Os 30 Benefícios da Amora Para Saúde

Os 30 Benefícios da Amora Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Amora oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo, Além disso, a Amora é fruto da amoreira silvestre ou silveira, uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Suas folhas podem ser utilizadas como remédio caseiro para tratamento de osteoporose e cólicas menstruais. A Amora pode ser consumida fresca, em sobremesas ou em sucos que podem ser utilizados para ajudar a tratar diarreias e inflamações nas cordas vocais.

Ela pode ser comprada normalmente em mercados, feiras livres e em lojas de produtos naturais. A Amora são frutos formados pela agregação de vários frutos menores denominados drupete, sendo encontrada em regiões da Europa, Ásia, América do Norte e do Sul.

Desde à muito que têm sido estudados pelos especialistas os vários benefícios desta fruta, sendo conhecida como tendo uma ação refrescante, anti-inflamatória, emoliente e antibacteriana. Além de poder ser usada no tratamento do acne e erupções cutâneas, as Amoras tem uma ação antioxidante devido a presença do ácido elágico e também é rico em cálcio sendo muito usado para tratamento da osteoporose.

Os 20 Benefícios da Amora Para Saúde

O que é:

É uma fruta que você consegue utilizar em várias receitas, tanto doces quanto salgadas. Os benefícios da Amora são muitos, como, por exemplo, ajuda no combate da perda de cabelo, é anti-inflamatório, antibiótico e, em pesquisas recentes, foram descobertos vários benefícios da Amora para o controle satisfatório da menopausa que tanto incomoda as mulheres.

Muitos especialistas, inclusive, acreditam que a fruta possui propriedades anti-envelhecimento que, com o seu consumo, as Amoras te devolveria uma pele mais nova e até mesmo diminuiria o surgimento de rugas, cabelos grisalhos e linhas de expressão.

Origem da Amora:

A Amora faz parte de um grupo de frutas denominado “frutas vermelhas” que, no geral, são ricas em vitamina C e fibras e possuem baixo teor calórico e de açúcar. A Amora é um fruto agregado, isto é, é formada pela aglomeração de vários frutos menores chamados mini-drupa ou drupete.

Existem vários tipos de amoras e elas se diferem na coloração: podem ser vermelhas, brancas e negras. A espécie mais comum é a Amora preta, que é arredondada e, inicialmente, apresenta-se na cor vermelha e, quando está bem madura, na cor preta.

Historia da Amora:

A Amora são frutos formados pela agregação de vários frutos menores denominados drupete, sendo encontrada em regiões da Europa, Ásia, América do Norte e do Sul. Desde à muito que têm sido estudados pelos especialistas os vários benefícios desta fruta, sendo conhecida como tendo uma ação refrescante, anti-inflamatória, emoliente e antibacteriana.

Além de poder ser usada no tratamento do acne e erupções cutâneas, a Amora tem uma ação antioxidante devido a presença do ácido elágico e também é rico em cálcio sendo muito usado para tratamento da osteoporose

Tipos de Amora:

Existem muitas espécies e gêneros de Amora espalhados em todo o mundo, mas a mais comum para o nosso país é a Amora-vermelha, sendo uma planta nativa do Brasil. Independente da espécie, a Amora costuma apresentar uma coloração esbranquiçada ou avermelhada no período de desenvolvimento, até que atinge uma coloração muito roxa quando maduro. Possui sabor doce e suavemente ácido e textura enrugada e bem macia.

Valor Nutricional da Amora:

A fruta possui uma concentração de nutrientes e é uma excelente fonte de proteína. E uma ótima fonte de Ferro, Cálcio, vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitamina K, Ácido Fólico, Tiamina, piridoxina, Niacina e fibras.

Benefícios da Amora Para Saúde:

1. Benefício da Amora é Fonte de Vitamina E:

A Amora também contém pequenas quantidades de vitamina A e vitamina E. O consumo fornece outro grupo de promotores de saúde dos flavonoides antioxidantes polifenólicos, como luteína, zeaxantina, betacaroteno e a caroteno em pequenas quantidades, mas notavelmente significativo.

2. Rica Fonte de Antioxidantes:

Amora contêm poucas calorias, apenas 43 kcal por 100g do fruto. O fruto ainda contêm fito nutrientes compostos, como polifenóis antioxidantes, pigmentos minerais e vitaminas que são essenciais para uma ótima saúde. As amoras têm valores significativamente elevados de fitoquímicos fenólicos e flavonoides chamados antocianinas.

3. Benefícios da Amora é Excelente Fonte de Ferro:

O fruto de Amora é uma excelente fonte de ferro, característica rara entre as bagas por conter 1,85mg por 100g – cerca de 23% de RDI. O ferro, componente da hemoglobina no interior das células vermelhas, determina a capacidade de transporte de oxigênio do sangue.

4. Mantém a Cor Natural do Cabelo:

A produção de melanina em seu cabelo é reforçada por amoras. Isso permite que você mantenha a cor natural do seu cabelo. Esta é uma grande notícia, especialmente para pessoas que sofrem de envelhecimento precoce dos cabelos. Beber suco de Amora regularmente pode beneficiá-lo se você deseja ter cabelos saudáveis.

5. Benefício da Amora Para Ajudar na Prevenção do Acidente Vascular Cerebral:

A polpa da Amora contém resveratrol, outro antioxidante flavonoide polifenol. O resveratrol protege contra o risco de acidente vascular cerebral, alterando os mecanismos moleculares nos vasos sanguíneos e reduzindo sua suscetibilidade a danos por diminuição da atividade da angiotensina – um hormônio sistêmico que causa constrição dos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial e o aumento da produção do hormônio vasodilatador, o óxido nítrico.

