Os 36 Benefícios do Chá da Semente de Girassol Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá da Semente de Girassol são variados e podem ser úteis para todos nós. Além disso, a Semente de Girassol possui vários benefícios para a saúde, e é extremamente nutritiva e pode auxiliar inclusive no processo de emagrecimento.

Ela pode ser usada para o preparo do chá, torrada como aperitivo ou, ainda, pode ser usada para extrair o óleo, que vem a ser usado no preparo de alimentos e nos cremes de hidratação. Confira os benefícios e aprenda a fazer o Chá da Semente de Girassol.

Benefícios do Chá da Semente de Girassol

Valor Nutricional do Chá da Semente de Girassol:

As Sementes de Girassol são ricas em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas (ômega 6 e ômega 9), consideradas as gorduras saudáveis e essenciais, as sementes de girassol são uma excelente fonte de energia, já que também são ricas em ácidos graxos essenciais.

São responsáveis ainda por promover a saúde cardiovascular, sendo eficazes na prevenção de doenças como derrame e infarto. Então confira agora os Benefícios do Chá da Semente de Girassol Para Saúde:

1. Benefícios do Chá da Semente de Girassol Para Diminuir o Colesterol:

As fibras do Chá da Semente de Girassol formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL).

Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Já as fibras insolúveis se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

2. Atua na Formação de Hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico no Chá da Semente de Girassol. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.

Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

3. Benefícios do Chá da Semente de Girassol Para o Cérebro:

O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios do Chá da Semente de Girassol. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.

O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.

Benefício do Chá da Semente de Girassol

4. Evita a Fadiga:

Os benefícios do Chá da Semente de Girassol para saúde também incluem a eliminação da fadiga crônica, o que pode ocorrer em homens e mulheres. A deficiência de ferro é uma causa natural de fadiga, uma vez que é um componente importante da hemoglobina.

Assim, a inclusão de ferro em sua dieta mantém você em forma, saudável e energético, tanto internamente quanto em sua vida externa. E uma ótima forma de fazer isso, é adicionando mais Chá da Semente de Girassol na sua dieta.

5. Benefícios do Chá da Semente de Girassol Para a Regulação do Intestino:

Tanto as suas fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

6. Pode Evitar o Câncer:

A adequada quantidade de cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer. A suplementação de cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon.

E como Chá da Semente de Girassol é rico nesse nutriente, ele é uma ótima forma de absorver as quantidades necessárias de cálcio. Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de cálcio minimiza o risco de câncer completamente.

O excesso de cálcio é deixado em seus intestinos depois que seu corpo absorve o que precisa. Em seu caminho através do cólon, acredita-se que este cálcio não absorvido se liga com os promotores de câncer por isso eles são excretados junto do corpo.

Estudos têm demonstrado que ambas as fontes alimentares de cálcio proporcionam este efeito protetor. Suplementos de cálcio deve ser tomado em forma líquida, pois vitaminas líquidas absorvem 5 vezes melhor do que as pílulas.

7. Benefícios do Chá da Semente de Girassol Para a Saúde Muscular:

As proteínas desempenham um papel importante na contração muscular e coordenação. As proteínas estão presentes nos tecidos musculares sob a forma de diversos microfilamentos e fornece a estrutura muscular. E como o Chá da Semente de Girassol é rico em proteínas, seu consumo pode ser muito útil.

O crescimento do músculo depende da adequação de proteínas no corpo. É extremamente importante criar um equilíbrio entre a taxa de síntese de proteína muscular e a repartição destas proteínas musculares.

A taxa de degradação de proteínas do músculo varia dependendo das condições específicas, por exemplo, o requisito de proteínas é diferente durante a velhice, quando a repartição dos músculos acelera e é diferente para formadores de resistência que também seria necessário considerar a temporização perfeita, juntamente com a quantidade de ingestão de proteína.

