Benefícios de Legumes e Vegetais

Salsão: 30 benefícios, informação nutricional e malefícios

salsao

Salsão, com tantos benéficos, as pessoas só lembram dele como o “Tempero do Salpicão” e esquecem das suas propriedades nutricionais tão uteis na manutenção da nossa saúde.

Com sua função alcalinizante, de neutralizar o excesso de ácidos no organismo, é idealmente indicado para pessoas cuja alimentação é rica em carnes e alimentos de origem animal, que apresentam quadros crônicos de acidose e doenças relacionadas como gota, artrite, artrose, fibromialgias e até câncer.

Salsão: 30 benefícios, informação nutricional e malefícios

O salsão é um vegetal tanto benéfico, quanto polivalente. Pode ser combinado com uma infinidade de pratos e preparado de diversos modos, oferecendo-nos vantagens simplesmente maravilhosas: vitaminas, minerais, fibra e muito pouca caloria. Você gostaria de saber melhor como pode te ajudar a perder peso? Confira.

O salsão dispõe de um aroma e sabor característicos, é um alimento com baixo teor calórico (16 calorias por 100 gramas), o que o torna muito comum na hora de elaborar dietas.

No Brasil, o seu consumo ainda é restrito, sendo o estado de São Paulo o maior produtor e consumidor. A região sudeste apresenta condições climáticas adequadas para a cultura, com plantios idealmente nos meses de março a maio, quando a temperatura é mais amena, e a umidade do ar é mais baixa, ocasionando uma menor incidência de doenças.

Seu ciclo de crescimento gira em torno de 150 a 180 dias, ou seja, colheitas 5-6 meses após o plantio: agosto a dezembro. Mas, como são cultivadas 4 variedades aqui no Brasil, é comum encontrarmos Salsão nos hortifrutis de São Paulo durante todo o ano.

Valor Nutricional do Salsão

Na sua composição estão presentes as vitamina A, do complexo B e vitamina C; fibras; e minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, cobre, sódio e zinco. Devido ao elevado teor de nutrientes presentes em sua composição, possui propriedades antiespasmódicas, estimulante, relaxante, vermífugo e antirreumático.

Benefícios do Salsão Para Saúde

1. Trata Câncer:

As propriedades antioxidantes da vitamina C presente no Salsão protegem as células do dano e da mutação do DNA e protegem contra o câncer no longo prazo. Ele apóia o sistema imunológico do corpo e evita que certos compostos formadores de câncer se formem no corpo.

2. Previne Problemas Cardíacos:

Por ser rico em potássio, um dos elementos responsáveis por equilibrar a pressão arterial, o consumo regular de Salsão também previne ataques cardíacos e acidente vascular cerebral AVC.

3. Alivia o Estresse:

A vitamina C presente no Salsão ajuda o corpo a lidar com o estresse, reduzindo os níveis elevados de estresse, hormônios e cortisol.

4. Melhora a Vida Sexual:

O Salsão contém dois feromônios, androsterona e androstenol. Estes compostos ajudam a impulsionar o libido. Mastigar o vegetal podem ajudar na liberação desses compostos.

5. Reduz a Pressão Arterial:

A flavonoide presente no Salsão ajuda no relaxamento das artérias e facilita o fluxo de sangue. Elas também diminuem os hormônios do estresse, que podem encolher os vasos sanguíneos. Alem de ajuda a aliviar o fluxo de sangue através do corpo. Também uma boa fonte de potássio que Ajuda no equilibro electrólitos do corpo.

6. Combate o Mau Hálito:

Poucas pessoas sabem disso, mas outro dos benefícios do Salsão trata-se de ele evitar o mau hálito, já que esta planta tem propriedades que refrescam a respiração, sobretudo após as refeições.

7. Salsão Para Perda de Peso:

O Salsão é um alimento muito rico em água e em fibra dietética. Estes são os dois compostos que podem manter uma pessoa saciada. Além disso, é rico em muitos nutrientes e fornece poucas calorias e Podem ser consumido em saladas ou mastigado em um lanche para ajuda na perda de peso.

