Benefícios das Plantas

Os 30 Benefícios da Erva Mate Para Saúde

Benefícios da Erva Mate que vão muito se ser somente consumido como chá, em chimarrão, tererê, pois possui uma variedade de benefícios para saúde. Erva Mate (Ilex paraguariensis), também chamada mate ou congonha, é uma árvore da família das aquifoliáceas, originária da região subtropical da América do Sul.

O clima subtropical é o mais adequado para o desenvolvi-mento da planta, cuja árvore pode atingir de 7 a 15 metros de altura.

erva mateOs primeiros a fazerem uso da Erva Mate foram os índios Guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores espanhóis.

Da metade do século XVI até 1632 a extração de Erva Mate era a atividade econômica mais importante da Província Del Guairá, território que abrangia praticamente o Paraná.

Origem da Erva Mate:

Datam de mil anos antes da Era Cristã os primeiros achados de Erva Mate, moída com outros objetos em oferendas funerárias de sepulturas pré-hispânicas, no Peru, segundo relata Fredericindo Marés de Souza em A origem do chimarrão.

Não há dúvidas de que tribos indígenas faziam uso da Erva Mate Sabe-se que ela era consumida, em infusão ou mascada, em diversas outras tribos além dos Guaranis, como pelos ameríndios (Incas e Quíchuas) e também por Caingangues que estavam na região onde hoje é o Paraná.

Foi pelo contato do homem branco com os índios que o costume de beber mate se propagou. Essa interação também explica a origem de algumas palavras.

Do guarani surgiram expressões como congonha (de caá, depois congoin [em tupi], que significa Erva Mate, mato); cuia (de caigua); carijo (de cari, local onde se colocam os galhos da erva para secar ao calor do fogo) e tererê (do guarani jacubi, que era mate de água fria).

Do tupi surgiu a palavra barbaquá (buraco onde a erva era colocada para secagem). Do quíchua foi herdado o nome mate (era mati, porongo onde colocavam a erva para beber).

Tipos de Erva Mate:

  • Erva Mate tradicional: apropriada para tereré e chimarrão.
  • Erva Mate crioula: erva grossa com sabor suave.
  • Erva Mate nos sabores menta e abacaxi: muito usadas no verão por serem refrescantes.
  • Erva Mate orgânica.
  • Pura folha ou tipo argentina: é utilizada apenas a folha.
  • Barbaquá ou tipo missioneira: é utilizada a folha e também o caule.

Valor Nutricional da Erva mate:

A Erva Mate contém vários nutrientes que ajudam na manutenção da boa saúde. É uma boa fonte de polifenóis, xantinas, cafeoil e saponinas. Além disso, possui minerais que contém Zinco, Crómio, Potássio, Cobre, alumínio, Ferro, Manganês e níquel. A Erva Mate também contém vitaminas que incluem a Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2. Então, confira agora Os 30 Benefícios da Erva Mate Para Saúde:

1. Aumenta a Energia:

A Erva Mate em infusão produz os mesmos efeitos que o café. No entanto, sem os conhecidos efeitos colaterais, isto é, raramente irá intervir no sono, além de não causar efeitos relacionadas ao estresse, que, segundo ela, é um dos efeitos colaterais da cafeína.

O chimarrão aumenta a energia, limpa o organismo e acalma. Alguns atletas se utilizam por conta de sua capacidade de oxidação.

2. Melhora as Funções Mentais:

A Erva Mate também contém cafeína, mas em quantidade moderada. A cafeína não é de toda ruim, em pequenas doses, como encontrada na Erva Mate, pode melhorar a memória, o humor, além de deixar em alerta.

Além da cafeína em quantidade moderada, planta também contém a substância teobromina, encontrada também no fruto do cacau, e a teofilina, substância relacionada com a cafeína, encontrada também no chá.

3. Melhora o Sistema Imunológico:

As sapolinas são substâncias naturalmente emulsificantes, é anti-inflamatória e antioxidante. Estes antioxidantes são chamados de polifenóis.

Todos estes compostos ajudam a modular a resposta da imunidade a alergias sazonais, doenças inflamatória intestinal, esclerose múltipla, artrite reumatoide e diabetes.

4. Auxilia na Perda de Peso:

Existe alguma evidência de que a Erva Mate pode auxiliar na perda de peso, mas como? A erva pode ajudar na perda de peso reduzindo o apetite e aumentando o custo de energia, melhora também a sensibilidade a insulina e queimando a gordura localizada.

5. Ajuda na Digestão e na Eliminação de Toxinas:

Os benefícios da Erva Mate tratam constipação, diarreia e indigestão. Pelo menos uma saponina da Erva Mate destrói parasitas intestinais. Seu uso pode tanto prevenir como tratar infecções no trato urinário, na bexiga e até pedra nos rins.

chá de erva mate6. Fortalece os Ossos:

Já pensou em ter osso fortes mesmo sem exercícios? Pois saiba que isso é possível. Ou seja, mesmo em pessoas que não se exercitam, a densidade da massa óssea pode ser aumentada.

