Os 40 Benefícios do Chá de Casca de Alho Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Casca de Alho Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Casca de Alho Para Saúde são variados e importantes. Além disso, o Alho é bem conhecido como um remédio natural para a saúde que tem sido usado há muito tempo para tratar várias doenças. É extremamente fácil de gerar na maioria dos países e pode ser consumido cozido ou fresco. É mais facilmente incluído na sua comida ou pode ser comido por conta própria.

Como você verá na lista abaixo, além de ser uma adição saborosa para quase todos os pratos cozidos, o Chá de Casca de Alho possui algumas habilidades surpreendentes para ajudar na nossa vida diária. Quando usado para fins medicinais, o chá pode ajudar a tratar uma grande variedade de doenças, bem como fazer o seu gosto de jantar incrível. Confira então, Os 40 Benefícios do Chá de Casca de Alho Para Saúde:

chá de casca de alho1. Fonte de Vitamina B6:

Também conhecida pelo nome de piridoxina, contribui com o crescimento eficiente de novas células, ajuda em relação a alterações no humor, melhora a disposição, participa do processo de produção de energia no organismo, alivia os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e previne doenças como depressão, problemas cardíacos, doenças nos olhos, perda da visão e enjoos matinais durante o período de gestação.

2. Fonte de Vitamina C:

O nutriente é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.

3. Aumenta o Sistema Imunológico:

Por se tratar de um antibiótico natural, o chá de casca de alho fortalece o sistema imunológico, responsável pela tarefa de defender o nosso organismo, auxiliando no combate a resfriados, infecções no tórax, tosses e congestão. Apesar de não curar gripes e resfriados, a bebida pode ajudar a se sentir melhor enquanto estiver doente.

4. Tem Ação Antioxidante:

Por conta de suas propriedades antioxidantes, a bebida auxilia no combate aos radicais livres que causam doenças como câncer e promovem o envelhecimento precoce. Acredita-se que a combinação deste efeito com a ação de diminuição dos níveis de colesterol e a redução da pressão arterial ainda pode ajudar a prevenir doenças como demência e Alzheimer.

5. Combate Pressão Alta:

Amasse um dente e o acrescente à meia xícara de água. Deixe ferver por três minutos e aguarde enquanto esfria. Depois coe e beba tudo. A cada doze horas realize o procedimento.

6. Baixa a Febre:

Coloque dois dentes de chá de casca de alho amassados em um copo de água. Deixe por seis horas, coe e realize o procedimento mais duas vezes ao dia. Cápsulas de alho também ajudam a baixar a febre.

7. Combate o Colesterol:

Corte um dente de alho roxo, ainda com casca e o coloque em um copo com água. Depois de duas horas, tome parte dessa água e novamente encha o copo. Durante o dia, realize o procedimento de duas em duas horas.

8. Auxilia na Saúde do Coração:

O colesterol LDL não é amigo do chá de casca de alho e os depósitos de placas aórticas que se acumulam nas paredes das veias do seu corpo, podem ser reduzidos com o uso de alho também. Estudos têm demonstrado os benefícios surpreendentes de tomar chá de alho em relação à doença cardíaca.

9. Trata Infecções Vaginais:

Quando esmagado ou ferido, o chá de casca de alho libera Allicin, que é um composto sulfúrico que é um antibiótico natural. Os soldados da Primeira Guerra Mundial, mesmo aparentemente, usaram chá de alho esmagado em feridas infectadas sofridas na batalha. Se você decidir tomar chá de alho em forma de comprimido, certifique-se de usar cápsulas em pó. Os processos usados ​​para criar comprimidos de chá de alho destroem o Allicin que está presente.

10. É Bom Para Tosse:

Um dos seus benefícios chá de casca de alhoé ser um excelente remédio contra aquela tosse seca chata pelas suas propriedades antibacterianas. Ele auxilia na melhora das vias respiratórias em geral, podendo ser muito eficaz também para destampar os brônquios.

11. Aumenta a Imunidade:

O chá de casca de alho também aumenta a imunidade! Sua propriedade antibiótica natural ajuda o organismo a ficar mais forte e fazer com que problemas de saúde e doenças sejam barrados.

12. Ajuda no Emagrecimento:

Mais uma boa notícia, o chá de casca de alho pode ser usado como um auxiliador do emagrecimento. Como ele possui ação termogênica, faz com que o corpo gere mais calor e queime mais calorias, acelerando o metabolismo. Mas é importante destacar que chá por si não irá fazer você perder todos aqueles quilinhos, ele ajuda a dar uma aceleradinha no corpo, mas é importante que você alie à uma dieta balanceada e atividades físicas regulares.

13. Tem Ação Antifúngica:

É antifúngico, sendo capaz de combater parasitas e tratar infecções decorrentes de fungos em geral.

