Lipídios – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Lipídios são compostos químicos orgânicos que ocorrem nos seres vivos. Têm as mais variadas composições, proporcionando uma diversidade imensa de funções biológicas. Aparecem como cofatores enzimáticos, pigmentos fotossensíveis, chaperonas que ajudam nos dobramentos de proteínas, no trato digestivo como agentes emulsificantes, como hormônios, entre outras funções.

fontes de lipidios

Sua principal característica é a insolubilidade em água, devido a sua estrutura química. Mas são solúveis em solventes orgânicos como éter, acetona, álcool, etc. Os Lipídios apresentam em comum na sua composição serem compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Mas podem conter nitrogênio, fósforo e enxofre.

Os ácidos graxos são os compostos mais conhecidos, deles derivam os óleos e as gorduras e eles são derivados de hidrocarbonetos, são ácidos carboxílicos. Suas cadeias variam de 4 a 36 carbonos, muitas vezes possuem ramificações e são saturadas, outras são insaturadas. A partir dos ácidos graxos, são construídos alguns tipos de Lipídios.

O que São Lipídios:

Os Lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras. Eles não são solúveis em água, mas se dissolvem em solventes orgânicos, como a benzina e o éter. Apresentam coloração esbranquiçada ou levemente amarelada.

De acordo com a natureza do ácido graxo e do álcool que formam os Lipídios, eles podem ser classificados em quatro grandes grupos: simples, complexos, derivados e precursores.

Os Lipídios simples ou ternários são compostos apenas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Já os complexos ou compostos, além de possuírem os átomos presentes nos simples, apresentam átomos de outros elementos, como o fósforo.

Estes compostos precursores são formados a partir da hidrólise de Lipídios simples e complexos. Os derivados, por sua vez, são formados após transformações metabólicas sofridas pelos ácidos graxos.

Tipos de Lipídios:

Entre eles, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos.

Cerídeos: Classificados como Lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelas abelhas (construção da colmeia) e na superfície das folhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a manga). Exercem função de impermeabilização e proteção;

Fosfolipídios: Moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma região polar (cabeça hidrofílica), tendo afinidade por água, e outra região apolar (calda hidrofóbica), que repele a água;

Glicerídeos: Podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) em temperatura ambiente;

Esteroides: Formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismos vivos, constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).

Fontes de Lipídios:

Listamos abaixo, as principais fontes de Lipídios, confira:

Benefícios dos Lipídios Para Saúde:

Agem Como Fonte de Energia:

Os Lipídios são uma importante reserva de energia, que é utilizada em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais. Nos animais as células gordurosas formam uma camada que atua como isolante térmico, sendo fundamental para animais que vivem em climas frios.

Protegem o Organismo:

Os lipídeos tem um papel fundamental no organismo humano, ou melhor, vários papéis importantíssimos, entre eles como já falamos, reserva de energia para aguentar o dia a dia, como se fosse o combustível, também protegem as células, pois formam uma espécie de camada protetora que impede a chegada de vírus na célula, protegendo a célula, protege o organismo.

Aumentam a Imunidade:

Outro beneficio dos Lipídeos é que ele é responsável pelolipideos mais caloricos transporte de combustível metabólico, ou seja, proporcionam uma saúde melhor e mais forte, auxiliando até mesmo na produção de anticorpos para a defesa do organismo, aumenta a imunidade e faz com que o organismo trabalhe melhor e com mais energia.

Promovem a Saúde Cerebral:

Se você quer evitar a deterioração cognitiva, deve se certificar incluir esse composto na sua dieta, pois um aporte adequado deles, são imprescindíveis para o bom funcionamento cerebral.

lipidios

Excesso e Falta de Lipídios:

O excesso de Lipídios que o ser humano ingere, causa obesidade, colesterol elevado, complicações cardiovasculares, doenças degenerativas (como a esclerose múltipla).

Já a falta de Lipídios no organismo pode causar a dermatite(eczema), uma sensação de frio acentuada, a diminuição na produção de alguns hormônios, o comprometimento no revestimento da célula nervosa (bainhas de mielina) e a diminuição na produção de vitaminas lipossolúveis.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Selênio – Fontes, Benefícios e Deficiência

taurina

Taurina – Fontes, Benefícios e Deficiência