Os 25 Benefícios do Jambolão Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Jambolão que muitos ignoram. Além disso, o Jambolão, também conhecido como jamelão, guapê, brinco de viúva, azeitona preta e outros nomes, é um fruto muito popular no Brasil. A árvore, originária do Sul da Ásia e de regiões australianas, pertence à mesma família da pitanga e da goiaba.

jambolao beneficios

De nome científico Syzygium Cumini Lamarck, a planta pode chegar aos 10 metros de altura em sua maturidade e produz frutos com um formato semelhante ao das azeitonas. Estes ficam com uma coloração roxa quando estão maduros, prontos para serem consumidos.

O Jambolão possui propriedades adstringente, antioxidante, antifúngica, antibacteriana, antiviral, antialérgica, anti-inflamatória, diurética e controladora da glicose no sangue e na urina. Este alimento pode ser usado, consequentemente, por diabéticos no controle do açúcar e, além disso, para acabar com as células leucêmicas.

O consumo constante do Jambolão pode ajudar ainda a evitar problemas vasculares, doenças crônicas, formação de tumores cancerígenos e o envelhecimento precoce das células do corpo. Além disso, o chá de Jambolão pode ser usado para tratamento de prisão de ventre, disfunções nervosas, gases, problemas do pâncreas e do estômago, entre outros benefícios.

Valor Nutricional do Jambolão:

O Jambolão ainda apresentam um teor de gorduras na faixa de 11 a 15% (principalmente de gordura boa, do tipo monoinsaturada), de carboidratos entre 4 e 6% (sobretudo na forma de fibra dietética) e um pequeno conteúdo de proteínas.

Os outros componentes de maior relevância são a vitamina E e os minerais ferro e cálcio. Então, confira Os 25 Benefícios do Suco de Jambolão Para Saúde:

1. Benefícios do Suco de Jambolão Para Saúde dos Olhos:

Um copo do Suco de Jambolão contém dez por cento da dose diária recomendada de vitamina A que, quando convertida na forma retiniana, é crucial para os olhos saudáveis. Permite aos olhos distinguir melhor a luz e a escuridão, melhorando assim a visão noturna.

Além disso, a Vitamina A é considerada eficaz contra cataratas, degeneração macular, glaucoma e outras doenças oculares relacionadas à idade.

2. Benefícios do Suco de Jambolão Para Aumentar os Níveis Sanguíneos:

O Suco de Jambolão mostraram a capacidade de aumentar os níveis sanguíneos de glutationa (um dos principais nutrientes antioxidantes do corpo). O consumo de pasta do Suco de Jambolão está associado a níveis significativamente maiores de glutationa no sangue e à melhoria da capacidade antioxidante.

3. Benefício do Jambolão Para Favorecer a Saúde da Pele:

Por conta da vitamina C e as propriedades antioxidantes presentes nesta fruta, consumi-la pode auxiliar na manutenção da saúde de beleza da pele, uma vez que esses nutrientes ajudam a combater o envelhecimento precoce e, ainda, proteger a derma dos efeitos nocivos dos raios UV.

4. Previne o Envelhecimento Precoce:

Muitas pessoas não sabem, mas a cor roxa do Jambolão se deve à presença das antocianinas em sua composição. No entanto, dar a coloração da fruta não é a sua única função. Esses nutrientes também atuam no combate aos radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce da pele.

Por isso, se você quer mantê-la sempre jovem, saudável e bonita, pode incluir o jamelão na sua rotina alimentar para obter os seus melhores benefícios.

5. Combate a Prisão de Ventre:

Devido às fibras presentes em sua composição, o Jambolão ou jamelão também pode ser utilizado para combater problemas de desarranjos intestinais, como é o caso da prisão de ventre, uma vez que age regulando o funcionamento do intestino e, portanto, tornando as idas ao banheiro muito mais tranquilas e menos dolorosas.

6. Controla a Diabetes:

Se você é uma paciente diabética, a boa notícia é que o Jambolão também pode ajudar no controle da doença. Isso porque as propriedades presentes na fruta podem atuar diretamente no metabolismo da glicose, controlando os níveis de açúcar no sangue e, sendo assim, sendo ideal tanto para prevenir a diabetes, no caso de quem tem predisposição genética, ou para evitar o seu descontrole.

6. Previne o Câncer:

O jamelão ou Jambolão é rico em antioxidantes, o que significa que o consumo regular da fruta pode ajudar na prevenção de diversos tipos de cânceres, especialmente o de mama, o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo todo.

Os benefícios do consumo do Jambolão neste sentido são possíveis devido à ação dos antioxidantes no combate aos carcinogênicos, principais responsáveis pelo danos causados e mutações na estrutura das células. Sendo assim, ao eliminá-los do nosso organismo, pode-se bloquear o desenvolvimento de tumores originados na mutação celular e que possam levar ao câncer.

8. Fortalece o Sistema Imunológico:

Manter a imunidade do corpo sempre em dia é essencial para prevenir doenças e obter uma melhor qualidade de vida. Por isso, uma ótima dica para fortalecer as defesas do corpo é consumir o Jambolão, que possui propriedades terapêuticas ideais para ajudar a combater inflamações, bactérias, vírus e alergias pelo organismo.

