Frutas

Groselha fruta: 25 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 15/08/2021)

A Groselha é uma fruta vermelha, redonda e brilhante. A sua polpa é suculenta e nutritiva, está entre os alimentos mais saudáveis devido ao seu alto teor de nutrientes e vitaminas.

Elas contêm muito mais vitamina C do que as laranjas, são ricas em potássio, contém quantidades moderadas de caroteno (uma forma de vitamina A).

contém outros antioxidantes como fenóis, incluindo as antocianinas e vitamina E, ABL, Omega-6 e ácidos graxos essenciais) e potássio. A Groselha preta contêm antocianinas, que são antioxidantes, essas antocianinas reduzem a inflamação e os efeitos da artrite no corpo. O efeito é semelhante à aspirina ou ibuprofeno, o suco de Groselha pode substituir esses medicamentos se tomado diariamente.

Valor Nutricional da Groselha

As Groselhas possuem uma lista muito abrangente de nutrientes como a vitamina A, folatos, ácido pantotênico, vitamina B5, piridoxina (vitamina B-6) e tiamina (vitamina B1), bem como os minerais de cálcio, zinco, magnésio, potássio, cobre, ferro, fósforo e manganês.

Benefícios da Groselha Para Saúde

1. Melhora a Saúde Mental:

Ainda por conta da vitamina C, a Groselha também pode ajudar a potencializar a saúde do seu cérebro, contribuindo para a melhora da sua capacidade cognitiva. Na prática, isso quer dizer que os efeitos antioxidantes da vitamina podem nutri-lo e, com isso, melhorar a sua memória e concentração, além de prevenir doenças no sistema nervoso, como é o caso do Mal de Alzheimer.

2. Previne Problemas Urinários:

Se você sofre de problemas renais, a Groselha também pode ajudar a combatê-los, já que possui propriedades diuréticas. Ao consumir a fruta, você pode aumentar a frequência das micções e, consequentemente, liberar as toxinas através da urina.

3. Fonte de Vitamina A:

A fruta de Groselha têm pequenas quantidades de vitamina A. 100 g de bagas tem 290 UI ou 10% da RDA desta vitamina. A vitamina A é necessária para manter a integridade das membranas mucosas e da pele, e um componente essencial do ciclo visual.

Além disso, o consumo de frutos naturais ricos em vitaminas e anti-oxidantes de flavonoides tem sido encontrado para proteger contra os cancros do pulmão e da cavidade oral.

4. Aumenta a Imunidade:

Mais uma vez, por conta da vitamina C presente em sua composição, a Groselha pode ajudar a aumentar a imunidade, fortalecendo as defesas do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, principais responsáveis por uma série de doenças.

5. Reduz o Colesterol:

Devido à pectina presente em sua composição, a Groselha também pode ajudar a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea. Isso porque essa substância inibe a agregação plaquetária, o que promove a baixa do LDL e aumento do HDL (bom colesterol).

6. Protege o Coração:

A Groselha possui ferro em sua composição, um mineral essencial para produção de novas células vermelhas de sangue. Sendo assim, ao ingerir a frutinha, você pode melhorar a circulação sanguínea e manter as artérias limpas, o que reduz os riscos de acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos.

7. Melhora a Saúde Bucal:

Está com problemas com mau hálito? Pois bem! Talvez, você ainda não saiba, mas a Groselha pode ser ideal para combater o problema e deixar as suas conversas e até o beijo no (a) parceiro (a) mais agradáveis. Ao consumir a frutinha, você pode melhorar a sua saúde bucal e eliminar bactérias ou infecções que estejam causando maus odores no seu hálito.

8. Groselha na Melhora da Visão:

Não é nenhuma novidade que as Groselhas ajudam a manter a visão saudável, sua grande quantidade de vitamina A e caroteno ajudam a reduzir o risco de degeneração macular e cegueira noturna.

9. Faz bem Para o Cabelo:

Outro dos benefícios que a vitamina C presente na composição da Groselha pode trazer é manter a saúde dos nossos cabelos sempre em dia. Sendo assim, ao utilizar a fruta na forma de óleo ou consumi-la em sua forma in natura, você pode evitar a perda de cabelo, opacidade dos fios ou o efeito grisalho prematuro.

10. Fonte de Antioxidantes:

O fruto têm moderadamente bem em valores de anti-oxidantes. No 3277 umol TE/100g, Groselhas têm capacidade de absorção de oxigênio radical (ORAC) valor comparável ao de Groselha (3387umol TE/100g).

11. Melhora a Visão:

Por conter boas quantidades de vitamina A em sua composição, além de antioxidantes como o caroteno, consumir Groselha pode fazer muito bem à saúde. Esses nutrientes podem ajudar a combater vários problemas nos olhos, como a degeneração macular e a cegueira noturna, que costumam acometer pessoas em idade mais avançada.

12. Controla a Diabetes:

Rica em crômio, a Groselha pode ajudar a regular o metabolismo dos carboidratos, o que significa que o corpo pode responder melhor à insulina, reduzindo os níveis de glicose no sangue. Sendo assim, consumir a fruta pode não só ajudar a controlar a diabetes como também preveni-la, já que ela diminui os níveis de açúcares absorvidos pelo corpo.

13. Previne o Envelhecimento Precoce:

Devido à sua excelente fonte de antioxidantes, a Groselha também pode ser utilizada para combater os radicais livres no nosso organismo, principais causadores do envelhecimento precoce, e prevenir os sinais do avanço da idade na pele, como rugas, linhas de expressão e manchas.

14. Compostos Anti-inflamatórios:

Groselha contem poucas calorias 100 g de frutas frescas fornecem apenas 44 calorias. Ela também é uma boa fonte de fitoquímicos fenólicos especialmente flavonas e antocianinas. Estes compostos têm sido encontrados para possuir vários efeitos, beneficiando de saúde contra o cancro, envelhecimento, inflamação e doenças neurológicas.

15. Rica em Vitamina C:

Groselha  é uma boa fonte de vitamina C. 100 g de bagas frescas fornecem 27,7 mcg ou 46% dos valores de ingestão diária recomendada de vitamina C. estudos de pesquisa têm demonstrado que o consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver imunidade contra agentes infecciosos e ajudar a eliminar os radicais livres de oxigênio prejudiciais do corpo.

Confira Outros Benefícios da Groselha Para Saúde

  • Fonte de antioxidantes;
  • Fonte de potássio;
  • Fonte de ferro;
  • Fonte de vitamina C;
  • Compostos anti-inflamatórios;
  • Fonte de vitamina A;
  • Groselha na Melhora da Visão.
  • Compostos Anti-inflamatórios: 
  • Melhora a Saúde Mental:

Malefícios da Groselha

Groselha possuem alto teor de Zinco. Altas ingestões dietéticas de zinco podem aumentar a síntese de uma proteína chamada de metalotioneína intestinal, que se liga ao cobre impedindo sua absorção intestinal.

Sair da versão mobile