Os 40 Benefícios da Semente de Linhaça Para Saúde!

Os 40 Benefícios da Semente de Linhaça Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Semente de Linhaça Para Saúde são diversos e demos ficar atentos a tantas coisas boas que a linhaça pode trazer. Além disso, as  sementes de linhaça provêm do linho, uma das mais antigas culturas do mundo. A linhaça foi cultivada pela primeira vez em Babilônia em 3000 aC, seguida do Egito e da China.

Semente de LinhaçaO rei Charlemagne acreditava tão fortemente nos benefícios para a saúde das sementes de linhaça que ele aprovou uma lei para garantir que seus sujeitos comessem sementes de linhaça. As sementes de linhaça pertencem à família Linaceae e são botanicamente conhecidas como Linum usitatissimum. É chamado sana bija in Hindi.

Os benefícios terapêuticos e de saúde das sementes de linhaça são populares em todo o mundo. Os benefícios para a saúde das sementes de linhaça provêm das altas quantidades de fibras, antioxidantes e ácidos graxos ômega 3 presentes nele. Uma colher de sopa de sementes de linhaça moída contém 2 gramas de ácidos gordos poliinsaturados e 2 gramas de fibra com apenas 37 calorias.

O que é Semente de Linhaça?

As sementes de linhaça são sementes pequenas, castanhas ou de cor dourada, que às vezes são conhecidas como linhaça. Os benefícios para a saúde dessas sementes tornaram-se parte das cozinhas tradicionais da Ásia, América e África.

Eles podem ser comidos em sua forma bruta, mas são mais benéficos quando germinados ou molhados em uma refeição saborosa. O corpo pode absorver os nutrientes das sementes de linhaça mais facilmente quando está moído ou germinado. Essas sementes são usadas para produzir óleo de linhaça, que também é muito fácil de digerir.

Os altos valores nutricionais e os benefícios para a saúde dessas sementes podem ultrapassar os oferecidos por qualquer outro cereal.

Valores Nutricionais da Semente de Linhaça:

Existem dois tipos de semente de linhaça: marrom e dourado. O perfil nutricional de ambas as variedades é quase o mesmo.

As sementes de linhaça são ricas em vitaminas, minerais, ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes. É rico em vitaminas do complexo B, Manganês e Magnésio. Além disso, as sementes de linhaça são baixas em carboidratos, tornando-a ideal para pessoas com perda de peso e dieta diabética.

1. Semente de Linhaça é Rica em Gorduras Ômega 3:

Se você é vegetariano ou não come peixe, a semente de linhaça pode ser sua melhor fonte de gorduras ômega 3. É uma fonte rica de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido gordo ômega 3 baseado em planta.

ALA é um dos dois ácidos gordurosos essenciais que devem ser obtidos a partir dos alimentos que são comidos, já que o corpo não os produz.

2. Previne a Arteriosclerose:

De acordo com um experimento conduzido com coelhos laboratoriais, a semente de linhaça reduz os níveis de radicais livres de oxigênio. Essas partículas são responsáveis ​​pelo acúmulo de lipoproteína de baixa densidade ou colesterol LDL, conhecido como colesterol “ruim” no sangue.

3. Previne Doença Cardíaca Coronária:

Entre as artérias que podem ser afetadas pela acumulação de colesterol no sangue, são as artérias coronárias. Estes são os que carregam o sangue diretamente para o coração.

semente de linhaça ajuda essas artérias a permanecerem desbloqueadas, evitando o risco de ataques cardíacos ou angina.

4. Seu Consumo é Aconselhável Para Pessoas Hipertensas:

Semente de LinhaçaA hipertensão ocorre quando o sangue exerce uma pressão muito alta nas artérias. O uso de sementes de linhaça é benéfico para pessoas hipertensas, uma vez que reduz significativamente a pressão arterial. Isto é demonstrado por um ensaio clínico publicado pela American Heart Association em 2014.

Homens e mulheres com dano arterial periférico participaram deste teste, 75% deles hipertensos. Um dos grupos de participantes consumia diariamente 50 gramas de semente de linhaça moída durante 6 meses. Os resultados mostraram que o consumo desta semente reduz significativamente a pressão arterial diastólica e sistólica.

5. Possui Propriedades Anti-inflamatórias:

A semente de linhaça tem um efeito benéfico sobre os processos de inflamação, tornando-se um alimento útil para todas as doenças associadas a processos inflamatórios, como a artrite reumatoide.

