Os 30 Benefícios do Chá de Folha de Goiaba Para Saúde!

Os 30 Benefícios do Chá de Folha de Goiaba Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Folha de Goiaba Para Saúde que todos devem conhecer. Além disso, agora todos nós sabemos que a goiaba tem sido saudada como uma das super frutas, pois proporciona vários benefícios para a saúde, mas você sabia que as folhas de goiaba são ótimas para o seu bem-estar também? As folhas jovens da goiabeira podem ser preparadas para fazer um chá mágico, que de fato faz parte da medicina tradicional há séculos no México e em partes da América do Sul.

Chá de Folha de Goiaba

“Essas folhas são uma força motriz de antioxidantes como a Vitamina C e flavonoides como a quercetina”. Para fazer chá de folha de goiaba, tudo que você precisa fazer é mergulhar folhas de goiaba em um copo de água quente e beber!

O Que é Chá da Folha de Goiaba?

O chá da folha de goiaba é uma bebida medicinal produzida pela imersão ou maceração das folhas da goiabeira na água. A goiaba é cientificamente conhecida como Psidium guajava Linnaeus, e sua fruta possui uma riqueza de nutrientes, tornando-a uma das frutas tropicais mais procuradas.

No entanto, muitas pessoas não percebem que as folhas desta planta também são embaladas com nutrientes e antioxidantes, incluindo a quercetina e outros flavonoides. Embora esse chá seja popular em países como o México e outras partes da América do Sul, é um fenômeno relativamente novo na América do Norte e na Europa. Agora, confira Os 30 Benefícios do Chá de Folha de Goiaba Para Saúde:

1. Ajuda a Perder Peso:

O chá de folha de goiaba ajuda na perda de peso, pois impede que os amidos complexos sejam convertidos em açúcares, evitando um excesso de açúcar no organismo, que pode se transformar em gordura.

2. Previne a Diabetes:

De acordo com uma pesquisa realizada no Japão, os chás de folha de goiaba pode efetivamente reduzir os níveis de glicose no sangue em diabéticos, diminuindo assim a atividade da enzima alfa-glucosidease. Além disso, impede a absorção de sacarose e maltose pelo corpo, diminuindo também os níveis de açúcar no sangue. Beber chá de folhas de goiabeira durante 12 semanas reduz os níveis de açúcar no sangue sem aumentar a produção de insulina.

3. Reduz o Colesterol:

Uma investigação revelou que o consumo de chás de folha de goiaba por 3 meses pode levar à redução do LDL ou mau colesterol e triglicérides, sem qualquer efeito adverso sobre o colesterol bom. Além disso, as folhas de goiabeira são um grande tônico para o fígado.

4. Trata a Diarreia e Disenteria:

O chá de folha de goiaba é ótimo remédio para Diarreia e disenteria. Para o tratamento de Diarreia, ferva 30 gramas de folhas de goiaba, com 1/2 xícara de farinha de arroz, em 2 copos de água e beba essa mistura coada duas vezes por dia.

No caso de disenteria a, corte as cascas e as folhas de goiabeira e deixe ferver por 20 minutos a uma temperatura de 90 graus Celsius. Coe a água e beba várias vezes ao dia até se sentir melhor.

5. Ajuda na Digestão:

O chá de folha de goiaba também auxilia na digestão, estimulando a produção de enzimas digestivas. Além disso, seus poderosos agentes antibacterianos matam bactérias no revestimento do intestino e impedem a proliferação de enzimas tóxicas por bactérias.

As folhas de goiabeira são particularmente benéficas em caso de intoxicação alimentar, bem como calmantes em casos de vômitos e náuseas. Para aliviar a dor de estômago, ferva 8 folhas de goiaba em 1,5 litros de água e beba três vezes por dia.

6. Combate a Bronquite

chá de folha de goiaba é eficaz no tratamento de Bronquite, pois contribui para abrir os pulmões, soltando o muco e aliviando a Tosse.

