Benefícios das Plantas

Erva Mate é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 22/03/2018 (atualizado em 27/08/2021)

Erva Mate (Ilex paraguariensis), também chamada mate ou congonha, é uma árvore da família das aquifoliáceas, originária da região subtropical da América do Sul.

O clima subtropical é o mais adequado para o desenvolvi-mento da planta, cuja árvore pode atingir de 7 a 15 metros de altura.

Os primeiros a fazerem uso da Erva Mate foram os índios Guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores espanhóis.

Da metade do século XVI até 1632 a extração de Erva Mate era a atividade econômica mais importante da Província Del Guairá, território que abrangia praticamente o Paraná.

Origem da Erva Mate:

Datam de mil anos antes da Era Cristã os primeiros achados de Erva Mate, moída com outros objetos em oferendas funerárias de sepulturas pré-hispânicas, no Peru, segundo relata Fredericindo Marés de Souza em A origem do chimarrão.

Não há dúvidas de que tribos indígenas faziam uso da Erva Mate Sabe-se que ela era consumida, em infusão ou mascada, em diversas outras tribos além dos Guaranis, como pelos ameríndios (Incas e Quíchuas) e também por Caingangues que estavam na região onde hoje é o Paraná.

Foi pelo contato do homem branco com os índios que o costume de beber mate se propagou. Essa interação também explica a origem de algumas palavras.

Do guarani surgiram expressões como congonha (de caá, depois congoin [em tupi], que significa Erva Mate, mato); cuia (de caigua); carijo (de cari, local onde se colocam os galhos da erva para secar ao calor do fogo) e tererê (do guarani jacubi, que era mate de água fria).

Do tupi surgiu a palavra barbaquá (buraco onde a erva era colocada para secagem). Do quíchua foi herdado o nome mate (era mati, porongo onde colocavam a erva para beber).

Tipos de Erva Mate:

  • Erva Mate tradicional: apropriada para tereré e chimarrão.
  • Erva Mate crioula: erva grossa com sabor suave.
  • Erva Mate nos sabores menta e abacaxi: muito usadas no verão por serem refrescantes.
  • Erva Mate orgânica.
  • Pura folha ou tipo argentina: é utilizada apenas a folha.
  • Barbaquá ou tipo missioneira: é utilizada a folha e também o caule.

Valor Nutricional da Erva mate:

A Erva Mate contém vários nutrientes que ajudam na manutenção da boa saúde. É uma boa fonte de polifenóis, xantinas, cafeoil e saponinas. Além disso, possui minerais que contém Zinco, Crómio, Potássio, Cobre, alumínio, Ferro, Manganês e níquel. A Erva Mate também contém vitaminas que incluem a Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2. Então, confira agora Os 30 Benefícios da Erva Mate Para Saúde:

Benefícios da Erva Mate Para Saúde:

1. Aumenta a Energia:

A Erva Mate em infusão produz os mesmos efeitos que o café. No entanto, sem os conhecidos efeitos colaterais, isto é, raramente irá intervir no sono, além de não causar efeitos relacionadas ao estresse, que, segundo ela, é um dos efeitos colaterais da cafeína.

O chimarrão aumenta a energia, limpa o organismo e acalma. Alguns atletas se utilizam por conta de sua capacidade de oxidação.

2. Melhora as Funções Mentais:

A Erva Mate também contém cafeína, mas em quantidade moderada. A cafeína não é de toda ruim, em pequenas doses, como encontrada na Erva Mate, pode melhorar a memória, o humor, além de deixar em alerta.

Além da cafeína em quantidade moderada, planta também contém a substância teobromina, encontrada também no fruto do cacau, e a teofilina, substância relacionada com a cafeína, encontrada também no chá.

3. Melhora o Sistema Imunológico:

As sapolinas são substâncias naturalmente emulsificantes, é anti-inflamatória e antioxidante. Estes antioxidantes são chamados de polifenóis.

Todos estes compostos ajudam a modular a resposta da imunidade a alergias sazonais, doenças inflamatória intestinal, esclerose múltipla, artrite reumatoide e diabetes.

4. Auxilia na Perda de Peso:

Existe alguma evidência de que a Erva Mate pode auxiliar na perda de peso, mas como? A erva pode ajudar na perda de peso reduzindo o apetite e aumentando o custo de energia, melhora também a sensibilidade a insulina e queimando a gordura localizada.

5. Ajuda na Digestão e na Eliminação de Toxinas:

Os benefícios da Erva Mate tratam constipação, diarreia e indigestão. Pelo menos uma saponina da Erva Mate destrói parasitas intestinais. Seu uso pode tanto prevenir como tratar infecções no trato urinário, na bexiga e até pedra nos rins.

