Chá de Sacaca – Origem, Benefícios e Como Usar!

Saiba Mais Sobre o Chá de Sacaca – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Sacaca – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, conhecida como uma planta de pequeno porte que pode ser usada como ingrediente para resolver alguns problemas de saúde, a sacaca é uma planta que pertence à família das Euphorbiaceae.

Dependendo do local onde é encontrada, essa espécie pode ser conhecida por vários outros nomes. Entre os principais, destaque para caá-juçara, cajuçara, cajussara, casca-sacaca, marassacaca, muirasacaca e muirá-sacaca. Na medicina natural, as partes da planta utilizadas são folhas, casca, raiz.

cha de sacaca

A sacaca é uma planta bastante comum na região amazônica, mas também pode ser encontrada com facilidade em alguns mercados e feiras de ingredientes naturais. Trata-se de uma espécie de pequeno porte que possui folhas verdes e volumosas, sobretudo na parte final de cada haste.

Chá de Sacaca possui propriedades medicinais como anti-inflamatória, antilítica, antitumoral, antiulcerogênica, emagrecedora, estomáquica e hipoglicêmica, por isso ela pode ser usada como ingrediente no combate a uma série de doenças relacionadas a saúde humana.

Chá de Sacaca é ideal para combater a anemia e regular o colesterol. A sacaca também atua contra a diabete, diarreia, dor estomacal, emagrecimento, problemas no fígado e rins, icterícia, malária e vesícula. Sua eficácia é comprovada por meio de estudos e pesquisas realizadas por faculdades e órgãos ligadas à saúde.

 

 

Origem do Chá de Sacaca:

Espécie nativa do Brasil. Distribui-se na Região Amazônica principalmente nos Estados do Pará e Amapá. No Estado do Amazonas é encontrada em plantações cultivadas. Alguns grupos tradicionais da Amazônia acreditam que certas doenças nada mais são do que distúrbios causados por atitudes que desagradam entidades do plano Espiritual.

Estas crenças recebem nomes como xamanismo e pajelança, que não devem ser confundidas com outras atividades que também fazem o uso de plantas medicinais (fitoterápicos) como a puçangaria. A diferença é que estes não têm o cunho religioso e sim medicinal, sendo que o mesmo é baseado no conhecimento empírico. E é sobre este que vou contar lhes uma história de um mestre no assunto.

Benefícios do Chá de Sacaca Para Saúde:

1. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Chá de Sacaca é rico em vitamina C o que torna um impulso natural maravilhoso para seu sistema de imunidade. Um sistema imunológico forte irá ajudá-lo a permanecer em geral mais saudável e manter aqueles flus irritantes e resfriados ao longo do braço, então, tome uma bebida e aproveite.

2. É Fonte de Vitamina C:

O Chá de Sacaca é uma fonte natural de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante natural, que pode bloquear alguns dos danos que podem resultar da exposição a toxinas e radicais livres. Esses danos podem levar ao aumento das taxas de envelhecimento.

3. Chá de Sacaca Para Dores Menstruais:

O Chá de Sacaca tradicionalmente tem bebido ao redor do mundo para aliviar alguns dos sintomas da menstruação, em particular para aliviar cólicas dolorosas.

4. Alivia o Estresse e a Depressão:

Com fadiga e estresse vem a insônia e a agitação que provocam irritabilidade e frigidez. Esse chá e sua essência podem vencer esses sintomas também. De acordo com um estudo realizado o Chá de Sacaca quando inalado, tem sido conhecida por produzir um efeito sedativo.

5. Trata Acne:

Se você está sofrendo de acne e está à procura de algumas ajudas naturais para lidar com isso, o Chá de Sacaca pode ajudá-lo. Além de ser um bom hidratante, esse chá contêm propriedades antibacterianas ajudam a secar a acne.

Como Usar o Chá de Sacaca:

Quando consumida na forma de Chá de Sacaca, pode auxiliar no tratamento de diarreia, dor de estômago, rins e inflamações da vesícula biliar. Para isso, você vai precisar de 200 ml de água filtrada e duas colheres (de sopa) de qualquer parte da planta (raiz, cascas ou folha).

O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que começar a apresentar os sinais de ebulição, desligue o fogo e acrescente a parte da planta escolhida para o preparo. Deixe descansar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para retirar a erva, restando apenas o Chá de Sacaca.

cha de sacaca beneficios

Cuidados e Contraindicações do Chá de Sacaca:

Como foi dito anteriormente, consumir o Chá de Sacaca por conta própria, sem recorrer a um médico, pode desencadear uma série de problemas à saúde, sobretudo quando ingerida em excesso.

Fora isso, a planta não pode ser usada, em nenhuma hipótese, por mulheres grávidas, lactantes ou crianças. Caso seja consumida em excesso, a sacaca pode provocar intoxicação e sérios danos ao fígado, provocando hepatite aguda e até a morte.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Ipecacuanha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios do Caroço da Pitomba Para Saúde!