7. Trata Dor de Dente, Dores de Garganta e Gengivite:

Chá de Folha de Goiaba

Devido às suas qualidades anti-inflamatórias, os chás de folha de goiaba fresco podem aliviar a dor de dente, curar problemas de gengiva e feridas na boca, e tratar dores de garganta, quando utilizadas para gargarejo. O agente antibacteriano nestas folhas protegem os dentes e gengivas, pois agem como um ingrediente dentifrício e purificador da boca.

8. Remédio Para Dengue:

Chá de folha de goiaba é considerado um remédio natural para a dengue. Isto porque o chá pode aumentar o número de plaquetas no sangue e não é tóxico para o organismo. Para este efeito, pegue 9 folhas de goiabeira e ferva em 5 xícaras de água. Depois de coar e esfriar, beba uma xícara deste chá três vezes por dia.

9. Redução de Alergias:

O chá de folha de goiaba impedem a liberação de histamina pelo corpo. Além disso, os compostos encontrados nessas folhas são eficazes no bloqueio de todas as reações alérgicas.

10. Aumentam a Produção de Esperma:

O consumo do chá de folha da goiaba provou ser eficaz no aumento da produção de esperma, ajudando, assim, com a concepção.

11. Trata Feridas e Infecções

O chá de folha de goiaba tem grandes propriedades curativas que podem tratar ferimentos como cortes. Seus agentes antibacterianos previnem infecções e reduzem a inflamação por acelerar a cicatrização de feridas. Além disso, ele pode ajudar também na cura de infecções de ouvido.

12. Previne o Envelhecimento e a Acne:

Os chás de folha de goiaba contem antioxidantes que destroem os radicais livres que danificam a pele, protegendo contra o envelhecimento precoce, além de melhorar o tom e textura da pele. Elas também contêm propriedades antissépticas, que combatem as bactérias que causam Acne.

13. Promove a Perda de Peso:

O chá de folha de goiaba ajuda a evitar que os carboidratos complexos se transformem em açúcares, promovendo uma rápida perda de peso . Beba chá de folha de goiaba ou suco regularmente para colher os benefícios.

14. Luta Contra o Câncer:

O chá de folha de goiaba pode reduzir o risco de câncer – especialmente Câncer de mama, Câncer de próstata e Câncer Oral – devido a grandes quantidades de licopeno antioxidante. Vários estudos revelaram que o licopeno desempenha um papel significativo na redução do risco de câncer.

15. Cura o Frio e a Tosse:

O chá de folha de goiaba contem altos níveis de Vitamina C e Ferro, e é muito útil para aliviar a Tosse e o frio, pois ajuda a eliminar o muco. Também desinfeta o trato respiratório, a garganta e os pulmões.

16. Reduz Acne:

Devido à sua elevada percentagem de Vitamina C, chá de folha de goiaba pode ajudar a se livrar da Acne quando esmagada e aplicada a pontos problemáticos.

17. Melhora a Textura da Pele:

O chá tem propriedades adstringentes elevadas e as folhas de goiaba são ainda mais altas. Aplique uma decocção das folhas em sua pele para ajudar a tonificar e apertar os músculos faciais.

18. Previne a Perda de Cabelo:

Sofrendo de perda de cabelo? Os chás de folha de goiaba pode ser massageado no couro cabeludo.

Nota: Certifique-se de que a água esteja fria antes de aplicá-la no couro cabeludo.

19. Combate a Dor de Dente:

Chá de Folha de Goiaba

“As folhas de goiaba são de natureza anti-inflamatória e ajudam a manter uma boa saúde bucal”. Os chás de folha de goiaba funciona como um fantástico remédio caseiro para dor de dente, gengivas inchadas e úlceras orais devido aos poderosos agentes antibacterianos. Você também pode moer as folhas em um pasta e aplicá-lo às suas gengivas e dentes para curar esses problemas.