9. Faz Bem Para a Pele:

Você é vaidosa e ama cuidar da pele? Pois bem! Por conta da vitamina C e suas propriedades antioxidantes, comer jamelão ou Jambolão pode auxiliar na manutenção da saúde de beleza da pele, uma vez que esses nutrientes ajudam a combater o envelhecimento precoce e, ainda, proteger a derma dos efeitos nocivos dos raios UV.

Sendo assim, ao consumir a fruta ou até mesmo utilizá-la no preparo de máscaras faciais pode ser uma excelente ajuda para cuidar da pele no dia a dia e mantê-la sempre jovem, saudável e bonita.

10. Previne e Trata Anemia:

Pelo fato de essa fruta conter alta quantidade de ferro, ela é de imensa ajuda na prevenção e tratamento de quadros anêmicos. Além disso, as antocianinas presentes nessa fruta consistem em poderosas combatentes naturais de células leucêmicas, sendo fundamental para o tratamento da doença.beneficio do jambolao

11. Diminui dores Estomacais:

As fibras contidas no Jambolão auxiliam no processo digestivo, evitando problemas como má digestão, azia, úlceras, gastrite etc.

Por esse motivo, o consumo dessa fruta in natura é indicado um pouco depois das refeições, contribuindo sobretudo para a digestão de alimentos mais pesados ou gordurosos.

12. Diminui o Açúcar no Sangue:

As fibras e minerais presentes nessa fruta equilibram os níveis de açúcar e favorecem a correta absorção de insulina, dois fatores de suma importância para a prevenção e controle do diabetes. Por esse motivo, essa fruta tem sido apontada como uma das grandes aliadas naturais no combate ao diabetes, sendo objeto de estudo de universidades brasileiras.

13. Evita Prisão de Ventre:

Pesquisas apontam que a alimentação diária rica em fibras, a ingestão de água e o consumo de alimentos probióticos consistem nos principais fatores para diminuição dos riscos de câncer no intestino.

Além de favorecer a digestão, as fibras contidas nessa fruta ajudam no funcionamento do intestino, evitando problemas como prisão de ventre, obstrução, inflamação e doenças mais graves como câncer de intestino ou de cólon.

14. Ajuda a Limpar os Rins:

Em razão dos efeitos diuréticos dessa fruta, ela contribui para limpar os rins, eliminando uma série de toxinas responsáveis por causar infecções e cálculos renais.

15. Desintoxica o Organismo:

As propriedades adstringentes dessa fruta ajudam a remover as impurezas do organismo muitas vezes responsáveis por provocarem inchaço, alergias e demais problemas.

16. Melhora a Saúde da Pele:

Os antioxidantes e fibras contidos nessa fruta são excelentes para manter a pele jovial, evitando a oleosidade excessiva, acnes, cravos e manchas.

17. Ajuda a Emagrecer:

Por ser rica em fibras, essa fruta age como uma esponja no organismo, absorvendo e eliminando o excesso de açúcar e gordura responsável pelo excesso de peso. O efeito diurético do Jambolão, por auxiliar na eliminação de líquidos e reduzir o inchaço, também contribui para a perda de peso, acelerando o metabolismo e queima de calorias.

18. Ajuda na Aquisição de Massa Magra:

As proteínas presentes nessa fruta são ideais para pessoas que praticam atividade física com alta intensidade ou que desejam um corpo definido. Ela ajuda na recuperação dos tecidos após a atividade física e melhora naturalmente o desenvolvimento muscular.

19. Benefícios do Suco de Jambolão Para Saúde da Pele e do Cabelo:

O Suco de Jambolão é rico em ácidos gordurosos e antioxidantes que nutrem, hidratam e protegem. O principal dentre estes é a vitamina E. Seja aplicado topicamente ou ingerido, a vitamina E demonstrou proteger a pele da radiação ultravioleta, protegendo assim o câncer de pele e o envelhecimento prematuro.

20. Benefícios do Suco de Jambolão Para Aliviar Dores no Corpo:

Suco de Jambolão nos fornecem quantidades valiosas de muitos nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios diferentes que podem atuar como um Ibuprofeno natural. Os óleos deles contêm oleocanthal, uma substância com agentes anti-inflamatórios.

beneficios do jambolão

Outros Benefícios do Jambolão Para Saúde:

  • A fruta ajuda a evitar gases e flatulências após as refeições do dia.
  • A fruta é um diurético natural e controladora da glicose no sangue e na urina.
  • O Jambolão tem sido usado na medicina alternativa no tratamento de diversos tipos de
  • problemas relacionados a visão.
  • A ingestão da fruta também pode ajudar a evitar doenças cardiovasculares.
  • Estudos concluíram que as propriedades desta fruta são essenciais para o tratamento de eczemas.

Efeitos Colaterais do Jambolão:

O consumo do chá não deve ser feito sem orientação médica. Quando usado nas doses indicadas por um profissional, não existem contraindicações. Não foram encontrados efeitos colaterais nos materiais consultados.

O chá deve ser feito sempre nas medidas indicadas, pois é forte e pode causar intoxicação caso não seja feito com indicação médica e nas medidas certas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Suco de Murici Para Saúde

bael

Os 30 Benefícios do Bael Para Saúde