Os 25 Benefícios da Groselha Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Groselha oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Groselha é uma fruta vermelha, redonda e brilhante. A sua polpa é suculenta e nutritiva, está entre os alimentos mais saudáveis devido ao seu alto teor de nutrientes e vitaminas. Elas contêm muito mais vitamina C do que as laranjas, são ricas em potássio, contém quantidades moderadas de caroteno (uma forma de vitamina A).

contém outros antioxidantes como fenóis, incluindo as antocianinas e vitamina E, ABL, Omega-6 e ácidos graxos essenciais) e potássio. A Groselha preta contêm antocianinas, que são antioxidantes, essas antocianinas reduzem a inflamação e os efeitos da artrite no corpo. O efeito é semelhante à aspirina ou ibuprofeno, o suco de Groselha pode substituir esses medicamentos se tomado diariamente.

Valor Nutricional da Groselha:

As Groselhas possuem uma lista muito abrangente de nutrientes como a vitamina A, folatos, ácido pantotênico, vitamina B5, piridoxina (vitamina B-6) e tiamina (vitamina B1), bem como os minerais de cálcio, zinco, magnésio, potássio, cobre, ferro, fósforo e manganês.

1. Melhora a Saúde Mental:

Ainda por conta da vitamina C, a Groselha também pode ajudar a potencializar a saúde do seu cérebro, contribuindo para a melhora da sua capacidade cognitiva. Na prática, isso quer dizer que os efeitos antioxidantes da vitamina podem nutri-lo e, com isso, melhorar a sua memória e concentração, além de prevenir doenças no sistema nervoso, como é o caso do Mal de Alzheimer.

2. Previne Problemas Urinários:

Se você sofre de problemas renais, a Groselha também pode ajudar a combatê-los, já que possui propriedades diuréticas. Ao consumir a fruta, você pode aumentar a frequência das micções e, consequentemente, liberar as toxinas através da urina.

3. Fonte de Vitamina A:

A fruta de Groselha têm pequenas quantidades de vitamina A. 100 g de bagas tem 290 UI ou 10% da RDA desta vitamina. A vitamina A é necessária para manter a integridade das membranas mucosas e da pele, e um componente essencial do ciclo visual.

Além disso, o consumo de frutos naturais ricos em vitaminas e anti-oxidantes de flavonoides tem sido encontrado para proteger contra os cancros do pulmão e da cavidade oral.

4. Aumenta a Imunidade:

Mais uma vez, por conta da vitamina C presente em sua composição, a Groselha pode ajudar a aumentar a imunidade, fortalecendo as defesas do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, principais responsáveis por uma série de doenças.

5. Reduz o Colesterol:

Devido à pectina presente em sua composição, a Groselha também pode ajudar a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea. Isso porque essa substância inibe a agregação plaquetária, o que promove a baixa do LDL e aumento do HDL (bom colesterol).

6. Protege o Coração:

A Groselha possui ferro em sua composição, um mineral essencial para produção de novas células vermelhas de sangue. Sendo assim, ao ingerir a frutinha, você pode melhorar a circulação sanguínea e manter as artérias limpas, o que reduz os riscos de acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos.

7. Melhora a Saúde Bucal:

Está com problemas com mau hálito? Pois bem! Talvez, você ainda não saiba, mas a Groselha pode ser ideal para combater o problema e deixar as suas conversas e até o beijo no (a) parceiro (a) mais agradáveis. Ao consumir a frutinha, você pode melhorar a sua saúde bucal e eliminar bactérias ou infecções que estejam causando maus odores no seu hálito.

8. Groselha na Melhora da Visão:

Não é nenhuma novidade que as Groselhas ajudam a manter a visão saudável, sua grande quantidade de vitamina A e caroteno ajudam a reduzir o risco de degeneração macular e cegueira noturna.

9. Faz bem Para o Cabelo:

Outro dos benefícios que a vitamina C presente na composição da Groselha pode trazer é manter a saúde dos nossos cabelos sempre em dia. Sendo assim, ao utilizar a fruta na forma de óleo ou consumi-la em sua forma in natura, você pode evitar a perda de cabelo, opacidade dos fios ou o efeito grisalho prematuro.

10. Fonte de Antioxidantes:

O fruto têm moderadamente bem em valores de anti-oxidantes. No 3277 umol TE/100g, Groselhas têm capacidade de absorção de oxigênio radical (ORAC) valor comparável ao de Groselha (3387umol TE/100g).

11. Melhora a Visão:

Por conter boas quantidades de vitamina A em sua composição, além de antioxidantes como o caroteno, consumir Groselha pode fazer muito bem à saúde. Esses nutrientes podem ajudar a combater vários problemas nos olhos, como a degeneração macular e a cegueira noturna, que costumam acometer pessoas em idade mais avançada.

12. Controla a Diabetes:

Rica em crômio, a Groselha pode ajudar a regular o metabolismo dos carboidratos, o que significa que o corpo pode responder melhor à insulina, reduzindo os níveis de glicose no sangue. Sendo assim, consumir a fruta pode não só ajudar a controlar a diabetes como também preveni-la, já que ela diminui os níveis de açúcares absorvidos pelo corpo.

13. Previne o Envelhecimento Precoce:

Devido à sua excelente fonte de antioxidantes, a Groselha também pode ser utilizada para combater os radicais livres no nosso organismo, principais causadores do envelhecimento precoce, e prevenir os sinais do avanço da idade na pele, como rugas, linhas de expressão e manchas.

14. Compostos Anti-inflamatórios:

Groselha contem poucas calorias 100 g de frutas frescas fornecem apenas 44 calorias. Ela também é uma boa fonte de fitoquímicos fenólicos especialmente flavonas e antocianinas. Estes compostos têm sido encontrados para possuir vários efeitos, beneficiando de saúde contra o cancro, envelhecimento, inflamação e doenças neurológicas.

15. Rica em Vitamina C:

Groselha  é uma boa fonte de vitamina C. 100 g de bagas frescas fornecem 27,7 mcg ou 46% dos valores de ingestão diária recomendada de vitamina C. estudos de pesquisa têm demonstrado que o consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver imunidade contra agentes infecciosos e ajudar a eliminar os radicais livres de oxigênio prejudiciais do corpo.

Confira Outros Benefícios da Groselha Para Saúde:

  • Fonte de antioxidantes;
  • Fonte de potássio;
  • Fonte de ferro;
  • Fonte de vitamina C;
  • Compostos anti-inflamatórios;
  • Fonte de vitamina A;
  • Groselha na Melhora da Visão.
  • Compostos Anti-inflamatórios: 
  • Melhora a Saúde Mental:

Efeito Colateral da Groselha:

Groselha possuem alto teor de Zinco. Altas ingestões dietéticas de zinco podem aumentar a síntese de uma proteína chamada de metalotioneína intestinal, que se liga ao cobre impedindo sua absorção intestinal.

Os 30 Benefícios do Óleo de Coco Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Goiaba Para Saúde