Pau Para Tudo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Pau Para Tudo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Pau Para Tudo – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Pau Para Tudo possui ricas propriedades que beneficiam a saúde do corpo humano. Árvore pequena de flores hermafroditas. Suas amêndoas, apesar de tóxicas, são indicadas para diarreias, disenteria, impaludismo, escrófulas, clorose e debilidade geral do organismo. Afrodisíaca, e muito indicado contra diabetes. No interior, também é utilizada nas mordeduras de cobras venenosas.

beneficios do pau para tudo

O Pau Para Tudo é uma planta medicinal, também conhecida como Pau amargo, Quassia ou Quina, muito utilizada como tratamento natural de problemas de estômago, infecções e inflamações. O seu nome científico é Quassia amara L. e pode ser usado na forma de folhas secas, lascas da madeira, pó ou óleo essencial, para consumo na forma de chás ou para aplicar sobre a pele.

Propriedades do Pau Para Tudo:

A casca interna de Pau Para Tudo pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada. Possui dois fitoquímicos que auxiliam no tratamento de várias doenças: o lapachol e beta-lapachona. Entre suas Principais propriedades se encontram suas ações:Tônica; Fungicida; Vermífuga; Estimulante; Estomáquica; Hemostática. Então, confira os Benefícios do Pau Para Tudo Para Saúde:

Benefícios do Pau Para Tudo Para Saúde:

Os benefícios do Pau Para Tudo incluem a ação contra alterações do apetite, dificuldades digestivas, dispepsia, infestações provocadas por vermes. Esta planta é encontrada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Também é muito útil para tratar as seguintes condições de saúde:

  • O Pau tentente tem diversos benefícios para a saúde, dentre eles:
  • Tratamento de úlceras estomacais, já que melhora o revestimento da mucosa do estômago;
  • Redução da prisão de ventre, pois o movimento peristáltico do intestino;
  • Facilita a digestão e estimula o apetite, devido ao seu efeito tônico para o estômago;
  • Controle da glicemia, melhorando os perfis glicêmicos no diabetes;
  • Tratamento de infecções como malária e leishmaniose, facilitando a recuperação;
  • Vermífugo, com ação contra parasitoses como giardíase e oxiuríase;
  • Ação antibacteriana;
  • Atividade contra o câncer parece ser promissora, sobretudo com efeitos contra a leucemia;
  • Efeito energético e antitérmico.
  • O extrato preparado com caule e cascas do Pau Para Tudo também tem ação inseticida contra certos insetos e ácaros, também podendo ser utilizada no couro cabeludo para tratamento de piolhos.
  • Além disso, muitas pessoas utilizam o Pau Para Tudo como forma de ajudar no emagrecimento, devido aos seus efeitos digestivos e antioxidantes.

Como Usar o Pau Para Tudo:

As folhas do Pau Para Tudo são as partes mais utilizada na realização de chás, entretanto, as raspas da madeira ou raízes também podem ser utilizadas, principalmente para a confecção de extratos e compressas.

Chá de Pau Para Tudo: adicionar 2 colheres de sopa de Pau Para Tudo para um litro de água e cozinhar durante 10 minutos. Quando começar a ferver, retirar do fogo e deixar repousar durante 10 minutos. Beber 2 ou 3 xícaras por dia.

Além disso, as farmácias de manipulação também podem confeccionar extratos já separados, pós ou óleos essenciais que facilitam o consumo das propriedades da planta.

Efeitos Colaterais do Pau Pra Tudo:

Apesar do Pau Para Tudo não ser uma planta considerada tóxica, é possível que o consumo excessivo possa causar irritabilidade do estômago, náuseas e vômitos.

Além disso, o seu uso constante pode alterar a fertilidade, devido a sua ação na redução dos espermatozódes nos homens e hormônio estrogênio nas mulheres.

pau para tudo

Não são conhecidas contra-indicações formais do Pau-Para-Tudo, entretanto deve ser evitado por pessoas com alterações de hormônios sexuais ou por mulheres na menopausa, já que pode causar uma leve piora dos sintomas. Também não deve ser usado por gestantes ou mulheres em amamentação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Noz de Cola – Origem, Benefícios e Como Usar!

Japecanga – Origem, Benefícios e Como Usar!