Azeda Crespa – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Azeda Crespa – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Azeda Crespa possui ricas propriedades medicinais que favorecem a saúde do corpo humano. A Azeda Crespa provavelmente é a planta que mais chama a atenção dentre os grupos das plantas medicinais devido à sua aparência. Apesar de ser considera uma erva daninha em muitos lugares e pela maioria das pessoas, essa planta possui propriedades medicinais incríveis.

beneficios da azeda crespa

Com altura que varia de 0,5 a 1m, ela geralmente cresce em campos abertos e sua característica é o tom acobreado das sementes que crescem em seus galhos secos. Dependendo da região do país, ela também é conhecida como labaça-crespa, língua-de-vaca, paciência e labaça-selvagem.

A Azeda Crespa tem sabor amargo, levemente frio. Atua nos seguintes meridianos : fígado, vesícula biliar, intestino grosso. Tem ação adstringente, estimulante hepático, laxativa suave. A azeda-crespa é uma planta extremamente comum, sendo, de fato considerada uma erva daninha em muitos lugares.

Propriedades da Azeda Crespa:

A Azeda Crespa é uma planta rica em vitamina B e vitamina C, além de cálcio e outros minerais. Dentre as suas propriedades estão a sua ação diurética, febrífuga, anti-inflamatória, desintoxicante, antibacteriana, cicatrizante, adstringente, anticancerígena, hepática, laxante, antiescorbútica, antisséptica e outras. Então, confira agora os Benefícios da Azeda Crespa Para Saúde:

Benefícios da Azeda Crespa Para Saúde:

  • A Azeda Crespa tem uma história de uso como fonte de ferro. As parteiras costumam utilizá-las para tratar anemia.
  • A Azeda Crespa também pode ser utilizada no tratamento de acnes, feridas, melanoma, prisão de ventre, retenção de líquidos e outras condições de saúde.
  • As folhas da Azeda Crespa são um excelente remédio de uso tópico para dermatites de contato, causadas por queimaduras de urtiga. Amasse as folhas e passe-as na área afetada . Isso diminuirá a queimação e ajudará a diminuir a inflamação.
  • Uma espécie relacionada de Azeda algumas vezes usada como medicamentos, é a língua-de-vaca ou labaça. A designação da espécie da Azeda Crespa, fala de suas folhas onduladas. É provável que o nome do gênero, derive da palavra indo-europeia, que significa azedo ou amargo, e se refira às folhas azedas e raiz amargas.
  • A Azeda Crespa trata efetivamente o calor úmido que se acumula no fígado e na vesícula biliar, com sintomas como repleção epigástrica, dor no peito, constipação, flatulência malcheirosa e icterícia.
  • A planta Azeda Crespa também é usada para a umidade-calor que afeta a pele. É uma erva importante no tratamento de padrões de depressão do fígado com calor.
  • Seu sabor amargo faz a anergia do fígado circular e desinibe a bílis,permitindo assim, a restauração da dinâmica do qì do fígado-vesícula biliar.
  • Sua natureza amarga e um pouco fria elimina o calor com eficácia e drena a umidade, sobre tudo por meio do intestino.
  • A Azeda Crespa é empregada no tratamento do calor no sangue, como causa de erupções crônicas e dos outros tipos de lesões cutâneas crônicas.
  • Embora a erva Azeda Crespa tenha efeito no sangue, suas ações principais são a eliminação da umidade-calor e a resolução de toxinas, que resultam do acúmulo de umidade-calor. Por isso, ela é o fitoterápico mais importante no tratamento de doenças da pele com secreção úmida e pegajosa.
  • Quando o calor úmido se acúmulo se acumula internamente por um longo período, o calor pode entrara no sangue e causar erupções na pele, sangramentos pelo nariz e o aparecimento de sangue na urina e nas fezes.
  • A natureza amarga e levemente fria da Azeda Crespa penetra no sangue e elimina com eficiência o calor do aspecto sangue, Como observado anteriormente, essa não é sua função principal. Entretanto, ela é uma planta medicinal importante no tratamento do calor no sangue e não deveria ser esquecida.
  • A Azeda Crespa é útil no tratamento do fogo do fígado que invade os pulmões, com sintomas de tosse e eliminação de catarro amarelo, constipação e sensação de plenitude no peito.
  • Com essa planta medicinal faz a energia o fígado circular e drenar o fogo, ela atua excepcionalmente bem na presença desse padrão, sendo, porém, ineficaz para outros tipos de tosse. Ela também é empregada para tratar a diarreia provocada pelo calor. Para essa finalidade, a decoção deverá ser mais longa.

Como Usar a Azeda Crespa:

Esta planta Azeda Crespa pode ser usada no preparo de saladas verdes, proporcionando um sabor azedo ao prato, semelhante ao do limão. Também pode ser cozida no preparo de refeições quentes, como sopas, ou adicionada aos sucos, como o suco de laranja com mel e gelo.

A azedinha também pode ser consumida em forma de chá, que traz muitos benefícios à nossa saúde.

Principais Combinações:

  • Combine com raiz de bardana e dang gui para a psoríase em placa (em que a pele fica coberta de escamas prateadas).
  • Combine com dang gui e semente de cânhamo para o tratamento de fezes secas e prisão de ventre decorrente da vacuidade no sangue.
  • Combine com casca de raiz de amoreira-branca e raspas de bambu para o fogo do fígado que invade os pulmões, com tosse e secreção amarela, constipação e sensação de plenitude no peito.

azeda crespa

Contraindicações da Azeda Crespa:

A planta Azeda Crespa é rica em ácido oxálico, que pode auxiliar na formação de pedras nos rins. O uso desta planta Azeda Crespa é contraindicada para pacientes que sofram de gota, pedras nos rins ou reumatismo, além de gestantes, lactantes e portadores de doenças com uso contínuo de medicação.

Lembre-se que todo medicamento, seja ele natural ou não, deve ser utilizado apenas sob orientação médica.

Óleo de Limão

Os 24 Benefícios do Óleo de Limão Para Saúde

Os 20 Benefícios do Ovo Cozido Para Saúde