20. Melhora a Qualidade do Sono:

“Beber chá de folha de goiaba regularmente ajuda a melhorar a qualidade do sono”. Acalma os nervos e acalma a mente, facilitando o sono.

21. Aumenta a Imunidade:

O chá de folha de goiaba ajuda a estimular o sistema imunológico, reduzindo assim o risco de várias doenças.

22. Acalma Problemas Gastrointestinais:

O chá de folha de goiaba é útil no tratamento de problemas gastrointestinais porque reduzem a produção de muco extra que pode irritar o sistema digestivo e impedem o crescimento microbiano adicional nos intestinos devido às propriedades antibacterianas.

23. Promove a Saúde do Coração:

O chá de folha de goiaba também pode beneficiar o coração e o sistema circulatório.

24. Bom Para o Seu Cérebro:

O chá de folha de goiaba contem vitamina B3 (Niacina) e Vitamina B6 (Piridoxina), que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro, estimulando a função cognitiva e relaxando os nervos.

25. Combate Problemas de Estômago:

Se você regularmente sofre de Diarreia ou têm uma sensível estômago, você pode ser capaz de limpar seus sintomas por consumir regularmente este chá antibacteriano.

26. Mantem a Saúde do Coração:

Ao diminuir os níveis de colesterol e triglicérides, além de reduzir a pressão arterial, esse chá pode protegê-lo contra a Aterosclerose, ataque cardíaco, derrame e doenças coronarianas.

27. Cuidados com a Pele:

Os vários compostos fenólicos encontrados nos chás de folha de goiaba lhe conferem um poderoso perfil antioxidante, que pode reduzir o estresse oxidativo na pele e reduzir o aparecimento de rugas e manchas senis.

28. Acalma o Estômago:

A utilização de chá de folha de goiaba para apoiar a digestão saudável é fundamental. Da mesma forma, o chá de folha de goiaba é útil.

29. Beba Chá e Melhore sua Vida:

Beber chá de folha de goiaba não é apenas delicioso, pode acalmar os nervos como qualquer bebida de chá maravilhosa pode. Só não há açúcar no chá de folha de goiaba.

30. Faz Você se Sentir Quente e Acolhedor:

Beba uma caneca de chá de folha de goiaba e deixe-a descansar até o ponto em que ela fique visivelmente fria. Beba e refresque-se ou mantenha-se aquecido.

Receitas de Chás das Folhas e Cascas da Goiaba:

Chá de Folha de Goiaba

Tratar Inchaços e Dores nos Tornozelos:

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de água;
  • 1 xícara (chá) de folhas da goiabeira.

Modo de Preparo:

  • Coloque a água no fogo até que comece a ferver.
  • Em seguida, desligue o fogo e adicione as folhas e deixe a mistura abafada por cerca de 15 minutos.
  • Coe e deixe esfriar até ficar morno.
  • Coloque o chá em uma bacia com água morna e mergulhe os tornozelos, de forma que fiquem submersos por cerca de 20 minutos, sempre mantendo a água na mesma temperatura.

Tratar Irritações Vaginais:

Ingredientes:

  • 1 litro d’água;
  • 6 colheres (sopa) de cascas de goiabeira;
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio.

Modo de Preparo:

  • Misture a água e as cascas em uma panela e após levantar fervura, deixe cozinhando por 10 minutos.
  • Quando esfriar, coe e adicione o bicarbonato.
  • Lave diariamente a região vaginal com essa mistura até que os sintomas desapareçam.

Tratar Sangramentos e Hemorragias Menstruais:

Ingredientes:

  • 1 litro d’água;
  • 20g de folhas de goiaba (retiradas recentemente).

Modo de Preparo:

  • Ferva a água e desligue o fogo.
  • Em seguida, adicione as folhas e abafe o recipiente, deixando a mistura descansar por cerca de 10 minutos.
  • Após isso, coe e tome de 4 a 5 xícaras por dia.
  • Caso o sangramento persista, procure tratamento médico.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Papiro – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios do Suco da Inga Branca Para Saúde