Os 30 Benefícios do Cardo Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Cardo Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Cardo possui ricas propriedades que favorecem e beneficiam a saúde do corpo humano. O Cardo, tem o nome científico Silybum marianum, é uma planta medicinal também conhecida como Cardo-de-santa-maria, Cardo-leiteiro, Cardo-santo, Cardo-branco e outras denominações.

beneficios do cardo

Pertencente à família das Asteraceae, esta planta é nativa da Europa e da Ásia, mas foi naturalizada nas Américas do Norte e do Sul. As propriedades medicinais e os benefícios proporcionados da planta são reconhecidos há mais de 2.000 anos.

Existem registros datados do século I que indicam a utilização desta planta pelos romanos, como um agente protetor do fígado. Registros médicos datados dos séculos XVIII e XIX também citam a planta no tratamento de males.

Propriedades do Cardo:

Entre as propriedades da planta estão ainda sua ação como antisséptica, aperiente, anticolesterolêmica, anti-inflamatória, antioxidante, colagoga, colerética, depurativa, digestiva, diurética, estomacal, hepatoprotetora, hipertensora, regeneradora e tônica amarga.

Suas sementes eram consumidas pelas lactantes com o objetivo de aumentar a produção de leite e, além disso, é muito indicada para tratar estados depressivos. A extração do Silymarin marianm, extrato da erva do Cardo, foi isolada para pesquisas de cientistas alemães no ano de 1968, quando descobriram que pode ser aplicada para tratamento de doenças hepáticas.

Além disso, descobriu-se que a planta é rica em antioxidantes, sendo até dez vezes mais potente que a vitamina E. Então, confira agora os Benefícios do Cardo Para Saúde:

Benefícios do Cardo Para Saúde:

1. Melhora a Saúde do Cérebro:

Vários especialistas defendem que os cardos podem melhorar o funcionamento do nosso cérebro, graças aos seus componentes, que ajudam a combater os radicais livres que contribuem para o envelhecimento do nosso cérebro.

2. Benefícios do Cardo no Combate a Diabetes:

Saiba que graças às suas funções protetoras do nosso fígado, os cardos podem ajudar a combater a diabetes.

3. Elimina Toxinas:

Saiba que o Cardo estimula a produção de glutationa, uma substância cuja função passa por desintoxicar as células, fortalecendo as membranas externas das nossas células, protegendo-as das toxinas.

4. Combate a Anemia:

A falta de ferro causa anemia, mas saiba que, pelo contrário, o ferro em excesso pode provocar danos no fígado. Mais uma vez o Cardo funciona como antioxidante, promovendo a eliminação do ferro em excesso.

5. Benefícios do Cardo Como Antioxidante Natural:

O Cardo luta contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Ajuda a aumentar a atividade de outros antioxidantes.

Em relação ao que comentávamos antes sobre as funções do fígado, o fato de que este esteja danificado, pode aumentar o risco de sofrer diabetes e o uso do Cardo com suas propriedades protetoras diminuirá o risco de diabetes.

6. Combate a Acne:

A capacidade antioxidante do Cardo o torna uma alternativa para o alívio da acne. As vitaminas armazenadas nesta planta fazem uma limpeza interna do organismo que regula a produção de hormônios, reduzindo assim o risco de acne.

Também ajuda a diminuir o processo de envelhecimento e o aparecimento de rugas. Esta planta é muito útil para obter uma pele limpa, lisa e macia ao toque.

7. Combate a Constipação:

Graças à alta quantidade de fibras que ele contém, esta planta funciona como um bom laxante que permite uma melhor evacuação, amolece as fezes, previne o entupimento e alivia a constipação .

8. Benefícios do Cardo Para Diminuir Inchaços:

Em virtude das propriedades diuréticas do Cardo, ele ajuda também na eliminação do excesso de líquido no organismo, contribuindo para a limpeza dos rins e naturalmente reduzindo o inchaço corporal.

9. Controla a Glicose:

Pelo fato de as substâncias contidas nesta planta atuarem na redução dos níveis de glicose na corrente sanguínea, o Cardo ajuda a prevenir e combater o diabetes, uma doença que afeta inúmeras pessoas no mundo todo.

10. Melhora a Saúde da Pele:

Estudos mostram que os fitoquímicos dos cardos são eficazes na inibição do estresse oxidativo induzido por UV (UV), que causa doenças como câncer de pele. Pesquisas também sugerem que a aplicação de silimarina é efetiva na redução do dano da pele, causada pelo tratamento de radiação para câncer.

Em 2008, pesquisadores do Departamento de Dermatologia da Universidade do Alabama Birmingham, compararam os efeitos na pele de camundongos após exposição a UV. Aqueles que receberam extrato de Cardo apresentaram menor dano tecidual em comparação com ratos que não o receberam.

11. Benefícios do Cardo Para Melhorar a Digestão:

Por conter substâncias depurativas e que auxiliam muito para a saúde do fígado, o Cardo contribui para melhorar a digestão, evitando as complicações oriundas desse órgão.

cardo

12. Previne e Combate Pedras na Vesícula:

O uso do chá de Cardo ajuda a prevenir e tratar problemas relacionados aos chamados cálculos biliares (pedras na vesícula).

13. Ajuda da Performance de Atletas:

Outra das indicações mais comuns dessa planta é para os atletas que fazem uso de suplementos, termogênicos ou energéticos.

