Garamicina: Para que Serve, Como usar e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Garamicina: Para que Serve, Como usar e Efeitos Colaterais que você precisa saber. Além disso, este medicamento é utilizado para tratar infecções de pele menores (como impetigo e foliculite) ou infecções menores relacionadas a alguns problemas de pele (como eczema, psoríase, pequenas queimaduras, cortes e feridas).

Garamicina: Para que Serve, Como usar e Efeitos Colaterais

Garamicina funciona impedindo o crescimento de certas bactérias. Pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como antibióticos aminoglicosídeos.

Este antibiótico trata apenas infecções bacterianas. Não funcionará para infecções por vírus ou fungos. O uso desnecessário ou uso excessivo de qualquer antibiótico pode levar à sua eficácia diminuída.

Como Usar o Garamicina:

Este medicamento é para uso somente na pele.

Lave as mãos antes de usar. Limpe e seque a área afetada conforme as instruções. Se você estiver tratando impetigo, remova qualquer pele seca e crocante para aumentar o contato entre o antibiótico e a área infectada.

Em seguida, aplique suavemente uma pequena quantidade de medicamento em uma camada fina, conforme indicado pelo seu médico, geralmente de 3 a 4 vezes por dia. Você pode cobrir a área com uma atadura de gaze estéril, se assim for dirigido. Mantenha a área infectada limpa. Lave as mãos após o uso, a menos que você esteja usando este produto para tratar as mãos.

Evite aplicar este medicamento nos olhos, nariz ou boca. Caso isso ocorra, limpe o e lave bem com água.

Dosagem e duração do tratamento é baseado em seu problema médica e resposta ao tratamento.

Use este medicamento regularmente para conseguir extrair um maior benefício. Para ajudá-lo a lembrar, tome nos mesmos horários todos os dias. Não aplique grandes quantidades deste medicamento, e nem use com mais frequência ou por mais tempo do que o prescrito. Seu problema não melhorará mais rapidamente e seu risco de efeitos colaterais pode aumentar.

Continue usando este medicamento durante todo o período prescrito, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Interromper a medicação precocemente pode permitir que as bactérias continuem crescendo, o que pode resultar no retorno da infecção.

Informe à seu médico caso a infecção persista ou piore.

Efeitos Colaterais do Garamicina:

Irritação da pele, vermelhidão e coceira podem ocorrer. Caso algum destes efeitos persista ou piore, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Raramente, o uso deste medicamento por períodos prolongados ou repetidos pode resultar em outros tipos de infecções da pele (como infecções bacterianas ou fúngicas). Contate o seu médico caso note algum sintoma invulgar na pele ou se o problema não melhorar.

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure assistência médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções com o Garamicina:

Antes de usar Garamicina, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico; ou a outros antibióticos de aminoglicosido (tais como tobramicina, amicacina); ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico.

Raramente, este medicamento pode ser absorvido pelo sangue caso esteja aplicando em grandes áreas da pele, especialmente se as áreas estiverem rachadas, quebradas ou crus. A pele lesionada pode absorver mais deste produto, e a chance de efeitos colaterais sérios pode aumentar. Consulte o seu médico para mais detalhes.

Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos fitoterápicos).

Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.

Não se conhece se este medicamento passa para o leite materno. No entanto, é improvável que esse medicamento prejudique um lactente. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações:

Garamicina: Para que Serve, Como usar e Efeitos Colaterais

Os efeitos de alguns remédios podem mudar caso tome outros medicamentos ou produtos fitoterápicos ao mesmo tempo. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves ou fazer com que os medicamentos não funcionem corretamente. Essas interações medicamentosas são possíveis, mas nem sempre ocorrem. O seu médico ou farmacêutico muitas vezes pode prevenir ou gerenciar interações, alterando a maneira como usa seus medicamentos.

Para ajudar o seu médico e farmacêutico a prestar os melhores cuidados, informe sobre todos os produtos utilizados (incluindo medicamentos com receita médica, sem receita médica e produtos à base de plantas) antes de iniciar o tratamento com este produto. Ao usar este produto, não inicie, pare ou altere a dosagem de quaisquer outros medicamentos que esteja usando sem a aprovação do seu médico.

Alguns produtos que podem interagir com este remédio incluem: antibióticos aminoglicosídeos administrados por injeção (como amicacina, Garamicina e tobramicina).

Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos usados. Compartilhe esta lista com seu médico e farmacêutico para diminuir o risco de sérios problemas de medicação.

Overdose:

Este medicamento pode ser nocivo se ingerido. Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência.

Notas:

Não compartilhe este medicamento com os outros.

Este medicamento foi prescrito apenas para o problema atual. Não use mais tarde para outra infecção, a menos que seu médico lhe diga.

Dose Perdida:

Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retome o seu esquema posológico habitual. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento da Garamicina:

Armazene em temperatura ambiente entre 15-30 graus C. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Flagyl: Para que Serve, Como usar e Efeitos Colaterais!

levaquin antibiotico

Levaquin: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!