Os 40 Benefícios do Chá de Boldo do Chile Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Boldo do Chile Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Boldo do Chile Para Saúde é de muita Importância, pois, o Chá Boldo do Chile possui propriedades valiosas para saúde. Além de tudo, O boldo (Peumus boldus Molina, Monimiaceae) é um chá medicinal dos mais conhecidos em nosso país, sendo uma das receitas caseiras mais lembradas na hora em que se precisa tratar problemas de estômago ou fígado. Essa planta, originária do Chile, possui propriedades bastante importantes quanto ao trato digestivo, pois tem em sua composição vários alcaloides, sendo o principal deles a boldina. Esse alcaloide é responsável pelo aumento na secreção da bile, uma substância produzida no fígado para auxiliar na digestão de gorduras.

chá de boldo do chile

Não se engane, o boldo do Chile não é igual ao boldo-brasileiro. Apesar de terem semelhanças de propriedades, estas são plantas distintas. A primeira pode atingir até 12 metros de altura, enquanto a conterrânea não passa dos 2 metros.

O Chá de Boldo do Chile ajuda a desintoxicar o organismo nas indisposições de fígado, excessos à mesa ou exageros alcoólicos, sendo o primeiro fitoterápico lembrado para quem está com ressaca! Também alivia enjoos de estômago e ajuda em casos de crises de vesícula biliar. O Chá de Boldo do Chile pode ser preparado na forma de infusões, fervendo-se água e despejando-a sobre as folhas na xícara. Então, confira Os 40 Benefícios do Chá Boldo do Chile Para Saúde:

1. Cura a Ressaca:

O Chá de Boldo do Chile apresenta boldina que se caracteriza hepatoprotetora, com desintoxicação e auxílio para estimular fluxo da bile. Assim, protege células do fígado que se encontram sobrecarregadas depois do excesso do consumo alcoólico.

2. Trata Distúrbios:

O Chá de Boldo do Chile e um alcaloide presente em boldo) são conhecidos por apresentar propriedades colaterais (estimulando o fluxo biliar). Boldo é um ingrediente encontrado em alguns produtos de fígado e combinação de ervas. Boldo em combinação com cascara tem sido usado para tratar constipação em idosos.

3. Tem Ação Anti-inflamatório:

O Chá de Boldo do Chile demonstrou exercer efeitos anti-inflamatórios e antipiréticos (anti-febre). Boldina é um inibidor eficaz ou síntese de prostaglandinas, parte do processo inflamatório. A pesquisa não revela dados clínicos sobre o uso de boldo como anti-inflamatório e antipirético.

4. Contém Ação Antioxidante:

O Chá de Boldo do Chile demonstrou possuir propriedades cito protetoras (proteções celulares) e antioxidantes. Embora existam alguns estudos em animais que mostram a proteção das células do fígado, não há estudos clínicos em humanos sobre o uso de boldo como um cito protetor.

5. Auxilia na Boa Digestão:

O uso do Chá de Boldo do Chile é realmente como um suplemento para a digestão dos alimentos. Ativando a produção da bile pelo fígado, o Chá de Boldo do Chile pode melhorar a repartição de alimentos para nutrientes. Ele tem qualidades antiespasmódica que ajudarão a acalmar cólicas intestinais, e, além disso, funciona como um laxante herbal moderado para diminuir a constipação. Tem sido reconhecido por diminuir os sentimentos de dor de estômago e também pode ser utilizado para aumentar o apetite.

6. Combate Doenças no Fígado:

Uma das grandes vantagens do Chá de Boldo do Chile é o seu efeito positivo sobre a saúde do fígado. O Chá de Boldo do Chile energiza o lançamento da bile digestiva pelo fígado, que serve muitas funções essenciais como a facilitação da remoção de resíduos e toxinas através do fígado antes que eles sejam capazes de acumular e causar danos.

7. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Chá de Boldo do Chile fortalecer o sistema imunológico de diversas maneiras. Uma pesquisa mostrou que ele possuir um número de agentes antibacterianos e antimicrobianas naturais que podem ajudar os mecanismos de defesa a reduzir os agentes infecciosos dentro de seu corpo. Como um agente anti-inflamatório, o Chá de Boldo do Chile pode ajudar a aliviar a inflamação excessiva, fazendo com que os mecanismos de defesa sejam mais capazes de proteger o corpo sem ser impedido pela inflamação.

8. Age Como Estimulante:

O Chá de Boldo do Chile possui um efeito estimulante sobre os nervos, o cérebro, bem como a circulação sanguínea. O Chá de Boldo do Chile melhora a circulação e também a taxa de respiração. Além disso, incentiva descargas da vesícula biliar, fígado, baço e glândulas endócrinas, como hormonas e enzimas, em conjunto com a secreção de suco gástrico.

9. Trata o Reumatismo:

Este Benefício do Chá de Boldo do Chile é um resultado do estimulante, bem como efeito narcótico, deste chá. Sendo um estimulante, energiza a circulação do sangue dentro das áreas afetadas do corpo e fornece alivio de reumatismo, bem como a artrite (uma vez que estas doenças são principalmente provocada por causa da circulação obstruída). Mais uma vez, como um narcótico, O Chá de Boldo do Chile reduz a sensação de dor nas partes afetadas e proporciona alívio.

10. Combate o Inchaço:

O Chá de Boldo do Chile também ajuda a desinchar a barriga e ainda combate os gases porque é um ótimo digestivo, mas é importante tomar o Chá de Boldo do Chile logo após o seu preparo e não adicionar açúcar, porque este fermenta e atrapalha a digestão.

