fósforo, as vitaminas do complexo B e amido.

Valor Nutricional do Inhame:

O Inhame tem vitamina A, que fortalece nosso sistema ocular como um todo e nossa visão, além de ajudar a evitar doenças nessa parte do corpo; tem vitamina B, que fortalece o sistema neurológico; vitamina C, que fortalece a imunidade e a visão, bem como facilita o processo de cicatrização.

Benefícios do Inhame Para Saúde:

1. Beneficia o Intestino:

Por ser rico em fibra que é um dos mais importantes nutriente no combate a problemas intestinais como constipação (intestino preso), e para quem deseja melhorar ou manter uma boa saúde intestinal, o Inhame possui em cada 100 gramas, 4 gramas de fibras  dietéticas, polissacarídeos.

2. É Benéfica Para Visão:

Graças à vitamina A o consumo dessa raiz favorece a melhora na visão e na saúde ocular, colaborando com a prevenção de algumas doenças, como a cegueira noturna, catarata e até dores de cabeça que ocorrem por problemas na região ocular.

3. Fortalece o Sistema Imunológico:

Atuando nos gânglios linfáticos por conta de nutriente e principalmente pela presença de vitamina C, o inhame fortalece o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Por essa razão o inhame é muito conhecido por ser ótimo para combater a dengue, já que ele aumenta consideravelmente o sistema imunológico do organismo.

4. Promove a Saúde dos Ossos:

Geralmente os mais idosos sofrem de problemas nos ossos e a osteoporose é um flagrante comum nessa fase. Sendo o cálcio e o fósforo os minerais mais importantes para a manutenção da saúde óssea, o Inhame deverá ser consumido por todos, principalmente quem está na terceira idade.

5. Trata a Prisão de Ventre:

O vegetal é super importante para a boa digestão. Seus nutrientes promovem o transporte regular do alimento por todo o intestino e promove a regularidade na evacuação. Esse benefício é evidente em razão da boa quantidade de fibras.

6. É bom Para Pele:

A vitamina A presente no inhame funciona como hidratante, fazendo com que a pele retenha maior quantidade de líquido, além disso, ainda auxilia na eliminação dos radicais livres como já foi mencionado e isso acaba combatendo o envelhecimento precoce.

7. Regula a Pressão Arterial:

Os quadros de hipertensão arterial são cada vez mais comuns e uma forma de controlar a pressão e também prevenir essa doença é ingerindo a hortaliça. O Inhame é rico em Potássio nutriente responsável pelo controle de sódio na corrente sanguínea e, por conta disso, também consegue controlar o acúmulo de líquidos dentro dos vasos.

8. Inhame Contra os Radicais Livres:

Por ser rica em vitamina C, este é outro rico Benefício do Inhame. Estudos recentes revelam que alimentos com uma quantidade significativa de vitamina C ajudam a combater ação dos radicais livres no organismo.

9. Benefício do Inhame Contra a Constipação:

A pessoa passa dias sem defecar e isso pode causar muita dor, além de ser um sinal de que algo não vai bem no organismo. Alimentos ricos em fibras como pode ajudar e muito esse tipo de situação.

beneficios do inhame

10. Controla o Peso:

Por ser rico em fibras, ter baixa caloria e dar maior saciedade, o inhame é indispensável em dietas de controle e redução de peso.

11. Controla os Níveis de Glicose:

A ingestão de açúcar associada ao aumento da glicemia (quantidade de glicose no sangue) pode ser combatida pela ingestão de inhame diariamente. Em combinação com os nutrientes do inhame a glicose é levada a níveis mais baixos.

12. Atua na Prevenção da Osteoporose:

Por ser rico em cálcio e fósforo, este é outro rico Benefício do Inhame e é uma excelente fonte de nutrientes para mantes os ossos fortes, prevenindo problemas como osteoporose, que aparece principalmente em idosos e em mulheres após a menopausa.

13. Melhora o Sistema Nervoso:

As vitaminas do complexo B, o Potássio, o fósforo e as proteínas que por sua vez também estão presentes no inhame fazem com que ele seja muito benéfico para a melhora da saúde do sistema nervoso e da memória, já que estes nutrientes são responsáveis por levar o oxigênio às células e nervos.

