Benefícios das Plantas

Fel da Terra – Origem, Benefícios e Como Usar!

Fel da Terra – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Fel da Terra possui muitas propriedades medicinais que ajudam a promover a saúde do corpo humano. Fel da Terra, também conhecida como erva-da-febre, erva-febrífuga, quebra-febre e erva-do-centauro, é uma erva pequena, anual ou bianual, que possui odor suave e característico e pertence à família das Gencianáceas.

fel da terra

Sua raiz é fibrosa e celulosa e suas folhas são ovais, opostas, inteiras, acuminadas, de coloração verde-clara. Suas flores apresentam-se em cor rosa-claro a vermelho e possuem brácteas. Seu fruto se parece com uma cápsula alongada.

Fel da Terra costuma crescer em terrenos pantanosos abertos, bem como em áreas secas como as dunas. A parte utilizada neste produto é a parte aérea florida.

Seu gosto é bastante amargo e, por isso, o Fel da Terra costuma ser utilizado para dar sabor a algumas bebidas. É o caso, por exemplo, do vermute, que utiliza a planta como um de seus ingredientes.

Origem do Fel da Terra:

O Fel da Terra é uma planta herbácea anual (apesar de em alguns anos ser considerada bienal) de toda a Europa (com exceção da Islândia), conhecida por ser uma planta medicinal. É colhida geralmente na primavera e apesar de ser nativa da Europa, cresce bem em terrenos abertos pantanosos e também em áreas mais secas, como as dunas.

O Fel da Terra possui um caule duro e reto e é ramificada apenas na parte superior. Seu tamanho varia de 20 a 30 cm de altura, já que é uma planta de pequeno porte. Cada ramificação termina numa espécie de cimeira e as suas flores são vermelhas ou de um tom rosa bem claro. Seu fruto é uma cápsula alongada.

Fel da Terra é uma erva caracterizada por ser muito amarga, seca e por possuir efeito digestivo, já que estimula o suco gástrico (pois contém glicosídeos amargos como a genciopicrina e eritrocentaurina, que estimulam o fígado e a vesícula biliar, aumentando o fluxo biliar, melhorando assim, o apetite e a digestão de quem a consome).

Também é conhecida pelos nomes: erva-da-febre, planta-de-febre, erva-febrífuga e quebra-febre. Todas as suas partes são utilizadas.

Propriedades do Fel da Terra:

O Fel da Terra é uma das plantas mais utilizadas para tratar a febre naturalmente. Esse é, sem dúvida, sua propriedade que merece mais destaque.

Além disso, a planta também pode ser utilizada para combater a falta de apetite, controlar o diabetes e aliviar desconfortos estomacais.

Quem fizer uso do chá de Fel da Terra ainda estará combatendo úlceras e reduzindo o nível de glicose no sangue. A planta possui, ainda, propriedades depurativas, carminativas e vermífugas. Então, confira os Benefícios do Fel da Terra Para Saúde:

Benefícios do Fel da Terra Para Saúde:

  • Um dos principais efeitos do Fel da Terra no corpo, é sua ação diurética. Embora possa não parecer algo tão relevante, esta característica é essencial para sua ação no corpo.
  • O estímulo da atividade do trato urinário garante que o corpo tenha menos toxinas acumuladas. Desta forma, os órgão sobrecarregam-se menos, diminuindo as chances de lesão.
  • A melhora na saúde cardíaca promovida pelo Fel da Terra é significativa. Ela atua em, basicamente três meios diferentes. O primeiro é resultado de seu efeito diurético. Este efeito garante menor presença de toxinas no sangue, o que torna o sangue mais “limpo”.
  • Outra atuação do Fel da Terra está na sua capacidade vasodilatadora, que auxilia a diminuir a pressão sanguínea. Seu terceiro benefício está relacionado à presença de ferro na planta. Ela estimula a formação de hemácia no sangue, evitando problemas como a anemia e aumentando o nível de oxigenação dos órgãos e músculos.
  • Outra qualidade geralmente atribuída ao Fel da Terra diz respeito à função digestiva do corpo. Os nutrientes presentes na planta auxiliam a combater a constipação e a gastrite.
  • Seus efeitos anti-inflamatórios facilitam o movimento dos intestinos. Isso garante que o sistema digestivo funcione de maneira adequada por mais tempo.
  • A medicina herbalística costumava atribuir a característica de “abrir o apetite” para a planta. Era comum recomendar a ingestão de chá de Fel da Terra antes das refeições para estimular as crianças e enfermos a comerem mais.
  • O estímulo ao potencial diurético da planta auxilia diretamente na saúde dos rins e do fígado. Acredita-se que ela seja capaz de lidar com várias condições diferentes nos órgãos. Isso ocorre através da expulsão de toxinas do corpo, através da maior atividade do trato urinário.

Receita do Chá de Fel da Terra:

Em uma chaleira, coloque 2 colheres de sopa da erva em 1 litro de água e em seguida leve ao fogo. Quando ferver, desligue e deixe abafando por 10 minutos. Coe a infusão.

É exatamente por ter um sabor amargo que suas propriedades funcionam, portanto tente não adoçar o chá. Caso se faça extremamente necessário, adoce levemente, para que o amargor não seja sobreposto pelo açúcar.

beneficios do fel da terra

Contraindicações do Fel da Terra:

Não foram encontradas contraindicações, mas recomenda-se que, pela falta de relatos sobre o uso durante a gestação e amamentação, não seja consumida nestas condições.

Pacientes que possuam distúrbios de coagulação sanguínea, hipotensos, portadores de doenças no fígado e úlceras pépticas não devem consumir essa planta. Caso seja necessário, nestes casos, deve-se fazer acompanhamento médico rigoroso.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.