Ela deve ser consumida isoladamente (não em paralelo com os itens acima), já que ela favorece o “descanso” do fígado quanto às substâncias ingeridas.

14. Benefícios do Cardo no Combate a Inflamações:

Para a dor e inflamação nos tecidos, esta planta atua como um anti-inflamatório natural graças aos minerais que contém.

Como é ingerido por compostos ou cápsulas, os inconvenientes de recorrer a este remédio são reduzidos sem ter que preparar infusões ou pomadas.

15. Combate o Câncer:

De acordo com estudos recentes o Cardo pode ser benéfico contra o câncer, não que o Cardo mariano mate as células, mas faz com que se comportem como células normais (pelo menos no câncer de próstata, que é o que foi objeto deste estudo). Por sua vez, potencializa a medicação usada contra o câncer.

16. Reduz o Excesso de Ferro no Organismo:

Conhecemos as consequências da anemia, mas poucos sabem que o excesso pode provocar danos ao fígado. Neste caso, o Cardo atua como um poderoso antioxidante protegendo o fígado e promovendo a eliminação de ferro, através das fezes.

17. Facilita o Processo Digestivo:

A silimarina presente no Cardo contribui para a saúde e proteção hepática, colaborando no processo de desintoxicação do fígado e, adicionalmente, facilita o processo digestivo, por estimular o funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

18. Benefícios do Cardo Contra o Envelhecimento Precoce:

Esta planta é um ótimo antioxidante natural capaz de combater o stress oxidativo causado pelos radicais livres, que como sabe, causam o envelhecimento precoce. O Cardo não pára de nos surpreender!

19. Reduz o Colesterol:

Segundo um estudo feito por cientistas alemães, o Cardo tem propriedades que inibem a produção de colesterol total. É uma boa notícia para quem quer baixar o colesterol.

20. Melhora a Saúde do Fígado:

Os cardos ajudam a manter o fígado saudável e pode ser utilizado sempre que este órgão esteja sob tensão, o que é geralmente visível pelo elevado número de enzimas hepáticas.

Outros Benefícios do Cardo Para Saúde:

  • Os cardos possuem substâncias que podem ser úteis no tratamento de doenças do cérebro, tais como isquemia cerebral, osteoporose e lesões no fígado.
  • Tem sido demonstrado possuir uma potente atividade antioxidante contra diversas doenças iniciadas ou agravadas pela ação dos radicais livres.
  • No momento, tem-se investigado os benefícios antioxidantes do Cardo em outras doenças, como as de pele ou cardiovasculares.
  • Alivia cólicas menstruais, o que facilita a circulação abdominal aliviando o inchaço e a dor dessa área.
  • O tratamento à base de cardos é especial porque ajuda a regenerar os tecidos do fígado, e funciona como um antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres.
  • O silibinin, uma das moléculas que compõem a silimarina, presente nos cardos uma das substâncias com efeitos antioxidantes mais potentes da natureza.
  • A erva pode ser utilizada de forma externa para aplicar em úlceras infeccionadas e feridas. Basta ferver a erva em água e aplicar em temperatura morna na pele danificada.
  • Ajuda a reduzir a progressão do Alzheimer. Estudos mostram que a vitamina E presente no Cardo ajuda na diminuição de até 67% no desenvolvimento da doença.
  • Torna a pele mais firme, pois ajuda na formação de colágeno.
  • Previne a queda de cabelos e aumenta o crescimento dos vasos capilares fazendo assim com que o cabelo cresça mais forte e saudável.

Como Usar o Cardo:

A planta pode ser utilizada de várias maneiras, servindo a diversas finalidades. Confira a seguir:

  • Chá das folhas: Evita o enjoo se ingerido 8 dias antes de uma viagem;
  • Decocção: Ferva duas colheres de sopa de folhas dos cardos junto a ½ litro de água, durante 5 minutos. Beba em pequenos goles. Esta decocção favorece a digestão de alimentos ricos em gordura.
  • Tintura das Sementes: A tintura das sementes dos cardos são usadas para tratar males da uretra, do útero e hemorroidas.

Receita do Chá de Cardo:

Para preparar o chá, use a proporção de duas colheres de sopa das folhas para cada meio litro de água. Em um recipiente, coloque a água e as folhas e leve ao fogo.

Quando alcançar fervura, cronometre aproximadamente cinco minutos e desligue em seguida. Tampe e deixe descansar por cerca de dez minutos, coando e consumindo em seguida. A dose indicada é de duas ou três xícaras ao dia, consumidos em goles pequenos e pausados.

cardo beneficios

Contraindicações do Cardo:

O chá de Cardo mariano é contraindicado para crianças, indivíduos hipertensos ou que tenham problemas renais, úlcera e gastrite. Quando consumido em doses excessivas, o chá da planta pode causar queimaduras nas mucosas das vias digestivas, diarreias e vômitos.

As sementes dos cardos não devem ser ingeridas em grandes quantidades e pode elevar a pressão arterial. Outros efeitos colaterais incluem náuseas, diarreias leves e problemas estomacais. Lembre-se que qualquer tratamento médico deve ser feito com o auxílio de um especialista.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 25 Benefícios do Chá da Casca de Maçã Para Saúde

Os 20 Benefícios da Sementes de Sucupira Para Saúde