Os 20 Benefícios do Chá de Bugre Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Bugre Para Saúde são diversos, pois se tomado da forma adequada, é possível que suas propriedades sejam aproveitadas pelo organismo fazendo-o funcionar da forma adequada. Além disso, a árvore, de onde é extraído o Chá de Bugre tem nome científico Cordia Salicifolia, é originária do Brasil e pode chegar a 12 metros de altura, quando atinge a maturidade.

Do Nordeste ao Sul do Brasil a árvore é encontrada, mas é possível localizá-la em países vizinhos de clima parecido com o Brasil, como é o caso da Argentina e do Paraguai. O chá é feito com as folhas da árvore, mas dos frutos, que parecem grãos de café, é possível fazer uma bebida que lembra muito o café.

cha de bugre

Sua flores são pequenas, cheirosas e de coloração branca. Os frutos são facilmente confundíveis com cafeína. Esse chá é muito popular na indústria farmacêutica por conter vários benefícios ao corpo humano, da família boraginaceae, pode ser utilizada até mesmo para substituir a cafeína diária.

Café do mato, bugrinho, porangaba, rabugem, chá-de-frade, laranjeira-do-mato, entre outros são alguns dos nomes populares pelos quais a erva bugre é chamada no seu país de origem, o Brasil.

Propriedades e Nutrientes:

A erva de bugre é muito usada na medicina alternativa por ter muitas propriedades benéficas à saúde. Ela é antidiarreica, anti-inflamatória, antirreumática, cicatrizante, estimulante, febrífuga e diurética. A erva age em problemas como ácido úrico, Afta, Artrite, gastrite, inchaço, celulite, pressão alta e má circulação.

Também é composto por cafeína, Potássio, alantoína e ácido alantoico, este chá contém frutas vermelhas, repletas de cafeína. Já a alantoína e o ácido alantoico são as responsáveis pelo uso tradicional na cicatrização de feridas.

Benefícios do Chá de Bugre Para Saúde:

1. Ajuda a Inibir a Fome:

O Chá de Bugre contém um aminoácido chamado glutamato de sódio, que produz saciedade. Este aminoácido também é utilizado como aditivo natural, sendo assim executa a função de um remédio inibidor de apetite.

2. Beneficia a Circulação Sanguínea:

O Chá de Bugre contém flavonoides que se encontram naturalmente e outros alimentos que melhoram a circulação sanguínea. O Chá de Bugre é rico em flavonoides naturais que é essencial para a circulação sanguínea.

3. Promove o Aumento da Libido:

O Chá de Bugre acelera o metabolismo e causa reações fisiológicas no organismo, tais como o aumento do calor e transpiração, da circulação sanguínea e dos batimentos cardíacos. Sendo assim, favorece a irrigação em várias partes do corpo, estimulando também os órgãos genitais. O Chá de Bugre estimula a produção de espermatozoides e melhoram a libido.

4. Promove a Saúde do Sistema Digestivo:

O Chá de Bugre contêm fibras em sua composição, fazendo dela uma ótima escolha para quem tem problemas gastrointestinais. Em cada 100 gramas, 3 são de fibras. As fibras ajudam a dar forma à massa fecal, facilitando o trânsito intestinal e regulando os movimentos peristálticos.

Estudos realizados mostraram que os polissacarídeos do Chá de Bugre exibiram potente macrófagos ativando atividades, incluindo a produção de volumes crescentes de óxido nítrico, que tem um potencial anti-tumoral.

5. Auxilia na Prevenção do Câncer:

Estudos Realizados mostrou que Chá de Bugre tem fortes propriedades imunomoduladoras e anti-tumorais em polissacarídeos, o que significa que aumenta a função do sistema imunológico e destrói tumores de Câncer.

cha de bugre beneficios

6. Proporciona Alívio a Dor de Estômago:

O Chá de Bugre é aliado da dor de estômago porque contém bromelina, uma anzina que quebra as proteínas dos alimentos e alivia a dor de estômago. Sem contar que o Chá de Bugre contém uma boa quantidade de fibras solúveis, que auxiliam no processo digestivo.

7. Promove a Cicatrização de Feridas:

A Vitamina C presente no chá é um antioxidante importante para a cicatrização de feridas. O Chá de Bugre aumenta a resistência da pele durante o processo de cura, e ajuda na produção de colágeno pela pele. Também é importante para a criação de novos vasos sanguíneos, e ajuda na absorção de Ferro.

8. Proporciona Alívio a Febre:

O Chá de Bugre é ótima opção contra as altas temperaturas do organismo. O Potássio, presente no Chá de Bugre, é capaz de equilibrar a quantidade de água no corpo, algo muito importante quando estamos com febre, pois neste período pode haver desidratação. Também ajuda a aliviar dores musculares.

9. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Chá de Bugre possui grande quantidade de nutrientes que são essenciais para o sistema imunológico. A Vitamina C presente na Chá de Bugre ajuda a reforçar o sistema imunitário do nosso corpo, que nos protege de Resfriados e Tosses.

10. Proporciona Auxílio na Perder Peso:

O Chá de Bugre auxilia no emagrecimento porque é rico em Vitamina A é Vitamina C. Também faz com que o organismo fique satisfeito com menos alimentos, devido ás suas fibras. Outra característica é a limpeza dentro do organismo.

O Chá de Bugre é pobre em gorduras, pouco calórico e seu açúcar natural inibe a vontade de comer doces. O Chá de Bugre diminui o apetite e acelera o metabolismo, auxiliando o emagrecimento.

Outros Benefícios do Chá de Bugre:

  • Trata micoses;
  • Reduz espinhas, Eczemas e outros problemas de pele;
  • Auxilia na regulamentação do ácido úrico;
  • Alivia as dores do reumatismo;
  • Cicatriza lesões na pele;
  • Ajuda a curar a Gastrite.
  • Auxilia no tratamento de Diarreias e cólicas intestinais;
  • Combate a celulite;
  • Dá mais energia para o funcionamento do organismo;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Evita o acúmulo de gordura nas paredes das artérias

Como Preparar o Chá de Bugre:

O Chá de Bugre pode ser consumido tanto quente como gelado, mas a versão quente é muito mais indicada, principalmente para quem deseja perder peso.

beneficios do cha de bugre

O chá de bugre se faz de maneira comum, mas é importante que seja respeitado o tempo de descanso antes de beber. Para fazer um litro de chá:

  • Em uma panela coloque um litro de água e duas colheres de sopa de folhas secas de bugre;
  • Leve a panela ao fogo e desligue assim que levantar fervura;
  • Tampe a panela e mantenha o chá em repouso por dez minutos antes de coar e beber.
  • Para sentir os efeitos benéficos do chá é necessário consumir no mínimo duas xícaras de chá por dia.

Efeitos Colaterais do Chá de Bugre:

Apesar de ser uma bebida natural, nunca se deve abusar de chá. A bebida é filtrada pelos rins e chá demais causa sobrecarga no órgão, podendo alterar outras funções do corpo. O ideal é ficar entre três a no máximo seis xícaras de chá por dia, nunca muito mais do que isso, não havendo distinção se é quente ou gelado.

A bebida tem como contra indicação pessoas sofrendo com diurese porque acelera o processo e pode causar desidratação. Também não é indicado tomar quem esteja com Anorexia porque é um inibidor de apetite e quem sofre com pressão alta porque é uma bebida estimulante.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

cha de rubim

Chá de Rubim – Origem, Benefícios e Como Usar!

Pera-do-Campo – Origem, Benefícios e Como Usar!