6. Serve Como tratamento de Febre e Dor:

A semente de linhaça não tem propriedades anti-inflamatórias, mas seu poder analgésico também foi demonstrado. Um estudo realizado com óleo de linhaça mostrou que a atividade analgésica desta substância é comparável à da aspirina.

Também foi demonstrado sua capacidade de combater a febre, mais uma vez com efeitos semelhantes aos de uma aspirina.

O óleo de linhaça contém uma grande quantidade de ácido linolênico, que poderia ser o princípio ativo que tem esse alimento para combater a dor e a febre.

7. Reduz os Sintomas da Menopausa:

Embora existam estudos que levem a possibilidade de que a semente de linhaça ajuda a prevenir a perda de densidade da massa óssea em mulheres na menopausa, os resultados não são conclusivos.

No entanto, existem testes clínicos que mostram os efeitos benéficos desta semente para aliviar os sintomas associados a este processo hormonal; tais como ondas de calor, fadiga, etc.

Além disso, existem outros distúrbios relacionados à saúde, que em muitas mulheres geralmente aparecem com o aparecimento da menopausa. Por exemplo, o colesterol, do qual já falamos. Portanto, vale a pena adicionar alguma linhaça à dieta para evitar esses problemas de saúde.

8. Ajuda a Manter a Saúde dos Olhos:

Os ácidos da série Omega 3, presentes na linhaça e óleo de linhaça são benéficos para os nossos olhos. De acordo com uma análise sobre os benefícios da linhaça, o óleo desta semente melhora nossa visão e nos faz perceber as cores com mais clareza.

9. Ajuda a Cuidar da Pele e Fortalecer as Unhas:

Esta mesma análise fala sobre como as sementes de linhaça é benéfica para a pele. O óleo de linhaça acelera o processo de cicatrização de hematomas ou solavancos. Também serve como adjuvante no tratamento de condições dermatológicas, como a psoríase. Por sua vez, fortalece nossas unhas, impedindo que elas se quebram facilmente.

10. Alta em Fitoquímicos e Antioxidantes:

As sementes de linhaça são uma das melhores fontes de lignano, um composto químico semelhante ao estrogênio que recupera os radicais livres no corpo. Contém 75-800 vezes mais lignanas do que outros alimentos à base de plantas.

Um dose de 100 gramas fornece 0,3 gramas de lignano. Lignans promovem a fertilidade e reduzem a síndrome peri-menopausa. As sementes de linhaça têm fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que mitigam e protegem contra a pneumonia.

11. Previne o Câncer:

Os antioxidantes nas sementes de linhaça fornecem proteção contra câncer e doenças cardíacas. Estudos recentes concluíram que as sementes de linhaça podem diminuir significativamente o risco de câncer de mama, próstata e cólon. Os lignanos presentes na semente de linhaça possui propriedades antigênicas.Semente de Linhaça

Eles impedem que os tumores formem novas células sanguíneas. As sementes contêm ALA, um ácido gordo Omega 3 que inibe a incidência do tumor e interfere no crescimento e disseminação do câncer. O consumo de linhaça também pode aumentar a sobrevivência em pacientes com câncer de mama.

12. Melhora a Saúde Digestiva:

As sementes de linhaça contêm fibras solúveis e insolúveis. A fibra presente na linhaça melhora o movimento dos alimentos através dos intestinos. A fibra mucilaginosa nas sementes de linhaça também melhora a absorção intestinal de nutrientes. A fibra solúvel se dissolve na água e cria uma substância tipo gel, mantendo o estômago cheio por mais tempo.

13. Previne Doenças Cardiovasculares:

Os ácidos gordurosos amino e Omega 3 nas sementes de linhaça podem diminuir significativamente a pressão arterial elevada. Uma dieta rica em sementes de linhaça pode prevenir o endurecimento das artérias.

Também evita a deposição de placa nas artérias, mantendo os glóbulos brancos se encaixarem nos revestimentos internos dos vasos sanguíneos. Os lignanos na linhaça reduzem o acúmulo de placa aterosclerótica em 75%. Também é útil no tratamento de batimentos cardíacos irregulares. O ácido alfa linolênico na linhaça protege os vasos sanguíneos de danos inflamatórios.

14. Reduz o Colesterol Alto:

Pesquisas sugeriram que a ingestão de semente de linhaça diária pode reduzir significativamente o nível de colesterol. Contém ácidos graxos Omega 3, fibra e lignano, que trabalham em conjunto para reduzir o colesterol. A lipoproteína de baixa densidade na corrente sanguínea é frequentemente associada a doenças cardíacas, obesidade e síndrome metabólica.