Além disso, mulheres que se encontram na menopausa e com risco de osteoporose que regularmente consomem a Erva Mate têm 10% a mais de densidade óssea do que mulheres que não bebem (mesmo as que se exercitam).

7. Ajuda no Combate ao Câncer:

Quando o extrato de Erva Mate é adicionado ao cólon humano, as células cancerígenas se autodestroem. Em contrapartida, alguns acreditam que a Erva Mate também pode causar alguns tipos de cânceres.

No entanto, há evidências de que a causa real é que a bebida é tradicionalmente servido muito quente e a exposição a líquidos extremamente quentes é conhecida por causar alguns tipos de cânceres.

8. Promove a Boa Aparência da Pele:

Mulheres, especialmente durante a gravidez, muitas vezes se queixam de celulite. Estes são os depósitos de gordura (em manchas) sob a pele e dar a sua pele um abaulamento e aparência covinhas.

9. Reduz a Celulite:

Se você está lutando contra a celulite, sem sucesso, é hora de tentar um extrato de Erva Mate em sua pele. A cafeína no extrato irá reduzir a celulite e ajudá-lo a obter uma pele impecável, liso.

10. Ajuda no Tratamento das Estrias:

O extrato também é benéfica para reduzir a visibilidade das estrias, um problema comum a maioria mulheres grávidas experiência.

11. Promove o Brilho da Pele:

O extrato de Erva Mate é um lubrificante natural da pele e usá-lo regularmente pode ajudá-lo a obter uma pele macia e saudável. Hoje, você tem Erva Mate em óleo que pode ser usado para dar a sua pele um lindo brilho.

12. Combate a Coceira de Pele:

Você pode fazer uma xícara de decocção forte de chá de Erva Mate e adicioná-lo à sua banheira com água morna. Use esta água como seu último enxaguamento. Você poderia mergulhar os pés bem para aliviar a coceira e dor.

13. Adiciona Lustre ao Cabelo Pintado:

tinturas de cabelo pode fazer o cabelo sem brilho. Eles também acabar danificando seu cabelo e você precisa tomar cuidado adequado se você quiser prolongar os efeitos da cor. Com Erva Mate, você pode ajudar a trazer de volta o brilho e brilho ao seu cabelo tingido.

14. Fortalece a Raiz do Cabelo:

As vitaminas e minerais encontradas na Erva Mate pode fortalecer os folículos pilosos e reduzir a excessiva perda de cabelo.

15. Fortalece o Sistema Imunitário:

Erva Mate é muito alta em antioxidantes tem 90% mais antioxidantes do que o chá verde. Erva Chá aumenta significativamente o sistema imunológico.

Erva-chá desintoxica o sangue, aumenta a imunidade, diminui os sinais de envelhecimento. Também previne muitos tipos de cancros e reduz insônia e estresse.

16. Reduz o Risco de câncer:

Se o câncer é executado em sua família, você pode querer tomar Erva Mate para reduzir as chances de desenvolvê-lo.

erva mate beneficios

17. Melhora a Saúde Cardiovascular:

Erva Mate apoia a saúde cardiovascular. Os aminoácidos e antioxidantes presentes na Erva Mate ajuda gordura e colesterol a circular na corrente sanguínea e não permitir que eles se acumulam nas paredes das artérias.

A Erva Mate evita a formação de coágulos sanguíneos que podem causar acidente vascular cerebral ou um ataque cardíaco

18. A Cafeína da Erva Mate não Causa Insônia:

A cafeína no Erva Mate não causar efeitos colaterais, como tremores e insônia que são frequentemente associados com outras bebidas com cafeína.

19. Auxilia na Digestão:

Os nativos da América do Sul têm sido, desde há muito consumir o chá de Erva Mate como um remédio herbal e tradicional contra doenças digestivas. Ele estimula o aumento da secreção de ácidos do estômago e biliar.

Limpa o cólon a fim de evitar qualquer crescimento bacteriano. Para ajudar a aliviar a constipação, pode-se consumir o chá de Erva-Mate duas vezes por dia durante uma semana.

20. Trata Doenças Bucais:

Erva-Mate é o tratamento perfeito para a halitose ou mau hálito. Ele pode remover as bactérias que são muitas vezes responsáveis ​​pela odor boca. É por isso que é um ingrediente comum em cremes dentais.

21. Alivia a Fadiga:

Beber chá de Erva-Mate oferece alívio da fadiga física e mental, pois age como um estimulante.

22. Ajuda no Tratamento da Constipação:

Outro benefício importante é quando você está constipado e não sei o que fazer. Basta ter este chá para obter alívio.