11. Auxilia na Saúde Digestiva:

Possivelmente, o primeiro uso do Chá de Boldo do Chile é realmente como um suplemento para a digestão de alimentos. Ao ativar a produção de bílis no fígado, o Chá Boldo do Chile pode melhorar a degradação dos alimentos para os nutrientes. O Chá de Boldo do Chile tem qualidades antiespasmódicas que ajudarão a acalmar as cólicas intestinais e, além disso, funciona como um laxante de ervas moderado para diminuir a constipação. Foi reconhecido para diminuir os sentimentos de transtorno de estômago , e também pode ser utilizado para aumentar o apetite para todos aqueles, juntamente com dificuldades de consumo.

boldo do chile

12. Elimina os Cálculos Biliares:

Devido à sua capacidade de melhorar a produção de biliares no fígado, o Chá de Boldo do Chile é capaz de reduzir os cálculos biliares através da vesícula biliar antes que eles possam causar problemas. Ao aumentar a quantidade de bile, o Chá Boldo do Chile ajuda a víbora biliar a ser esvaziada com mais freqüência, eliminando os cálculos biliares imediatamente antes de seu tamanho se tornar problemático.

13. Diminui os Gases Intestinais:

O Chá de Boldo do Chile auxilia a diminuir gases já que facilita processo da digestão, reduzindo número de resíduos alimentares não digeridos ao intestino, que teriam fermentação por bactérias.

14. Reduz a Prisão de Ventre:

O Chá de Boldo do Chile é utilizado de laxante suave. No entanto, deve ser ingerido moderadamente, já que em quantidades enormes e fases longas, pode gerar irritação gástrica.

15. Combate a Insônia:

O Chá de Boldo do Chile é amplamente indicado para combater a insonia devido a sua ação calmante. O Chá de Boldo do Chile consegue promover um relaxamento em quem o consome, por isso pode ser ingerida antes de dormir com o objetivo de melhorar o sono.

16. Ameniza os Efeitos do Álcool:

O Chá de Boldo do Chile é amplamente recomendado para amenizas os efeitos desagradáveis que pode ser causado pela ingestão de bebidas alcoólicas.

17. Favorece o Emagrecimento:

O Chá de Boldo pode ser usado associado a dietas de emagrecimento, em casos de reeducação alimentar, pois tem forte ação diurética. No caso de dietas, é sempre bom ter acompanhamento de um nutricionista que possa equilibrar o regime em prol de manter o organismo saudável.

18. Combate Infecções:

As propriedades diuréticas e depurativas do Chá de Boldo do Chile ajudam a eliminar os líquidos acumulados no corpo e toxinas do sangue, muitas vezes causados por infecções do trato urinário, nefrite e cistite.

19. Tem Ação Diurética:

As substâncias tóxicas com absorção por organismo alcançam o fígado por via linfática. Pelo fígado, têm metabolização e neutralização, sendo depois dispensadas. Os estudos vêm demonstrando que boldo pode auxiliar a contribuir com remoção dos resíduos e toxinas do fígado, anteriormente que os mesmos sejam acumulados, com proteção assim de células do fígado.

20. Contém Efeito Calmante:

Nos dias atuais o estresse tem tomado conta da vida de muitas pessoas. Os problemas e adversidades podem causar altos níveis de estresse. O Chá de Boldo do Chile age como calmante, o que é ideal para essas pessoas que justamente sofrem com estresse excessivo.

21. Trata o Reumatismo:

Este Benefício do Chá de Boldo é um resultado do estimulante, bem como efeito narcótico, deste chá. Sendo um estimulante, energiza a circulação do sangue dentro das áreas afetadas do corpo e fornece alivio de reumatismo, bem como a artrite (uma vez que estas doenças são principalmente provocada por causa da circulação obstruída). Mais uma vez, como um narcótico, O Chá de Boldo do Chile reduz a sensação de dor nas partes afetadas e proporciona alívio.

22. Combate a Ansiedade:

O Chá de boldo do chile ajuda a combater a ansiedade . O Chá de Boldo do Chile também é recomendada para aquelas pessoas que deixam de fumar ou estão sendo tratadas para alcoolismo, já que ajuda a aliviar a ansiedade ao deixar estes hábitos e não apenas isso, mas também produz um sabor muito desagradável quando a misturamos com tabaco.

23. Alivia Cólicas Menstruais:

Um dos desconfortos oriundos da Tensão Pré-Menstrual (TPM) são as cólicas. O Chá de Boldo do Chile pode ajudar a amenizar o problema por se tratar de um composto antiespasmódico e sedativo, que atua como um relaxante natural para os músculos e reprime os espasmos musculares.

Outros Benefícios do Chá de Boldo do Chile Para Saúde:

  • Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano;
  • possui um efeito calmante.
  • Ajuda na Diminuição dos gases.
  • Ajuda na Diminuição da azia.
  • Auxílio no tratamento de problemas na vesícula biliar;
  • Ajuda na Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas.
  • Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano.
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Auxílio na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo;
  • Diminuição da azia;
  • Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas;
  • Auxílio no tratamento de gastrite;
  • Ajuda no Auxílio no tratamento de gastrite.
  • Alivio dos sintomas da intolerância alimentar;
  • Diminuição dos gases;
  • Tem efeito calmante.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Os 20 Benefícios do Óleo de Cipreste Para Saúde

Os 15 Benefícios do Chá da Amargosa Para Saúde