6. Fortalece os Ossos:

Já pensou em ter osso fortes mesmo sem exercícios? Pois saiba que isso é possível. Ou seja, mesmo em pessoas que não se exercitam, a densidade da massa óssea pode ser aumentada.

Além disso, mulheres que se encontram na menopausa e com risco de osteoporose que regularmente consomem a Erva Mate têm 10% a mais de densidade óssea do que mulheres que não bebem (mesmo as que se exercitam).

7. Ajuda no Combate ao Câncer:

Quando o extrato de Erva Mate é adicionado ao cólon humano, as células cancerígenas se autodestroem. Em contrapartida, alguns acreditam que a Erva Mate também pode causar alguns tipos de cânceres.

No entanto, há evidências de que a causa real é que a bebida é tradicionalmente servido muito quente e a exposição a líquidos extremamente quentes é conhecida por causar alguns tipos de cânceres.

8. Promove a Boa Aparência da Pele:

Mulheres, especialmente durante a gravidez, muitas vezes se queixam de celulite. Estes são os depósitos de gordura (em manchas) sob a pele e dar a sua pele um abaulamento e aparência covinhas.

9. Reduz a Celulite:

Se você está lutando contra a celulite, sem sucesso, é hora de tentar um extrato de Erva Mate em sua pele. A cafeína no extrato irá reduzir a celulite e ajudá-lo a obter uma pele impecável, liso.

10. Ajuda no Tratamento das Estrias:

O extrato também é benéfica para reduzir a visibilidade das estrias, um problema comum a maioria mulheres grávidas experiência.

11. Promove o Brilho da Pele:

O extrato de Erva Mate é um lubrificante natural da pele e usá-lo regularmente pode ajudá-lo a obter uma pele macia e saudável. Hoje, você tem Erva Mate em óleo que pode ser usado para dar a sua pele um lindo brilho.

12. Combate a Coceira de Pele:

Você pode fazer uma xícara de decocção forte de chá de Erva Mate e adicioná-lo à sua banheira com água morna. Use esta água como seu último enxaguamento. Você poderia mergulhar os pés bem para aliviar a coceira e dor.

13. Adiciona Lustre ao Cabelo Pintado:

tinturas de cabelo pode fazer o cabelo sem brilho. Eles também acabar danificando seu cabelo e você precisa tomar cuidado adequado se você quiser prolongar os efeitos da cor. Com Erva Mate, você pode ajudar a trazer de volta o brilho e brilho ao seu cabelo tingido.

14. Fortalece a Raiz do Cabelo:

As vitaminas e minerais encontradas na Erva Mate pode fortalecer os folículos pilosos e reduzir a excessiva perda de cabelo.

15. Fortalece o Sistema Imunitário:

Erva Mate é muito alta em antioxidantes tem 90% mais antioxidantes do que o chá verde. Erva Chá aumenta significativamente o sistema imunológico.

Erva-chá desintoxica o sangue, aumenta a imunidade, diminui os sinais de envelhecimento. Também previne muitos tipos de cancros e reduz insônia e estresse.

16. Reduz o Risco de câncer:

Se o câncer é executado em sua família, você pode querer tomar Erva Mate para reduzir as chances de desenvolvê-lo.

17. Melhora a Saúde Cardiovascular:

Erva Mate apoia a saúde cardiovascular. Os aminoácidos e antioxidantes presentes na Erva Mate ajuda gordura e colesterol a circular na corrente sanguínea e não permitir que eles se acumulam nas paredes das artérias.

A Erva Mate evita a formação de coágulos sanguíneos que podem causar acidente vascular cerebral ou um ataque cardíaco

18. A Cafeína da Erva Mate não Causa Insônia:

A cafeína no Erva Mate não causar efeitos colaterais, como tremores e insônia que são frequentemente associados com outras bebidas com cafeína.

19. Auxilia na Digestão:

Os nativos da América do Sul têm sido, desde há muito consumir o chá de Erva Mate como um remédio herbal e tradicional contra doenças digestivas. Ele estimula o aumento da secreção de ácidos do estômago e biliar.

Limpa o cólon a fim de evitar qualquer crescimento bacteriano. Para ajudar a aliviar a constipação, pode-se consumir o chá de Erva-Mate duas vezes por dia durante uma semana.

20. Trata Doenças Bucais:

Erva-Mate é o tratamento perfeito para a halitose ou mau hálito. Ele pode remover as bactérias que são muitas vezes responsáveis ​​pela odor boca. É por isso que é um ingrediente comum em cremes dentais.

21. Alivia a Fadiga:

Beber chá de Erva-Mate oferece alívio da fadiga física e mental, pois age como um estimulante.

22. Ajuda no Tratamento da Constipação:

Outro benefício importante é quando você está constipado e não sei o que fazer. Basta ter este chá para obter alívio.

