Os 20 Benefícios do Chá de Bugre Para Saúde!

Saiba Tudo Sobre Os 20 Benefícios do Chá de Bugre Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Bugre Para Saúde são diversos, pois se tomado da forma adequada, é possível que suas propriedades sejam aproveitadas pelo organismo fazendo-o funcionar da forma adequada. Além disso, a árvore, de onde é extraído o Chá de Bugre tem nome científico Cordia Salicifolia, é originária do Brasil e pode chegar a 12 metros de altura, quando atinge a maturidade.

Do Nordeste ao Sul do Brasil a árvore é encontrada, mas é possível localizá-la em países vizinhos de clima parecido com o Brasil, como é o caso da Argentina e do Paraguai. O chá é feito com as folhas da árvore, mas dos frutos, que parecem grãos de café, é possível fazer uma bebida que lembra muito o café.

cha de bugre

Sua flores são pequenas, cheirosas e de coloração branca. Os frutos são facilmente confundíveis com cafeína. Esse chá é muito popular na indústria farmacêutica por conter vários benefícios ao corpo humano, da família boraginaceae, pode ser utilizada até mesmo para substituir a cafeína diária.

Café do mato, bugrinho, porangaba, rabugem, chá-de-frade, laranjeira-do-mato, entre outros são alguns dos nomes populares pelos quais a erva bugre é chamada no seu país de origem, o Brasil.

Propriedades e Nutrientes:

A erva de bugre é muito usada na medicina alternativa por ter muitas propriedades benéficas à saúde. Ela é antidiarreica, anti-inflamatória, antirreumática, cicatrizante, estimulante, febrífuga e diurética. A erva age em problemas como ácido úrico, Afta, Artrite, gastrite, inchaço, celulite, pressão alta e má circulação.

Também é composto por cafeína, Potássio, alantoína e ácido alantoico, este chá contém frutas vermelhas, repletas de cafeína. Já a alantoína e o ácido alantoico são as responsáveis pelo uso tradicional na cicatrização de feridas.

Benefícios do Chá de Bugre Para Saúde:

1. Ajuda a Inibir a Fome:

O Chá de Bugre contém um aminoácido chamado glutamato de sódio, que produz saciedade. Este aminoácido também é utilizado como aditivo natural, sendo assim executa a função de um remédio inibidor de apetite.

2. Beneficia a Circulação Sanguínea:

O Chá de Bugre contém flavonoides que se encontram naturalmente e outros alimentos que melhoram a circulação sanguínea. O Chá de Bugre é rico em flavonoides naturais que é essencial para a circulação sanguínea.

3. Promove o Aumento da Libido:

O Chá de Bugre acelera o metabolismo e causa reações fisiológicas no organismo, tais como o aumento do calor e transpiração, da circulação sanguínea e dos batimentos cardíacos. Sendo assim, favorece a irrigação em várias partes do corpo, estimulando também os órgãos genitais. O Chá de Bugre estimula a produção de espermatozoides e melhoram a libido.

4. Promove a Saúde do Sistema Digestivo:

O Chá de Bugre contêm fibras em sua composição, fazendo dela uma ótima escolha para quem tem problemas gastrointestinais. Em cada 100 gramas, 3 são de fibras. As fibras ajudam a dar forma à massa fecal, facilitando o trânsito intestinal e regulando os movimentos peristálticos.

Estudos realizados mostraram que os polissacarídeos do Chá de Bugre exibiram potente macrófagos ativando atividades, incluindo a produção de volumes crescentes de óxido nítrico, que tem um potencial anti-tumoral.

5. Auxilia na Prevenção do Câncer:

Estudos Realizados mostrou que Chá de Bugre tem fortes propriedades imunomoduladoras e anti-tumorais em polissacarídeos, o que significa que aumenta a função do sistema imunológico e destrói tumores de Câncer.

cha de bugre beneficios

6. Proporciona Alívio a Dor de Estômago:

O Chá de Bugre é aliado da dor de estômago porque contém bromelina, uma anzina que quebra as proteínas dos alimentos e alivia a dor de estômago. Sem contar que o Chá de Bugre contém uma boa quantidade de fibras solúveis, que auxiliam no processo digestivo.

7. Promove a Cicatrização de Feridas:

A Vitamina C presente no chá é um antioxidante importante para a cicatrização de feridas. O Chá de Bugre aumenta a resistência da pele durante o processo de cura, e ajuda na produção de colágeno pela pele. Também é importante para a criação de novos vasos sanguíneos, e ajuda na absorção de Ferro.

8. Proporciona Alívio a Febre:

O Chá de Bugre é ótima opção contra as altas temperaturas do organismo. O Potássio, presente no Chá de Bugre, é capaz de equilibrar a quantidade de água no corpo, algo muito importante quando estamos com febre, pois neste período pode haver desidratação. Também ajuda a aliviar dores musculares.

9. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Chá de Bugre possui grande quantidade de nutrientes que são essenciais para o sistema imunológico. A Vitamina C presente na Chá de Bugre ajuda a reforçar o sistema imunitário do nosso corpo, que nos protege de Resfriados e Tosses.

10. Proporciona Auxílio na Perder Peso:

O Chá de Bugre auxilia no emagrecimento porque é rico em Vitamina A é Vitamina C. Também faz com que o organismo fique satisfeito com menos alimentos, devido ás suas fibras. Outra característica é a limpeza dentro do organismo.

O Chá de Bugre é pobre em gorduras, pouco calórico e seu açúcar natural inibe a vontade de comer doces. O Chá de Bugre diminui o apetite e acelera o metabolismo, auxiliando o emagrecimento.

Outros Benefícios do Chá de Bugre:

  • Trata micoses;
  • Reduz espinhas, Eczemas e outros problemas de pele;
  • Auxilia na regulamentação do ácido úrico;
  • Alivia as dores do reumatismo;
  • Cicatriza lesões na pele;
  • Ajuda a curar a Gastrite.
  • Auxilia no tratamento de Diarreias e cólicas intestinais;
  • Combate a celulite;
  • Dá mais energia para o funcionamento do organismo;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Evita o acúmulo de gordura nas paredes das artérias

Como Preparar o Chá de Bugre:

O Chá de Bugre pode ser consumido tanto quente como gelado, mas a versão quente é muito mais indicada, principalmente para quem deseja perder peso.

beneficios do cha de bugre

O chá de bugre se faz de maneira comum, mas é importante que seja respeitado o tempo de descanso antes de beber. Para fazer um litro de chá:

  • Em uma panela coloque um litro de água e duas colheres de sopa de folhas secas de bugre;
  • Leve a panela ao fogo e desligue assim que levantar fervura;
  • Tampe a panela e mantenha o chá em repouso por dez minutos antes de coar e beber.
  • Para sentir os efeitos benéficos do chá é necessário consumir no mínimo duas xícaras de chá por dia.

Efeitos Colaterais do Chá de Bugre:

Apesar de ser uma bebida natural, nunca se deve abusar de chá. A bebida é filtrada pelos rins e chá demais causa sobrecarga no órgão, podendo alterar outras funções do corpo. O ideal é ficar entre três a no máximo seis xícaras de chá por dia, nunca muito mais do que isso, não havendo distinção se é quente ou gelado.

A bebida tem como contra indicação pessoas sofrendo com diurese porque acelera o processo e pode causar desidratação. Também não é indicado tomar quem esteja com Anorexia porque é um inibidor de apetite e quem sofre com pressão alta porque é uma bebida estimulante.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

cha de rubim

Chá de Rubim – Origem, Benefícios e Como Usar!

Pera-do-Campo – Origem, Benefícios e Como Usar!