15. Controla o Diabetes:

Vários pesquisadores concluíram que a ingestão diária de alimentos ricos em lignano estabiliza os níveis de açúcar no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina. De acordo com a pesquisa, as pessoas que consumiram sementes de linhaça por 12 semanas perceberam uma queda significativa na resistência à insulina. Isto é devido à queda do estresse oxidante causada por seus altos níveis antioxidantes.

16. Combate a inflamação:

A inflamação é principalmente causada devido à deficiência de ácidos graxos ômega-3. O ácido graxo Omega 3 é um nutriente chave para combater a inflamação no corpo. ALA e lignanas encontradas nas sementes de linhaça podem reduzir a inflamação bloqueando a liberação de certos agentes pró-inflamatórios.

O consumo de semente de linhaça aumenta a produção de outros dois ácidos gordos Omega 3, nomeadamente o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosapentaenóico (DPA), que proporcionam proteção inflamatória adicional.

17. Reduz Cólicas Menstruais:

Um estudo publicado em 2007 descobriu que o consumo de 2 colheres de sopa de sementes de linhaça amolecida em mulheres poderia reduzir seus afrontamentos pela metade. A semente de linhaça é uma ajuda potencial no tratamento de sintomas perimenopáusicos e pós-menopausa.

18. Mantem a Pele Saudável:

Os altos níveis de lignanos e ácidos graxos Omega 3 promovem movimentos intestinais saudáveis, evitando doenças da pele. Os ácidos graxos Omega 3 são extremamente importantes para o crescimento saudável e desenvolvimento das células da pele. Os lignanos presentes nas sementes de linhaça melhoram a aparência da pele, reduzindo os níveis de DHT no corpo.

19. Possui Propriedades Anti-inflamatórias:

Os ácidos graxos Omega 3 nas sementes de linhaça aumentam a velocidade de cura das feridas. A linhaça é mais conhecida por seus altos níveis anti-inflamatórios. Você pode minimizar com sucesso a irritação da pele, erupções cutâneas, inflamação e vermelhidão, consumindo regularmente sementes de linhaça. Assim, os benefícios de comer sementes de linhaça são muitos para a pele. Também encolhe a possibilidade de acne, dermatite e psoríase.

20. Mantem a Umidade na Pele:

Semente de Linhaça

A pele seca pode levar a várias condições de pele como eczema, psoríase e outros sinais de envelhecimento. Os ácidos gordurosos essenciais na semente de linhaça mantêm a pele hidratada.

A ingestão regular de sementes de linhaça aumenta a produção de óleo natural do corpo, mantendo a pele suave. Uma massagem diária com óleo de linhaça evita que os irritantes entrem nos poros. Também bloqueia a umidade na pele, mantendo a secura a distância. A pele bem hidratada também atrasa o início das rugas, certo?

21. Previne o Câncer de Pele:

Uma dieta rica em sementes de linhaça pode proteger os tecidos da pele da radiação. Os pesquisadores descobriram que a linhaça reduz significativamente o dano da pele após a exposição ao sol. Os antioxidantes presentes nas sementes de linhaça combatem os radicais livres, evitando o câncer de pele.

22. Controla a Acne:

As sementes de linhaça controlam a produção de sebo, uma substância oleosa produzida pelas glândulas da pele, impedindo o aparecimento da acne. Coma 1 a 2 colheres de sopa de linhaça moída diariamente para obter uma pele saudável e mais jovem.

23. Excelente Exfoliante:

Você também pode preparar um esfregaço de sementes de linhaça para esfoliar a pele. Misture o pó de linhaça com Iogurte, mel e misture bem. Esfregue sua pele suavemente com ela por 10 minutos e lave. O esfrega remove células mortas da pele e rejuvenesce, deixando-a sedosa.

24. Previne Quebras de Cabelo:

As altas quantidades de ácidos graxos Omega 3 nas sementes de linhaça aumentam a elasticidade do cabelo, tornando-o menos propenso à ruptura. Dá-lhe um cabelo mais forte.

25. Reduz a Caspa:

As propriedades anti-inflamatórias da semente de linhaça reduzem a possibilidade de caspa, eczema e outras condições de couro cabeludo. As sementes estimulam a produção de sebo no couro cabeludo, evitando o descamação e a caspa.

26. Previne a Alopecia Cicatricial:

Incluir sementes de linhaça em sua dieta pode ajudar a melhorar várias condições de cabelo. As propriedades anti-inflamatórias das sementes de linhaça impedem a alopecia cicatricial, condição permanente de perda de cabelo. A alopecia cicatricial danifica severamente os folículos capilares, evitando o crescimento de cabelo saudável.

