Os 30 Benefícios do Suco de Cupuaçu Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Já ouviu falar no Suco de Cupuaçu? Sabia que este suco pode trazer vários benefícios à saúde? isso mesmo, o Suco de Cupuaçu é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, o Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia (Theobroma grandiflorum, família Malvaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta extremamente saborosa típica da região norte brasileira, muito encontrada nos estados do Amapá, Pará e Amazonas. É muito usado na culinária doce, azeda e agridoce pelos nativos da Amazônia.

Suco de Cupuaçu

Valor Nutricional do Cupuaçu:

Os principais nutrientes do Suco de Cupuaçu contém: vitamina A, Vitamina C, vitamina B1, vitamina B2vitamina B3, fósforo, cálcio e selênio. Então, confira detalhadamente Os 30 Benefícios do Suco de Cupuaçu Para Saúde:

1. Regula os Níveis de Colesterol:

Os ácidos graxos encontrados no Suco de Cupuaçu ajuda a reduzir o colesterol ruim e mantém o colesterol bom, que ajuda a manter um coração saudável.

2. Evita ocorrência de um AVC:

A ingestão da vitamina A presente no Suco de Cupuaçu ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. A dieta com base nesta fruta também faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

3. Aumenta a Imunidade:

A vitamina C presente no Suco de Cupuaçu é amplamente conhecido pela sua contribuição para o sistema imunológico do corpo, pela estimulação dos vasos brancos do sangue.

4. Diminui a Hipertensão

Os hipertensos possuem um alto risco de desenvolver as tão temidas doenças cardiovasculares, mas com o auxílio da Vitamina C presente no Suco de Cupuaçu, a pressão arterial do corpo tende a reduzir.

5. Ajuda a Combater o Câncer:

De acordo com estudos recentes, o consumo adequado do Suco de Cupuaçu auxilia na diminuição dos riscos de vários tipos de câncer, como de pulmão, boca, cordas vocais, garganta, do cólon, reto, estômago e esôfago.

6. Previne o Escorbuto:

O escorbuto começa a aparecer devido ao enfraquecimento dos vasos, tecidos, ossos e sangue conjuntivo que incluem o colágeno. Entretanto, a vitamina C presente no Suco de Cupuaçu é considerado um poderoso antioxidante necessário para a produção de colágeno.

7. Melhora a Visão:

A vitamina A encontrada no Suco de Cupuaçu está diretamente ligada à visão, uma vez que ajuda os olhos à reconhecerem e se adaptarem a pequenas quantidades de luz, como a visão noturna.

8. Embeleza Unhas e Cabelos:

A saúde e vitalidade dos cabelos e das unhas, está diretamente ligada aos excessos ou carências de vitaminas. Entretanto, para obter um aspecto de pele saudável, recomenda-se uma alimentação do Suco de Cupuaçu.

9. Melhora a Vida Sexual:

Com uma ingestão do Suco de Cupuaçu, você pode permitir uma boa produção de esperma, além de favorecer no período menstrual a evitando fadiga.

10. Trata o Envelhecimento Precoce:

O fruto atua como um excelente produto para a saúde da pele e para os cabelos e, por ser rico em antioxidantes, o Suco de Cupuaçu combate o envelhecimento precoce da pele.

11. Combate a Fadiga:

O fruto também tem propriedade energéticas mesmo com a ausência de cafeína, e são poucos os frutos da família do cacau que apresentam isso. Dessa forma, o Suco de Cupuaçu combate doenças como fadiga.

Cupuaçu

12. Controla a Pressão Arterial:

O Suco de Cupuaçu ainda é muito bom para o controle das taxas de colesterol LDL no sangue, evitando assim que a pressão arterial se eleve muito.

13. Melhora a Saúde Cerebral:

O Suco de Cupuaçu possui ótimos antioxidantes, e por isso ele ajuda a melhorar algumas funções cerebrais, incluindo a função cognitiva.

14. Combate Doenças Oculares:

O Suco de Cupuaçu é rico em vitamina A e betacaroteno (derivado da vitamina A), que juntas cuidam dos olhos prevenindo doenças como catarata e degeneração macular.

15. Rico em Antioxidantes:

O Suco de Cupuaçu é surpreendentemente rico em antioxidantes, que além de ajudar na regulação de colesterol do corpo, também aumentam a atividade cerebral e neutralizam os radicais livres.

16. Combate Rachadura nos Pés:

Suco de Cupuaçu por ser rica em colágeno, pode ser utilizada também para tratar pés rachados e amaciar cutículas dos pés e das mãos.

17. Aumenta a Fertilidade:

Suco de Cupuaçu têm propriedades afrodisíacas, e era tomado nas tribos pelos casais recém casados para aumentar a fertilidade.

18. Fortalece a Saúde do Cabelo:

Os antioxidantes no Suco de Cupuaçu ajuda na proteção da pele e cabelo, uma vez que fazem parte do processamento de fabricação de colágeno. Além de combater micro infecções, ele ainda ajuda na renovação da pele e dos cabelos dos danos ocasionados pelos raios solares.

19. Melhora a Saúde da Pele:

O suco ajuda a firmar a pele e evitar ressecamento, pois é rico em Vitamina C, importante para formação do colágeno na pele.

Outros Benefícios do Suco de Cupuaçu Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o suco desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Auxilia o desenvolvimento do feto:
  • Previne cáries;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Combate gripe e resfriado;
  • Previne osteoporose;
  • Previne Cataratas;
  • Fortalece os ossos;
  • Melhora a saúde do coração;
  • Melhora o tecido ósseo;
  • Combate toxinas e radicais livres;
  • Aumenta a fertilidade de esperma.

Suco do Cupuaçu

Como Fazer Suco de Cupuaçu:

Receita de suco de cupuaçu com água:

Ingredientes:

  • 200 g de polpa de cupuaçu integral;
  • ½ l de água mineral;
  • Gelo a gosto;
  • 4 colheres de chá de açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de Preparo:

  • Colocar a polpa de cupuaçu e a água no liquidificador.
  • Bater até adquirir uma bebida cremosa e homogênea;
  • Adoçar com o açúcar a acrescentar o gelo a gosto.

Ela rende quatro porções, com um total estimado de 38 calorias em cada uma delas.

Receita de suco de cupuaçu com leite:

Ingredientes:

  • 200 g de polpa de cupuaçu integral;
  • 2 xícaras de leite integral (ou desnatado);
  • ½ xícara de gelo;
  • 6 colheres de chá de açúcar (ou adoçante a gosto).

Modo de Preparo:

  • Levar todos os ingredientes ao liquidificador;
  • Bater bem, passar para uma jarra e servir-se.

A bebida rende quatro porções, sendo que cada uma delas apresenta uma estimativa de aproximadamente 117,5 calorias.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficios da jabuticaba

Os 40 Benefícios da Jabuticaba Para Saúde

Benefício do Chá de Linhaça

Os 40 Benefícios do Chá de Linhaça Para Saúde