Os 30 Benefícios do Óleo de Eucalipto Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Óleo de Eucalipto Para Saúde que você precisa conhecer. Além disso, nativo da Austrália e usado durante séculos pelas tribos aborígenes por suas propriedades curativas, o eucalipto, classificado como Eucalyptus Globulus, é agora cultivado em todo o mundo, incluindo China, Índia (onde é mais conhecido como óleo de Nilgiri), algumas partes da Europa e na África do Sul.

As propriedades medicinais vêm das folhas que são secas, e depois esmagadas e destiladas para extrair o óleo essencial forte, incolor e potente.

oleo de eucaliptoPortanto, não é de surpreender que ele seja amplamente usado em muitos produtos de venda livre disponíveis em sua mercearia ou farmácia local, incluindo fricções no peito para resfriados e congestão, remédios para tosse e resfriado, sprays para garganta, bochechos, inalantes, cremes e analgésicos tópicos, só para citar alguns.

Propriedades do Óleo de Eucalipto:

  • Anti-inflamatório;
  • Descongestionante;
  • Antiespasmódico;
  • Desodorante;
  • Desinfetante;
  • Antisséptico;
  • Inseticida;
  • Antibacteriano;
  • Estimulante.

Agora, confira em detalhes os Benefícios do Óleo de Eucalipto Para Saúde.

1. Trata Resfriados e Alergias:

A inalação de vapores de Óleo de Eucalipto pode ajudar a aliviar a tosse incontrolável, pois os vapores fornecem um efeito calmante e relaxante.

O Óleo de Eucalipto solta o acúmulo de muco, o que reduz a possibilidade de ataques de alergia extremos. Isto é conseguido reduzindo os níveis de citocinas na corrente sanguínea e consequentemente produzindo menos acúmulo de muco nos seios.

2. Ajuda a Melhorar os Sintomas da Bronquite:

O Óleo de Eucalipto ajuda a abrir as passagens aéreas dos brônquios, porque limpa as vias aéreas ao quebrar o muco. Nossos pulmões e nariz têm minúsculos pêlos (cílios) dentro deles. O Óleo de Eucalipto pode ajudar a aumentar a freqüência de batimentos ciliares nasais.

3. Alivia Dores:

O Óleo de Eucalipto é um eficiente rubefaciente, o que significa que irrita levemente a pele para reduzir a dor nas juntas ou nos músculos.

Esfregar algumas gotas de Óleo de Eucalipto diluído na região das têmporas ou na região da testa pode proporcionar alívio da dor. Os mesmos efeitos também podem ser sentidos pela inalação dos vapores do óleo.

4. Ajuda a Melhorar a Atividade Cerebral:

O Óleo de Eucalipto também ajuda a aumentar o desempenho cognitivo, relaxando os músculos e a tensão. Em um estudo (ECR) de 62 pacientes, o óleo aliviou com sucesso a ansiedade.

5. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Óleo de Eucalipto aumenta os macrófagos derivados de monócitos no sangue, aumentando assim a imunidade e a recuperação mais rápida das infecções. Macrófagos são glóbulos brancos que atuam ao engolir organismos prejudiciais, o que ajuda a inibir a infecção.

6. Melhora o Bem-Estar Emocional:

A inalação de Óleo de Eucalipto pode ajudar a aumentar a concentração e também proporcionar um efeito calmante e relaxante. Em um estudo de 32 participantes, uma combinação de etanol diluído, Óleo de Eucalipto e óleo de hortelã pimenta esfregado perto das têmporas e da área da testa pode ajudar a induzir um efeito relaxante muscular e mental.

7. Previne a Cárie Dentária:

A pasta de dentes que contém Óleo de Eucalipto é eficaz na prevenção da cárie dentária ou da formação de placa devido às propriedades antimicrobianas do eucalipto.

Algumas clínicas dentárias até usam óleos de eucalipto como um pequeno componente de selantes / solventes para canais radiculares.

8. Óleo de Eucalipto Pode Ajudar com Diabetes Tipo 2:

A α-amilase quebra as ligações (hidrólise) que existem entre as muitas subunidades que formam os açúcares complexos, como o amido, para formar dissacarídeos (açúcares menores de 2 subunidades).

A α-glucosidase também decompõe estes açúcares em monossacarídeos, como a frutose ou galactose , contribuindo assim para o aumento dos níveis de açúcar no sangue.

9. Melhora a Recuperação Cirúrgica:

Em um estudo com 52 pacientes, a inalação de Óleo de Eucalipto como vapor após a cirurgia de substituição total do joelho reduziu significativamente a dor e a pressão arterial. Isso permitiu uma recuperação mais rápida.

10. Óleo de Eucalipto é Antimicrobiano:

O Óleo de Eucalipto combinado com o tratamento térmico evitou eficazmente a deterioração de alimentos causada por bactérias de levedura. Isto é devido às propriedades bactericidas (morte de bactérias) e bacteriostáticas (prevenção de reprodução bacteriana) do óleo.

11. Promove o Relaxamento:

O aroma do Óleo de Eucalipto pode ajudá-lo a relaxar após um longo dia e prepará-lo para uma melhor noite de sono. Use em um difusor antes de dormir.

12. Melhora a Saúde Cerebral:

Melhore o seu tempo de yoga, meditação ou relaxamento com Óleo de Eucalipto. Além disso, ele ajuda a limpar a mente de pensamentos desnecessários. Difundir na sala ou criar um spray corporal e névoa ao seu redor.

13. Revitaliza sua Pele:

Quando usado topicamente, o Óleo de Eucalipto pode rejuvenescer a pele. Adicione o óleo essencial de eucalipto a loção sem perfume ou óleo de coco e aplique em sua pele para uma experiência revigorante.

14. Massagem Calmante:

Use com seu óleo de transportadora favorito (como óleo de jojoba) para fazer uma mistura de massagem de vapor calmante e refrescante. Aplique topicamente na área desejada para uma experiência legal e reconfortante.

15. Reduza a Tensão:

Quem não tem algum tipo de estresse ou tensão na vida cotidiana? Uma maneira rápida e simples de combater a tensão é colocar algumas gotas de Óleo de Eucalipto na palma da sua mão, esfregar as mãos, colocar as mãos em volta do nariz e inspirar profundamente.

16. Abre Suas Vias Aéreas:

Seja um resfriado, tosse ou outro problema respiratório, o Óleo de Eucalipto que resfria o vapor pode ajudar a abrir as vias aéreas. Faça uma massagem caseira e aplique no peito.

Basta tomar 2 onças de óleo de coco e misture em 10 gotas de Óleo de Eucalipto em um pequeno frasco de vidro , aplique um pouco no peito e esfregue dentro ótimo para uso na hora de dormir.

17. Limpa Cortes e Arranhoes:

Se você está procurando uma maneira mais natural de limpar e curar feridas, pode ser uma boa idéia considerar o Óleo de Eucalipto. Você pode usar este óleo para combater germes de cortes e abrasões, porque tem propriedades anti-sépticas.

beneficios do oleo de eucalipto

18. Promover a Saúde Bucal:

O Óleo de Eucalipto tem sido usado para refrescar a respiração e promover a saúde bucal. Tem propriedades germicidas, por isso já é um ingrediente que pode ser encontrado em muitos cremes dentais e enxaguatórios bucais.

Outros Benefícios do Óleo de Eucalipto:

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficio do suco de kiwi

Os 40 Benefícios do Suco de Kiwi Para Saúde

Os 20 Benefícios do Butiá Para Saúde