14. Combate os Radicais Livres:

É rico em antioxidantes, pois ajudam a combater a ação dos radicais livres e a prevenir diversas doenças diferentes.

os benefícios do chá de casca de alho15. Rico em Vitaminas e Minerais:

Possui muitos nutrientes importantes para o nosso organismo, vitamina A, B1 e C, além de conter cálcio, cobre, zinco e ferro. Outro mineral fundamental em sua composição é o selênio, que contribui para o processo de desintoxicação do corpo.

16. Funciona como Antibiótico e Anti-inflamatório:

Permite tratar diversas condições de saúde de maneira totalmente natural e sem possíveis efeitos colaterais de muitos medicamentos tradicionais.

17. Possui Ação Adstringente:

Possui ação adstringente e pode ser usado como um desinfetante natural para limpar feridas na pele.

18. Acelera o Metabolismo:

Também pode nos auxiliar na batalha para perder peso. O alho acelera o metabolismo e contribui para o processo de queima de gordura. Com ele podemos cuidar da forma e da saúde ao mesmo tempo.

19. Fonte de Vitamina B6:

Também conhecida pelo nome de piridoxina, contribui com o crescimento eficiente de novas células, ajuda em relação a alterações no humor, melhora a disposição, participa do processo de produção de energia no organismo, alivia os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e previne doenças como depressão, problemas cardíacos, doenças nos olhos, perda da visão e enjoos matinais durante o período de gestação

20. Fonte de Vitamina C:

O nutriente é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.

21. Redução da Pressão Arterial:

No experimento mencionado acima, os homens que participaram da pesquisa também registraram uma diminuição de 5,5% em sua pressão arterial ao longo do período de duração do estudo. Outras pesquisas também já indicaram que a suplementação com chá de casca de alho contribui com a redução da pressão arterial em pessoas diagnosticadas com hipertensão.

22. Combate o Envelhecimento Precoce:

Os efeitos sobre a longevidade são praticamente impossíveis de serem provados em seres humanos, mas dados os efeitos benéficos sobre os fatores de risco importantes, como a pressão arterial, faz sentido que o chá de casca de alho pode ajudar você a viver mais tempo.

O fato de que ele pode lutar contra doenças infecciosas é também um fator importante, porque estas são as causas mais comuns de morte, principalmente em idosos ou pessoas com sistemas imunológicos disfuncionais.

23. Desintoxica o Corpo

Em doses elevadas, os compostos de enxofre do alho mostraram proteger os órgãos contra danos tóxicos dos metais pesados​​.

Um estudo de quatro semanas em funcionários de uma fábrica de baterias de carro descobriu que o alho reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%. Também reduziu diversos sinais clínicos de toxicidade, incluindo dor de cabeça e pressão arterial.

24. Melhora a Saúde Óssea:

Estudos feitos em roedores têm mostrado que o chá de casca de alho pode minimizar a perda de massa óssea, aumentando estrogênio em fêmeas. Um estudo em mulheres na menopausa descobriu que uma dose diária do extrato de alho seco (igual a 2 gramas de alho bruto) diminuiu significativamente um marcador de deficiência de estrogênios.

Isso sugere que o chá de casca de alho pode ter efeitos benéficos sobre a saúde óssea em mulheres. Alimentos como alho e cebola também mostraram ter efeitos benéficos na osteoartrite.

25. Evita Tosse e Dor de Garganta:

O alho é expectorante. Tanto que nossas avós já faziam xarope com alho e mel. Também tem ação antibacteriana, antiviral e antifúngica.

26. Ajuda Combater Bronquite e Pneumonia:

Outro benefício do chá de casca de alho é combater infecções com produção aguda e crônica de catarro, como a bronquite, tuberculose e pneumonia. Também ajuda a aliviar os estados asmáticos, pois o alho é broncodilatador.

27. Diminui o Risco de Alguns Tipos de Câncer:

Segundo estudo do Instituto Americano de Pesquisa para o Câncer (AICR), o alho tem um efeito protetor para as células do corpo.Graças à alicina, ele inibe os radicais livres, o que ameniza o envelhecimento celular e diminui a incidência de câncer.

Os benefícios do chá de casca de alho contra o câncer foram percebidos nos países cuja dieta inclui o consumo regular do vegetal cru. Isso inclui França, Itália e Grécia onde os casos de câncer de mama, próstata e cólon são menores que a média mundial.

chá de casca de alho benefícios

28. Controle da Glicemia:

Pesquisas realizadas recentemente demonstraram que a casca de alho tem efeito hipoglicemiante, ou seja, o alho reduz o açúcar no sangue. Isso porque o alho é capaz de estimular o pâncreas a secretar mais insulina, ajudando no tratamento do diabetes tipo 2.

Cientistas descobriram outro chá de casca de alho para os diabéticos: a redução das complicações típicas da doença. Isso está ligado à composição química do alho. No total, são mais de 400 substâncias que atuam de forma natural, minimizando os efeitos colaterais do diabetes.

29. Inibi o Apetite:

Seu cheiro estimula o organismo a liberar uma substância chamada leptina, que é responsável pela saciedade do corpo e pela redução da fome.