8. Combate o Colesterol Ruim:

Devido ao Salsão ser muito rico em fibras, ele também é um poderoso combatente do colesterol ruim, o LDL, promovendo uma verdadeira faxina nas artérias.

9. Benefícios do Salsão Para Para Mulheres:

É benéfico para as mulheres, pois, ele contém anetol fitoquímico estrogênica é um composto que auxilia na redução dos problemas menstruais.

10. Reduz o Inchaço do Corpo:

Por ter efeitos diuréticos, o Salsão também contribui para que o organismo não retenha líquidos, evitando desconfortos e inchaços principalmente na região do abdômen.

11. Diminui a Pressão Arterial:

O Salsão diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

12. Salsão Para Cólica Menstrual:

Mulheres que lutam com cólicas menstruais pode também utilizar o Salsão para relaxar os músculos e oferecer auxilio na dor, inchaço, infecções, que podem ser tratadas com uma compressa que contenha.

13. Salsão Para Coração:

O Salsão é uma excelente fonte em antioxidantes e compostos Anti-inflamatórios. Os Ácidos fenólicos, flavonas e flavonóis ajudam na redução do colesterol ruim e a pressão arterial. Ela ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial, o Butil ftalato é um composto encontrado, que podem reduzir significativamente o colesterol LDL.

14. Salsão Para o Diabetes e Pressão Arterial:

O nível de regulação do açúcar no sangue, bem como a insulina, poderá ser tomado com sucesso consumindo o Salsão. É realmente um agente diurético.

15. Diminui a Pressão Sanguínea:

As flavonoides presentes no Salsão, ajudam a reduzir o colesterol e a diminuir a pressão sanguínea, fornecendo suporte cardiovascular saudável. Ao relaxar os músculos ao redor das artérias, os vasos sanguíneos expandem para permitir que o sangue flua normalmente.

Salsão: 30 benefícios, informação nutricional e malefícios

Outros Benefícios do Salsão Para Saúde

  • Contém dois feromônios, androsterona e androstenol.;
  • Também estimula as enzima digestivas que absorvem nutrientes dos alimentos e consomem gordura e transformá-lo em energia utilizável;
  • O uso regular do Salsão é benéfico para pacientes com asma, pois é um bom relaxante e alivia o congestionamento;
  • A Ftalidas ajuda no relaxamento das artérias e facilita o fluxo de sangue;
  • Tem efeitos anti-sépticos e anti-espasmódicos que ajudam na redução do muco e no alívio da tosse;
  • É um alimento muito rico em água e em fibra dietética;
  • Ajuda na limpeza do fígado de toxinas e pode efetivamente trabalhar para dissolver pequenas pedras da vesícula biliar em seu corpo;
  • É uma excelente fonte em antioxidantes e compostos Ant-inflamatórios;
  • É também ótimo para aumentar os níveis de estrogênio e ajuda a controlar os hormônios ligados à produção de acne;
  • Os Ácidos fenólicos, flavonas e flavonóis ajudam na redução do colesterol ruim e a pressão arterial;
  • Ajuda a aliviar a dor muscular que leva ainda mais a ativação no corpo;
  • Contém flavonoides. A luteolina é um tipo de flavonoide que limita o crescimento de células do câncer;
  • Tem propriedades antibacterianas contra bactérias que são a causa de doenças como febre, tosse e resfriado;
  • É benéfico para as mulheres. Ele contém anetol fitoquímico estrogênica é um composto que auxilia na redução dos problemas menstruais;
  • A cumarina é um tipo de fitoquímicos, que ajudam a evitar o aparecimento do câncer do cólon e do estômago.

Malefícios do Salsão Para Saúde

Esse vegetal pode representar umas séries ameaças à saúde para mulheres que amamentam. Portanto, é aconselhável para as mulheres quando gestantes, limitar o consumo desse vegetal em qualquer forma.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.