23. Impede o Aparecimento da Osteoporose:

Mulheres que estão no limiar da pós-menopausa muitas vezes sofrem de osteoporose. A osteoporose é um problema comum enfrentado pela idade. Infelizmente, devido à mudança de estilos de vida, até mesmo o jovem está sofrendo de problemas ósseos.

No entanto, beber o tradicional chá de Erva Mate pode ajudar a perda de controle óssea, especialmente em mulheres na pós-menopausa.

24. Aumenta a Resistência Física:

chá de Erva Mate é conhecida como a tônica de energia que aumenta seus níveis de energia e aumenta a potência muscular. Este, por sua vez ajuda a queimar os carboidratos de forma eficiente.

Ele retarda o acúmulo de ácido lático nos músculos, de modo a diminuir o trabalho pós out dores dores e tensões, e acelera o tempo de recuperação.

25. Ajuda na Perda de Peso:

Regularmente beber chá de Erva-Mate que tem qualidades estimulantes regula e retarda o seu processo de digestão que faz você se sentir completo logo depois de ter começado a comer.

Isso minimiza dores e aumenta a sua taxa metabólica basal. Assim, tomando chá de Erva-Mate, juntamente com exercícios regulares e uma dieta controlada pode resultar em perda de peso bom.

26. Infecção do Trato Urinário:

infecções do trato urinário pode ser angustiante. E chá de Erva-Mate ajuda a prevenir infecções do trato urinário. Quando consumido regularmente, durante os tempos de aflição.

27. Trata Diabetes:

Erva Mate pode ajudar aqueles que sofrem de diabetes também. Mostrou reduções nos níveis de colesterol no soro, triglicéridos no soro, e as concentrações de glicose, quando foi testado em ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura.

Em conclusão, Erva Mate pode potencialmente ser utilizada para tratar a obesidade e diabetes.

Outros Benefícios da Erva Mate:

  • Não só isso, ela também ajuda no fortalecimento de seu cabelo e torná-lo saltitante e volumoso.
  • Erva Mate também tem a capacidade de restaurar o cor natural do cabelo.
  • Eles também ajudam na promoção Crescimento capilar.

Como Consumir a Erva-mate:

Ela chega ao consumidor de diversas maneiras, como no tradicional sache, em folhas, no chimarrão e até no tereré. Porém, cada versão apresenta um efeito diferente, além de possuir um preparo próprio. Descubra quais são esse efeitos e escolha a sua maneira preferida de consumir a erva-mate.

Chá-mate ou Chimarrão?:

Ambas derivam da mesma planta, mas são preparadas de formas diferentes: no chá, a erva é seca e torrada, já no chimarrão as folhas e ramos secos são triturados, sem sofrer o processo de tostar.

A erva utilizada pra fazer o chimarrão é rica, principalmente, em alcaloides e cafeína, um estimulante natural que melhora o cansaço físico e mental.

É rica também em compostos fenólicos, que são antioxidantes capazes de combater o envelhecimento precoce da pele. O chá possui as mesmas propriedades, porém, quando a erva é torrada, muitos nutrientes se perdem devido a alta temperatura a que são submetidos.

Tereré:

Ele é preparado com a erva em infusão na água fria, que é a mesma usada no chimarrão, porém, triturada de forma mais grossa.

Uma vantagem dele em relação ao chimarrão é que o consumo excessivo de água quente pode ser relacionado ao câncer de esôfago.

Além disso, no tereré, todas as propriedades da erva são mantidas, principalmente seu efeito diurético, que é muito citado pelas pessoas que o consomem.

Industrializado ou Natural:

Sempre prefira consumir a erva em sua versão natural. Os chás industrializados sofrem diversos processos e recebem muitos conservantes que diminuem seu efeito. No entanto, ainda são uma opção melhor que sucos de caixinha e refrigerantes.

O chá pode oferecer benefícios ao organismo, ao passo que o refrigerante, além de ser nada benéfico, ainda oferece várias complicações à saúde.

Malefícios da Erva Mate:

A Erva Mate contém cafeína e pode causar alguns efeitos colaterais também. Discutidos abaixo são seus efeitos colaterais:

  • Algumas pessoas podem experimentar insônia.
  • Ela também pode causar dores de estômago, vómitos ou náuseas, síndrome do intestino irritável (SII) e glaucoma.
  • Ele também poderia levar ao nervosismo e alguma forma de agitação, ansiedade e distúrbios hemorrágicos.
  • beber quantidades excessivas de chá de Erva-Mate também pode causar pressão alta e dores de cabeça.
  • consumo prolongado deste chá pode até causar câncer.
  • Não é seguro para crianças, mulheres grávidas e lactantes.
  • Além disso, os pacientes diabéticos precisam tomar cuidado ao consumir esse chá.
Sair da versão mobile