8. Atua na Regeneração Celular e de Tecidos:

A renovação e restauração de células e tecidos é extremamente importante para a manutenção do corpo saudável. O corpo precisa de fornecimento constante de aminoácidos para a formação de proteínas que fabricam novas células e tecidos, tais como cabelo e pele.

As células presentes no sistema digestivo, pele e sangue não duram mais de duas semanas e começar a perecer.

Esse é o momento para a criação e reposição de células saudáveis e novas para substituir as falecidas. Este processo de ressurgimento de novas células e tecidos realizados por proteínas ajudam a manter uma boa saúde. As proteínas também são utilizadas para a fabricação de medicina regenerativa celulares.

9. Benefícios do Chá da Semente de Girassol no Controle da Pressão Arterial:

Algumas pesquisas têm indicado que uma dieta com alta quantidade de alimentos ricos em cálcio, magnésio, potássio e fibra iram resultar na redução da pressão sanguínea, alimentos como o Chá da Semente de Girassol.

Enquanto outros pesquisadores concluíram com opiniões diferentes. Mais tarde, verificou-se que a razão para estes resultados variados foi porque estes estudos testou o efeito de nutrientes individuais, em vez de as fontes alimentares possuindo esse conteúdo nutricional.

10. Ajuda a Combater o T.D.A:

A Chá da Semente de Girassol fornecem EPA e DHA ao corpo, que são essenciais para combater o transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) em crianças e, assim, garantir a sua devida atenção e crescimento comportamental.

11. Benefícios do Chá da Semente de Girassol no Combate a Obesidade:

Quando há a deficiência de cálcio no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. E o Chá da Semente de Girassol é rico nesse nutriente.

A ingestão desse nutriente faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.

12. Combate Dores Musculares:

As propriedades anti-inflamatórias presente no Chá da Semente de Girassol ajuda o corpo se proteger contra inflamações, reduzindo inchaços no corpo e aliviando dore musculares.

13. Benefícios do Chá da Semente de Girassol Para Prevenir as Úlceras:

As úlceras são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal. As refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

14. É uma Ótima Fonte de Energia:

As proteínas também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia. O consumo da dieta que não consegue fornecer energia suficiente para o corpo durante programas de fome ou perda de peso faz com que o organismo use suas próprias proteínas funcionais a fim de compensar.

À medida que o corpo não armazena proteínas extra, as enzimas e proteínas musculares quebram para produzir aminoácidos para fornecer energia ou sintetizar glicose e garantir o fornecimento contínuo de energia para as células.

Outros Benefícios do Chá da Semente de Girassol:

  • Intervém na atividade dos órgãos reprodutivos.
  • Auxilia no combate às crises de asma.
  • Pode prevenir degeneração macular.
  • Atua na Coagulação Sanguínea.
  • Melhora a mente e a memória.
  • Atua no Transporte Molecular.
  • Alivia o desconforto da artrite.
  • Promove a Saúde dos Ossos.
  • Possui ação anti-inflamatória.
  • Diminui os sintomas da TPM.
  • Reduz a pressão arterial.
  • Ajuda na Concentração.
  • Combate radicais livres.
  • Diminui os triglicérides.
  • Combate a depressão.
  • Evita as Hemorroidas.
  • Traz mais Saciedade.
  • Combate o diabetes.
  • Diminui o colesterol.
  • Fortalece o cérebro.
  • Sistema Nervoso.
  • Trata a Insônia.

Chá da Semente de Girassol

Chá das Sementes de Girassol:

Além do óleo, também pode ser feito um Chá da Semente de Girassol. Confira a receita a seguir:

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de sementes de girassol torradas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  • Leve ao fogo a água juntamente às sementes de girassol e deixe ferver.
  • Após isso, desligue o fogo.
  • Espere amornar e coe.
  • A indicação de consumo é de quatro xícaras deste chá ao longo do dia.

Os 25 Benefícios da Semente de Pepino Para Saúde 

Os 20 Benefícios do Suco de Mabolo Para Saúde