14. Previne o Câncer:

Pela presença de vitamina A e C, o inhame é um excelente antioxidante, protegendo o corpo dos radicais livres que causam estresse oxidativo que é um tipo de “ferrugem” e que esta associado a vários tipos diferentes de câncer, por exemplo de cólon e esôfago

15. Previne Problemas no Coração:

A ingestão adequada de vitamina B6 tem demonstrado redução de risco de doença cardíaca. O inhame é rico em vitaminas do complexo B, e por isso é indicado seu consumo. Além disso, também é fonte de Potássio (a cada 10 gramas de inhame se encontra 816 miligramas de Potássio ) que ajuda a controlar a pressão arterial, bem como auxilia o fluxo sanguíneo renal reduzindo a hipertensão e problemas dos rins.

16. É Rico em Antioxidantes:

Esse vegetal tem sido frequentemente conhecido como um celeiro de antioxidantes, porque eles estão tão cheios deles. Ele inclui a vitamina C, que é muito eficiente para eliminar os radicais livres que causam o câncer.

17. Combate a Insônia:

Contém uma substância química chamada triptofano, que promove a sonolência e relaxamento. Os Inhames são muitas vezes utilizados em aromaterapia e infusões para o sono.

18. Regula a Pressão Arterial:

O Potássio é necessário para várias funções do corpo, bem como controlar o nível da pressão arterial. A insuficiência ou mesmo quantidades inadequadas de Potássio no interior do corpo têm sido associados com a hipertensão.

19. Melhora a Função Cognitiva:

Esse vegetal também oferece a oportunidade para aumentar a função cognitiva, bem como a capacidade de memória no cérebro. De acordo com uma pesquisa, os indivíduos que consumiam diariamente esse tubérculo, foi observado um aumento substancial das capacidades cognitivas.

20. Combate a Diabetes:

O Inhame é recomendado para prevenir a diabetes. É rico em fitoquímicos, conhecidos como acetogeninas. Estes fitoquímicos poderosos podem ajudar a regular o nível de açúcar no corpo. Além disso, é rica em fibra dietética, que ajuda a abrandar o processo de digestão no corpo e ajuda a controlar o nível de glicose.

beneficio do inhame

Outros Benefícios do Inhame Para Saúde:

  • Combate a prisão de ventre, por ser rico em fibras;
  • Ajuda a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade e retarda o aparecimento da fome;
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue, devido ao seu alto teor de fibras;
  • Da energia e ganhar massa muscular, pois assim como a batata doce, o inhame é rico em carboidratos que mantém um aporte de energia para o treino;
  • Diminui os sintomas da menopausa e da TPM, por conter diosgenina, uma substância que ajuda no controle dos hormônios femininos;
  • Ajuda a controlar o colesterol e a pressão sanguínea, por ser rico em fibras e devido à presença do fitosterol diosgenina;
  • Previne doenças cardiovasculares, pois ajuda a controlar a pressão e diminuir o colesterol;
  • Facilita a digestão, reduzi cólicas e ajudar a eliminar as toxinas do organismo, podendo também ser usado na forma de elixir;
  • Os benefícios do Inhame estão em sua maioria ligados a presença de antioxidantes que auxiliam no combate dos radicais livres;
  • O Inhame é rico em vitamina A, que é extremamente boa para o crescimento celular, incluindo o crescimento de cabelo;
  • A vitamina C presente nesse vegetal é um poderoso antioxidante que ajuda a deixar o corpo resistente contra agentes infecciosos;
  • Por suas quantidades de vitamina B6, esse vegetal auxilia na produção de melanina, o que beneficia a pele;
  • O consumo diário de alimentos ricos em Potássio como esse vegetal, ajuda também a controlar a hipertensão;
  • Possui importante papel na formação de ossos e dentes;
  • É responsável por manter os níveis das substâncias sanguíneas necessárias para o bom funcionamento do corpo;
  • Participa ativamente no processo de geração de energia pelas células e pelo corpo, sendo peça vital para o bom funcionamento do organismo;
  • É rica em ferro, que é útil na prevenção da anemia;
  • Ele contém cobre, o que promove a absorção de cálcio, um nutriente que é essencial para uma boa saúde do osso;
  • O Potássio presente é conhecido por ser eficaz na prevenção de cãibras nas pernas;
  • Devido à sua textura é frequentemente usado em bebidas, sorvetes e outros alimentos doces.

Efeitos Colaterais do Inhame:

Quando consumido nas doses corretas, o elixir de Inhame dificilmente provoca efeitos colaterais. Mas em casos específicos podem ocorrer náuseas e dores de estômago. Por conter saponina em sua composição.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

beneficios da lima

Os 30 Benefícios da Lima Para Saúde

Os 40 Benefícios do Bacalhau Para Saúde