Frutas

Murici fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

O Murici é o fruto do Muricizeiro, Fruteira arbustiva, encontrada em toda a região amazônica, e no litoral das regiões norte e nordeste. pertencente à família Malpighiaceae, a mesma da acerola.

O Murici com seus frutos são amarelos, medindo de 1 a 2 cm e Seu sabor exótico confere a esta fruta características únicas sem paralelo dentre as fruteiras amazônicas.

A colheita o Murici podem ser feita em qualquer época do ano, e o fruto maduro, somente nos meses de fevereiro a maio. O Fruto maduro é rico em gorduras e de alto valor nutritivo.

Murici fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Valor Nutricional do Murici

Murici maduro é rico em gorduras de alto valor nutritivo. Além de ser uma excelente fonte em fibras, Fósforo, Ferro, Cálcio, Vitaminas B1, Vitamina B2, Niacina, Proteínas e Vitamina C. Esse fruto também possui propriedades terapêuticas adstringentes, antibacterianas, anti-inflamatórias, laxante, antifúngicas e protetor da mucosa intestinal. Então, confira agora Os 40 Benefícios do Murici Para Saúde:

Benefícios do Murici Para Saúde

1. Vasos Sanguíneos:

O Murici contribui para o bom funcionamento de nossos vasos sanguíneos, protegendo nosso corpo de doenças como arteriosclerose, colesterol alto e problemas cardíacos.

2. Melhora Humor:

A Vitamina C, que faz parte da composição nutricional do Murici, colabora para a produção da norepinefrina, melhorando o nosso humor e ajudando o bom funcionamento de nosso cérebro.

3. Cura Resfriado:

O Murici contem Vitamina C, que ajuda a fortalecer a imunidade de nosso organismo, curando resfriado e seus sintomas: inflamação, corrimento nasal e dores.

4. Preveni o Câncer:

A Vitamina C, presente no Murici, como já dito, por sua ação antioxidante, contribui para diminuir a probabilidade do surgimento do câncer.

5. Combate Diabetes:

As fibras que fazem parte da constituição nutricional do Murici, melhoram a digestão de carboidratos, fazendo com que a absorção da glicose ocorra, de forma mais gradual pelo sangue, reduzindo, assim, os picos de insulina.

6. Evita a Anemia:

O ferro contido no Murici contribui para reposição desse mineral em nosso organismo, e para a formação de novos glóbulos vermelhos, impedindo o surgimento da anemia.

7. Auxilia no Emagrecimento:

O Murici além da Vitamina C, possui vitaminas do complexo B e K, dessa forma, melhora o nosso metabolismo e ajuda na boa absorção de carboidratos, proteínas e gorduras, por isso, essa fruta é uma ótima pedida para dieta de emagrecimento.

8. Saúde da Pele e Cabelo:

A antocianina e polifenóis são dois antioxidantes que fazem parte dos nutrientes do Murici e combatem os radicais livres e protegem a pele e o cabelo dos efeitos do envelhecimento, auxiliando na renovação celular de ambos.

9. Fortalecimento dos Ossos:

O fósforo, um mineral encontrado no Murici, contribui para a saúde dos nossos ossos e dentes.

10. Combate o mau Colesterol:

As fibras contidas no Murici impedem a absorção do mau colesterol (LDL) pelo nosso organismo.

11. Protege Corpo dos Radicais Livres:

A ação antioxidante do Murici protege nosso corpo dos radicais livres prevenindo, por exemplo, o envelhecimento precoce.

Murici fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

12. Controla o Humor:

A Vitamina C presente no Murici desempenha um papel fundamental na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina. Eles afetar o humor de uma pessoa, e são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro.

13. Previne Doenças Respiratórias:

Esta fruta reduz a gravidade dos sintomas do frio e atua como um anti-histamínico eficaz que diminui os efeitos desagradáveis ​​do resfriado comum, incluindo inflamação, corrimento nasal, dores e várias outras doenças nas vias respiratórias.

14. Combate os Radicais Livres:

O Murici é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

15. Regula a Pressão Sanguínea:

O Murici diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

16. Melhora a Memória:

O Fósforo contido no Murici é altamente necessário para manter as funções mentais adequadas. Funções como a concentração, memória e o próprio funcionamento mental podem ser melhorados com o consumo deste mineral.

17. Controla o Colesterol:

O Murici contem fibras que formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta, que reduzem a síntese de colesterol no fígado.

18. Previne a Anemia:

O ferro presente nesta fruta  também pode apresentar os seus benefícios para a saúde na cura de doenças como a anemia, que ocorre em mulheres durante a gravidez ou a menstruação, por exemplo.

19. Previne o Câncer:

Estudos realizados descobriram que um alto consumo desta fruta  ajuda a diminuir os riscos de vários tipos de câncer. Os estudos mostraram também que essa eficácia se da através da presença de antioxidantes presentes nesta fruta  .

20. Controla Diabetes:

As fibras contidas nesta fruta , retardam a velocidade da digestão de carboidratos, tornando a absorção da glicose mais lenta pelo sangue e, com isso, reduz os picos de insulina. Controlando assim vários tipos de diabetes.

21. Melhora a Saúde dos Cabelos:

A Vitamina C, encontrada nesta fruta , é responsável pela produção de colágeno e contribui para um cabelo forte. Os antioxidantes ajudam a combater os efeitos nocivos e prejudiciais do ambiente sobre o cabelo.

22. Melhora a Saúde dos Ossos:

Esta fruta é rico em Fósforo que é necessário para a saúde dos ossos e dentes, por isso deve-se ter certeza de que você está recebendo Fósforo suficiente. Não é apenas Cálcio que é exigido pelos ossos, o Fósforo é igualmente importante.

23. Acelera o Emagrecimento:

Além das poucas calorias, esta fruta  é rico em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Dessa forma, esta fruta  é um dos melhores aliados de uma dieta saudável para perda de peso.

24. Melhora a Saúde da Pele:

A antocianina e polifenóis são dois antioxidantes encontrados em abundância nesta fruta . Estes ajudam na luta contra os radicais livres.

25. Protege Contra Doenças:

Esta fruta também garante a dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajudam a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

Murici fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Outros Benefícios do Murici Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Murici desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Murici também é rico em tanino, o que o torna antibacteriano, antifúngico e inibe a proliferação de fungos;
  • As propriedades terapêuticas do Murici ajuda a inibir a febre;
  • Reduz os picos de insulina;
  • Protege da a aterosclerose;
  • Aceleram o metabolismo;
  • Ajuda a manter as funções mentais adequadas;
  • Ajuda na resolução de problema de gastrite;
  • Atua como um anti-histamínico eficaz;
  • Fortalecer e dar estrutura a osso e dentes;
  • Participar da coagulação sanguínea;
  • Transmitir impulsos nervosos;
  • Permitir a contração muscular;
  • Manter o equilíbrio do pH sanguíneo.

Como Fazer o Suco de Murici:

Ingredientes:

Serve: 2

  • 200 g de polpa de Murici;
  • 4 xícaras de açúcar demerara;
  • 2 pedras de gelo;
  • 2 xícaras de água.

Modo de Preparo:

Preparo: 5mins › Pronto em: 5mins

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
  • Despeje em copos e sirva.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.