23. Impede o Aparecimento da Osteoporose:

Mulheres que estão no limiar da pós-menopausa muitas vezes sofrem de osteoporose. A osteoporose é um problema comum enfrentado pela idade. Infelizmente, devido à mudança de estilos de vida, até mesmo o jovem está sofrendo de problemas ósseos.

No entanto, beber o tradicional chá de Erva Mate pode ajudar a perda de controle óssea, especialmente em mulheres na pós-menopausa.

24. Aumenta a Resistência Física:

chá de Erva Mate é conhecida como a tônica de energia que aumenta seus níveis de energia e aumenta a potência muscular. Este, por sua vez ajuda a queimar os carboidratos de forma eficiente.

Ele retarda o acúmulo de ácido lático nos músculos, de modo a diminuir o trabalho pós out dores dores e tensões, e acelera o tempo de recuperação.

25. Ajuda na Perda de Peso:

Regularmente beber chá de Erva-Mate que tem qualidades estimulantes regula e retarda o seu processo de digestão que faz você se sentir completo logo depois de ter começado a comer.

Isso minimiza dores e aumenta a sua taxa metabólica basal. Assim, tomando chá de Erva-Mate, juntamente com exercícios regulares e uma dieta controlada pode resultar em perda de peso bom.

26. Infecção do Trato Urinário:

infecções do trato urinário pode ser angustiante. E chá de Erva-Mate ajuda a prevenir infecções do trato urinário. Quando consumido regularmente, durante os tempos de aflição.

27. Trata Diabetes:

Erva Mate pode ajudar aqueles que sofrem de diabetes também. Mostrou reduções nos níveis de colesterol no soro, triglicéridos no soro, e as concentrações de glicose, quando foi testado em ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura.

Em conclusão, Erva Mate pode potencialmente ser utilizada para tratar a obesidade e diabetes.

Outros Benefícios da Erva Mate:

  • Não só isso, ela também ajuda no fortalecimento de seu cabelo e torná-lo saltitante e volumoso.
  • Erva Mate também tem a capacidade de restaurar o cor natural do cabelo.
  • Eles também ajudam na promoção Crescimento capilar.

Como Consumir a Erva-mate:

benefícios da Erva mate

Ela chega ao consumidor de diversas maneiras, como no tradicional sache, em folhas, no chimarrão e até no tereré. Porém, cada versão apresenta um efeito diferente, além de possuir um preparo próprio. Descubra quais são esse efeitos e escolha a sua maneira preferida de consumir a erva-mate.

Chá-mate ou Chimarrão?:

Ambas derivam da mesma planta, mas são preparadas de formas diferentes: no chá, a erva é seca e torrada, já no chimarrão as folhas e ramos secos são triturados, sem sofrer o processo de tostar.

A erva utilizada pra fazer o chimarrão é rica, principalmente, em alcaloides e cafeína, um estimulante natural que melhora o cansaço físico e mental.

É rica também em compostos fenólicos, que são antioxidantes capazes de combater o envelhecimento precoce da pele. O chá possui as mesmas propriedades, porém, quando a erva é torrada, muitos nutrientes se perdem devido a alta temperatura a que são submetidos.

Tereré:

Ele é preparado com a erva em infusão na água fria, que é a mesma usada no chimarrão, porém, triturada de forma mais grossa.

Uma vantagem dele em relação ao chimarrão é que o consumo excessivo de água quente pode ser relacionado ao câncer de esôfago.

Além disso, no tereré, todas as propriedades da erva são mantidas, principalmente seu efeito diurético, que é muito citado pelas pessoas que o consomem.

Industrializado ou Natural:

Sempre prefira consumir a erva em sua versão natural. Os chás industrializados sofrem diversos processos e recebem muitos conservantes que diminuem seu efeito. No entanto, ainda são uma opção melhor que sucos de caixinha e refrigerantes.

O chá pode oferecer benefícios ao organismo, ao passo que o refrigerante, além de ser nada benéfico, ainda oferece várias complicações à saúde.

Efeitos Colaterais da Erva Mate:

A Erva Mate contém cafeína e pode causar alguns efeitos colaterais também. Discutidos abaixo são seus efeitos colaterais:

  • Algumas pessoas podem experimentar insônia.
  • Ela também pode causar dores de estômago, vómitos ou náuseas, síndrome do intestino irritável (SII) e glaucoma.
  • Ele também poderia levar ao nervosismo e alguma forma de agitação, ansiedade e distúrbios hemorrágicos.
  • beber quantidades excessivas de chá de Erva-Mate também pode causar pressão alta e dores de cabeça.
  • consumo prolongado deste chá pode até causar câncer.
  • Não é seguro para crianças, mulheres grávidas e lactantes.
  • Além disso, os pacientes diabéticos precisam tomar cuidado ao consumir esse chá.

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista. Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Dr. Saúde" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.