Íris Amarelo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Íris Amarelo – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Íris Amarelo é uma planta conhecida por ser umas das raras espécies de íris com flores amarelas. É uma planta herbácea, rizomatosa, entouceirada, É originária da África, Ásia e Europa e pertence à família Iridaceae.

iris amarelo beneficios

Ele atinge em média 1,2 m de altura, e apresenta folhas longas e planas, como espadas, de coloração verde-acinzentada. Estas folhas partem do rizoma, de medula rosada, e deixam marcas semelhantes a escamas.

As inflorescências surgem na primavera e verão, e são compostas por cerca de 2 flores, sustentadas em longas hastes cilíndricas. As flores são típicas do gênero Iris, com três sépalas caídas e três pétalas eretas.

Cada pétala e sépala são de uma coloração amarelo-ouro, com veias amarronzadas ou violáceas. Ocorrem ainda variedades de flores cor creme-pálido, de folhas variegadas de amarelo, e de porte gigante, ultrapassando 2 metros de altura.

Benefícios do Íris Amarelo:

  • Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
  • Catártico (apressa e aumenta a evacuação intestinal e provoca purgação)
  • Colagogo (contrai a vesícula biliar e estimula a evacuação da bílis para o intestino, facilitando
  • a digestão de alimentos gordurosos)
  • Diurético (atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário)
  • Emético (provoca vômito)
  • Laxativo (trata a constipação intestinal e a prisão de ventre)
  • Purgativo (facilita a evacuação das fezes)

Como Fazer a Multiplicar a Planta:

O método usado deverá deve usar o método da divisão de touceiras. É uma técnica usada na jardinagem que serve para propagar as plantas ornamentais, isto é, aumentar o número de plantas. O mesmo método pode ser usada para as plantas alimentícias.

Fazer uma divisão de touceiras é fazer o corte dos rizomas subterrâneos (o caule que fique embaixo da terra) e a partir daí criar novas plantas da mesma espécie.

Como Plantar Íris Amarelo:

Também pode se adaptar bem em canteiros ou vasos com substrato humoso e rico em matéria orgânica regado frequentemente.

Para plantar usar composto orgânico e turfa em partes iguais acrescentando cerca de 100 gramas de adubo animal de curral, misturado à terra de canteiro.

Iris Amarelo

Quando seu destino é junto a lagos, plantar em vasos de cerâmica ou de fibra de coco, com o mesmo tipo de substrato e colocar sobre uma pedra, ficando o fundo do recipiente em contato com fina lâmina da água.

A Iris Amarelo no Jardim:

A adição desta íris amarela é um recurso para áreas mais úmidas de um jardim, normalmente ocupado pelas strelítzias. Desenhar canteiros longos ou com formato orgânico, colocando separador para a grama, o efeito é espetacular.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Rosas de Porcelana – Origem, Benefícios e Como Usar!

Aveloz – Origem, Benefícios e Como Usar!