Benefícios das Plantas

Os 30 Benefícios da Bétula Para Saúde

betula

Os 30 Benefícios da Bétula Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, conhecida como vidoeiro, vidoeiro branco e senhora dos bosques, bétula é uma planta da família Betulaceae, assim como a aveleira. Trata-se de pequenas árvores ou arbustos características do clima do hemisfério norte.

Seu fruto é uma sâmara pequena, com folhas simples e alternas. Suas propriedades medicinais são extraídas da casca de sua árvore e de suas folhas. Seu chá, se consumido com regularidade, pode fazer maravilhas pelo organismo e, por esta razão, está se tornando cada vez mais popular e procurada no mercado natural.

beneficios da betula

A bétula costuma ser utilizada, ainda, para curar e aliviar queimaduras, contusões, feridas e eczemas. No banho ela é capaz de tratar erupções cutâneas e ajudar no processo cicatrizante de machucados. Ainda no banho, a bétula pode ser usada nos cabelos para combater a caspa. Tem utilidade também para o reumatismo, psoríase, limpeza de pele, acnes, congestão nasal e leucorreia.

As folhas são antibacterianas e, em conjunto com as propriedades diuréticas, é eficiente para eliminar toxinas do organismo e purificar o sangue, aliviando infecções, inflamações e dores. Devido às suas propriedades medicinais, a bétula é indicada como complemento no tratamento de cólicas renais, uretrite, icterícia, edemas, cistite, dores musculares, psoríase, para prevenir cálculos urinários e renais, irritação da pele, reumatismo, gota, calvície e caspa.

A bétula pode ser utilizada não apenas como chá, mas também como ingrediente culinário. A partir de sua seiva é produzido um vinagre medicinal, assim como xarope doce e até mesmo cerveja. Os talos secos podem servir para fazer farinha ou mesmo cozinhá-los em finas tiras e servir como macarrão. Suas folhas também têm serventia, podendo ser utilizadas para incrementar saladas.

A planta contém uma substância resinosa, a betulalbina, e um ácido aromático, o ácido betulábico. A bélula cresce em toda parte, contentando-se com solos áridos e se adapta a todos os climas. A sua madeira é empregada em marcenaria e para calefação, mas produz pouco calor, por se tratar de madeira branca.

Valor Nutricional da Bétula:

A seiva da Bétula contém uma série de minerais importantes e açúcares como frutose e glicose. A Bétula rica fonte de potássio, magnésio, cálcio, zinco, ferro e fósforo, bem como vitamina C e tiamina.

Benefícios da Bétula Para Saúde:

1. É um Potente Diurético:

Promove a micção. O Betulenol e o Betulene são os dois componentes responsáveis ​​por essa propriedade. A micção ajuda o corpo de muitas maneiras. Ela ajuda a perder peso, a remover as toxinas do organismo, promove a digestão, cura infecções no sistema urinário, limpa os rins e reduz a pressão arterial.

2. Benefícios da Bétula Para Reduzir a Temperatura Corporal:

Ele ajuda a reduzir a temperatura do corpo durante a febre , promovendo a transpiração. Isso também ajuda a remoção das toxinas do corpo através do suor durante a febre, melhorando ainda mais a condição do paciente.

3. Contém Propriedades Germicida e Inseticida:

A Planta é um germicida e inseticida excelente, principalmente devido à presença de ácido salicílico e salicilato de metila em simultâneo. Estes dois componentes são curas excelentes para o eczema , micose e outras doenças de pele e infecções.

4. Contém Propriedades Desintoxicante e Depurativa:

Os Benefícios da Bétula Ajuda a eliminar toxinas como o ácido úrico do sangue através do aumento da urina e transpiração, sendo diurético e estimulante por natureza e, portanto, purifica o sangue (é um agente depurativo que purifica).

5. Contém Propriedades Adstringente:

Desde sempre, o óleo da planta tem sido usado como um tônico da pele. A aplicação externa regular em baixas doses, reduz eficientemente as rugas e a flacidez da pele e dos músculos.

6. É um Poderoso Anti-reumático e Anti-Artrítico:

Uma vez que estimula o sistema circulatório e melhora a circulação, é muito útil para dar alívio em doenças associadas com o esforço, como edema (inchaço), reumatismo, artrite, etc. A propriedade desintoxicante do Óleo essencial desta planta também ajuda nisso, porque ele remove as toxinas do corpo que são as causas dessas doenças.

7. Serve Como Analgésico e Anti-espasmódico:

É útil para reduzir as dores das articulações, músculos, dores de cabeça e dores de dentes. É também anti-espasmódica e alivia as cólicas.
Anti-séptica e Desinfectante: Estas são duas das mais importantes propriedades do óleo desta planta.