30. Reduz o Acúmulo de Gordura:

Um dos benefícios do chá de casca de alho para perder peso foi comprovado em um estudo feito com ratos em 2011. Após 8 semanas de uma dieta engordativa, os ratos que receberam alho nas refeições estavam mais magros. Ou seja, o alho ajudou a inibir a formação de células de gordura.

31. Ajuda no Tratamento de Candidíase:

Comum em mulheres, a candidíase é causada pela proliferação do fungo Candida, que se desenvolve na vagina e causa lesões e coceira.

Como um dos benefícios do chá de casca de alho é exterminar fungos, o alho serve para tratar candidíase. Para isso, faça banhos de assento com água de alho. Ferva a água, desligue o fogo e coloque 3 dentes de alho descascados em infusão.

32. Ajuda no Tratamento de Cistite:

Em estudos laboratoriais, as propriedades do alho foram capazes de destruir 14 tipos diferentes de bactérias. Dentre elas, a Escherichia Coli, a bactéria mais comum responsável pelas infecções de bexiga e trato urinário.

33. Ajuda a Evitar Doenças Degenerativas:

O chá de casca de alho contém antioxidantes que protegem contra os danos celulares e o envelhecimento.Isto permite diminuir o risco de doenças como Alzheimer, Parkinson e demência.

34. Estimula no Ganho de Massa Magra:

Pesquisas desenvolvidas com animais de laboratório sugerem que os compostos ativos do alho- em especial o dialil sulfito- podem contribuir para um aumento da síntese de proteínas e assim estimular a hipertrofia muscular.

Essa propriedade do alho está diretamente ligada ao efeito do bulbo sobre a produção de testosterona. Em um estudo recente, dois grupos de ratos foram submetidos a uma dieta com alto teor de proteína (similar àquela seguida pelos fisiculturistas).

35. Melhora a Função Sexual:

Muitos séculos atrás povos antigos da Índia já utilizavam o alho como afrodisíaco e estimulante das funções sexuais. Essa propriedade do chá de casca de alho se deve ao seu efeito vasodilatador, já que o relaxamento dos vasos resulta em um fluxo maior de sangue para os órgãos genitais.

36. Combate o Resfriado:

A alicina presente no alho fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter a gripe bem distante. Uma pesquisa publicada no periódico Advances in Therapy identificou uma diminuição de 63% no número de resfriados associada à suplementação com alho.

Além da quantidade, a duração dos sintomas também foi em média 70% menor (de 5 para 1,5 dias) no grupo de voluntários que recebeu a suplementação com extrato de alho contendo alicina.

37. Beneficia o Desempenho Físico:

Muitos séculos depois, a ciência começa a comprovar que os gregos estavam de fato corretos em utilizar o alho como um estimulante do desempenho esportivo. Pesquisas têm demonstrado que o bulbo melhora a circulação (levando mais oxigênio ao tecido muscular) e reduz a percepção de fadiga causada pelos exercícios.

38. Controla a Glicose do Sangue:

Os benefícios do chá de casca de alho com relação a diabetes tem sido cada vez mais estudados. Ainda preliminares, estudos sugerem que suplementos à base de alho podem ser eficazes para controlar a glicemia e prevenir o diabetes. Em um deles, publicado no Acta Diabetologica, pacientes com diabetes do tipo 2 receberam um suplemento contendo 150 mg de alho.

Quando comparado ao grupo que recebeu apenas um placebo, os voluntários que ingeriram o alho apresentaram níveis significativamente mais baixos de glicose na circulação.

39. Fortalece os Ossos:

O alto teor de minerais como o zinco e o manganês, e das vitaminas C e B6 tornam o alho uma ótima adição à dieta para fortalecer os ossos. Isso porque esses nutrientes participam da composição de enzimas e antioxidantes que estimulam a formação de tecido ósseo e que atuam na absorção do cálcio.

O chá de casca de alho também pode ser eficiente na prevenção da osteoporose, uma vez eleva a produção de estrógeno, o hormônio que está envolvido no processo de síntese e reabsorção óssea.

40. Diminui a Pressão Arterial:

Os benefícios do chá de casca de alho para o controle da pressão arterial se devem a princípio a dois mecanismos distintos. Primeiramente, devido à produção de sulfeto de hidrogênio (H2S), um gás com potencial vasodilatador.

Nossas hemácias (as células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio) têm a capacidade de captar os polissulfitos (moléculas ricas em enxofre) presentes no alho e utilizá-las para produzir H2S. Esse gás por sua vez estimula a dilatação da parede dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue e favorecendo o controle da pressão arterial.

Já a alicina encontrada no alho bloqueia a atividade da angiotensina II, um peptídeo (proteína) que atua na contração dos vasos sanguíneos. Ao bloquear a proteína, a alicina evita que os vasos se contraiam e acabem por dificultar a passagem do sangue, o que por sua vez poderia causar um aumento da pressão.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Os 22 Benefícios do Chá de Aroeira Para Saúde

beneficios do cha gelado

Os 30 Benefícios do Chá Gelado Para Saúde