Os 10 Benefícios do Caroço da Ingá Para Saúde!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Caroço da Ingá oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Ingá é mais uma da nossa série de frutas brasileiras benéficas à saúde, pode ser encontrado em várias regiões do país, principalmente as mais próximas a rios ou lagos. Fruto de uma árvore chamada de ingazeira e pertencente à família das leguminosas, o Inga possui sementes e uma polpa branca e adocicada, que torna o seu sabor único, exótico e delicioso.

No vocabulário indígena, a palavra “Ingá ” significa “embebido” ou “ensopado”, em referência à sua polpa, meio aquosa. Mais comum na Amazônia, a fruta pode ser encontrada pelo nome mais popular de ingá-do-mato e Inga -verdadeiro, Angá macarrão, Ingá torcido, Ingá cobra ou Ingá rabo de macaco. Fora do Brasil, ela é comum em qualquer outro país da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

Benefícios do Caroço da Ingá

1. Benefícios do Caroço da Ingá Ajuda no Tratamento de Feridas e Infecções:

Diz-se que o Caroço da Ingá Ferradura possui nutrientes com altos níveis de ácidos graxos ômega, polifenóis e vitamina E, que são bastante saudáveis.

2. Alivia as Dores Musculares:

Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir o Caroço da Ingá Ferradura pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral.

3. Benefícios do Caroço da Ingá e Previne o Câncer:

Os antioxidantes que se encontram nos Benefícios do Caroço da Ingá ajudam na prevenção do câncer. Os compostos que incluem ácido gálico, quercetina com flavonol e epicatequina são anti-câncer e anti-inflamatórios.

4. Trata o Reumatismo:

Se é uma paciente reumática diagnosticada, talvez goste de saber que comer o ingá regularmente pode ajudar a aliviar os sintomas e dores provocadas pelo problema, evitando crises mais graves da doença. Além disso, consumir a fruta também pode ajudar a prevenir o reumatismo, ideal para pessoas com histórico familiar ou que tenham predisposição ao problema.

5. Benefícios do Caroço da Ingá Ajuda a Tratar Dores de Cabeça:

Devido às suas propriedades adstringentes, o Caroço da Ingá pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas. Portanto, se você sofre com o problema e desde que não seja causado por quadros clínicos mais graves, pode consumir a fruta para aliviar os sintomas.

6. Favorece a Saúde da Pele:

Pode-se extrair o óleo da semente do Caroço da Ingá Ferradura para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que o Ingá Ferradura é rico em polifenóis, vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso o Caroço da Ingá Ferradura é altamente nutritiva e hidratante para pele.

7. Benefícios do Caroço da Ingá e Baixa a Pressão Arterial:

As propriedades cardiotônicas presentes no Caroço da Ingá Ferradura, fazem dele, um dos melhores alimentos para baixar a pressão. Além disso, você pode se prevenir de doenças cardíacas, consumindo regularmente o Ingá.

8. Fortalece o Sistema Imunológico:

O consumo do Ingá Ferradura ajuda a prevenir doenças corriqueiras, como gripes e resfriados. O Benefícios do Caroço da Ingá Ferradura contém vitamina C, um nutriente que intensifica tanto a produção como a atividade dos leucócitos (células de defesa do nosso organismo).

9. Benefícios do Caroço da Ingá Combate a Prisão de Ventre:

O Caroço da Ingá Ferradura possui enzimas que digestivas que são eficazes no combate a prisão de ventre. Além disso, se você quer se prevenir da prisão de ventre, consuma o Caroço da Ingá Ferradura regularmente para não sofrer desta condição.

Benefício do Caroço da Ingá

10. Combate Dores no Geral:

Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir o ingá pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral. Portanto, se você sentir qualquer desconforto neste sentido, pode contar com a fruta para ser a sua aliada no alívio dos sintomas.

Outros Benefícios da Caroço Ingá Para Saúde:

  • Previne câncer;
  • Combate a degeneração macular;
  • Previne o desgaste ósseo;
  • Previne a caspa;
  • Combate a queratose pilar.

Efeitos Colaterais do Ingá:

O recomendado é que não se consuma o Ingá em excesso, pois quando consumido em exagero, esta fruta pode causar constipação.

benefícios do cha de rosa amarela

Os 10 Benefícios do Chá de Rosa Amarela Para Saúde

Cajepute – Origem, Benefícios e Como Usar!