27. Evita a Calvície Masculina:

O ácido alfa linolênico na semente de linhaça inibe 5 alfa redutase, uma enzima que converte a testosterona em diidrotestosterona (DHT). DHT encolhe os folículos pilosos, levando à calvície. O ALA, o ácido linolênico e o ácido oleico nas sementes de linhaça são utilizados como remédios naturais para tratar a calvície masculina. Também previne a perda de cabelo devido ao efluvio Telogênio.

28. Equilibra os Níveis de Açúcar:

O uso correto do semente de linhaça pode equilibrar os níveis de açúcar no sangue, sendo ideal salpicar um pouco em alimentos muito doces. A presença do ácido alfalinoleico (ALA) tem ajudado no tratamento da diabetes tipo 2.

29. Ajuda na Dieta:

A semente de linhaça está cada vez mais popular devido às baixas calorias que possuem e por conter fibras, garantem uma maior saciedade. Não se deve esquecer de beber bastante água para não ocorrer os efeitos colaterais.

Outros Benefícios da Semente de Linhaça Para Saúde:

  • A linhaça é um dos alimentos funcionais, pois contém ômega 3, Fibras e Lignana;
  • O ômega 3 é uma gordura insaturada, que mantém um coração saudável;
  • O consumo de linhaça reduz o colesterol total e a pressão arterial;
  • A Lignana presente na linhaça atua na diminuição dos sintomas da TPM;
  • Suas fibras auxiliam na regularização do intestino e no controle de peso;
  • Tem efeito anti-inflamatório, e pode ser usada no tratamento de artrite e dermatite;
  • Reforça o sistema imunológico;
  • Auxilia no tratamento contra a depressão;
  • Melhora as funções mentais de idosos e de pessoas com problemas do tipo esquizofrenial
  • Previne demência e Alzheimer;
  • Importante na manutenção da saúde óssea;
  • Reduz o risco de câncer hormônio dependente;
  • Aumenta a saciedade por um longo período de tempo;
  • Previne o câncer colorretal;
  • Diminui o risco de diabetes, controlando as taxas de glicose sanguíneas;
  • É fonte de Vitamina E, poderoso antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento precoce.

Usos da Semente de Linhaça:

Semente de Linhaça

  • As sementes de linhaça costumam ser usadas como um substituto de ovos em produtos cozidos.
  • A fibra solúvel nesta semente adiciona estrutura ao bolo e muffins.
  • Polvilhe a linhaça de linhaça sobre aveia, cereais, iogurte e smoothies.
  • Você pode cozinhar sementes de linhaça em caçarolas, meatball e curry. Use 4 a 8 colheres de sopa de linhaça em um prato que serve de 6 a 8 pessoas.
  • Também funciona bem com dosa, massa de chapatti, leitelho, chutney e upma.
  • As sementes da planta de linho também podem ser pressionadas para produzir óleo vegetal, vulgarmente conhecido como óleo de linhaça.
  • Adicione uma colher de chá de linhaça moída à sua propagação de queijo ou maionese ao fazer um sanduíche.

Efeitos Colaterais da Semente de Linhaça:

As sementes de linhaça são extremamente altas em calorias e podem ter um efeito laxante se consumidas em grandes quantidades. Pessoas com síndrome do intestino irritável podem ter uma forte reação.

As pessoas que sofrem de uma doença convulsiva devem evitar suplementos de linhaça, pois podem agravar a condição.

As pessoas que tomam desbaste no sangue, açúcar no sangue, esteroides tópicos, anti-inflamatórios e medicamentos para reduzir o colesterol devem evitar comer semente de linhaça.

As sementes de linhaça contém pequenas quantidades de compostos de cianeto, que podem ter efeitos neurotóxicos no corpo. Não devem ser consumidos em grandes quantidades. O aquecimento das sementes de linho pode ajudar a quebrar esses compostos. Nosso corpo também pode neutralizar certas quantidades desses compostos.

As mães grávidas e lactantes não devem complementar sua dieta com a semente de linhaça. Possui propriedades semelhantes ao estrogênio que podem afetar o desfecho da gravidez. Também pode causar defeitos de nascimento e aborto espontâneo em mulheres grávidas.

Beba bastante água enquanto consome semente de linhaça, de modo que não incha ou obstrua a garganta ou o trato digestivo.

Outros efeitos colaterais da linhaça incluem prurido, erupção cutânea e falta de ar.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 40 Benefícios do Eucalipto Para Saúde

beneficios da mandioca

Os 40 Benefícios da Mandioca Para Saúde