Chá de Levante – Origem, Benefícios e Como Usar!

Saiba Mais Sobre Chá de Levante – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Levante – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, a levante, de nome científico Mentha viridis, é um exemplo de erva que proporciona diversos benefícios à nossa saúde. Pertencente à família das mentas, esta planta apresenta composição e forma bastante semelhantes à hortelã, podendo ser útil para problemas ligados ao trato respiratório.

cha de levante

As mentas são plantas herbáceas que compreendem numerosas espécies, sendo que muitas delas são cultivadas devido às suas propriedades aromáticas, condimentares, ornamentais ou medicinais.

As propriedades medicinais da levante incluem a sua ação calmante, vermífuga, antiespasmódica e antelmíntica. A erva é utilizada no tratamento de problemas respiratórios, digestivos e nervosos.

O Chá de Levante também pode ser usado em casos de gripes, resfriados e bronquites, além de auxiliar no combate a cólicas, diarreia, flatulências e outros indícios de infecção intestinal. Por apresentar propriedades calmantes, esta planta é indicada para os indivíduos que sofrem com problemas ligados ao sistema nervoso.

Um exemplo de erva benéfica para saúde é a levante, de composição e forma muito semelhantes à hortelã, esta planta possui diversos efeitos benéficos no organismo, principalmente tratando-se de problemas ligados ao trato respiratório.

Origem do Chá de Levante:

Pertencente à família das laminaceas e originária da Europa e da África, a levante é uma herbácea rizomatosa, pois apresenta seus caules subterrâneos. As folhas da erva são verdes e possuem um aroma característico. A levante mede entre 30 e 60 cm, raramente floresce e é proliferada por meio de mudas.

Repleta de opções benéficas à saúde, a natureza acaba se apresentando mesmo como uma verdadeira mãe para os seres humanos. Contudo, é necessário saber usufruir dela de forma consciente para que as plantas possam ser utilizadas corretamente de acordo com as suas finalidades.

Para tanto, faz-se importante conhecer as espécies e suas propriedades, pois só desta forma é possível cuidar do funcionamento do organismo.

O Chá de Levante é usado para tratar problemas respiratórios, digestivos e nervosos, isso porque possui como princípios ativos óleo essencial contendo mentol, vermífugo e calmante.

Pode ser usada em casos de gripes, resfriados e bronquites. Além disso, combate cólicas, diarreia, flatulências e outros indícios de infecção intestinal. Por ser calmante, a planta é ideal para quem sofre com problemas ligados ao sistema nervoso.

Benefícios do Chá de Levante Para Saúde:

Essa planta maravilhosa possui muitos benefícios à nossa saúde, devido às suas propriedades medicinais que atuam em nosso organismo com ação:

  • Calmante;
  • Vermífuga;
  • Antiespasmódica;
  • Antelmíntica.

Suas propriedades medicinais e o mentol presente em sua composição fazem do levante uma erva poderosa para o tratamento de problemas respiratórios, digestivos e nervosos. Por conta disso, é amplamente utilizado para o tratamento de gripes e resfriados, e com muito sucesso também para o tratamento auxiliar da bronquite.

E não é somente isso, mas o Chá de Levante também ajuda a proporcionar alívio de problemas como cólicas, diarreias e até mesmo flatulências.Outro uso do Chá de Levante é na nossa culinária, onde os pratos são enriquecidos pelo seu sabor refrescante e mentolado. No entanto, é na forma de Chá de Levante e de banho que o levante ganha um destaque especial.

Como Usar o Chá de Levante:

A melhor maneira de usufruir dos benefícios do Chá de Levante é consumi-la através de uma infusão feita com 10 g desta erva e um litro de água fervente. A dica é beber até três xícaras deste chá por dia.

cha de levante origem

Além disso, vale ressaltar que não se deve exagerar no consumo e lembrar de sempre procurar um médico, caso os sintomas não desapareçam em três dias.

Cuidados e Contraindicações do Chá de Levante:

Não foram encontradas contraindicações do Chá de Levante na literatura consultada, mas lembre-se que não se deve exagerar no consumo. É importante ressaltar que, antes de iniciar quaisquer tratamentos, é preciso consultar um especialista.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Cipó Cabeludo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Baicurú – Origem, Benefícios e Como Usar!