8. Possui Propriedades Anti-inflamatórias:

O Óleo desta planta tem sido conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. A massagem com este óleo suporta e relaxa músculos cansados ​​e danificados. Ele alivia a dor articular e muscular e suas propriedades antiespasmódicas cólicas corporais.

9. Benefício da Bétula Para Desintoxicar:

A planta é um agente eficaz de desintoxicação. O consumo deste óleo remove toxinas do corpo sob a forma de transpiração e urina.

10. Bétula no Controle da Diabetes:

A planta regula a produção de hormônios importantes no organismo, como insulina e tireóide. Com níveis adequados de insulina no corpo, o nível de açúcar no sangue permanece em quantidades admissíveis. Desta forma, ajuda no controle da diabetes.

11. Combate a Varias Enfermidades:

O curioso é que cada parte da planta conta com uma composição química diferente, fazendo com seu uso varie. Ou seja, cada porção da Bétula é recomendada para um problema.

12. Bétula no Combate a Tosse:

A Bétula age como aspirina natural, reduzindo a dor e facilitando a respiração de quem tem tosse, porque contém uma substância chamada metil salicilato. A Bétula é um vegetal oriundo da Europa e Ásia; um arbusto ou árvore cujo tamanho varia de pequeno a médio.

13. Trata a Psoríase:

O óleo de bétula possui cor verde intensa e aroma característico da planta. É empregado ainda no combate à sensação de aspereza da pele devido problemas como eczema e psoríase.

14. Combate ão Câncer:

A Bétula e seus Benefícios vem sendo estudada ao longo dos anos –e existe chance de ela possuir um potencial anticancerígeno.

15. Trata Feridas:

Algumas versões do óleo desta planta trazem recomendação de uso somente externo. E advertência para que o produto não seja aplicado em mucosas, olhos e feridas abertas. Tomados os devidos cuidados, podemos usufruir das vantagens dos fitoterápicos e seus derivados. O óleo desta planta, certamente, pode ser um grande aliado do bem-estar.

betula

Outros Benefícios da Bétula Para Saúde:

  • A aplicação diária de Óleo de Bétula na pele ajuda a reduzir as rugas, a folga da pele;
  • Aperta os músculos faciais soltos e dá-lhe um olhar jovem e energético;
  • Tem sido usado desde tempos antigos como um toner de pele natural. Seu rico aroma infunde calor, força e vitalidade na pele;
  • Aumenta a circulação sanguínea em seu corpo e cura doenças relacionadas à circulação sanguínea imprópria;
  • É um agente eficaz de desintoxicação;
  • Vários estudos indicaram que o extrato de Bétula pode ser uma grande ajuda no tratamento da artrite reumatoide;
  • Devido à sua natureza anti-inflamatória, as Folhas de Bétula são altamente eficaz para aliviar o distúrbio digestivo;
  • O chá das Folhas de Bétula também contém vários antioxidantes naturais sob a forma de flavanóides e vitamina C que podem melhorar ainda mais a saúde geral;
  • Podem ser usadas para fazer um chá ou um jugo para ajudar a tratar a inflamação ou a infecção no trato urinário
  • As Folhas de Bétula e a casca da Bétula podem ser usadas para ajudar a fazer um chá anti-inflamatório para ajudar a tratar várias formas de inflamação;
  • Beber alguns copos de chá feito com as Folhas de Bétula e a casca da Bétula pode ajudar a estimular seu sistema digestivo e melhorar a digestão geral;
  • Devido à sua natureza anti-inflamatória, as Folhas de Bétula são altamente eficaz para aliviar o distúrbio digestivo;
  • A casca da Bétula contém uma série de compostos medicinais, incluindo o ácido betulínico, que é o composto mais responsável por sua capacidade anti-inflamatória;
  • Contêm propriedades antivirais e antibacterianas que ajudam a proteger o corpo contra a infecção e também aceleram a recuperação de qualquer infecção que você possa ter;
  • Pode melhorar ainda mais a saúde geral e ajudar a reverter os danos causados ​​ao corpo pelos radicais livres.

Efeitos Colaterais da Bétula:

O uso da bétula é contraindicado para grávidas, hemofílicos e pessoas que sofrem com doenças cardíacas ou renais. Esta planta pode aumentar o risco de hemorragias e o contato com a resina produzida pela árvore pode causar irritação na pele. Durante os meses de setembro e outubro, os polens da bétula podem provocar alergias, em particular a rinite alérgica.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.