6. Fonte de Minerais:

As Amoras também é boa fonte de minerais como potássio, manganês e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea. O manganês é usado pelo corpo como um cofator para a enzima antioxidante superóxido dismutase.

7. Benefícios da Amora Para Rejuvenescer o Cabelo e Trata a Foliculite:

Amoras têm propriedades que podem ajudar a tornar o seu cabelo saudável. É bem conhecido que esta frutinha promove o crescimento do cabelo, evitando deste modo a perda do mesmo. É especialmente boa para pacientes com câncer que se submeteram à quimioterapia pois os folículos pilosos são rejuvenescidos pela substância extraída do fruto.

Os 20 Benefícios da Amora Para Saúde

8. Fonte de Vitamina C:

Além disso, a polpa da Amora é uma excelente fonte de vitamina C com 36, 4 mg por 100g e cerca de 61% de RDI, um poderoso antioxidante natural. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajudam o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e inflamações, além de varrer os radicais livres nocivos.

9. Benefício da Amora Para Melhorar a Imunidade:

As Amoras pode equilibrar a secreção interna e aumentar a imunidade. Ela promove a produção adequada de fluido corporal. Também ajuda as pessoas que sofrem de desidratação, pessoas que sofrem disso devem levar consumir no mínimo dez miligramas de Amora por dia.

10. Anti-Envelhecimento:

Amoras, como outros frutos, são ricas em anti-oxidantes que são conhecidos como os mais eficazes agentes anti-envelhecimento.

11. Benefícios da Amora Tratar Problemas da Pele:

As folhas de sua árvore podem ser fervidas em água por 30 minutos ou mais para tratar problemas de pele, bem como resfriados, dor de garganta, febre, etc.

12. Ajuda na Perda de Peso:

Além das poucas calorias, a Amora é rica em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As vitaminas do complexo B e vitamina K são, assim, os melhores aliados de uma dieta saudável.

Acrescentando que ela é rica em fibras, as Amoras passa ao topo da lista para o café da manha ou lanche da tarde em uma dieta de emagrecimento.

13. Benefício da Amora Para Prevenir de Gripe:

As amoras brancas, em particular, tem sido usada em remédios populares para a gripe. Os morangos brancos são considerados um adstringente, bactericida e tônica e funcionam corretamente para prevenir e tratar a gripe.

14. Limpa o Sangue: 

Na medicina chinesa, amoras são considerados como um tônico do sangue. Elas limpam o sangue, melhorando a circulação e ajudando a fortalecer o sistema inteiro. Ela enriquece o sangue no processo enquanto calmante, ajudando a acalmar os nervos. Ela também ajuda a promover o metabolismo do álcool.

15. Benefícios da Amora Para Fortalecer os Ossos:

Juntamente com o ferro, as Amoras possui elementos essenciais para a regeneração de tecido ósseo. A vitamina K e o cálcio presentes nas Amoras devem ser consumidas regularmente, em especial por adultos e idosos para a prevenção de osteoporoses e do desgaste natural dos ossos que é provocado pelo envelhecimento.

16. Amora Para a Diabetes:

Os flavonoides presentes nas amoras, provou-se ser benéfico em controla os nível de açúcar. Por isso, as amoras são benéfica para evitar a complicação de diabetes devido ao nível de açúcar no pico.

17. Benefício da Amora Para o Coração:

Comer amoras e benéfica para o coração. Reforça o sistema nervoso e reduz o mau colesterol, assim, impedir o bloqueio do fluxo de sangue. Por isso, é eficaz para prevenir ataques cardíacos e derrames.

18. Amora Para o Cérebro:

Amoras são melhor tônico cerebral para aumentar a memória e promove cérebro saudável.

19. Benefícios da Amora Para Melhorar a Saúde do Fígado:

A fruta pode ser usado para fazer um tônico sanguíneo, porque quando consumidos, eles nutrem e purificam o sangue no fígado. As amoras têm a capacidade de fortalecer o fígado, e também contém Ferro que funciona bem para manter a saúde do fígado.

Os 20 Benefícios da Amora Para Saúde

20. É Benéfico Para a Visão:

A retina também sofre com a ação dos radicais livres, que aceleram seu envelhecimento. Os carotenoides presentes em alguns alimentos ajudam a reduzir os danos causados, melhorando a visão. A fruta é rica em zea-xanthin, um antioxidante carotenoides que se concentra naturalmente na retina e ajuda na prevenção de doenças, como a catarata.

21. Benefício da Amora Para Reduzir o Colesterol:

Comer esta fruta é uma boa maneira de reduzir os níveis de colesterol ruim em seu corpo, o que, por sua vez, ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares.

Outros Benefícios da Amora Para Saúde:

  • Fortalece as partes do corpo, como fígado e rim;
  • Contribui para perda de peso e gerenciamento;
  • Útil na prevenção do câncer de fígado através do uso regular.
  • Melhora a capacidade de digestão e assimilação;
  • Melhora a pele;
  • É útil no tratamento da constipação;
  • Enriquece o sangue e, no processo, acalmando os nervos.

Efeitos Colaterais da Amora:

De acordo com estudos feitos, não há contraindicações conhecidas em relação ao chá da fruta. “Contudo, seu consumo em gestantes e lactantes deve ser avaliado anteriormente por um profissional nutricionista”, destaca.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Hidratos de Carbono – Fontes, Benefícios e Deficiência

Fosfatidilserina – Fontes, Benefícios e Deficiência